Caminho Certo? São Paulo não obtém diploma de clube formador e perde benefícios exclusivos na base

Criado para regrar e gerar proteção aos clubes contra ameaças externas aos garotos formados em suas bases e ajudar a ter um programa padrão que realmente trabalhe os garotos, a CBF administra o CCF, Certificado de Clube Formador.

O documento dá uma série de benefícios e permite, por exemplo, firmar contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, com a proteção da lei. O São Paulo, para tristeza dos sãopaulinos, não apareceu na lista dos clubes certificados.

O documento é entregue somente aos clubes que seguirem uma série de regras estabelecidas pela Lei 12.295/11, que alterou a Lei 9.615/98, popularmente conhecida como Lei Pelé.

Para obter o certificado, precisa atender a uma série de exigências, como apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, comprovar a participação em competições oficiais, detalhar os programas de treinamento e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas. Cotia tem gasto de mais de R$ 20 milhões por ano e não obtém um certificado que o Ivoti e o Mirassol possuem, além de nossos rivais.

Para ser considerado formador, o clube precisará cumprir, basicamente, os seguintes requisitos:

• fornecer programa de treinamento nas categorias de base;

• fornecer complementação educacional;

• estar com o atleta em formação inscrito por pelo menos 01 (um) ano;

• comprovar que utilizou o atleta em competições oficiais;

• garantir assistência educacional, psicológica, médica, odontológica, bem como alimentação, transporte e convivência familiar;

• manter alojamento e instalações desportivas em condições adequadas;

• manter corpo de profissionais especializados;

• ajustar o tempo destinado a efetiva formação (nunca superior a 04 (quatro) horas diárias) ao horário escolar, exigindo do atleta presença e satisfatório aproveitamento;

• ser a formação gratuita, as expensas do clube;

• comprovar que participa, anualmente, em pelo menos duas categorias de campeonatos oficiais.

O Certificado da direito ao recebimento da indenização pela formação e pode ser realizado mediante acordo diretamente com os clubes que transacionaram os direitos do atleta, ou, em caso de inadimplência, pleitear junto à entidade máxima do futebol.

A Diretoria de Registro e Transferência da CBF criou a lista dos times com o Certificado de Clube Formador (CCF). O documento é um catálogo das equipes especializadas na formação de jogadores. O certificado A tem validade de dois anos e o B de um ano.

Corinthians, Santos, Vasco e outros clubes estão com o diploma.

O São Paulo, não.

Esse é o caminho certo, o sabemos fazer?

Para mudar, faça sua adesão ao Resgate Tricolor!

Assine o abaixo assinado e caminhe com os mais de 6 mil torcedores que já assinaram!

https://www.change.org/p/s%C3%A3o-paulo-futebol-clube-contrata%C3%A7%C3%A3o-imediata-de-coordenador-t%C3%A9cnico-de-futebol-pelo-s%C3%A3o-paulo-fc?recruiter=385901572&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

Blog do São Paulo

Anúncios

121 comentários

  1. A diretoria é uma porc…. Mas aí tem mutreta curica e Vasco são declarados péssimos no tratamento da base sempre tem notícias de mas condições etc… E conseguiram? Mas não defendo a diretoria q foi no mínimo incompetente. Mas aí já é pleunasmo rsss Enquanto não acabar com o feudo será mais do mesmo sócios torcedores tem q votar chega de conselheiros mandando.

    Curtir

    • Exemplos a maiorias dos jogadores não terem porte, jogar de cabeça baixa, não treinar fundamentos básicos de futebol de salão, dominar a bola, chutar ao gol, passar, fazer lançamentos, cruzar, marcar e etc…

      Curtir

  2. Desculpe mas depois de ler que o Vasco da Gama conseguiu o seu Certificado acredito que tudo isso não passa de um jogo político. Quem tem um CFA e toda estrutura já é por si só uma baliza para quem quer este Certificado.

    Curtir

  3. Em relação a esse certificado, ou mudou muito, e para pior, as coisas em Cotia, ou é apenas uma questão burocrática.
    Sempre atendemos a todas essas exigências, não creio que tenhamos andado para trás.
    Creio em problemas burocraticos. De qualquer forma teve alguma comida de bola.

    Curtir

  4. Ridículo um clube dessa magnitude que gasta milhões na base nao ter um diploma como esse.Má intensão ou amadorismo ao extremo.Estão destruindo a cada dia passa o meu, o seu, o nosso tão querido que amamos tanto… SPFC .É muito triste o que vem acontecendo.

    #FORALECO

    Curtir

  5. Bom dia..!!
    Estranho, muito estranho mesmo…!! por que desses dez itens arrolados ae, o clube disponibiliza todos…!!! e isso é visto e muito claro, pois é uma das poucas coisas (nesse momento) que a imprensa sempre destaca, que a “estrutura” de Cotia é ótima, então imagino que alguém, como disse um amigo acima, errou feio…!! está claro que o “caminho” na base é o correto, e o que não funciona bem são as pessoas que estão lá…!!!

    Curtir

      • Meu amigo errado é dissimular, esconder e jogar pra debaixo do tapete. Errado é administrar de forma irresponsável e danosa ao patrimônio do clube. Um dos pilares da boa administração é transparência em qualquer tempo e circunstância. Vá estudar os métodos de administração dos japoneses que hoje são aplicados em todas empresas do mundo e você vai ver que um erro deve ser reconhecido e tratado imediatamente, pois quanto mais a situação é perpetuado maiores são os prejuízos. Esse raciocínio seu é o mais retrogrado e improdutivo que existe em qualquer tipo de organização e sociedade. Graças a pessoas que agem e pensam como você 12 anos de mazelas foram sendo jogadas pra debaixo do tapete sempre esperando a melhor hora pra serem discutidas e tratadas. Faça o favor pro clube e deixe quem tem coragem lutar pelo que é certo e trabalhar pelo clube.

        Curtir

    • meu chute é algo em torno de 35 e 40..

      como disse a pichação da torcida, paciencia acaba… ainda nao acabou mas ta diminuindo ne..

      mas ainda assim vai ser um bom publico

      Curtir

  6. Não, tem coisa errada aí.
    Eu detesto esse Leco e essa cambada que está com ele, mas essa merda de CBF corrupta com seu presidente não podendo atravessar a ponte da amizade que a Interpol prende o cara dizer que o maior centro de formação de atletas da América latina não cumpre alguns requisitos, tais como educação de qualidade de seus atletas, não participa de pelo menos 2 competições promovidas pela mesma?
    A primeira que citei é uma aberração
    A segunda? Quais são essas competições?
    Pelo que eu saiba o tricolor é Bi da Copa do Brasil, me corrijam se eu estiver enganado.
    Agora convocar jogadores para quase todas as categorias de base pra seleção isso não vale nada.
    Outra coisa, faz uns 20 dias saiu acho que no lance galinhas vão passar a usar containers no terraço da base, isso pode né CBF.
    Vai se catar viu.

    Curtir

    • Estranho Wagnão……juro que achei estranho, tem coisa errada por aí, aliás, queria saber quem é que dá essas informações e alimenta cada dia mais esse ódio dentro do São Paulo FC…

      Mistério…..

      Curtir

  7. Se tem alguma coisa que funciona em nosso clube é a formação da base. Os fatos comprovam isso.
    Tanto que é o clube que mais tem jogadores convocados para a CBF e o clube que mais e melhor vende jogadores. A estrutura é melhor que a dos clubes europeus (palavras do Klismman, assistentes do RC, etc).
    Infelizmente alguns envolvidos do blog após a saída do Cunha compraram briga a diretoria do clube, que realmente é bem fraca.
    Está lembrando as ações do PT antes de conseguir a presidência.

    Curtir

  8. Mas acredito que uma boa imprensa, antes de divulgar tal nota, comentário ou reportagem, deveria então entrar em contato com a outra parte para a mesma se explicar os reais motivos da não obtenção do certificado, aí sim poderemos opinar de forma mais concreta, seria incompetência, engano, erro, equivoco, ou qualquer outro motivo.

    Curtir

  9. Criticar Cotia e não saber nada do são Paulo FC. Tenho amigo com.filho lá a 5 anos..e sei de todo o aparato técnico. Educacional .alimentacao .alojamento. refis próprio. Etc etc. Não há no mundo um centro.melhor do que esse. Ele.diz que várias vezes clubes da Europa tem visitado Cotia pra ver sistema que usamos.vamos parar também de ficar jogando pedras sem saber

    Curtir

    • Mas o dilema hoje no São Paulo Futebol Clube é…..NADA PRESTA.

      O mal do Brasil é o brasileiro, Leco e cia são horrorosos, mas hoje em dia parte da torcida vende uma péssima imagem do clube também.

      Curtir

        • Futebol dá nojo Zanquetta, veja hoje a corrupção do COB na Lava Jato, Presidente do Barça falando besteiras sobre o Neymar na mídia, no início dos anos 2000 quando misturou política X Futebol, a coisa desandou de vez.

          Não temos gestões sérias no Brasil há anos, se o torcedor souber as entranhas de times grandes brasileiros, vomitamos todos.

          Ficamos tristes com nosso time que amamos e torcemos, que é o São Paulo, que se dizia diferenciado, mas já tinha esqueminhas, masa eram poucos e escondidos.

          A fase de honestidade no futebol ficou no passado meu querido e competente amigo.

          Curtir

            • É impressionante mesmo, andresonc!

              E ele tem a cara de pau de chegar em quem tem a opinião contrária e dizer: “muda o disco”!!!

              É muita incoerência… Parece petista defendendo Lula e Dilma…

              Curtir

              • E vcs mudam o disco também, é fora Leco e fora Pinotti o dia inteiro, os caras não vão sair do clube, ficarão até 2020, vamos apoiar o time e boa, sem vergonhas e corruptos tem em todos os clubes brasileiros e não vejo torcida rival tão chata igual a nossa, agora ficam polemizando por causa de Certificado….pelo amor de Deus.

                Tem algum Presidente de Clube brasileiro que é Santo ou Padre ou bonzinho…..????

                Curtir

                • Então porque têm sem vergonhas e corruptos em todos os clubes, vamos aceitar passivamente que tenha no nosso clube também, sem reclamar?

                  Não! Aprendi que um erro não justifica o outro, minha mãe me falava sempre: “então se seu irmão se jogar no fogo, vc se joga também?”. Vamos protestar sim, pacificamente e com responsabilidade, mas sempre. Fazendo o que está ao nosso alcance.

                  Já fez sua adesão no abaixo-assinado do Resgate Tricolor? É um começo.

                  E tem torcida chata sim, olha a torcida do Sport e da Chape. São times pequenos e os caras estão reclamando como se fosse time grande, eles esperavam que o time deles estivesse brigando por título mesmo? Quem deveria estar brigando por títulos somos nós. E mesmo assim, estando no Z4, estamos colocando 50 mil pessoas no estádio.

                  Curtir

  10. Comeram bola nas questões burocráticas eu acredito. Tipo esqueceram de mandar alguma certidão que eles pedem.

    É incompetência.

    Já trabalhei com implantação de iso9000 em uma empresa, ela era tão organizada e limpa que poderiam comer no chão…tinha mais gente cuidando de organizar a empresa do que produzindo, e o auditor da empresa que certificaria a gente negou o certificado pq na sala do dono não tinha uma plaquinha na porta escrita “PRESIDÊNCIA”.

    Curtir

  11. No São Paulo FC de hoje tudo vira polêmica, se o Quero Quero do CT levar uma bolada no treinamento e morrer, é motivo de falatório….

    SPFC de hoje é o Curintia dos anos 90….issio é fato….

    Curtir

  12. Outra questão…
    Existe um prazo para a entrega desses documentos? Estourou o prazo ou não existe prazo e o processo de certificação pode ainda estar em andamento?
    Pode ser que o certificado seja emitido na medida em que os clubes comprovem as exigências. O nosso pode estar a caminho.

    Curtir

  13. Imagina o Tite que faz um excelente trabalho na Seleção ficar preocupado com a gestão administrativa da CBF que é investigada pelo FBI ele não trabalha mais…e vai vir prisões por aí….

    Curtir

      • Se ele não souber blindar o elenco, o time sente em campo sim, quem sabe fazer muito bem esse trabalho de blindagem é o MAC.

        Jogador tem Facebook, Watzap, acompanha os sites esportivos e tudo mais, se o torcedor alimenta a bagunça que está o clube administrativamente, o jogador desanima sim.

        Curtir

        • Sinceramente acho que jogador e treinador não estão nem aí para esse tipo de problema. Não é isso que tira o foco deles. O que pode prejuducar é atrito com torcida e salário atrasado. E isso não temos.
          O resto é consequência de uma diretoria omissa e covarde que está mais preocupada em resguardar a própria pele e que se esmera em tomar decisões equivocadas.

          Curtir

    • FBN, vc mesmo se contradiz.
      Vc diz que pressionar a diretoria atrapalha time. Não atrapalha se houver gestao.
      Ao mesmo tempo que diz que na CBF não atrapalh diz que no tricolor sim e fica insistindo que cobrar diretoria atrapalha time.
      O Tite levou seu gerente de futebol para trabalhar com ele.

      Curtir

  14. “Não tenho nada com isso. Faço gestão de pessoas, não de e empresas, F$%#@-%#, o SPFC”. Pinotti, Vinicius.

    “Isso foi um problema de sistema. Não temos culpa de nada. Somos muito bons”. Mentiroso, Leco.

    Curtir

  15. Isso já não é só incompetência não!! Querem rebaixar o São Paulo, em todos os sentidos!!
    Esse Leco e sua corja tem que dar o Pinoti. Já!!
    Há muitos anos as atitudes me lembram algo parecido com um tal de Diretor da Portuguesa que vendeu o clube.
    Abram os olhos!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  16. Só acho que a diretoria deveria ser ouvida nesse caso, pois me.parece que o SPFC cumpre todas as premissas, pode haver alguma outra coisa envolvida ou ser um atraso de algum tipo

    Curtir

  17. Quanto a esta certificação, como está o processo de certificação do SPFC. Ele foi reprovado, está em andamento, o que falta para conseguir a certificação ?
    Quem postou isso se preocupou em ouvir o outro lado ? Em levantar essas informações ?
    Como a notícia está incompleta, seria possível informar como está o andamento desta certificação ?

    Curtido por 1 pessoa

  18. Mudam o disco também, é fora Leco e fora Pinotti o dia inteiro, os caras não vão sair do clube, ficarão até 2020, vamos apoiar o time e boa, sem vergonhas e corruptos tem em todos os clubes brasileiros e não vejo torcida rival tão chata igual a nossa, agora ficam polemizando por causa de Certificado….pelo amor de Deus.

    Tem algum Presidente de Clube brasileiro que é Santo ou Padre ou bonzinho…..????

    O Internacional de Porto Alegre está em processo de reconstrução e o treinador Guto Ferreira conseguiu equilibrar o time quando o time e sua diretoria pediram trégua da torcida, aqui todo santo dia é polêmica, parece não ter fim, vamos focar o time, o trabalho do Dorival, o esquema adotado.

    Antigamente tínhamos posts legais, hoje é a cada 10 posts 1 falando de futebol e 9 falando de política, não vai mudar….futebol é resultado, ganhou, venceu, acaba esse mimi mimi cansativo.

    Curtir

    • Então porque têm sem vergonhas e corruptos em todos os clubes, vamos aceitar passivamente que tenha no nosso clube também, sem reclamar?

      Não! Aprendi que um erro não justifica o outro, minha mãe me falava sempre: “então se seu irmão se jogar no fogo, vc se joga também?”. Vamos protestar sim, pacificamente e com responsabilidade, mas sempre. Fazendo o que está ao nosso alcance.

      Já fez sua adesão no abaixo-assinado do Resgate Tricolor? É um começo.

      E tem torcida chata sim, olha a torcida do Sport e da Chape. São times pequenos e os caras estão reclamando como se fosse time grande, eles esperavam que o time deles estivesse brigando por título mesmo? Quem deveria estar brigando por títulos somos nós. E mesmo assim, estando no Z4, estamos colocando 50 mil pessoas no estádio.

      E se a cada 10 posts, 9 são de política, é porque o Blog entende (penso eu) que a culpa da nossa situação são dos dirigentes. Você vai dizer que é do Rogério Ceni, mas desde 2013 nossas campanhas são pífias e em 2 anos já brigamos pra não cair.

      Curtir

      • Ele pede para que não haja mais post sobre política, mas quando tem um sobre futebol ele o primeiro a desvirtuar o post, transformá-lo em política e alfinetar um ex-funcionário do clube… uma pessoa que não está mais no clube…

        Curtir

  19. Essa questão de certificação envolve acionar os orgãos reguladores e apresentar provas comprobatórias.

    Se faltou algo, então não recebe certificação.

    Simples.

    Curtir

  20. Cara, o SP está parecendo nosso país, uma bagunça só, é fazem o que querem e não dão a mínima para a instituição. Uma vergonha isso, esse velhos safados tem que deixar o SP é entrar sangue novo pessoas como Marco Aurélio que amem o SP de verdade e não o dinheiro e o poder que podem ter. Nunca imaginei que o SP fosse chegar onde esta. Precisamos alguém que salve nosso tricolor.

    Curtir

  21. FBN, na sua visão, qual é o grande problema do São Paulo hoje?
    Definitivamente, qual é a sua opinião?
    O que precisa mudar para melhorar?
    Poxa, voce fala fala fala mas não chega a lugar algum. Não Ford nem sai de Sinca…
    Critica os últimos 6 meses como se fosse a causa dos quase 10 anos de problemas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Nem ele sabe…

      É capaz do FBN começar uma discussão com ele mesmo… seria uma discussão homérica!!!

      E numa discussão dessa quem sai ganhando é o Leco e quem sai perdendo é o Ceni…

      Curtir

    • Fácil.
      Para o FBN

      – O Problema atual do SPFC foram os seis meses do Rogério Ceni. O legado zero do técnico afeta até hoje o time.

      – Ele acredita que uma diretoria irresponsável e corrupta não interfere num trabalho feito por uma comissão técnica de verdade. Apesar disso, ele acredita que a pressão da torcida sobre a diretoria irresponsável e corrupta afeta o time (?!?) Cita o Tite e o Corinthians como referência para as suas conclusões. Segundo ele, só a torcida do SPFC está insatisfeita com a bagunçada gestão do clube, enquanto que Corinthians e demais times que tem histórias bem piores, a torcida não reclama (deve participar de todos os grupos de whats e blogs de torcedores).

      – Deste modo, acredita que devemos tapar os olhos para os absurdos cometidos pela administração do clube e, no final do ano, quando o time se livrar ou estiver rebaixado, fazer as cobranças.

      – Ele acredita que o Pinotti faz um bom trabalho e que está consertando as contratações erradas do ano passado.

      – Apoia a venda dos jogadores, porque foram necessárias e a reposição foi à altura, ou até melhor.

      – Acredita que, independentemente de o SPFC cair, LECO e CIA permanecerão até 2020 e não temos o que fazer. Então, temos que apoiar.

      – Mas, se o Rogério voltar, aí é zica!

      Curtido por 2 pessoas

    • Acertar uma grande Comissão Técnica, Treinador, Gerente de Futebol, Preparador Físico e Fisiologia e deixar os caras trabalharem em paz no grupo….

      Blindar a\ Política com o Futebol, mas com tantas polêmicas, isso fica difícil.

      Curtir

  22. A gente tenta ficar longe da política até o final do ano mas a política não fica longe da gente rs

    Leco paga 5 milhoes pro Ceni num contrato ridículo onde ele “não se atentou” que poderia fazer uma clausula diminuindo esse valor em caso de reeleição. Mais uma vez o SPFC beira o rebaixamento em uma campanha ridícula. Perderam esse contrato de clube formador por desorganização.

    Tudo isso só me leva a creer que o Leco é rei e não existe absolutamente nada que o tire do trono. Se toda essa incompetência não serve pra derrubar um presidente remunerado é perda de tempo ficar aqui reclamando.

    Curtir

  23. Esse post esta muito rui na minha opinião, pois não diz em que pé esta o processo.
    Ele foi recusado?
    O SPFC não entregou documentos?
    O SPFC descumpriu alguma exigencia?
    Como esta o status do Clube hoje na CBF nessa questão?
    Acho essa diretoria Pessima, a pior que ja vi no Tricolor com certeza, mas jogar gasolina no fogo so se deve fazer se tiver certeza.
    Essa materia poderia estar mais completa para não parecer um ataque precipitado, que é o que parece, mesmo que venha a estar correta.

    Curtir

  24. O presidente é remunerado em 27 mil reais por mês e não é obrigado a vir a público prestar nenhum esclarecimento, nem a respeito disso nem a respeito de nada.

    Eita que dinheirão fácil !!!

    Curtir

  25. Desculpa moderação de eu ter matado a charada e apontado a sacada de voceis mais é que é muito evidente por que uma pessoa normal não ia falar tanta abobrinha como esse personagem fbn. eheheh

    Curtir

  26. Uma boa gestão é aquela que apresenta um produto real, sem mentiras e com transparência.

    A diretoria erra nesse sentido. Tem sérias dificuldades em conversar com os torcedores, ver o que desejam e apresentar a realidade do que o futebol, do que os produtos que podem apresentar.

    Entendo. São senhores defasados… Simplesmente passou o tempo. O futebol gerencia tudo aquilo que existe dentro da nossa sociedade… Se conecta com meios de comunicação, com a educação, com saúde, com a noção de público e privado..

    Gerir o clube é planejar diversos segmentos proativamente. Ter planejamentos para o clube e para o torcedor. Desde aquele que torce ao clube à criança que inicia no futebol.

    Curtido por 1 pessoa

    • Isso não quer dizer que o clube será vencedor em todas as competições. Isso não existe…

      Os torcedores ao perceberem a realidade da equipe, do clube estão indo ao estádio. Todos, sem exceção, perceberam como o futebol e a gestão estão ruins e como o torcedor pode fazer a sua parte.

      O futebol é esse, o espetáculo é assim, o produto é assim. Vamos torcer.

      Foi uma ação genuína dos torcedores, sem estimulo nenhum da diretoria.

      Curtir

  27. De acordo com o jornalista são-paulino, Gabriel Fuhrmann, que é especializado em categoria de base, o certificado de clube formador do SPFC expirou há cerca de duas semanas.

    O processo para emissão do novo está em andamento e não é possível pedir a renovação antecipada. Espera-se o atual expirar, então dá-se entrada no novo (burocracia).

    O que aconteceu neste caso foi a infeliz coincidência da expiração do certificado anterior ocorrer justamente às vésperas da divulgação periódica da lista de clubes certificados.

    Ainda assim é importante acompanhar o processo para saber se haverá mesmo a renovação do CCF do SPFC ou é mais uma “comida de mosca” da turma do “caminho certo”.

    Curtir

  28. Eu li a Resolução da Presidência da CBF n.º 01/2012 .

    O Clube formador pode postular a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos, o certificado, o qual será concedido após o parecer conclusivo sobre o caso a ser elaborado pela Federação Regional, a quem cabe, por delegação da CBF, analisar o preenchimento dos requisitos pelo clube.

    Com as informações postadas na matéria fica difícil saber a quantas anda o procedimento do São Paulo, se existe um, se houve recusa ou falta de atendimento. Enfim, mais uma vez me faltam elementos de convicção para o bem ou para o mal da diretoria.

    Fato é que o São Paulo constava na lista do certificado A, com validade de 02 anos, em outubro de 2015 e em abril de 2017, como informado pelo Tricolor Saltense logo acima

    O que ocorreu de abril para cá não foi dito, porém consta da matéria do Lance que a CBF, procurada para falar sobre o certificado, simplesmente não respondeu à reportagem.

    O time consta de 01 ou 02 anos mas não há informação quanto ao termo inicial ou final desta certificação, o que torna tudo muito nebuloso para ser culpa apenas do clube.

    Curtir

  29. Pelo que está escrito na matéria afirmar que é incompetência é de extrema má fé. Não há informações suficientes para afirmar isso.
    Ouvir o outro lado é sempre importante. Seja para informar melhor ou para dar oportunidades as pessoas de se expliquem.
    Trabalho em processos de certificação, e seja, por motivos burocráticos da empresa ou da certificadora, alguns processos ficam aguardando uma definição. Isso não desqualifica nem a empresa e nem a entidade certificadora.
    Taxar alguém como incompetente é muito sério e total falta de respeito.

    Curtir

  30. As torcidas e o caminho certo.

    Todos sabem que tem a Torcida Política, cujo objetivo é fazer movimento para mudança, e tem Torcida de Campo, que incentiva o time de futebol no jogo. Quando o time de futebol não vai bem, só há uma torcida mais forte que qualquer associado, que qualquer conselheiro e que qualquer diretor: é a da arquibancada, é o povo inflamado que com sua paixão pode dar outros rumos a qualquer administração.

    Essa é a referência – a única referência que a diretoria respeita, todo o resto entra por um ouvido e sai no outro. Na Torcida da Arquibancada se juntam todos os são-paulinos: os políticos de carteirinha e os que só têm na mão o ingresso. No campo a paixão popular transtorna a razão, causa reviravolta, transborda e avança outras praias para arrancar do comando os responsáveis pelo fracasso.

    Pelo que se escuta, isso não está longe no São Paulo F.C. – a virada pode começar a 9 de setembro, de uma maneira ou de outra. É a referência.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s