O primeiro título da Era Telê

A estreia de Telê Santana, em sua segunda passagem pelo tricolor (a primeira tinha sido em 1973), aconteceu em 14 de outubro de 1990.

Substituindo Pablo Forlan, o São Paulo enfrentou em São José dos Campos, a equipe da casa, em partida válida pelo campeonato brasileiro.

Telê escalou a equipe com Zetti, Zé Teodoro, Antônio Carlos, Ricardo Rocha, Leonardo, Bernardo, Cafu, Raí, Alcindo, Paulo César depois Marcelo Conte, Gilmar Oliveira depois Mário Tilico.

O resultado foi um 0 a 0 bem sem graça.

Menos de um ano, aliás, menos de 9 meses depois daquela estreia, a nossa primeira conquista da fase mais gloriosa da história da equipe brasileira mais vencedora desde então.

Novamente no interior de São Paulo, agora em Bragança Paulista, um novo 0 a 0, e o título de campeão brasileiro, aliás, o tricampeonato.

Dia 9 de junho de 1991, no estádio Marcelo Stefani, o São Paulo jogava por um empate frente ao Bragantino, a equipe que era a grande sensação do início da década de 1990.

Naquele dia, entramos em campo com Zetti, Zé Teodoro, Antônio Carlos, Ricardo Rocha, Leonardo, Ronaldão, Bernardo, Cafu, Raí, Muller depois Flávio e Macedo.

Da equipe titular apenas três alterações, com relação ao primeiro jogo de Telê, as entradas de Ronaldão, Muller e Macedo.

Pois é, Telê em menos de um ano chegou a duas finais de campeonato brasileiro, basicamente com a mesma equipe, sem muitos reforços.

Esta é diferença de um grande técnico para apenas um técnico.

O campeonato brasileiro de 1991 foi amplamente dominado pelo Tricolor que acabou a fase de classificação na primeira colocação.

Perdeu as vantagens nas finais, após empatar as duas partidas frente o Atlético Mineiro, enquanto que o Bragantino passou pelo Fluminense, que tinha chegado as semifinais devido a uma decisão no tapetão.

Pois bem…

Quando falamos do título de 1991, outro nome precisa ser lembrado, justamente o do autor do gol do título, reserva daquela equipe, e que também estava no banco na estreia de Telê em 1990, Mario Tilico.

Aproveitando uma magistral cabeçada de Bernardo na trave e uma das históricas “furadas” de Muller, Tilico marcou.

Inesquecível!!!

Para recordar: http://www.youtube.com/watch?v=F6Z5nOuiu5k

Por: José Renato Santiago 

Anúncios

80 comentários

  1. Que bom que entrou outro post! O torcedor tá infeliz, insatisfeito e revoltado, mas tenho certeza que qdo um são paulino chega no estádio ou liga a tv ele tem a esperança de que naquele dia vai ser diferente. É essa a esperança que tem que ficar pq é essa esperança que vai empurrar o SPFC pra cima.

    Curtido por 1 pessoa

    • O post do tal Ricardo fiz questão de parar de ler assim que vi a manchete. Puro exagero! Mesmo que eventualmente caísse de divisão a vida continuaria, não seria o fim do clube. Mas não vai cair, apesar de Leco e Pinoti . Agora, esse post parece ter sido feito por um corintiano para tentar abalar a moral do São paulino.

      Curtir

  2. Ainda o Post anterior:
    Xô Urubuzada, xô, passa!!!!
    Kkkkkkkkkkkkk
    Os apocalipticos estão se proliferando… Tem nada não… Vão quebrar a cara… Rsss
    Isso aí, Massa Tricolor!
    Isso aí, Alagoano!
    Isso aí, moçada do bem!
    Apoio ao DJ, o time está .elaborando sim.
    Perdemos mais por erros individuais, mas a recuperação virá!
    E um chute na canela dos derrotistas antecipados.
    Vamos apoiar, gente!

    Vai São Paulo!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • É monento de lucidez, diretoria, nao de desespero. Um lider tem que manter a cabeça no lugar. Nada de atitudes intempestivas.

      Lucidez?
      Num contraataque Hernanes corria pela esquerda, e quando estava proximo da area, Gilberto avançou antes da hora e ficou bem impedido. Sabendo disso, parou, tomou a falta e não perdeu posse de bola nem tomou contraataque. Sem lucidez passaria e juiz daria impedimento ou cruzaria para ninguem na area.
      Na bola que Pratto se contundiu, Hernanes estava com dominio.
      Mais lucidez tricolor. Em todos os niveis.
      Nestes momentos ela é mais necessária.

      Curtir

      • Exatamente…

        É que o momento nos leva a tomar decisões precipitadas, mas precisa trabalhar isso nos jogadores…

        Não adianta se desesperar (deixa isso com o torcedor rsrsrs), só eles podem resolver em campo no final das contas…

        Curtir

  3. Eu não acredito que Rogério Ceni tenha sido contratado com o intuito de alavancar a candidatura de Leco , mas como é de conhecimento geral , leco é num indivíduo fraco e aos fracos todo projeto ele mora a justificativa do fracasso e não a busca do sucesso, pois bem , tá aí a função do ídolo Rogério , será servido após o fracasso como o pai do tricolor na segunda divisão.

    Curtir

    • Acho que exclusivamente por esse motivo não mesmo, mas que tem um pouquinho disso tem sim…

      Independente disso, não houve critério na contratação e sim uma aposta, que não deu certo (havia enormes chances), mas é aí que entra a pessoa com personalidade, o grande líder e dizer “Eu errei, apostei e não deu certo, a responsabilidade é minha!”

      O que vimos foi o contrário, daí eu pergunto, que presidente é esse? Que tipo de líder é esse? O que o impede de fazer a mesma coisa com DJ, ou o próximo técnico o próximo, o próximo… e também com os diretores de futebol, os próximos, os próximos…

      Um líder com esse comportamento tem credibilidade?

      Curtir

  4. Acompanho futebol desde 86 (tinha 7 anos), quando fomos Bi-campeões brasileiros, e depois teve o paulista de 87… peguei o auge e final dos menudos do Cilinho… Já ali tinha alguns jogadores que admirava… Müller, Silas…

    Mas foi na “Era Telê” que apareceu meu primeiro grande ídolo (não o maior, pois não tenho), Armelino Donizetti Quagliato, o Zetti… e junto com ele Raí, Cafú, depois Palhinha, Pintado, Cerezo, e Müller novamente e por aí vai…

    Me surpreendia a velocidade com que esse time jogava, atacávamos em bloco com até 8 jogadores… era assombroso para a época… Não fosse o calendário absurdo (sim, naquela época era sim! Hoje é mi mi mi) que fez o SP jogar 97 (!!!!!!!!!!) jogos em 1992 por exemplo conquistaríamos mais títulos ainda!!! Era tanto jogo que o SP usava o famoso “expressinho”, que conquistou a Conmebol de 94 com uma goleada histórica contra o time profissional do Peñarol!!! 6 x 1!!!

    Nossa, é tanta coisa boa pra se lembrar dessa época que da vontade de chorar…

    Curtir

  5. Esse Perrrone é mais um destes teclados de aluguel… o triste é que estamos dando motivos para esses Gaivotas detonarem agente na mídia… triste realidade que vivemos…. quem viu o nosso São Paulo no passado e ve agora…. que tristeza….

    Curtir

  6. Acho que eu não assisti o mesmo jogo domingo não é possível.

    Chance por chance, nós fomos bem superiores a pepa pig, se o Marcos faz aquele gol, seria 2 x 0 e provavelmente desmontaria o palmeiras, a torcida iria ficar contra o timeco deles e muito provavelmente poderíamos fazer o terceiro.

    O time foi bem e sentiu a falta do Pratto.

    Dorival vai dar jeito nesse time, ainda iremos terminar o campeonato em uma posição melhor, tenho fé nisso.

    Curtido por 1 pessoa

    • Disse tudo, Rafa!
      Assim como o Massa e outros colegas, também estou vendo melhoras no time. Mas a bola precisa começar a entrar… E vai entrar !!!!!

      #PraSempreSaoPaulo
      #JuntosSomosMaisFortes
      #GiganteNaoCai

      E Pau no Leco!!!!!

      Curtido por 1 pessoa

    • Cara, eu também. Apesar das nossas dificuldades de marcação, achei que estávamos fazendo um ótimo 1º tempo até a saída do Pratto. Se aquela bola na trave entra e o MG faz o gol, estaríamos com 3 x 0 na casa dos caras. Mas como o ‘se’ não entra em campo…

      Curtir

    • Pois é… Só que tem o seguinte… Picharam o que é contra quem?
      Contra a Diretoria?
      Então eu apoio!!!
      Precisa ficar bem claro que apoio é para o time e o técnico, que vai dar jeito
      na equipe!
      A Direção tem mais é que levar pau mesmo !!!

      Curtir

  7. Para o dia 09, eu tentaria o Maicosuel, ele é um jogador arisco e dificil de marcar, tem que dar chance pro cara, se ele vem bem nos treinamentos pode nos ajudar, colocaria ele no lugar do Cueva e o Marcos guilherme na ponta esquerda, tiraria o Petros e colocaria o Lucas Fernandes no meio com o Hernanes um pouco recuado e mandaria ver.

    Cueva ta de sacanagem, então é banco e ponto final.

    Curtir

    • Acho razoável essa formação. Um caminho válido, mas ainda acho que dá para colocar o Militão fechando a defesa e o Júnior na esquerda.

      —————————– Sidão —————————
      Militão – Lugano/Aderlan – R. Caio – Júnior
      —————————– Jucilei —————————
      Maicossuel – Lucas F – Hernanes – Marcos
      —————————— Pratto —————————

      Curtido por 1 pessoa

      • Exatamente isso que pensei, fecharia a lateral direita e daria total liberdade para o Maicosuel , ele é rápido e driblador, tiraria um pouco da responsa de marcar. E o diferencial, ele é um cara que arrisca, que chuta de fora da area, que vai pra cima e não se omite, não é craque mas é bom jogador, ele pode ser nosso diferencial.

        Curtir

  8. Cícero pode ser reintegrado também ?

    Rola o papo….pior que o cara que o indicou, deu prejuízo financeiro e técnico ao clube e ainda levou 5 milhões……

    E vamos bater palmas………………

    Curtir

      • Claro que prossegue, é fato real….não tem mentira na minha afirmação, é o conjunto da obra toda, Leco incompetente, Pinotti fraco e Ceni sem legado…..todo mundo junto e misturado parcero.

        Curtir

        • Então temos que comentar tbm do Bauza, do Doriva, do Ricardo Gomes… Pq a m… vem de longa data já.. ou ano passado foi excelente e só esse ano que está ruim?

          Curtir

          • Não adianta, Allan… Esse e outro moço aí vivem um problema crônico com o ex-treinador… O cara já saiu tem 2 meses, e quem está destruindo o clube e deve ficar até final de 2020 é que deveria sumir!!!
            Mas… O rapaz aí achou o anticristo do clube na pessoa do cara que nem está mais lá… Rsss

            Curtir

        • Nossa FBN você se supera…

          Otimista nato??? Desde que conheci você mudei meu conceito de otimismo… lembro muito bem (e tenho certeza que não sou o único) de você afirmando que cairíamos logo após a derrota para o Coxa… e o discurso prosseguiu após a derrota para o Bahia… Se isso é ser otimista nato, então fui enganado todo esse tempo… e nem quera conhecer um pessimista nato…

          Um otimista nato é aquele que fica atribuindo tudo de errado que acontece no clube a um ex-funcionário… vou reforçar, um ex-funcionário do clube!!!! É isso mesmo??? Isso é ser otimista???

          “Mudar o disco”… kkkkkkkkkkkkkkkk Você, justo você, vem falar sobre mudar o disco??? Você aconselha os outros a mudar o disco e logo na sequência como se nada tivesse acontecido vem falar do Ceni pela enésima vez??? É normal isso???

          Alguém me ajuda aí a entender isso por favor…

          Curtido por 1 pessoa

          • Nem perco mais tempo lendo posts desse cidadão, isso do RC é só o que sabe falar, como se o RC tivesse recebido um time multi-campeão de 2016….
            Esquece q 2016 com outros 2 técnicos tbm sofremos demais, mas é mais fácil jogar td a culpa no RC e isentar quem o trouxe e quem concordou com a multa.

            O cara é um brincalhão isso sim!

            Curtir

          • Perfeiro, Nelson.

            A incoerência impera… bater sistematicamente e repetidamente na mesma tecla durante meses e meses e ainda vir pedir pro outro amigo “virar o disco”… parece piada, mas não é, o pior é que ele fala sério! Sabe aquelas pessoas que não conseguem se enxergar? Então…

            FBN já chegou até a ameaçar alguém do blog que acusou o Leco de corrupção… Se não é parente do Leco, no mínimo é amigo. Mas ele se esconde por trás do nick dele, não tem coragem de mostrar quem é.

            Curtir

  9. SP 2017
    Sidão e Renan – Nunca foram titulares de time grande
    Bruno e Bufarini – Dispensa comentário
    Arboleda – Ninguém conhecia
    Petros e Jucilei – A Espanha e a China não fizeram muita questão da permanência deles
    Gilberto – Ex- Santa Cruz, Portuguesa e EUA.
    Marcinho – Rebaixado com o São Bernardo
    Marcos Guilherme – Reforço diretamente da Croácia
    Edimar – Reserva do Cruzeiro

    Merece cair mesmo…

    Curtir

    • Não é por aí, Rodrigo, veja o nível dos jogadores do Small . o problema é outro, é diretivo, sempre foi, não adianta mais tentar jogar a culpa só nos jogadores

      Curtir

    • Bom dia, Rodrigo!

      Discordo… coloque um desses ai no Cruzeiro, no Corinthians, no Flamengo, para ver se não rende… Sidão, Buffarini, Edimar e Marcinho até ok, mas o resto daria pra jogar em vários times nacionais.

      Jucilei está sendo prejudicado pela formação do técnico, e o Petros tbm está fora da posição que rende mais.

      Curtir

  10. Alguém sabe o que se passa com Jucilei? Está jogando fora d eposição? Como caiu o futebol dele, contra o Guarani da capital foi a pior partida de Jucilei, pesado, facilmente driblado, não marcando ninguém. Assustado como parece existir um abismo negro dentro do SPFC que suga o futebol de alguns jogadores: Cueva, Jucilei e até mesmo lucas Pratto, que no começo fazia gol todo jogo. O que acontece? Será que é a bagunça tática? pergunto isso porque Jucilei jogando ao lado do Tiago era outro jogador.

    Curtir

    • Bom dia, Joaquim!

      Acho que tem dois fatores: Um que um amigo nosso ressaltou aqui no blog ontem: ele não teve pré-temporada, pode estar um tanto fadigado. E o segundo e mais preponderante ao meu ver: ele está fora de posição e sendo usado de forma que sua principal característica fica prejudicada: roubar bolas e sair tocando lateralmente. Com o Thiago, ele fazia o cabeça de área e o Thiago na posição do Hernanes. Thiago auxiliava no primeiro combate e tinha velocidade. Jucilei de cabeça de área é gigante. Agora o Hernanes não auxilia tanto na marcação, joga mais solto e o Jucilei ao seu lado, pouco produtivo. Dorival deveria inverter o Jucilei com o Petros, ele está matando os dois.

      Curtir

  11. https://www.terra.com.br/esportes/lance/ex-diretor-do-sao-paulo-com-mais-dificuldade-fomos-a-semi-na-liberta,597ee93343b9454ce28eb246134456dfup2u5roa.html

    – Acompanho à distância, mas me parece que o clube está enfrentando desafios institucionais e estruturais que também enfrentei. Mas, hoje, vemos mais recursos e uma situação institucional mais estável. O modelo de gestão que adotamos, mesmo construído no cenário em que ocorreu, permitiu que chegássemos à semifinal da Libertadores. É abstrato, mas aquele modelo foi importante – disse Gustavo ao Lance!

    Curtir

    • Era fora Murici, depois volta Murici, era fora Gustavo, agora é volta Gustavo, era fora Ganso, depois volta Ganso, é Luis fabiano, que nunca ganhou nada, depois era fora Maicon (Grêmio), aí o cara arrebenta no Grêmio, era fica Maicon (zagueiro), depois era vai embora Maicon, era fora Ricardo Gomes, depois foi o cara era bom, era fora Thiago Mendes, depois virou o cara está fazendo falta, era fora Milton Cruz, depois ele fazia falta, era fora Reinaldo, depois o cara está bem na Chape, era o Mena é ruim, agora está entre os melhores laterais do ano no Sport, era o Ceni será um Guardiola, virou decepção, era vem Dorival, agora o cara já é questionado, era o Cueva é craque, agora é descartável, hoje é fora Leco e fora Pinotti, aí o futuro dirá, que Deus nos ajude sempre…..

      Curtir

  12. Boa tarde, galera! Tá bem complicado comentar no blog por esses dias, meu sentimento é o mesmo do Márcio, mas vamos lá:

    Não vejo com bons olhos a troca de treinador novamente… mas não vou mentir: Dorival me decepcionou enormemente. Achava que o time seria outro com ele, mas até agora…

    Vamos ter que nos salvar pelo coração e pelos lampejos de Hernanes e Pratto pq já vi que não vai ser com mudanças táticas.

    Meu medo maior seria de uma nova reformulação no final do ano, o que faria a gente viver outra ano de decepções.

    Antes que eu esqueça: foi muito falado por parte da diretoria que esse ano seria de recuperação financeira, o que poderia refletir em ano complicado em campo. Quero muitíssimo ver o balanço no início do ano que vem e ver se todas essas vendas valeram de algo, ou foi só papinho, assim como a venda do Lucas, do Piazon, do Ganso…

    Curtido por 1 pessoa

  13. Quando se compara as equipes brasileiras dos anos 90 e as atuais dá uma tristeza danada. O são Paulo tinha 6 ou 7 jogadores nível seleção brasileira. Bragantino lutava de igual aos grandes. Hoje só nos resta jogadores medianos. O restolho da América do sul. Jogadores velhos em final de carreira.

    Curtir

  14. Olha, não sei como funciona no futebol profissional, mas acho estranho um jogador jogar fora da posição que rende mais. Cair drasticamente e nada ser feito pela comissão técnica. A impressão que passa e a de que não existe dialogo entre jogadores e comissão, como se fosse mais ou menos assim: manda quem pode obedece quem te juízo. Não faz muito sentido.

    Curtido por 1 pessoa

  15. FBN, queria ter o seu otimismo.

    Mas, como acreditar?

    O SP não ganha nem no par ou ímpar fora de casa… Capaz de perder até do Atlético Goianiense (tem ainda o Vitória, o Vasco e o Coritiba fora de casa).

    E dentro de casa ganha 1 a cada 3.

    Nosso técnico DJ teve a proeza de perder pontos pro Atlético Goianiense e pro Coritiba em casa.

    Curtir

    • Tenha sim Rodrigo, analisei a tabela e acho que na bacia das almas não cairemos, e vejo que o time está jogando bem e mais arrumado taticamente, perdemos 6 meses na brincadeira de treinador e acertar o time no meio do brasileiro é complicado.

      Outro divisor de águas é atletas homens e de caráter que temos, Hernanes, Jucilei, Petros, Pratto, que vão se impor…

      Acredite sim amigo, abraço.

      Curtir

  16. Allan de Paula
    30 de agosto de 2017 às 10:42 Responder
    Então temos que comentar tbm do Bauza, do Doriva, do Ricardo Gomes… Pq a m… vem de longa data já.. ou ano passado foi excelente e só esse ano que está ruim?

    ———————————————————-

    O Bauza foi bem no seu estilo, chegou na semi da Libertadores e o time era guerreiro, o Doriva foi um erro assumido, Ricardo Gomes foi bem na sua primeira passagem, mas depois de seu AVC já não tinha 100% condições físicas para treinar, agora quem chegou na pompa de Guardiola, fazendo pose na fotografia no banco de reservas, trazendo gringos, arrumando confusão nas coletivas pela falta de humildade, escalando um time totalmente errado, fazendo substituições bizonhas de juvenil, indicando jogadores que nenhum deu certo, sendo deselegante no programa Bem Amigos com o Tite queimando nossa imagem e não abrindo mão da alta multa de 5 milhões não foram Bauza, Doriva e Ricardo Gomes…

    Pense nisso…..as vezes dizer as verdades é complicado….

    Curtir

    • Sim, sei bem disso tudo, acompanhei tudo desde o início do processo, fui inicialmente contra o Ceni já ser técnico pela falta de experiência, mas apoiei muito depois de fechada a negociação pois torcia pra dar certo. Mas vc acha que é apenas pelo Ceni que estamos nessa situação? A situação tá grave faz anos, mas se você acha que está tudo dentro do “planejamento” e o Ceni foi o destruidor do universo, é uma opinião sua. O planejamento está errado já faz muito tempo, reformulação atrás de reformulação, contratações erradas, sempre com anuência do incrível Leco e seus asseclas. Multa de 5 milhões? Quem foi o gênio que aceitou algo desse para um técnico iniciante? Precisaria de demissão sumária por lesar o clube com tamanha irresponsabilidade

      Bauza foi fraco, Doriva foi pífio, Gomes foi fraco, Ceni foi pífio a partir do jogo do Plameiras e Dorival está sendo fraco. Onde será que se encontra o problema? Acho que não é muito difícil juntar 1 com 1 se não for movido por questões particulares.

      O que não adianta é ficar culpando somente os atuantes do primeiro semestre sendo que o novo técnico até o momento só conseguiu piorar o futebol do nosso melhor jogador defensivo e ter a sorte do Hernanes estar com fome de bola. Dorival pode mudar o time nesses 15 dias? Pode, acredito piamente que irá e torço muuuuito pra isso, mas não será surpresa se isso não ocorrer. E a culpa será somente dele? Claro que não… existem vários jogadores em campo e superiores por trás de tudo isso. Superiores esses que estão rindo da cara dos torcedores.

      Curtir

      • Sim, o Leco é fraquíssimo, me lembro que na época do tri brasileiro ele era o diretor de futebol e mais atrapalhava do que ajudava, ninguém da Comissão Técnica gostava dele, e sempre cutucava nas entrevistas o trabalho do Murici, sendo totalmente deselegante, mas foi comendo pelas beiradas e o JJ destruiu a Oposição saudável do clube e o Leco venceu por falta de opções.
        O Pinotti é honesto e é bom gestor fora do futebol, mas na gestão esportiva é diferente da gestão empresarial, e outra, essa forma coronelista dele me incomoda, fica um ar de arrogância.

        As vendas deste ano foram necessárias sim, pelo lado financeiro, porém sejamos justos, 80% delas foram forçadas pelos próprios jogadores e seus empresários.

        Na minha opinião, o Ceni tem sim a maior culpa pela nossa temporada, ser eliminado da forma que fomos e 3 competições e a pior delas na Sul Americana, é fato inquestionável, além de prejuízo financeiro, desmotivou o elenco e poderíamos ter mais competições para arrumar o time, acompanho futebol há anos e mesmo com as demissões de treinadores, sempre os que saem deixam uma formação tática, e o que vimos após sua saída, uma bagunça geral, nem os próprios atletas entendiam o que faziam no esquema inexistente do cara, o respeitam pela pessoa, mas no trabalho de treinador, um fiasco total e isso reflete agora com 75% da temporada no final. Gatito Fernandes foi oferecido, quem vetou, entre muitas coisas que sei. abs

        Curtir

  17. São Paulo e Bragantino eram dois timaços no começo dos anos 1990, tanto é que boa parte dos jogadores dos dois times foram fazer história na Seleção e na Europa, bons tempos aqueles, hj em dia o Tricolor está no Z4 na Série A e o Bragantino está quase caindo para a Série D…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s