A estreia de Telê Santana, em sua segunda passagem pelo tricolor (a primeira tinha sido em 1973), aconteceu em 14 de outubro de 1990.

Substituindo Pablo Forlan, o São Paulo enfrentou em São José dos Campos, a equipe da casa, em partida válida pelo campeonato brasileiro.

Telê escalou a equipe com Zetti, Zé Teodoro, Antônio Carlos, Ricardo Rocha, Leonardo, Bernardo, Cafu, Raí, Alcindo, Paulo César depois Marcelo Conte, Gilmar Oliveira depois Mário Tilico.

O resultado foi um 0 a 0 bem sem graça.

Menos de um ano, aliás, menos de 9 meses depois daquela estreia, a nossa primeira conquista da fase mais gloriosa da história da equipe brasileira mais vencedora desde então.

Novamente no interior de São Paulo, agora em Bragança Paulista, um novo 0 a 0, e o título de campeão brasileiro, aliás, o tricampeonato.

Dia 9 de junho de 1991, no estádio Marcelo Stefani, o São Paulo jogava por um empate frente ao Bragantino, a equipe que era a grande sensação do início da década de 1990.

Naquele dia, entramos em campo com Zetti, Zé Teodoro, Antônio Carlos, Ricardo Rocha, Leonardo, Ronaldão, Bernardo, Cafu, Raí, Muller depois Flávio e Macedo.

Da equipe titular apenas três alterações, com relação ao primeiro jogo de Telê, as entradas de Ronaldão, Muller e Macedo.

Pois é, Telê em menos de um ano chegou a duas finais de campeonato brasileiro, basicamente com a mesma equipe, sem muitos reforços.

Esta é diferença de um grande técnico para apenas um técnico.

O campeonato brasileiro de 1991 foi amplamente dominado pelo Tricolor que acabou a fase de classificação na primeira colocação.

Perdeu as vantagens nas finais, após empatar as duas partidas frente o Atlético Mineiro, enquanto que o Bragantino passou pelo Fluminense, que tinha chegado as semifinais devido a uma decisão no tapetão.

Pois bem…

Quando falamos do título de 1991, outro nome precisa ser lembrado, justamente o do autor do gol do título, reserva daquela equipe, e que também estava no banco na estreia de Telê em 1990, Mario Tilico.

Aproveitando uma magistral cabeçada de Bernardo na trave e uma das históricas “furadas” de Muller, Tilico marcou.

Inesquecível!!!

Para recordar: http://www.youtube.com/watch?v=F6Z5nOuiu5k

Por: José Renato Santiago