Dorival muda time e fala em estratégia diferente a cada jogo

O entra e sai de jogadores do São Paulo no decorrer da temporada trouxe dificuldades na formação do time ideal. A afirmação é do técnico Dorival Júnior, que explicou os motivos que o levaram a realizar uma série de testes no time titular durante os treinamentos das últimas duas semanas.

Com 18 reforços para 2017 e cinco vendas de jogadores, o São Paulo ainda não permitiu ao seu torcedor ter em mente uma escalação fixa. Foram 15 atletas testados na semana passada, por exemplo. Já nos últimos dias, Dorival confirmou a troca de posições entre Jucilei e Petros. O primeiro passará a atuar mais adiantado, enquanto o segundo será o primeiro volante. A mudança mais radical, porém, foi a escolha do goleiro Sidão em detrimento de Renan Ribeiro.

“São situações pontuais. O São Paulo, neste ano, teve uma rotatividade alta de atletas e isso afeta o equilíbrio da equipe. A tendência é que foquemos nos jogadores que aqui estão, trabalhando uma peça ou outra para modificar alguma situação que não está dando resultado. Não é favorável, é ruim para qualquer profissional, mas é momento de acelerar os processos para melhorar a equipe”, explicou o treinador.

Todos os testes e trocas de jogadores visam preparar o Tricolor de acordo com o próximo adversário. Foi assim que Dorival trabalhou para a partida contra o Avaí, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Indagado sobre se manteria, em Florianópolis, a estratégia mais defensiva que fora utilizada contra o Cruzeiro, o técnico despistou.

“Para cada partida, você imagina uma estratégia um pouco diferente, tenta fazer com que as coisas deem certo. Não vou falar disso nesse instante, deixo para a partida. Espero que aproveitemos as condições apresentadas nos 90 minutos. Temos que estar preparados para desenvolver o que treinamos, mas também para uma mudança rápida de comportamento para uma eventualidade e, também, surpreender o adversário”, ressaltou.

O duelo, a ser travado entre dois times que brigam contra a zona de rebaixamento, é visto como uma “decisão”. O São Paulo ocupa o 16º lugar, com 22 pontos, apenas um a mais que o 18º colocado Avaí. Nesse tipo de confronto, o Tricolor não tem se dado bem. Vide derrotas recentes para Coritiba e Bahia, ocorridas na sequência da vitória sobre o Botafogo. Para Dorival, a equipe precisa de mais foco para acabar com tal estigma e aliviar a pressão à qual está submetido.

GE

45 comentários

  1. https ://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/08/19/sao-paulo-aprova-estudo-para-a-mudanca-de-nomes-dos-setores-do-morumbi.htm

    Legal essa ideia. Uma ótima maneira de valorizar aqueles que fizeram história com a nossa camisa.

  2. Confesso que já vejo uma formação melhor do time, e dentro da proposta do 4x1x4x1 as peças estão coerentes.

    Como sou fã da técnica em detrimento da destruição de jogadas, teria escolhido um lateral mais defensivo e outro mais ofensivo, bem como pensaria em sacar uma volante no segundo tempo ou tirar os dois laterais defensivos colocando Lucas e Júnior e migrando para o 3x5x2

    A) provável escalação:

    ———————— Sidão ————————–
    Bufarini — Arboleda — R. Caio — Edimar
    ———————— Petros ————————
    Marcos — Hernanes –Jucilei — Cueva
    ———————— Gilberto ———————

    B) como eu escalaria inicialmente (com Júnior):

    ———————— Sidão ————————–
    Bufarini — Arboleda — R. Caio — Júnior
    ———————— Petros ————————
    Marcos — Hernanes –Jucilei — Cueva
    ———————— Gilberto ———————

    C) sugestão de aumento ofensivo

    ———————— Sidão ————————–
    Bufarini — Arboleda — R. Caio — Júnior
    ———————— Jucilei ————————
    Lucas F. — Hernanes — Cueva — Marcos
    ———————— Gilberto ———————

    D) Sugestão 3x5x2 ofensivo:

    ———————— Sidão ———————–
    —- Arboleda —- Jucilei —– R. Caio —
    — Lucas F. —- Petros ——– Junior —-
    ———— Hernanes —– Cueva ————
    ————- Gilberto —– Marcos ————

  3. Ufa, futebol
    Parabéns ao Dorival, está vendo que a coisa não anda e está buscando alternativas.
    Acho que a troca do goleiro foi precipitada, não acompanhei o Sidão no botafogo mas pelo que vi no São Paulo é do mesmo nivel do Renan.
    Gostaria de ver mais jogos do Gomes, os poucos que assisti, tecnicamente não foi nada de encher os olhos, porém, foi muito voluntarioso e li alguns comentando que ele estava fora de posição.
    Acredito na vitória amanhã e sinto que vamos aprontar pra cima dos porco.
    E só para desabafar, não consigo ver o São Paulo com jogadores piores que aqueles do time que lidera o campeonato… uma pena não termos mais chances de título.

  4. Boa tarde.
    Amanhã estará chovendo em Florianópolis. Não espero jogo bonito, mas estou no aguardo dos três pontos.
    Vamos São Paulo!

  5. Estou preocupado.
    Foram tantos ensaios que acho difícil termos amanhã um time consciente do que deve fazer em campo.
    O ideal era já ter o time na cabeça e ter treinado esse time.

    • Depende…

      Se a filosofia era a mesma, trocar uma peça ou outra não muda o contexto.

      Pelo que vi, o Dorival insistiu no 4x1x4x1, com as posições bem definidas, os testes foram realizados no 1 (ficou Petros) e na meia direita (ficou o Marcos, que não rende tão bem naquele lado como no esquerdo). O resto se manteve. E no time reserva houve mais testes para se definir quem seria o substituto em casa função.

    • Aqueles encostos que a sensação é que o contrato foi de dez anos. Mas a culpa. Não é dele.não. Quem trouxe ele (acho que Aidar ) sabia bem do currículo nos últimos clubes. Como o dinheiro não sai do bolso dos presidentes, e também não são punidos pelos prejuízos que causam, vão continuar agindo assim. Pra quê mudar?

  6. Eu acho o trabalho do Dorival até aqui ruim. Vamos torcer pra dar certo, mas não creio que essa mudança no gol seja positiva. Sai um goleiro com ritmo de jogo e entra outro que não joga desde fevereiro… Sei lá, espero queimar a língua, mas não alteraria o goleiro nesse momento. O Denis falhou infinitamente mais no ano passado e terminou o ano titular.

    • Honestamente, prometi avaliar o trabalho do Dorival após ele ter tempo de treinamento. Agora, ele teve a segunda semana livre em sequência e começa a testar efetivamente questões táticas e técnicas.
      Em termos de desempenho já está muito melhor que o antecessor, o que auxilia na construção do time.

  7. Petros de primeiro volante tbm acho que não dá certo, não tem mto poder de marcação, e não consegue roubar mts bolas, mas vamos torcer, amanhã meio a zero é goleada.

  8. A torcida é muito chata na moral, olho em rede social e etc…. Se o DJ mexe no time é criticado, se deixa do jeito que estava também é criticado, nada ta bom, o técnico é lixo, o gramado do vizinho sempre é mais verde.

  9. Engraçado, Petros na temporada passada foi considerado o maior ladrão de bolas campeonato espanhol, chegou a pouco, meio que fora de ritmo e está conquistando o seu espaço, e como muitos já disseram nada está bom que não possa ficar pior e melhor pra essa gente… Enfim vamos esperar o time primeiro entrosar sem campo, gostaria de ver o Gomez nesta função de 1, ou mesmo dá do Jucilei, dizem que tem ótima visão de jogo e também chuta bem fora área.

Deixe uma resposta