O que fazer para sair do rebaixamento?

Texto escrito no espaço Megafone no Blog do São Paulo, escrito pelo blogonauta João Roberto Nelli Costa.

Eu bem queria estar aqui para poder gozar da boa fase de nosso time, poder projetar quantos pontos supostamente faltariam para o título ou se venceríamos a final de algum campeonato. Contudo, venho aqui para fazer uma projeção de quantos pontos são necessários para nos livrarmos desse fantasma que insiste em nos assustar, tanto em 2013 e 2016, como agora.

Não tem como fugir dos cálculos, de quem e quantos deveremos vencer para conseguir essa permanência. E é bom deixar claro que essa é uma leitura, obviamente, bem particular de um torcedor conformado com o nosso campeonato: a luta para não cair.

E também é importante dizer que respeito todos que ainda acreditam em uma guinada do time e que também perseveram por uma vaguinha na Libertadores ano que vem.

Para mim, nosso ano, infelizmente, é e será esse até seu fim. Ganhando uma, perdendo outra, empatando duas…

Atualmente, temos 23 pontos e estamos a 2 do Vasco, primeiro time fora da zona.

Para permanecer na série A deste ano, o São Paulo tem de somar mais 22 pontos em 17 rodadas. Somados aos já 23 conquistados, chegaremos ao tão sonhado número 45, quantidade equivalente para o prosseguimento nessa divisão.

Para chegar a esse objetivo, citarei as três possibilidades mais viáveis para, ao menos, chegarmos ao “número mágico”:

– 8 vitórias;

– 7 vitórias e 1 empate ou

– 6 vitórias e 4 empates.

 

Em minha opinião, a última possibilidade é a mais provável de se conseguir. Com isso, nessas 6 vitórias, projetei que sejam contra adversários TEORICAMENTE fracos e – com exceção de alguns –  diretos na briga pelo rebaixamento, em partidas realizadas EM CASA. Essas vitórias seriam contra:

– Ponte Preta (23ª rodada; 09/09);

– Sport (26ª rodada; 27/09);

– Atlético Paranaense (28ª rodada; 15/10);

– Chapecoense (33ª rodada; 08/11);

– Botafogo (36ª rodada; 19/11);

– Bahia (38ª rodada; 03/12).

Total de pontos conquistados com as vitórias: 18 pontos.

 

Já os 4 empates,  foram  projetados contra:

– Vitória (Fora; 24ª rodada; 17/09);

– Atlético Goianiense (Fora; 32ª rodada; 05/11);

– Vasco (Fora; 34ª rodada; 12/11);

– Coritiba (Fora; 37ª rodada; 26/11).

Total de pontos conquistados com os empates: 4 pontos.

Caso consigamos atingir ao proposto, chegaremos à marca dos 45 pontos e, de acordo com a lógica dos últimos nove campeonatos, permaneceremos na série A.

 

Fora os citados acima, ainda jogaremos contra as seguintes equipes:

– Palmeiras (Fora; 22ª rodada; 27/08);

– Corinthians (Em casa; 25ª rodada; 24/09);

– Atlético Mineiro (Fora; 27ª rodada; 01/10);

– Fluminense (Fora; 29ª rodada; 18/10);

– Flamengo (Em casa; 30ª rodada; 22/10);

– Santos (Em casa; 31ª rodada; 29/10);

– Grêmio (Fora; 35ª rodada; 15/11).

Contra esses adversários, em minha leitura, tropeçaremos. Porém, se esses tropeços nos resultarem em um empate, em tese, estaremos no “lucro”.

Bom, é isso. Temos que nos conformar e compreender que nosso campeonato é esse:  a briga pela permanência. E por mais que ainda haja uma mera esperança de alcançar algo maior nessa competição, como alguma vaga no G6 – que pode se alongar em um até G9 -, deve ser comedida.

Devemos apoiar por essa permanência e não nos frustrar se, por acaso, batermos na trave por uma vaga na Libertadores.

Essa fase vai passar, torcedor. Conhecer e entender pelo o que cobrar e esperar da equipe é o primeiro passo para não se desapontar com o time.

Como diz um leitor aqui do blog (que me perdoe os créditos, pois esqueci seu nome),”na esperança de dias melhores”.

João Roberto Nelli,

torcedor tricolor da cidade de Maringá -PR

 

Anúncios

74 comentários

    • Eu não acredito nessa projeção. O São Paulo constantemente vem perdendo pros times da parte de baixo da tabela e acredito que teremos no máximo umas 04 vitórias até o final do brasileiro. Aposto mais que terremos vários empates e até mesmo 01 ou 02 vitórias contra times mais fortes e várias derrotas contra os times tidos como mais fracos e, pior, derrotas em casa. Mesmo assim creio que não cairemos graças ao fracasso de outros times que também brigam na zona de baixo.

      Curtir

  1. Certo, é isso mesmo. Espero q o DJ tenha isso em mente e se planeje de acordo: poupando jogadores em jogos que temos menos pretensões, por exemplo, e indo com ‘força máxima’ em jogos q ñ podemos perder.

    Uma coisa (mais complicada de calcular) é q pelo jeito este ano o campeão terá recorde de pontos.e o pelotão de baixo tá nivelado (estamos a penas 3 pontos do 12 se não me engano) e tem vários times com risco. Assim, é possível q a pontuação pra escapar seja menor este ano. Mas isso é subjetivo, o garantido mesmo são os 45 pontos.

    Curtir

  2. Gostei bastante da análise.
    Acho que é isso mesmo, com poucas variações, como por exemplo: Vitória contra o Cruzeiro em casa, na sua previsão, seria no máximo empate. Empate com o Avaí, seria um resultado previsto, pois foi jogo fora. Então, saimos no lucro com dois pontos.

    O problema é que não tá tão fácil ganhar de times “mais fracos” esse ano em casa.

    Por isso, acho que sua análise é bem verossímil. 6V e 4E… não deve sair disso mesmo.

    Curtir

  3. Eu já acho que o futebol brasileiro atual está muito nivelado nos times.Não tem muito essa de esse melhor time ou aquele.Os da ponta e os da zona não vejo uma diferença tão grande tecnicamente e assistindo os jogos sem ser do SPFC qualquer um pode conferir.Ontem assistindo os travecós e o Do Flamengo depois,vi duas peladas que mesmo o SPFC na zona,não dá nenhum receio de enfrenta lis ou já certeza de derrota.Tem jogar bola e principalmente fazer os gols que estamos perdendo e se possível sair na frente no placar,pois aí da mais tranquilidade e pode jogar no contra ataque,futebol está nivelado e por baixo….

    Curtir

  4. Com “esse futebol” que estamos jogando está muito difícil tingir os números de pontos para sair da zona de rebaixamento. Deixando nosso fervor de torcida e olhando “friamente” o futebol jogado por todos os times que estão na zona de rebaixamento podemos comprovar que o SPFC é o único que está praticando o PIOR futebol. Se assistiram os jogos de Vitória X Flamengo e Vitória X “curintia” podemos comprovar que as chances do Vitória e Bahia saírem da zona do rebaixamento é bem maior do que o SPFC. Até o Atlético de Goias está jogando melhor…… sem paixão clubística….. apenas realidade e mais um detalhe: o salário dos jogadores do SPFC são muito…muito maior do que todos os times que estão na zona do rebaixamento…… esses caras não merecem esses salários!
    CONCLUSÃO: Nosso time é muito ruim!!!! Paixão é uma coisa e realidade é outra!!!

    Curtir

  5. Eu tenho apoiado o time nos jogos aqui no Morumbi assim como têm feito à Torcida Tricolor,agora esta na hora dos jogadores colocarem o coração na ponta da chuteira e honrar mais esta camisa.
    Eu garanto à todos que não irei e incentivo todos a não irem a jogos da série B,sou totalmente a favor dos times grandes quê caem jogarem sem torcida e se o São Paulo cair tô longe de Série B.

    Curtir

  6. Concordo com o que alguns já comentaram antes de mim. Os times brasileiros são sim muito nivelados. Não há grande disparidade entre os primeiros e os últimos. Além disso, historicamente o São Paulo sempre teve dificuldade com times da parte de baixo da tabela. Mesmo nos anos do tricampeonato tropeçamos contra alguns times da zona.
    A conta está correta, só acho que chegaremos ao resultado final com um percurso bem diferente do citado no texto.

    Curtir

  7. O problema dessa análise é que o time do SPFC não faz o óbvio. Eles podem ganhar do Gremio lá na arena e perder algum jogo fácil no morumbi. Dificil demais fazer projeções pra um grupo que está longe de atingir estabilidade.

    Curtir

  8. Minha humilde projeção:
    Em casa: Ponte Preta (3), Sport (3), Atlético Paranaense (3), Chapecoense (1), Botafogo (3) e Bahia (3) = 16 pontos.
    Fora: Vitória (3), Atlético Goianiense (3), Vasco (0), Coritiba (0) = 6 pontos.
    Jogos duros: Palmeiras (1), Corinthians (1), Atlético Mineiro (0), Fluminense (1), Flamengo (1), Santos (3) e Grêmio (0) = 7 pontos.
    Total geral: 29 + 23 = 52 pts.
    Estou otimista? São resultados possíveis na minha humilde opinião.

    Curtir

  9. Alinne Fanelli‏ @alinnefanelli 16 hhá 16 horas
    A entrada será a partir das 8 horas pelo portão 15 e será liberada para quem levar 1kg de alimento, exceto sal e açúcar.

    Alinne Fanelli‏ @alinnefanelli 16 hHá 16 horas
    A torcida poderá utilizar as arquibancadas amarela e vermelha para acompanhar as atividades lideradas pelo técnico Dorival Júnior.

    Curtir

  10. Analise coerente, mas que contribue unicamente para levantar o astral da torcida. Exercitar a fé. Sabemos que diversos fatores impactam nessa projeção. Por isso, começaremos agora um mini paulistão com a intromissão do Vitória, fazendo dois jogos em casa e dois fora. Pela projeção do autor do texto, na visão otimista faríamos 6 pontos e na pessimista 4.
    Na minha visão, menos de sete pontos é trágico, acima disso, pensamos em G9…8…7.
    Esperar para ver e ir ao morumbi é o que me resta.

    Curtir

  11. Dorival é o mesmo estilo do Ricardo Gomes do ano passado. Treinador que não vibra que não grita na beira do campo. Jogador tem que sentir a presença do chefão fungando no cangote, no treino e no jogo, mas no final da batalha ele é um paizão. O Muricy com saúde, aquele de 2013, fez bem esse papel.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Até agora não vi lógica no futebol e nos resultados do time, tudo pode acontecer, então nem me atrevo fazer alguma projeção.
    Só tenho medo que os 45 pontos sejam insuficientes.

    Curtir

    • O receio é os outros times da degola começarem a pontuar, mas pode acontecer de outros, um pouco acima, caírem de rendimento também. O que não pode é o SP ficar patinando.

      Curtir

      • Vários times estão mostrando uma instabilidade tremenda. Quem estava fora começa a se aproximar do Z4, e outros começam a dar sinal de que podem sair.
        Realmente está tudo em aberto.
        Temos que fazer a nossa parte da melhor forma possível.

        Curtir

  13. Análise muito legal do xará João, o problema é que estamos deixando de ganhar pontos justamente dos adversários diretos, em compensação ganhamos pontos dos times de cima da tabela (recentemente Botafogo e Cruzeiro)…
    Para escapar da degola, temos que no segundo turno, fazer campanha de G6, senão cairemos!!!!

    Curtir

  14. Existe uma situação bem possível que é ficarmos mais umas rodadas no Z4 e então sairmos dela e passar o bastão pra equipes como Vasco e Atletico MG que não vao saber lidar com o Z4 tendo poucas rodadas pra sair do buraco.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Lamento muito os pontos perdidos de 2 jogos especialmente, ambos no morumbi: 2 pontos para atlético Goiás e 3 pontos para Coritiba reserva. Hoje estaríamos com 28 pontos, mais tranquilos para jogar sem pressão o tempo todo.

    Curtir

  16. Gostei bastante do texto e, esmiuçadas as partidas, me dei conta de que há possibilidade de que façamos mais pontos que o previsto, inclusive (esse é meu lado otimista e ufanista de torcer pelo São Paulo).

    Curtir

  17. 23 pontos…

    Crefisa fora – perde – 23 pontos
    Ponte casa – ganha – 26 pontos
    Vitoria fora – empate – 27 pontos
    Escoria casa – empate – 28 pontos
    Sport casa – empate – 29 pontos
    Atletico MG fora – perde – 29 pontos
    Atletico PR casa – ganha – 32 pontos
    Fluminense fora – perde – 32 pontos
    Flamengo casa – empate – 33 pontos
    Santos casa – empate – 34 pontos
    Atletico GO fora – empate – 35 pontos
    Chapecoense casa – ganha – 38 pontos
    Vasco fora – empate – 39 pontos
    Gremio fora – perde – 39 pontos
    Botafogo casa – ganha – 42 pontos
    Coritiba fora – perde – 42 pontos
    Bahia casa – ganha – 45 pontos

    Vitorias – 5
    Empates – 7
    Derrotas – 5

    Ainda tem uns resultados meio complicados (empate em casa com Escoria, ganhar do Atletico PR em casa, empatar com Santos em casa, empatar com Vasco fora, ganhar do Botafogo em casa)

    Sei não Jão…ta esquisito, ta sinistro….

    É isso que passa todo ano a torcida do Avai, Coritiba, Bahia, Vitoria, Figueirense, Atletico GO…que chato fazer conta pra não passar vergonha…credo

    Curtir

  18. Minha projeção:
    Crefisa fora – ganha – 26 pontos
    Ponte casa – ganha – 29 pontos
    Vitoria fora – empate – 30 pontos
    Escoria casa – ganha – 33 pontos
    Sport casa – ganha – 36 pontos
    Atletico MG fora – ganha – 39 pontos
    Atletico PR casa – ganha – 42 pontos
    Fluminense fora – empate – 43 pontos
    Flamengo casa – ganha – 46 pontos
    Santos casa – ganha – 49 pontos
    Atletico GO fora – ganha – 52 pontos
    Chapecoense casa – ganha – 55 pontos
    Vasco fora – empate – 56 pontos
    Gremio fora – perde – 39 pontos
    Botafogo casa – ganha – 59 pontos
    Coritiba fora – empate – 60 pontos
    Bahia casa – ganha – 63 pontos

    Curtir

  19. São Paulo FC compartilhou a própria publicação.
    2 min ·
    Atualização: serão 30 MIL lugares disponíveis para a torcida apoiar a equipe no treinamento de sábado, no #Morumbi! #VemProMorumbi

    Curtido por 1 pessoa

  20. Tenho uma leve sensação que ganharemos dos porks no domingo, tenho uma confiança que antes eu não estava, mas acordei hj com ela, espero que seja um bom sinal, se ganharmos deles lá, será uma vitória que poderá ser nosso divisor de aguas.

    Curtir

  21. E eu que tanto no passado fiz chacota com essa matemática que outros grandes paulistas faziam para escapar do rebaixamento… A partir de agora terei de pagar com a mesma moeda. Que merda!

    Curtir

  22. tem que começar a jogar futebol, pq time que não ganha do Atlético Goianiense , Coritiba , (casa) Avaí e Chapecoense, que tipo de projeção podemos fazer?!?!?! Tem que escalar certo e começar a jogar bola!!

    Curtir

  23. Temos que beliscar pontos das projeções em temos a certeza da derrota, para não ter o peso da obrigação de fazer os pontos fáceis, pois o time não tem força psicológica.

    Curtir

  24. Estava aqui querendo fazer alguns prognósticos com os resultados, que o pessoal andou postando… Mas tem o seguinte: o maior problema a meu ver, nesse momento é o psicológico.
    Por isso que insisto (ou insistia) na presença de um Coordenador e/ou Gerente … mas pelo visto o
    Leco e o Pinotti não o farão, porque pensam diferente.

    Outra medida: baixar o valor do ingresso no Morumbi para garantir no mínimo 45 a 50 mil torcedores
    por jogo. Para mim a presença do torcedor em casa será fundamental nos jogos no Morumbi.
    Temos visto apoio incessante e essa chama não pode apagar!

    Por fim: é impressão minha ou o time deu uma melhorada contra o Avai? Ok, o DJ precisa ainda fazer ajustes, acertar em algumas escolhas de jogadores… mas o que vi diante do Avai foi um time lutando
    e um goleiro adversário garantindo o empate… ou não? Tenho comigo que o time está melhorando e
    o que precisa agora é readquirir a confiança com 2 ou 3 resultados positivos. Ok, perdemos pontos
    absurdos contra Atlético Goianiense e Coritiba em casa, mas isso foi a algumas rodadas e o grupo
    não estava “ok” de cabeça, como penso que ainda não está totalmente… e vejo em Hernanes o
    grande simbolo dessa virada.

    E outra: dentro da falta de logica no futebol, farei meus prognósticos, levando em conta que iremos melhorar. Tem vezes que a gente fatura um grande adversário fora de casa e tem uma dificuldade
    maior contra um “pequeno” em casa. Faz parte… mas o principal é que iremos reagir e a confiança
    não só deve como ira voltar. Sofreremos um pouco, mas como disse um colega acima, talvez fiquemos algumas rodadas ainda no Z-4, mas quando sairmos e alguns entrarem, não terão fôlego nem ânimo para sair, e nós poderemos consolidar uma escalada para nos manter na primeira divisão.

    É isso…

    Curtir

    • Ah, os prognósticos…
      Rsss

      Temos 23 e precisamos ter no mínimo 46 pontos prá sair do risco.
      Vejamos…

      Crefisa fora – ganha – 26 pontos
      Ponte casa – ganha – 29 pontos
      Vitoria fora – empate – 30 pontos
      Escoria casa – empate – 31 pontos
      Sport casa – empate – 32 pontos
      Atletico MG fora – ganha – 35 pontos
      Atletico PR casa – empata – 36 pontos
      Fluminense fora – perde – 36 pontos
      Flamengo casa – empate – 37 pontos
      Santos casa – empate – 38 pontos
      Atletico GO fora – ganha – 41 pontos
      Chapecoense casa – empata – 42 pontos
      Vasco fora – empate – 43 pontos
      Gremio fora – perde – 43 pontos
      Botafogo casa – empata – 44 pontos
      Coritiba fora – empata – 45 pontos
      Bahia casa – ganha – 48 pontos

      Vitorias – 5
      Empates – 10
      Derrotas – 2

      Força, São Paulo!
      Sobreviveremos!!!

      Curtir

  25. Em 2013 perguntaram pro Murici o que precisava fazer para não ser rebaixado e ele respondeu que precisava ganhar os jogos .
    Logo de cara ganhou 3 seguidas e daí pra frente era vitória ou derrota na maioria dos jogos , quase pegou vaga na libertadores .
    Tudo isso porque ele é um incompetente .
    Competente mesmo leva a gente lá pra série B .

    Curtir

  26. Boa análise sobre os jogos desse ano.
    Porém eu tenho que discordar sobre o cair para a segunda divisão.
    Na minha visão já estamos na segunda divisão, hoje estamos no patamar de Vasco, atletico pr, ponte preta e esses times que sempre caem e sobem de divisão. Nem o DM médico de tanta excelência a anos atrás está dando conta. Perdemos em preparação, em mkt, estrutura, não estrutura física e sim de pessoas.
    Rogério ceni falou em 2013 que estavamos ficando para trás.
    Primeira divisão hoje, somente a base e a torcida.
    Abraço

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s