Amigos tricolores, o que estamos vendo no ultimo mês é uma grande reformulação no São Paulo Futebol Clube. E rezo para que seja para melhor, afinal, para pior, por mais possível que possa ser, não podemos deixar. Devemos sempre estar no estádio reclamando, fazendo campanhas nas Redes Sociais, nunca com violência.

Antes o time teria uma comissão técnica fixa, poderia mudar o técnico o quanto fosse, a comissão seria a mesma. Milton Cruz, passou 20 anos assim. Os novos técnicos poderiam trazer um ou outro auxiliar, mas a estrutura se manteria a mesma. Com a chegada de Dorival Jr, preparador físico e de goleiros foram mandados embora, Pintado, foi deslocado para Cotia por uma semana, mas acabou sendo desligado injustamente ao meu ver, pois é nesse momento que precisamos de pessoas que amam o São Paulo e não o dinheiro.

O “choque” de gestão que Pinotti prometeu parece ter sido iniciado. Wesley teve seu contrato encerrado. Desde a sua vinda, todos sabiam que não daria certo. Não deu certo no Palmeiras e no Santos, não seria no São Paulo que daria. Jogador desagregador, come-dorme e que não faz bem a time nenhum. Outros jogadores deveriam seguir o mesmo caminho, rescindir o contrato e tentar ser feliz em outro time. E a lista é grande. Sabendo que serei criticado, vou listar a minha opinião assim mesmo: Thomaz, Buffarini, Douglas, Bruno, Wellington Nem, Gilberto e por ai vai. Aderlan, dá até medo, sem ter jogado, o cara saiu do Valencia e teve festa da torcida por isso. Tal qual, teve do Wesley, ou seja, já de cara não serve. Jonathan Gómez, é cedo, mas se mostra na mesma linha, sem a menor condição de vestir a camisa do São Paulo. E mais, Lucas Fernandes, joga muito mais. Se Dorival lhe der 5 jogos como titular, não sai mais do time. E Cueva que se cuide e decida o que deseja da vida!

As coisas do jeito que estavam não poderiam ficar. Desde 2013 estamos namorando a série B e nosso ultimo titulo foi em 2012, ou seja, há 5 anos que não gritamos “é campeão” com time titular. Não ganhamos de mais nenhum time grande e somos constantemente chacota da imprensa. Nem nos impor estamos conseguindo mais.

São dividas atrás de dividas, nem os 100 milhões do Lucas, em 2013, ajudaram a saná-las. Leco está focado nisso, já havia diminuído muito a dívida, com a vendas, deveria ter diminuído mais. Falta gestão. Vendeu-se quase que toda a base campeã da Libertadores em 2016. Que sonho ver um time com Petros, Jucilei, Hernanes, Pratto, David Neres e Araújo, mas isso não será possível.

Vamos torcer esse ano para não cair. Eu tinha perdido as esperanças, já estava conformado com a queda, não porque não torço, torço e muito pelo São Paulo, mas estava complicado acreditar nos jogadores que representam o São Paulo em campo. Chegada de Dorival Jr, Hernanes, Arboleda e saída de Wesley me renovou as esperanças. Acreditar sempre, mas as vezes, fica difícil e desanimador.

Enfim, o time precisa se equilibrar, não é do dia para o outro mas esperamos que seja o ano de 2017 dessa reformulação e equilíbrio para em 2018 sonharmos com títulos novamente. O São Paulo precisa voltar a ter um time do tamanho da sua história!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) https://www.amazon.com.br/Livro-Ao-Mestre-Com-Carinho/dp/8592526027/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1495332408&sr=8-2&keywords=Tele+Santana

 Me siga facebook.com/plannerfelipe