Criado para regrar e gerar proteção aos clubes contra ameaças externas aos garotos formados em suas bases e ajudar a ter um programa padrão que realmente trabalhe os garotos, a CBF administra o CCF, Certificado de Clube Formador.

O documento dá uma série de benefícios e permite, por exemplo, firmar contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, com a proteção da lei. O São Paulo, para tristeza dos sãopaulinos, não apareceu na lista dos clubes certificados.

O documento é entregue somente aos clubes que seguirem uma série de regras estabelecidas pela Lei 12.295/11, que alterou a Lei 9.615/98, popularmente conhecida como Lei Pelé.

Para obter o certificado, precisa atender a uma série de exigências, como apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, comprovar a participação em competições oficiais, detalhar os programas de treinamento e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas. Cotia tem gasto de mais de R$ 20 milhões por ano e não obtém um certificado que o Ivoti e o Mirassol possuem, além de nossos rivais.

Para ser considerado formador, o clube precisará cumprir, basicamente, os seguintes requisitos:

• fornecer programa de treinamento nas categorias de base;

• fornecer complementação educacional;

• estar com o atleta em formação inscrito por pelo menos 01 (um) ano;

• comprovar que utilizou o atleta em competições oficiais;

• garantir assistência educacional, psicológica, médica, odontológica, bem como alimentação, transporte e convivência familiar;

• manter alojamento e instalações desportivas em condições adequadas;

• manter corpo de profissionais especializados;

• ajustar o tempo destinado a efetiva formação (nunca superior a 04 (quatro) horas diárias) ao horário escolar, exigindo do atleta presença e satisfatório aproveitamento;

• ser a formação gratuita, as expensas do clube;

• comprovar que participa, anualmente, em pelo menos duas categorias de campeonatos oficiais.

O Certificado da direito ao recebimento da indenização pela formação e pode ser realizado mediante acordo diretamente com os clubes que transacionaram os direitos do atleta, ou, em caso de inadimplência, pleitear junto à entidade máxima do futebol.

A Diretoria de Registro e Transferência da CBF criou a lista dos times com o Certificado de Clube Formador (CCF). O documento é um catálogo das equipes especializadas na formação de jogadores. O certificado A tem validade de dois anos e o B de um ano.

Corinthians, Santos, Vasco e outros clubes estão com o diploma.

O São Paulo, não.

Esse é o caminho certo, o sabemos fazer?

Para mudar, faça sua adesão ao Resgate Tricolor!

Assine o abaixo assinado e caminhe com os mais de 6 mil torcedores que já assinaram!

https://www.change.org/p/s%C3%A3o-paulo-futebol-clube-contrata%C3%A7%C3%A3o-imediata-de-coordenador-t%C3%A9cnico-de-futebol-pelo-s%C3%A3o-paulo-fc?recruiter=385901572&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

Blog do São Paulo