Ou vai, ou racha: Dorival muda o São Paulo

O São Paulo trabalha forte para deixar a zona de rebaixamento. Nesta quinta-feira, o técnico Dorival Júnior comandou treino em dois períodos, e focou no posicionamento e na marcação sob pressão. Apesar das baixas, o treinador esboçou a equipe que pode entrar em campo no próximo dia 9 de setembro, contra a Ponte Preta, no Morumbi.

O Tricolor paulista possui três jogadores defendendo suas seleções nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018: Christian Cueva, Rodrigo Caio e Robert Arboleda. Para agravar ainda mais a delicada situação de Dorival, o comandante não poderá contar com o zagueiro equatoriano, que está suspenso. Por isso, realizou mudanças no time que vinha sendo considerado titular.

No treino desta quinta, a zaga são-paulina foi composta por Éder Militão, volante atuando na lateral direita, Diego Lugano e Aderllan fazendo a dupla de zagueiros, e Edimar pela lateral esquerda. A linha de três volantes foi mantida por Dorival, com Petros, Jucilei e Hernanes. No ataque, Marcos Guilherme jogou ao lado de Lucas Fernandes, que ficou com a vaga de Cueva, na seleção peruana, e Gilberto, substituto de Lucas Pratto, liberado para realizar exame de raciocínio.

Na atividade, o time titular tinha como objetivo atacar a defesa reserva. Petros iniciava as jogadas, que contavam com passes rápidos e muita movimentação. Após alguns minutos, Dorival entregava a bola para a linha defensiva, pressionada pelos titulares e obrigada a rifar a bola para o meio-campo, onde as jogadas voltavam a acontecer.

Após cerca de meia hora, os titulares partiram para outro campo, realizando atividade em campo reduzido com o auxiliar técnico Lucas Silvestre. Dorival seguiu comandando o mesmo treino, dessa vez com os reservas. A atividade desta quinta-feira também contou com a presença do jovem volante Araruna. O jogador se recupera de estiramento na coxa direita e fez trabalho separado dos companheiros.

Com 23 pontos, o São Paulo é o 19º e penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro. O Tricolor tenta se livrar da incomoda posição no dia 9 de setembro, quando encara a Ponte Preta, no estádio do Morumbi, às 19h00 (de Brasília).

GE

Anúncios

36 comentários

  1. Próximo jogo é pra 3 pontos em casa em cima da Ponte. Isso sim está nas minhas contas para chegar aos 45 pontos. De resto está tudo “normal”.

    Off-topic: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/teia-de-escudos-e-cor-preta-vaza-imagem-da-nova-camisa-do-sao-paulo.ghtml
    A única coisa bonita nesse terceiro uniforme é o escudo do SPFC. Não gostei do modelo nem das cores. Esperava mais da UA.

    Curtir

    • É meio engraçado alguns falando que o grupo não é bom e que tem “racha”, sendo que chegaram quase todos agora. E pior, nomes como Pratto, Hernanes, Petros, Jucilei, Rodrigo Caio e Lugano não deixariam outros jogadores faltarem com comprometimento. O problema de jogadores como Buffarini, Edimar e Marcinho é ruindade mesmo, sendo que este último é novo (21 anos) e ainda pode melhorar.

      Já o Cueva sim, está lembrando um Paulo Henrique Ganso. E mesmo assim Thomaz e Gomez não aparecem no time (treinou Lucas Fernandes).

      Curtir

  2. Sobre o post anterior, me parece bobagem desdenhar do monitoramento de jogadores em séries inferiores, a questão é saber filtrar jogadores com potencial e não contratar pro contratar.

    Entre um atleta com potencial limitado e oportunidades à Caique, Liziero, Brenner e assim vai, não tenho dúvidas em recorrer aos meninos.

    Curtir

  3. Tô vendo o Arboleda jogar no Ecuador y creio que os erros de posicionamento é porque ele é o Rodrigo Caio jogam e ele deve ter difículdade de se adaptar a direita. Talvez seria bom inverter o Rodrigo Caio e Arboleda.

    Curtir

  4. Minha seleção é o SPFC.

    Enquanto isso, um jogo sonolento da selenike.

    Espero que o Dorival aproveite a “inter-temporada” para encontrar um time eficiente e equilibrado, coeso e organizado.

    Não é pedir muito, né Dorival ?

    Curtir

  5. Meu Deus! Tá explicado porque temos tomado tantos gols. Esse Arboleda é ruim demais!

    Alguém aí tem a estatística de quantos gols o time levou após o Arboleda começar a jogar? Antes e depois…

    Curtir

    • É mais fácil você analisar a zaga com R. Caio entregando todo o jogo, e os laterais, Buffa (Bruno) Edimar sempre comprometendo.
      Arboleda não é um primor, más não é ruim ao ponto de comprometer.

      Curtir

  6. Arboleda bem mesmo, jogando pelo lado esquerdo da zaga, apenas tomou o chapéu do G. Jesus, mas não tinha o que fazer nessa jogada.
    Na seleção ele joga sozinho, assim como no SP, pois tem por parceiros, dois jogadores que entregam sempre e laterais ruins.

    Curtir

  7. Com Militão na direita eu colocaria o Júnior na esquerda. Mas, entendi querer fechar a casinha.
    Agora, essa trinca de meio campo não dá também. Ou Petros, ou Jucilei.

    Curtir

    • Problema que precisamos de um escape por algum dos lados, mesmo que o time jogue mais fechado. E é mais fácil ensinar um lateral ofensivo a marcar melhor que um defensivo a criar melhor.

      Curtir

      • Pois é…

        O escape não será Militão, Lugano, aderlan, Edimar, Petros, Jucilei nem Hernanes… Também não será Pratto ou Gilberto. Portanto, só restaria Marcos e Cueva/Lucas, que não possuem essa intensidade.

        Preferível colocar o Júnior e o Lucas (ou até Araruna) no lugar de Petros ou Jucilei.

        Curtir

  8. Janela fechou, RC ficou…não sei se comemoro ou choro…tomara que volte a jogar sério, e se não acontecer que o Dorival tenha coragem de tirar ele do time.

    Curtir

  9. Se o Cueva não arrebentar no próximo jogo no São Paulo, pode crer que ele ta de sacanagem. Ele pode não estar nas melhores fases, mas jogou bem na seleção. Nada justifica ele não render no São Paulo.

    Curtir

  10. Cade amistosos? Ou o risco de perder jogadores fala mais alto? Testar uma nova escalação dentro do proprio embate complica. Jogar contra um time que nao sabe o que foi plangejado me parece mais logico, ainda que existam riscos.

    Curtir

  11. O Cueva joga bem quando tem lateral apoiando bem. Eu só espero que ele não ache que jogou bem, ta tudo bem e meta cana la no Peru. Pra não chegar ressacado aqui no São Paulo.

    Curtir

  12. O problema de treino e que eles jogam contra eles mesmo, e vamos concordar são muito fracos, ruim mesmo, é por isso que quando jogam com outros times eles sofrem. Treinar com jogadores fracos e sem futebol é uma coisa, pegar times com jogadores melhores que os nossos é outra coisa.

    Curtir

  13. Continuo dizendo que petros e Jucilei no meio-campo não dá, até quando, Burrival? São extremamente lentos, vejam o jogo contra os gnomos verdes, aquele jogo era para ser vitória do SPFC se os volantes não dessem tanto espaço para os rápidos ( mas tecnicamente medianos) jogadores do palmeiras. Eu jogaria com 3 zagueiros, com Jucilei na zaga ao lado do Arboleda e Rodrigo caio como líbero. Na LD alguém que saiba pelo menos marcar, por exemplo , Militão. E , na esquerda, voltaria com o Junior porque o Edimar é simplesmente muito ruim.
    Renan,Militão, Jucilei, Arboleda, Junior, Rodrigo caio, Petros, hernanes, Lucas Fernandes ( ou Shaylon), Marcos e Pratto. E , se Petros continuar mal nessa formação, põe o Araruna ou o Gomes. Mas não sou eu que escalo, não é, Burrival? Ou ganha da macaca ou está fora do morumTRI, viu, Burrival?

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s