Valor Econômico: Números ajudam a entender crise no São Paulo

Uma crise não faz de uma hora para outra, é preciso tempo e persistência no erro. Se só os números do balanço não podem explicar por que um clube sobe ou desce na tabela – e, eventualmente, cai para a divisão inferior -, eles são uma fotografia que ajuda a entender o caminho percorrido. O São Paulo Futebol Clube, quarta maior receita do ranking, patina na chamada Z4, a temida zona dos candidatos ao rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Os problemas de gestão, as campanhas ruins do time e a consequente falta de títulos nos últimos anos já deixaram uma marca profunda nos balanços – que, vistos em retrospectiva, já antecipavam que algo não ia bem no Morumbi.

Em 2013, último ano da gestão do folclórico Juvenal Juvêncio e também um ano de dificuldades em campo (o time brigou para não cair), o clube era líder em faturamento, ainda uma herança das glórias que vinham do passado, como os três campeonatos mundiais. Nos quatro anos até 2016, a receita do São Paulo cresceu apenas 8% em termos nominais (sem corrigir a inflação), enquanto seus principais rivais – em campo e nos negócios – pisaram no acelerador. O Flamengo, líder em 2016, cresceu 87%; o Corinthians, 54%; e o Palmeiras, 165%.

Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, assumiu a presidência em 2015, depois da renúncia de Carlos Miguel Aidar, envolvido num escândalo que colocou o clube numa crise política nunca antes vista e acabou de vez com sua fama de referência em gestão de futebol. O clube foi o primeiro a publicar, na década de 1950, as demonstrações financeiras, no primeiro ano da gestão do tesoureiro Laudo Natel, que depois seria governador do Estado.

O crescimento anêmico da receita do SPFC está em pé de igualdade com os 6% do Avaí, time catarinense com o qual disputa diretamente para sair das últimas posições. Está abaixo dos 13% do Internacional, que caiu para a segunda divisão no ano passado (enquanto o Grêmio, seu maior rival, cresce 97% e é um dos líderes do Campeonato Brasileiro neste ano). Queda de receita não quer dizer resultados piores, se houver uma redução de custos e despesas na mesma proporção. Não foi o caso. Nos quatro anos, o São Paulo teve um prejuízo acumulado de R$ 194 milhões, o pior resultado entre todos os 24 clubes analisados.

Valor Econômico

Anúncios

118 comentários

        • Parece que você não entendeu, então vamos desenhar pra ficar mais esclarecido. O post, alvo do meu comentário irônico, em nenhum momento fala sobre a situação do futebol, e sim das finanças do clube. Um pouco mais de interpretação não mata ninguém.

          Curtir

        • Rogério tem culpa somente de algumas escalações, pois acho que nem sempre escalou o que tinha de melhor e as vezes variava demais o esquema tático tornando difícil criar uma identidade para o time..
          Adoram falar que ele quem trouxe jogadores ruins. Ele trouxe o que o SP permitiu financeiramente. Precisava de elenco. E nem to falando de qualidade, mas de gente para completar o time em todas as posições. Um exemplo claro foi com os pontas. Ele tinha no começo do ano Luíz Araújo, David Neres e W.Nem. Disse que em seu estilo de jogo os pontas se cansavam bastante e precisaria rotacionar. Aí deram Neílton para ele para completar os 4 (2 titulares e 2 reservas). O mlk não jogou nada, W.Nem se machucou e David Neres foi vendido sem sequer estrear com Ceni. Tivemos de ver o T.Mendes fazendo a função pela direita e para nossa sorte o Luiz Araújo jogando bem (por um tempo, depois oscilou) lá na esquerda. Foi no desespero que trouxeram Moratto e Marcinho e o primeiro ainda se machucou.

          Poderia lhe dar mais detalhes para refrescar sua memória sobre outros problemas enfrentados. Mas Ceni apesar de lidar diretamente com os jogadores, não tem culpa da falta de continuidade de trabalho que permanece no SP bem antes de sua chegada.

          Curtir

    • Tem um detalhe nesse estudo.. ele compara crescimento em receita mas vale lembrar que o SPFC foi um dos pioneiros em ações de marketing e lider em receitas, mas meio que se acomodou.. os demais ultrapassaram o clube mas com uma mãozinha de bancos estatais e um foi ate vendido pra Crefisa. Some isso a recessão que assola o país e temos o quadro atual.

      Vou te dar um exemplo mais pratico.
      Um jovem 1 de 18 anos e o jovem 2 de 15, então 3 anos depois vc diz ” o jovem 2 cresceu 30% enquanto o jovem 1 apenas 5%…. O que importa no final das contas é quem esta mais alto. Tendeu??

      Curtir

  1. Difícil tentar justificar o injustificável!

    Há anos o clube só vem ladeira abaixo em especial por senhores como o Leco e cia…

    A única coisa que sempre defendo é que cada pessoa que ocupa determinado cargo dentro do clube tenha sua parcela de responsabilidade por sucessos e fracassos.

    Curtido por 1 pessoa

      • Não consigo entender que tipo de pseudo torcedor pode agradar essa situação degradante que vivemos há anos!

        Aliás até consigo imaginar pena que não seria correto fazer uma afirmação sem “certeza”…

        Curtido por 2 pessoas

        • Pois é…e a gente tem que ler de certas pessoas que estamos tumultuando o ambiente,
          que isso não leva a nada, que vai refletir em campo, e mais um monte de blá-blá-blá.

          A torcida está sendo maravilhosa no apoio ao time!
          Lota estádio, põe quase 20 mil em treino, aplaude, grita o nome dos jogadores, vibra…
          Está fazendo papel dela!

          Mas se dentro do campo ainda não nos encontramos e não deslanchamos (e iremos,
          podem ter certeza), fora do campo, há 10 anos, é só bobagem atrás de bobagem.
          E prá piorar, o pior dos piores hoje ocupa a cadeira da presidência. Lamentável…

          Então, no que concerne ao Blog e a torcedores que amam verdadeiramente esse clube,
          é sentar o pau na turma que vem afundando esse Gigante.

          #PauNoLeco

          Sem dó.

          Curtido por 2 pessoas

  2. Gabriel Fuhrmann‏Verified account @gabrielfuh_ 5m5 minutes ago
    More
    Marcos Guilherme sentiu o quadril no treino. Preocupa não pela gravidade atual, mas porque lesões no quadril são crônicas na carreira dele.

    Curtir

  3. Leco e pinotti fazem parte da podridao q vem ali ha anos. Nao eh culpa deles mas de TD essa cultura enraizada no Clube.

    A confraria os dinos acomodados q so querem saber de sugar o Clube.

    Deles o q esperar a nao ser decisoes ruins?

    Os ultimos anos, formacao de elenco, tecnicos duvidosos, falta de profissionais qualificados. Eh TD reflexo.

    Estamos onde estamos por uma serie de fatores dos quais eh impossivel achar um culpado. Eh um sistema podre q surgiu ha decadas sei la qdo. Leco eh produto desse sistema. Talvez um dos mentores dele.

    O fato eh q se nao rolar uma lucidez coletiva iremos adiante assim. E ai o q Vai acontecer no futuro so deus sabe.

    Falar de politica eh sempre dificil. Politica Nacional eh algo q TDs brasileiros sao donos ou deveriam ser. E o poder da massa pode e deveria ditar os rumos do pais.

    O Clube eh uma instituicao privada. O maior patrimonio pode sim talvez ser essa torcida gigante maravilhosa q temos. Mas no fundo no fundo aqueles Ali no poder see acham os donos do clube. E sinceramente so com mta unidade e organizacao q a torcida poderia mudar algo. Como cada um pensa diferente Acho q a torcida so Vai tentar e Fazer barulho.

    Mas o fato eh q o Leco ainda estara la ate 2020 ou sabese la qdo.

    Posso estar sendo pessimista mas eh como me Sinto HJ.

    O q me resta eh esperar o.jogo da Ponte e torcer com TDs minhas forcas para una Vitoria nosso. E quem sabe encher nossos dias de discussoes mais futebolisticas.

    Curtir

  4. Tinha total convicção na inocência do leco, creditando a ele apenas a incompetência e fraqueza que já é de conhecimento geral, mas para minha decepção não são falhas apenas no âmbito da competência, a coisa foge para a honestidade , o tricolor se tornou um clube sem credibilidade dirigido por desonestos q vivem à margem da honra e dos direitos.

    Curtir

  5. A diferença do corinthians pro São Paulo é que eles tem um diretor de futebol que começou como estagiario até chegar nesse posto atual e o nosso comprou seu cargo, assim como o tecnico no inicio da temporada, um caiu de para quedas o outro estudou pra isso, está aí o resultado…

    Curtido por 5 pessoas

  6. Tarde, tempinho que não postava aqui rs…. Nem em pesadelo alguém poderia imaginar o que ocorreu com o SPFC nos últimos 9 anos. SPFC que eu conheci não existe mais. Eu já era “corneteiro” em 2008 quando via coisas errada, mas nem de longe puderia imaginar isso que estamos passando. Lamentável o que fizeram, a única solução é voltar com 3 caras, Luiz cunha em cotia, Muriçoca no futebol e o MAC mandando em tudo…. sério precisa trocar tudo e colocar estes 3 com poderes absolutos. Voltaria com o RC tb de técnico talvez, não era jamais para ter contratado o MITO, mas depois que contratou foi piada mandar embora sendo que o único erro dele foi a arrogância ( que ele não tinha, sei lá o que aconteceu)…. quesito futebol nem o Telê consegue com Leco…. gosto do Dorival, mas está na hora de trazer são-paulinos na minha visão…. Leonardo se fosse barato tb seria de extrema valia. Tudo para dezembro eu digo, agoraé torcer mesmo, não tem muito mais o que fazer. Tem que ganhar da Ponte e do Vitória e planejar quem sabe, um 2019 bom….

    Curtir

  7. Se dirigentes não caírem na realidade só vão afundar o clube.

    Tem que assumir a divida financeira e serem justos com a torcida montando uma equipe de acordo com a realidade financeira.

    Ou seja, montar uma equipe de expertise com dirigentes no futebol em conjunto com uma comissão técnica e montar um planejamento. Alcançar as 6 primeiras colocações, chegar a semi-final do paulista, chegar as quartas de final da Copa do Brasil.

    E oferecer a realidade para o torcedor e pedir pra que ele torça para que a equipe supere as expectativas.

    Tenho certeza que a torcida tricolor iria apoiar.

    Curtir

    • Pra mim… Leonardo seria um ótimo dirigente no São Paulo.

      Tem a visão esportiva e se formou para ser dirigente.

      Tenho certeza que montaria uma equipe para disputar campeonatos e também saberia quando vender jogadores para saldar as dividas e repor de acordo com a realidade financeira do clube e a necessidade da comissão técnica.

      Curtir

  8. triste ver esses numeros, eu que já reclamava em 2008 nem imaginava isso que está acontecendo . Faz um tempo que não posto mas apoio esse manifesto do Zanca. Tem que mudar tudo e acho que trazer o Luiz cunha para cotia, muricy para o futebol e MAC geral no futebol é um começo. Mas considero chance zero disso ocorrer. Os 3 com poderes absolutos e traria o RC de volta para técnico talvez. Não teria contratado o MITO mas mandar embora no meio do torneio foi o cúmulo da burrice. Juvenal venceu, verdade eh essa…. jj, aidar, leco etc estão desde 2007 fazendo o que querem com o clube, infelizmente

    Curtir

    • Essa pergunta todos tememos em faze-la de verdade, eu acho que é bem mais de 300mi. Penso que essa gentalha que apossou do SPFC, não deixa o poder por medo de que a divida realmente se mostre.
      Nossa dívida e o segredo da maçonaria…rsrsrsrssr…está guardado às sete chaves + uma que está no bolso do Leco.

      Curtir

      • Penso muito parecido.

        Acho que começou com boas idéias mais infelizmente não conseguiu bancar tudo que pensava…

        Nitidamente não se mostrou preparado para à função porque observava coisas que mais ninguém observava da sua equipe dentro do campo de jogo.

        Creio que depois de muito resultados ruins caiu na mesmice do futebol brasileiro de se agarrar nos resultados é acho que esse “SIM” era o maior desafio, associado à apostas e certezas que lhe fizeram quebrar à cara tipo (Cícero/Ximite) começou cavar sua cova…

        Não estou certo mais acho que naquele jogo com as porcas começou perder seu rumo porque pouco à pouco foi abdicando do que idealizava..

        Há quem dúvida muito disso basta pegar qualquer os galinhas como um bom exemplo…

        Vejam os galinhas como conjunto do início do ano e coloquem no papel de 1 a 11 ou analisem o elenco como quiserem para ver se existe discrepância absurda de elencos para uma equipe estar fazendo um ano muito regular e outra muito irregular….

        Usei os galinhas como exemplo porque por lá até atraso nos vencimentos existe, ou seja, crise política ou de direção existe só que na parte de cima da tabela o efeito é um na outra ponta é outro.

        Curtir

        • Lúcido seu comentário Brunão, também penso assim, são divisão de responsabilidades, se a culpa é só da diretoria, porque outros clubes com piores gestores, piores elencos, devendo salários, estrutura inferior estão com melhores resultados em campo ?

          Tenho total certeza que se no início da temporada tivéssemos iniciado com uma Comissão Técnica melhor, não estaríamos nessa situação em relação a tabela, sobre a condição administrativa, financeira e interna é outra conversa, já não apostaria.

          Curtir

      • Divisão de Responsabilidades?!?!
        Vc tem hora que é brando, tem hora que desce a lenha.
        Vc já chegou a dizer que o problema atual da equipe é 90% de
        responsabilidade do ex-treinador!!!
        Parece que sofre de bipolaridade!
        Pelamor…

        Curtido por 1 pessoa

        • Realmente tem pessoas que se baseiam em disse-me-disse.
          Quem não acompanhou as entrevistas de RCeni, perde muita credibilidade para falar mal, Rogério várias vezes disse que se fosse para jogar recuado, deixaria de ser treinador. Após o jogo contra o parmera, que não foi o divisor de águas como muitos pensam, foi mais uma derrota somada a outras em que levamos muitos gols, mas, eu particularmente estava me acostumando com os jogos, achava estressante e depois interessante até, sofríamos gols, mas fazíamos também, o jogo era muito lega de se assistir, o time sempre buscando a meta, muito eletrizante. Mas aí começou a vir as derrotas, por umas séries de problemas, digo muitos mesmo. A derrota para o parmera serviu para entornar o copo dos velhinhos que se acham entendedores de futebol…aliás, sabem de futebol sim, mas de um futebol arcaico, tipo o jogado hoje do curintia. Com certeza “ameaçaram” o Rogério, como fizeram com Osório…”ou você fecha a casinha e para de inventar ou você tá fora”
          Isso deve ter caído como um “tijolo” na cabeça do Rogério que jamais deixaria seu clube na mão…moral da história…abdicou de seus princípios. Para agradar quem??? Nossos mais modernos e informados diretores e presidente. Mas como Rogério faria se não acatasse o pedido dos “donos” do clube???
          Vou deixar claro aqui amigo Jac, ou quem mais que ler esse texto, aliás, eu sempre escrevo isso no fim, eu nunca fui a favor de Ceni como treinador, mas não o culpo pelo mal momento do time, nenhum pouco mesmo, ou melhor, bem pouquinho, e não vou citar aqui tudo que penso sobre todos os problemas que a comissão técnica possa ter enfrentado no primeiro semestre. Do jeito que falam de Rogério, é como se nossa cúpula fosse uma das melhores do mundo e que o maior erro deles até agora foi a contratação de Rogério Ceni, que para mim, eterno “Mito”. Abraço brother.

          Curtir

          • Ronagon,
            Estou fechado contigo no que diz respeito a terem trazido o Ceni: erro duplo!
            Da Diretoria ter trazido e ele ter aceito.
            Ceni tinha que ter mais simancol e ir se preparar melhor. Tem boas idéias, tem
            uma proposta definida… mas precisava exercitar seus conceitos em outro lugar!
            Muricy era auxiliar de Telê, ficou quase 2 anos no clube, treinou o Expressinho
            sendo campeão da antiga Conmebol, depois foi pupilo de Parreira 1 ano após a
            parada do Telê, e então assumiu em 96 o comando. Foi criticado, coisa e tal e
            mandaram ele embora. E ele foi ,como o próprio diz, se preparar para voltar 1 dia.
            Voltou 10 anos depois, para ser TRI brasileiro!
            Se o Leco tivesse um pouquinho de bom senso e respeito pelo ídolo, teria dito
            a ele ir se preparar melhor e voltar daqui uns 3, 4 ou 5 anos… e isso porque o
            momento era conturbado e ele precisava de um técnico mais preparado naquele
            momento…
            Mas não! Investiu no maior ídolo recente da história do time para impactar a
            seu favor na eleição, porque o mais importante era angariar votos!
            Não soube negociar o cancelamento automático da tal multa condicionada á
            sua vitória no pleito de abril… “Ah, não me atinei… dãããããã!!!!”
            Garantiu Ceni até a véspera, Via Pinotti, e o manda embora em seguida.
            Pior: a parcela de culpa que lhe cabe não assume e joga tudo na conta do ex-
            treinador

            Incompetente, Covarde e Ridículo esse Leco…

            #ForaLecoForaForaFora

            Curtido por 1 pessoa

  9. Atrás de cada discurso nosso existe algo que nos leva a pensar daquela forma e não de outra. Apesar do blog criticar a diretoria e alguns acharem que isso é exagero ou jogo político, minha percepção (por acompanhar o blog há alguns anos) é a de que a situação leva os torcedores mais passionais ao desespero, o que pode ocasionar algum exagero ou outro. Se é jogo político, eu não teria condições de afirmar com convicção. Agora muito estranho é alguém criticar o blog e defender quem está visivelmente comprometendo o clube. Comentários dessa natureza tem mais cara de jogo político do que de intenções de torcedor. Até porque, os mesmos que criticam as críticas à diretoria, apoiam o discurso desta, colocando toda a culpa da situação atual no ex treinador. Críticas seletivas me fazem por em questão as intenções de cada comentário. Eu por exemplo, não ganho nada além de emoção, alegrias e tristezas do SPFC. Apenas torço, critico e apoio da maneira que posso.

    Curtido por 1 pessoa

    • Embora muitos do blog tenha um fetiche em falar mal do Pinotti, em 4 meses o cara balançou essa diretoria, embora eu não teria colocado nesse cargo pela falta de experiência, além da terra arrasada no setor, não existia nenhum planejamento, nesse período afastou quase todos os jogadores que a torcida odiava, como Lucão, Wesley, Denis, Cícero, Douglas, contratou outros bons jogadores, como Jucilei, Petros, Hernanes, Marcos Guilherme, Arboleda, demitiu o RC que ninguém acreditava e era necessário infelizmente, mudou a preparação física do clube com a contratação de coordenador científico (Altamiro Bottino), mas falta muito coisa ainda.

      Curtir

      • Os resultados do gestor Pinotti mostram exatamente o contrário. Ele não entende nada do assunto, não tem o elenco nas mãos e parece mais do que perdido a cada dia que passa. Se ele é bom mesmo, espero que os resultados desta administração não comecem a aparecer em 2018 somente (na série B)

        Curtir

      • Quanto ao elenco, acho o trabalho do pinotti ruim também.

        O elenco é desequilibrado.
        contratou nome, mas que em campo não dá liga. O meio de campo com Jucilei Petros e Hernanes não está dando certo. O técnico fica reticente em tirar qualquer dos três, pois os três ostentam seus nomes…
        Não me assustará se quem der jeito nesse time for o Thomaz ou Gomez e o Lucas Fernandes.

        Temos deficiências evidentes nas laterais.
        O Jr. Tavares – é nítido para quem acompanha ele no Instagram – gosta de uma festa com os parças.
        Edimar é limitadíssimo.
        Bruno sumiu.
        Buffarini sendo preterido pelo militão, que nem é lateral.

        Houve mudança em toda a comissão, mas mais em função do DJ querer trazer sua equipe do que uma iniciativa do Pinotti.

        Marcos Guilherme veio e ficamos sabendo que tem problema crônico no quadril.
        Maicosuel veio e não sei pra que.
        Aderllan veio e nunca vi nem nos treinos.
        Bruno Alves?

        Acho que o único tiro certo foi ter trazido aquele cara do Palmeiras que trata de fisiologia. Ai sim…

        Enfim, espero que ele cale minha boca e que seja mesmo um expert.

        Afinal, pouco importa o nome… Importa é se está trabalhando corretamente para reerguer o SPFC.

        Curtido por 1 pessoa

        • Concordo também, esse foi o erro, bons jogadores em certas posições e desiquilíbrio em outras, concordo plenamente, trouxeram o Pratto a preço de ouro, legal, cara de respeito, mas tínhamos o Gilberto em crescente, gastaria essa grana com 2 bons laterais, esse é apenas um exemplo, concordo contigo.

          Curtir

  10. Já imaginávamos a devastação causada pelo J.J, Aidar, Leco e todos os diretores, bando de interesseiros, arrogantes, egoístas, não se salva um, até ladrão tinha (ou tem) entre eles.
    O importante mesmo é ganhar da Ponte e do Vitória, mais de 10 dias treinando, não pode ser a toa, o SP não depende de ninguém para sair do buraco. Dorival precisa escalar os que estão melhores, e eles precisam jogar sem amarelar.

    Curtir

  11. O legal do blog é que, independente das postagens feitas e das opiniões emitidas, trata-se de um espaço para são-paulinos. Eu, pelo menos, acredito que todos são, que todos estão do mesmo lado. Comentei isso porque vejo comentários no site da globo.com e às vezes me espanta o baixo nível dos internautas. Aqui é bem maneiro perto destes sites, embora haja discordância não rola conversa de baixo nível. Isso é bom.

    Falando de futebol, acho que o ideal seria somarmos uns 10 pontos nos próximos 4 jogos, sendo 3 em casa ,mesmo um deles sendo clássico. Se conseguirmos isso, sairemos do z-4 definitivamente. Se somar 08, ainda vai, menos que isso, já seria frustrante.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Porque o post anterior em que a Diretoria solta uma Nota esclarecendo a emissão do tal Certificado ficou pouco e logo em seguida se fez outro post que é esse ???

    O da manhã que acusou ficou bastante tempo para revoltar a torcida e o que esclarece já é esquecido pela postagem nova ?????

    https://saopaulo.blog/2017/09/05/sao-paulo-divulga-nota-e-explica-que-ja-pediu-renovacao-do-certificado-de-formacao-de-atletas/

    Estranho……

    Curtir

  13. De outro Post:

    robertothara
    Dorival e o time estão tendo a maior paz do mundo para trabalhar.
    A pressão parte da situação do time que está no z4.
    A torcida está apoiando o máximo cada jogador. Não há uma vaia.
    18 mil num treino antes do clássico?
    Quer mais paz?
    Agora,
    Há quem diga que a diretoria pode ser bandida, desorganizada e o
    caramba a 4, mas se a comissão técnica for de verdade… o time
    deslancha… Olha por exemplo o Corinthians…
    Mas no SPFC ninguém pode ousar criticar a diretoria, pq ai sim, aqui
    no SPFC, abala a confiança dos jogadores….
    a vá…
    e tem gente que acredita nessas profecias.
    No final do ano, quando o SPFC estiver lá pela 12/13 posição, já vai
    estar tudo OK…. vamos pras festas… contratações bombásticas…
    tudo igual…. ano após ano…
    ………………………………………………………………………………………………..

    Postei de novo, só para aplaudir…
    Clap-clap-clap
    Comentário realista!

    #PauNoLeco

    Curtir

    • O São Paulo tá parece o João Grilo do Auto da Compadecida. Fica rico, fica pobre…

      Num tem dinheiro, deve as calças. Tem dinheiro e compra 18 jogadores. Agora vem noticia de novo que tá sem dinheiro e vai ter déficit.

      Uma coisa eu tenho certeza. Torcer pros deuses do futebol acertar o time.

      rsrsrsrsrs…

      Curtir

  14. Pelo amor de Deus, é a mesma discussão em tudo post, diversas vezes inclusive.

    1) NENHUM torcedor do São Paulo está satisfeito com o que está ocorrendo. Nenhum!!!!

    2) cada um sofre à sua maneira. Tem os que estouram no calor da emoção, depois retornam à razão. Tem os que se mantêm racionais. Tem os que são passionais em todo momento (ou maior parte). Não há certo ou errado, há apenas formas de reagir.

    3) não se chega ao momento que estamos por culpa de um. Já deixei claro em outras oportunidades que considero que algo só chega a esse ponto quando há um conjunto de problemas (pretéritos e presentes, de conselho, de gestão, comissão técnica, jogadores etc.) e, portanto, um conjunto de responsabilidades a serem compartilhadas.

    4) atribuir o momento atual a uma única pessoa ou um único dos fatores listados é sinal de inocência extrema, má-fé ou problemas psicológicos graves. Obviamente, as péssimas gestões que por aqui passaram deixaram um pessimo legado, desde o financeiro até às práticas de “governabilidade”.

    5) ninguém é mais torcedor por xingar o outro ou por fazer acusações graves sem prova. Nem o outro é por ser mais ponderado.

    6) em minha visão, e são livres para pensar o contrário:
    A) podemos discutir se Leco é competente ou não para gerir um São Paulo em crise, mas não dá para negar a crise financeira e seus reflexos.
    B) podemos criticar contratações (critério, custo, momento..), mas vendas depende de informações que não dispomos (postura do jogador, necessidade de caixa, oportunidade de negócio etc).
    C) podemos criticar formação tática, substituições, mas carecemos de dados de treinos e convivência. O que destaca a passionalidade disso.
    D) só acho errado acusar sem prova, incompetência é uma coisa, crimes é outra bem distinta.
    E) não é o blog que está em campanha cobra a gestão atual (potencializando, requentando e promovendo overdose de críticas), mas alguns integrantes dele, especialmente o Zanquetta, que já admitiu seu posicionamento e que entende ser esse um caminho que ele dispõe (direito dele que devemos respeitar, mas não generalizar acusando todos).
    F) acho que o momento é de união para o time crescer e digo isso colocando o São Paulo acima de politicagem. Se algo grave e concreto for apresentado contra o Leco (tipo as comissões Aidar/Cinira ou parceiros ocultos), que seja imediatamente apurado e punido com rigor. Se o que tem são inconformismo com conduções de gestão, que seja “lavado roupa suja” após o time reagir e se garantir na série A.
    G) e quem acha diferente? Respeito, mas discordo. Isso não me faz em nada melhor que ele, nem o inverso é verdadeiro.
    H) antes tinha o blog como uma referência para me atualizar sobre o tricolor é um espaço democrático de debate com outros torcedores. Hoje, confesso, uso mais para o segundo aspecto e passei a consultar outras fontes para me atualizar sobre o clube e conhecer mais sua história.

    Sejamos mais tolerantes com quem pensa diferente, no fim todos são torcedores e, ao seu modo, querem o melhor para o tricolor.

    Curtido por 2 pessoas

      • Reduziu muito Zanquetta, infelizmente.
        80% ou mais das postagens tem esse viés político/crítico a gestão. E isso está refletindo inclusive nos diálogos do blog, muito mais intolerantes e concentrados neste tema.
        Vejo alguns guerreiros querendo colocar o futebol em debate ainda, mas claramente tem ficado em segundo plano. E falo isso com muita tristeza, pois você pode verificar que participou do blog a muitos anos.

        Curtido por 1 pessoa

  15. Alinne Fanelli‏ @alinnefanelli 2m2 minutes ago
    More
    Militão, Aderllan, Bruno Alves e Júnior Tavares; Petros; Lucas Fernandes, Gomez, Hernanes e Maicosuel; Pratto. Atividade sem goleiros.

    Curtir

  16. Não acho que a situação financeira reflita a incompetência do time, o grande MPG montou um elenco campeão mundial com pouco dinheiro, na época o “temido” era o Corinthians com a MSI, com contratações milionárias que mesmo assim só ganharam um brasileiro roubado e comprado.
    O que está acontecendo no SPFC desde o maldito Juvenal é a incompetência em montar times é a ambição em lucrar com vendas de jogadores, sim, isso dá muito dinheiro e não necessariamente para o clube.
    O exemplo de hoje está claro: venderam as promessas da base e dois jogadores titulares que não estavam bem mas ano passado foram essenciais, o Maicon e o Thiago Mendes.
    Eo que contrataram, tirando Hernanes e Jucilei, o resto são apostas, o pior, co salários altos.
    Os garotos que nos salvaram o ano passado, não tiveram chances de serem ídolos no clube ganhando algum título, foram vendidos à primeira proposta recebida, diretoria arregla os olhos quando isso acontece.
    O resultado, temos um.time desequilibrado, zaga horrível, laterais péssimos e volantes wue não são bons marcadores. Isso reflete a posição da tabela, ajudada pela contratação de um.técnico inexperiente e outro que tem mais rebaixamentos do que títulos.
    Série B eh mais que merecida, não para o clube que sangra nas mãos dessa cambada de FDP, não para a torcida que eh o maior orgulho desse clube, mas para essa peste de diretoria e de conselheiros.

    Curtir

    • Compartilho parcialmente do seu pensamento.

      Concordo que o elenco vem sendo montado de forma deficitária, ou destoando do estilo do treinador. E as mudanças nos estilos dos técnicos (mas do que os nomes em si) resultam em reformulações constantes.

      O que não consigo é estabelecer até onde as vendas são desejo de receber e desviar recursos em proveito individual ou são necessidades em razão da crise financeira ao qual o clube se encontra submetido. Ou até a conjugação de ambos.

      Curtir

  17. Acho engraçado quando leio que algumas opiniões são pautadas no disse que me disse… rs

    Afinal se somos meros torcedores mortais nos temos que saber de algo que amamos de alguma forma, seja acompanhando os jogos e lendo/ouvindo/assistindo veículos que possam nos deixar antenados basta saber selecionar o que é aonde acompanhar para não falar besteira!

    Querer usar teorias de conspiração para querer justificar as coisas (erros) não costuma ser boa ideia porque existem fatos e contra eles dificilmente existe argumentos suficiente que se sustentem à tal ponto de querer tapar o sol com à peneira.

    Do mesmo modo que alguém pode acreditar ou achar que quem não assistia as coletivas do Ceni não tem credibilidade para falar (mal ou bem) ou como bem entender e formar uma opinião, eu digo que no meu caso eu as vi e ressalto que se juntar mais de 50% das coletivas dele nada era aproveitável em especial nas derrotas.

    Uma equipe que foi eliminada por um catado de segundo escalão da Argentina jogando um futebol sofrível e ele achava que podia encarar quem quer que fosse no Brasil de igual para igual é no mínimo caso para análise psiquiatrica.

    Se o jogo contra o Palmeiras não foi o divisor de águas da sua trajetória (como citei no meu post anterior e ressaltei não estar certo de ser…) posso retratar e dizer que no mínimo foi um grande empurrão para sua derrocada, porque ele levou à campo uma escalação de uma equipe que sequer tinha feito um mísero jogo sob seu comando, que me lembre agora de cabeça (Douglas) era um desses que entraram ali naquela equipe de paraquedas.

    Se o RC ainda no comando aceitou que qualquer pessoa seja presidente/dirigente/diretor ou conselheiro dar pitacos ou literalmente fazer ingerência no seu trabalho de campo eu diria que ele realmente precisa se preparar muito mais para o cargo e não me refiro somente ao conhecimento de campo mais isso é assunto pra outra discussão….

    Não acho difícil ser sensato para ver que nossa diretoria deixa muito à desejar e isso nem se discute porque seria justificar o injustificável, mais não acho que seja correto atrelar que erros cometidos por qualquer pessoa à frente de um cargo seja “Exclusivamente” creditada na conta de outras pessoas numa espécia de protecionismo à esse ou aquele..

    Tem que saber separar o joio do trigo.

    Curtir

  18. Esta esbórnia só acaba quando o SPFC e outros clubes do Brasil forem S.A. e o clube tiver acionistas que vão tirar seu sustento se tiverem ações valorizadas, recebendo dividendos devido aos resultados positivos. Caso contrário arcarâo com os prejuízos. Decisões de trazer este monte de lixo de jogadores e pseudo administradores ao longo dos anos (isto sempre foi prática comum, independentemente da época das vacas gordas), fazendo do SPFC um verdadeiro lixão, só seriam tomadas após decisão dos ACIONISTAS e não de politiqueiros e comerciantes. Só assim a torcida comprando ações em massa do clube poderá ter voz e poder de voto. Hoje, é uma moleza…como o clube de fato não é de ninguém, estatutos de araque com força legal, encastelam pessoas que detém quase que integralmente o poder de decisão, indicando administradores, decidindo onde investir o dinheiro monocraticamente, apoiadas por conselhos coniventes que dificilmente podem ser retirados por má gestão (no caso do SPFC, em episódio recente da presidência, ambos brigavam pelo mesmo butim). Agrava-se o fato que se uma pessoa destas tiver transito com “empresários” torna-se um grande negócio se eleger conselheiro (imagine os vitalícios), colocar coisas baratas na vitrine observada por comerciantes do mundo inteiro vendendo caro, contratos de televisão, patrocínios diversos, serviços variados: Lembro-me que um pouco antes do rompimento com Aidar, este tentou dar ao alijado JJ o comando de Cotia, Como isso é possível? É assim que funciona? O cara não era burro, queria o pote de ouro. Ai estourou a guerra de vez. É lucro certo. Prejuízo? vai para o clube formal. É só ver quem paga os salários e encargos, quem absorve os prejuízos, quem vai pedir empréstimo no banco etc..etc, quem apresenta balanço? Quebrou? Foi pra segundona, terceirona, amador? Fácil…o parasita vai para outro clube.nada abala sua vida ou seu patrimônio. Igualzinho aos escândalos políticos.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s