Escrevi esse texto sobre a saída de Ceni do São Paulo. Muitos amigos, através do twitter, me criticaram. Diziam que o texto passava a impressão de ser o ex-treinador o único culpado pela má fase do São Paulo. Reli o texto e dou razão às críticas. Meu erro foi acreditar que o que é tão explícito não deveria ser repetido. Todos sabem da fragilidade da diretoria do São Paulo, pensei que não fosse preciso ressaltar. Principalmente porque, aqui no meu blog, já deixei isso claro muitas vezes. Mas, quem lê agora, não é obrigado a ter lido antes, não é mesmo?

O grande erro da diretoria foi permitir o desmanche total do elenco montado para o início do ano. Mesmo precisando de dinheiro, era possível ter feito coisa melhor do que feito. Lyanco, por exemplo. O correto era manter o jogador e vender Lucão. Mesmo com erros contumazes, Lucão tem um currículo impecável nas seleções de base. E mais de 80 jogos pelo clube.

O São Paulo deveria ter sido agressivo e buscado um clube no mercado europeu. Lyanco seria titular agora. Outro erro, o maior de todos, foi a saída de Thiago Mendes. Ceni não queria e pediu para que ele ficasse. Insistiu e não adiantou. E o São Paulo atendeu aos pedidos do  jogador e não do treinador. Não era obrigado a vender. A não ser pela multa, que não foi o caso. Deveria ter tido uma atitude parecida com a do Liverpool no caso Philippe Coutinho.

Houve ainda a contratação de muito jogador ruim, como Douglas, Denílson, Edimar, Marcinho, Thomaz e Sidão. Não interessa quem indicou, não deveriam ter sido contratados. Principalmente Sidão. Não que ele seja pior que os outros citados e sim porque o gol era a situação mais grave. Denis não deu certo e era preciso uma grande contratação. Um goleiro como Weverton ou Danilo Fernandes. A solução foi Sidão? Vejam como o Botafogo se deu bem com Gatito Fernandes.

Eu acho que Ceni deveria ter ficado até o final do turno, pelo menos. E o pior de todos os erros de Leco foi dizer, em entrevista coletiva, após a queda de Ceni, que não tinha culpa de nada. Um vexame. Tudo isso eu havia escrito Mas vocês não eram obrigados a terem lido. A queda do São Paulo, se houver, terá muitas digitais. Não apenas a de Rogério Ceni

Menon