O Movimento Resgate Tricolor foi criado para lutar por mudanças no São Paulo. Composto por torcedores em sua essência, o intuito é dar luz à real situação do clube e não “tocar violino enquanto o Titanic afunda” como fazem os atuais gestores.

Um primeiro passo foi o abaixo assinado que caminha para 6mil assinaturas solicitando um profissional na coordenação técnica para ajudar a salvar o Tricolor do rebaixamento já que Pinotti se mostra perdido.

Como muitas dúvidas surgiram e gente que atua ao lado dos que vem destruindo o clube criou desinformação e quis taxar o movimento de político e não autêntico e nascido de torcedores, segue uma entrevista com quem criou o movimento, Ignacio Barreto que respondeu junto à Fernando Benincasa que atua no apoio.

Ontem, houveram tentativas de diminuir, desestruturar e descaracterizar seu conceito principal através de porta vozes de Leco, Pinotti etc. Ao torcedor, sócio e conselheiro que não se deixa enganar por joguetes e por gente que só quer se aproveitar do clube, olho aberto. Quem não ganha ou vive de dividendos do São Paulo, não está ao lado deles. Os que estão, estão pelo clube ou por si?

É uma pergunta difícil de ser respondida sem generalizar. Mas, enquanto o clube naufraga, ao menos precisamos lutar por mudanças para realmente, resgatar o São Paulo. Afinal, a quem interessa esse caos?

Confira a entrevista em que o Blog do São Paulo tenta com o grupo, ajudar a esclarecer mentiras, desmistificar engodos e impedir que novos mal intencionados prejudiquem nossa missão principal.

• Ignacio, conte para o torcedor como surgiu a ideia do Resgate Tricolor, o que é e como se estrutura o movimento? 

Movimento nasceu espontaneamente através da indignação de torcedores atuantes que acompanham dia a dia tudo que acontece dentro e fora de campo. Sua estrutura baseia-se inicialmente na organização racional de cada tema debatido entre torcedores, em seguida (estruturar a base de divulgação em redes), tudo isso é checado com muito cuidado até mesmo, para não enfraquecer o manifesto. Não chegamos aqui para banalizar e sim, tentar ajudar o clube)

• Quais os próximos passos com o corpo que está tomando o movimento?

Primeiramente organizar o movimento, pois estamos recebendo inúmeros pedidos de participação e gerenciar tudo isso, não é nada fácil. Queremos um movimento conciso em suas solicitações, sem fantasias mas, alertar principalmente os pontos impactantes que assolam o clube.

• Sempre que um grupo ganha força, é chamado para dentro da gestão. Hoje, inclusive, há ex líderes de grupos considerados de nova geração com Leco neste modelo. Como garantir que isso não ocorra com os líderes do Resgate Tricolor? 

De forma alguma, como alertamos a ideia nasceu de torcedores indignados com a situação. Logicamente sempre há suposições, neste caso, não.

• O que o torcedor pode fazer para ajudar?

Primeiramente, assinar o abaixo assinado que já recebeu mais de 7.000 torcedores, o início é por aí. Após, o objetivo é que a atual gestão se manifeste com providências, temos 16 rodadas à frente e a diretoria deve ter uma ação imediata. Não queremos impor nada, somente que tenham ações rápidas.

• O que os sócios estão achando do movimento? 

Percebemos que a preocupação estão em ambos os lados, sócios e torcedores comuns. Percebemos tudo isso através das manifestações em redes sociais, nosso último levantamento no domingo em nosso abaixo assinado eletrônico às 22:00h, constam  mais de 5 mil apoiadores.

• Conselheiros estão aderindo? Acha que colocarão egos de lado e apoiarão? 

Por enquanto, temos adesão declarada de torcedores somente. Acredito que membros do Conselho podem  apoiar sim, mas o foco não é montarmos um grupo de conselheiros, é na verdade apartarmos assuntos distintos. Conselheiros, serão bem vindos é claro, até porque conselheiros são torcedores como nós e não estão ou não devem estar contentes com a situação do futebol do SPFC.

• Internamente, a gestão atual acredita que vindo vitórias, a força externa diminui. O grupo oscilará com mudança de resultados? Qual a fórmula de mantermos a unidade e a intensidade? 

A fórmula é simples, fiscalizar o dia a dia do trabalho interno, não adianta o clube sair desta este ano, e os mesmos erros se repetirem em 2018, sacrificando o torcedor. Basta, o SPFC é muito grande para disputar rebaixamentos consecutivos.

• Deixe sua mensagem a quem hoje está no comando do clube e quem está querendo mudar.

Ser aberto a mudanças, se algo não caminha bem, mudar é preciso. Afinal de contas, o interesse aqui no momento é tirarmos o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE desta situação. Não queremos: violência, conturbar ambiente, invasões em CT nada disso, queremos um clube que construiu fortemente sua identidade e não pode deixar apagar uma história. Ninguém encontra-se confortável nesta situação.

Ajude o São Paulo e assine:

ttps://www.change.org/p/s%C3%A3o-paulo-futebol-clube-contrata%C3%A7%C3%A3o-imediata-de-coordenador-t%C3%A9cnico-de-futebol-pelo-s%C3%A3o-paulo-fc?recruiter=385901572&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition