Recebemos ( Blog do São Paulo) por meio de um conselheiro uma carta enviada do Conselho Fiscal eleito de acordo com o Novo Estatuto, para o Presidente do Conselho Deliberativo.

Na carta, pedido e constatação de que há meses, os membros tentam colher informações e transparência nas informações, vendas e transações.

O problema é que conforme o documento abaixo, não recebem! Por quê?

Depois do caso Alan Cimerman, cheque de R$ 180.000,00, números de marketing que não batem com os outrora divulgados, o que mais temos por vir?

Veja o documento por extenso e em PDF: Sem título

Conselho Fiscal
Data: 22/06/2017
De: CONSELHO FISCAL
Para: Marcelo Abranches Pupo Barboza Conselho Deliberativo

Assunto: Relatório de Atividades do Conselho Fiscal abril a junho de 2017

Em cumprimento ao artigo 62, letra “c” do Estatuto Social, informamos para ciência do Egrégio Conselho Deliberativo, que este Órgão efetuou diversas reuniões aprovando seu Regulamento Interno na forma do art. 93 do Estatuto Social, bem como realizou reuniões com o Ex-Presidente do Conselho Fiscal Sr. JOÃO HERCÍLIO B. DE PAULA EDUARDO, Diretor Executivo Financeiro ELIAS B. ALBARELLO, Controller
SERGIO A. PIMENTA e o Diretor Executivo Administrativo RODRIGO R. GASPAR.

Informamos, ainda, que após a notícia de unificação do Departamento Financeiro com o Departamento de Orçamento e Controle, foi encaminhada CI ao Presidente da Diretoria, solicitando informações acerca dos motivos que levaram a referida alteração, após a resposta, o Conselho Fiscal elaborou estudo e emitiu sua primeira recomendação, a qual sugere que a Controladoria seja independente da Diretoria Financeira, com plena autonomia para exercer as suas funções e tão somente subordinada ao Presidente da Diretoria. Até a elaboração do presente Relatório não nos foi enviado resposta sobre a atual composição dos referidos Departamentos.

No dia 01.06.2017 foi realizada reunião dos membros do Conselho Fiscal com o Diretor Executivo Financeiro ELIAS B. ALBARELLO e o Controller SERGIO A. PIMENTA, foi apresentado ao Conselho Fiscal um material em Power Point o qual detalhava de forma minuciosa as contas e patrimônio do SPFC. Foi explanado sobre os objetivos do Departamento e no material apresentado constavam informações detalhadas sobre a transferência de atletas do SPFC, em especial os valores investidos na contratação dos atletas Maicon e Kieza, incluindo os impostos e pagamentos a intermediários. Diante da relevância dos dados apresentados, foi solicitado por todos os membros do Conselho Fiscal que fosse fornecido uma cópia do material utilizado na apresentação possibilitando assim uma análise pormenorizada, o que foi negado no momento sob o argumento que seria necessário verificar a possibilidade de entrega daquele material. Contudo, tendo em  vista que não recebemos resposta a respeito da solicitação, no dia 12/06/2017 foi encaminhado diretamente ao Diretor Financeiro, e-mail reiterando o pedido.

No dia 19.06.2017 foi recepcionado o material com informativos financeiros, encaminhado pela Diretoria Executiva Financeira, na forma sintética, diversa da apresentação efetuada e solicitada, sem os detalhes individualizados das contas apresentados na reunião, não sendo possível comparar os dados enviados com aqueles ilustrados inicialmente e as anotações efetuadas com base na apresentação. Diante desse fato o assunto será objeto de nova solicitação ao Departamento Financeiro, visando o recebimento integral dos dados financeiros apresentado em reunião, para que este Conselho Fiscal cumpra suas funções estatutárias.

Informamos que o Balancete do SPFC referente aos meses de janeiro a abril de 2017, enviado em 19/06/2017, foi encaminhado ao Sr. JOÃO HERCÍLIO B. DE PAULA EDUARDO, Ex-presidente do Conselho Fiscal, para, conforme descrito na Ata datada de 09/05/2017, ser analisado e opinado pelos membros anteriores, cujo mandado de Conselhos Fiscais se encerrou em Abril de 2017. 

Informamos, ainda, que diversas CI’s foram encaminhadas com o objetivo de iniciar processos de fiscalização, contudo em sua maioria ainda não foram respondidas (cópias das CI’s sem resposta em anexo), bem como não foi encaminhado o documento hábil para análise financeira de competência deste Conselho Fiscal, impossibilitando a análise e a opinião deste Conselho quanto a regularidade das contas. 

Finalizando, este Conselho está à disposição para eventuais esclarecimentos complementares.

Cordialmente,

WANDERSON MARTINS ROCHA – Presidente
VINICIUS DE MEDERIOS CARDOSO LEITE – Vice Presidente
AUGUSTO SILVA VIOLA ALVES – Membro Efetivo
JOSÉ EDGARD GALVÃO MACHADO – Membro Efetivo
LEANDRO ALVARENGA MIRANDA – Membro Efetivo