Transparência? Nem Conselho Fiscal eleito pelo Novo Estatuto recebe documentos da Diretoria Financeira do São Paulo FC

Recebemos ( Blog do São Paulo) por meio de um conselheiro uma carta enviada do Conselho Fiscal eleito de acordo com o Novo Estatuto, para o Presidente do Conselho Deliberativo.

Na carta, pedido e constatação de que há meses, os membros tentam colher informações e transparência nas informações, vendas e transações.

O problema é que conforme o documento abaixo, não recebem! Por quê?

Depois do caso Alan Cimerman, cheque de R$ 180.000,00, números de marketing que não batem com os outrora divulgados, o que mais temos por vir?

Veja o documento por extenso e em PDF: Sem título

Conselho Fiscal
Data: 22/06/2017
De: CONSELHO FISCAL
Para: Marcelo Abranches Pupo Barboza Conselho Deliberativo

Assunto: Relatório de Atividades do Conselho Fiscal abril a junho de 2017

Em cumprimento ao artigo 62, letra “c” do Estatuto Social, informamos para ciência do Egrégio Conselho Deliberativo, que este Órgão efetuou diversas reuniões aprovando seu Regulamento Interno na forma do art. 93 do Estatuto Social, bem como realizou reuniões com o Ex-Presidente do Conselho Fiscal Sr. JOÃO HERCÍLIO B. DE PAULA EDUARDO, Diretor Executivo Financeiro ELIAS B. ALBARELLO, Controller
SERGIO A. PIMENTA e o Diretor Executivo Administrativo RODRIGO R. GASPAR.

Informamos, ainda, que após a notícia de unificação do Departamento Financeiro com o Departamento de Orçamento e Controle, foi encaminhada CI ao Presidente da Diretoria, solicitando informações acerca dos motivos que levaram a referida alteração, após a resposta, o Conselho Fiscal elaborou estudo e emitiu sua primeira recomendação, a qual sugere que a Controladoria seja independente da Diretoria Financeira, com plena autonomia para exercer as suas funções e tão somente subordinada ao Presidente da Diretoria. Até a elaboração do presente Relatório não nos foi enviado resposta sobre a atual composição dos referidos Departamentos.

No dia 01.06.2017 foi realizada reunião dos membros do Conselho Fiscal com o Diretor Executivo Financeiro ELIAS B. ALBARELLO e o Controller SERGIO A. PIMENTA, foi apresentado ao Conselho Fiscal um material em Power Point o qual detalhava de forma minuciosa as contas e patrimônio do SPFC. Foi explanado sobre os objetivos do Departamento e no material apresentado constavam informações detalhadas sobre a transferência de atletas do SPFC, em especial os valores investidos na contratação dos atletas Maicon e Kieza, incluindo os impostos e pagamentos a intermediários. Diante da relevância dos dados apresentados, foi solicitado por todos os membros do Conselho Fiscal que fosse fornecido uma cópia do material utilizado na apresentação possibilitando assim uma análise pormenorizada, o que foi negado no momento sob o argumento que seria necessário verificar a possibilidade de entrega daquele material. Contudo, tendo em  vista que não recebemos resposta a respeito da solicitação, no dia 12/06/2017 foi encaminhado diretamente ao Diretor Financeiro, e-mail reiterando o pedido.

No dia 19.06.2017 foi recepcionado o material com informativos financeiros, encaminhado pela Diretoria Executiva Financeira, na forma sintética, diversa da apresentação efetuada e solicitada, sem os detalhes individualizados das contas apresentados na reunião, não sendo possível comparar os dados enviados com aqueles ilustrados inicialmente e as anotações efetuadas com base na apresentação. Diante desse fato o assunto será objeto de nova solicitação ao Departamento Financeiro, visando o recebimento integral dos dados financeiros apresentado em reunião, para que este Conselho Fiscal cumpra suas funções estatutárias.

Informamos que o Balancete do SPFC referente aos meses de janeiro a abril de 2017, enviado em 19/06/2017, foi encaminhado ao Sr. JOÃO HERCÍLIO B. DE PAULA EDUARDO, Ex-presidente do Conselho Fiscal, para, conforme descrito na Ata datada de 09/05/2017, ser analisado e opinado pelos membros anteriores, cujo mandado de Conselhos Fiscais se encerrou em Abril de 2017. 

Informamos, ainda, que diversas CI’s foram encaminhadas com o objetivo de iniciar processos de fiscalização, contudo em sua maioria ainda não foram respondidas (cópias das CI’s sem resposta em anexo), bem como não foi encaminhado o documento hábil para análise financeira de competência deste Conselho Fiscal, impossibilitando a análise e a opinião deste Conselho quanto a regularidade das contas. 

Finalizando, este Conselho está à disposição para eventuais esclarecimentos complementares.

Cordialmente,

WANDERSON MARTINS ROCHA – Presidente
VINICIUS DE MEDERIOS CARDOSO LEITE – Vice Presidente
AUGUSTO SILVA VIOLA ALVES – Membro Efetivo
JOSÉ EDGARD GALVÃO MACHADO – Membro Efetivo
LEANDRO ALVARENGA MIRANDA – Membro Efetivo

 

Anúncios

64 comentários

  1. Quem será que “passa” essas informações para o blog publicar ?

    De quem é o real interesse de inflamar nossa torcida ?

    Porque após a saída do Luis Cunha, o Leco está sendo malhado a todo vapor ?

    Mistérios……..

    As fofocas parecem não terem fim……pobre São Paulo FC….

    Curtir

    • FBN vou te dizer algo,venho te acompanhando já á algum tempo e as tuas intervenções são bem fortes.Por muito menos a moderação me rachou no meio e pra ser sincero não vejo isso acontecer contigo salvo engano 1 vez só.Tu pegas muito pesado cara,entendo que é a tua opinião e respeito mais sei lá…tens todo direito de criticar e tal mas da maneira que tu passa parece que o blog está de conluio com alguém lá de dentro…é só meu ponto de vista.Se bem que em termos de moderação sei lá…fui malhado por chamar alguns de sem noção mas em outros post teve alguém que também chamou de sem noção e não foi moderado,é chato isso…

      Curtir

      • Rafael, se vc tem reclamações sobre a moderação, seja mais direto… não é comparando os fatos que vou achar que houve injustiça contigo. O próprio FBN já tomou porrada, inclusive hoje, e até moderado ele já foi…

        Não me venha com essa conversa pq não vai ser legal.

        Curtir

        • Eu apenas fiz uma comparação,por que depois daquela situação passei a ficar na minha só observando.Se é pra um é pra todos concordas?Mas enfim,bola pra frente por que o São Paulo é mais importante e quando defendo o blog( se é que o blog precisa ser defendido)é porque é um espaço importante e quando alguém levanta algo desse tipo chateia…

          Curtir

          • Isso, fica na sua como vc mesmo diz e deixe de querer arrumar intrigas por aqui.

            Se tem algo a discutir, tirar dúvidas, reclamar ou qualquer outra coisa, mande-nos e-mail.

            Curtir

            • É disso que eu falo Marcio isso não é uma queda de braço pra ver quem é mais forte,e sinceramente aonde eu estou arrumando intrigas?Cara deixa pra lá nunca vou concordar com a maneira que tu intervem quando se trata da minha pessoa.Pra mim o que mais importa são as matérias e alguns tricolores que fazem um debate sadio e produtivo.

              Curtir

              • É… vou criar uma forma específica pra chamar a sua atenção… afinal, vc é especial e eu devo estar te perseguindo…

                E já não é a primeira vez que vc arruma encrenca e depois vem com esse papo de estar de cabeça quente… veja seus comentários passados quando encrencou comigo e o final é sempre o mesmo…

                Vida que segue e chega…

                Curtir

            • Blz Zanquetta as vezes a gente ta de cabeça quente e eu acho esse espaço o melhor de todos por que justamente toca o dedo na ferida e continue assim levando a podridão que está escondida la dentro pra torcida saber.

              Curtir

  2. Se fora de campo ta essa vergonha dentro pelo menos começa a se resolver,o Palmeiras vai jogar contra gente de portões fechados…até que em fim os Deuses estão começando a nos ajudar.O jogo sem torcida vai ser de igual pra igual.

    Curtir

  3. Caro irmão Alexandre Zanquetta. Enquanto esses 160 oitentões estiverem mandando no clube não vejo luz no túnel. Eleição já com votos dos sócios torcedores. É libertar para não acabar,

    Curtir

  4. Estou tão descrente dessa diretoria que cuida do clube do meu coração, que não ando tendo nem vontade de comentar nada. É sem frescura mesmo, não tenho esperança, mesmo que ela exista, não tenho vontade, mesmo que ela “cutuque” minha alma, não tenho o que escrever, mesmo que várias histórias, crenças e calúnias “borbulham” a todo instante no caldeirão SPFC.
    Não sou nem quero ser o “chef” à temperar esse amontoado de “legumes” podres que insiste em permanecer na panela e na chapa do fogão de lenha, alimentado pelo fogo das profundezas de onde saíram esses senhores que a anos não desagarram do meu SPFC.
    Portanto, não quero mais nem pensar nesses senhores, não são dignos dos meus devaneios.
    Abraços a todos.

    Curtir

    • Sinceramente, eu também nem tenho mais vontade de comentar.

      Mas espero a reação no campo, nem que seja a “fórceps “, ou com “bicho” reforçado.

      E ainda tem quem ache que esta bandalheira generalizada não interfere no futebol, no time e seu desempenho em campo.

      Pobre SPFC.

      Mas melhores dias virão, pois nossa fé tricolor sobrevive, teima e resiste.

      Curtido por 1 pessoa

  5. O time esta uma bagunça, todo desorganizado, o planejamento foi pífio, como nos anos anteriores, as dívidas se avolumam, a cada 6 meses estamos reformulando o elenco, e querem passar um pano? É isso mesmo? Vamos nos preocupar com quem passa informações ao blog do q com os fatos em si? Vamos dar um cheque em branco pro Leco e Cia. ltda?

    Pra mim, independente da situação do clube, desmandos, corrupção, incompetência e má gestão não devem deixar de ser foco por do problema do time dentro do campo. Basta ver que no caso Aidar, todo um problema acontecendo, e ainda assim terminamos com vaga na libertadores. Ou seja, a parte politica não interfere num bom trabalho dentro do campo, agora qdo o trabalho no campo não é bom, pq Pinotti não manja nada e tem interferencia politica, aí o sinal que aparece não é bom.

    Mas, pra finalizar, toda irregularidade deve ser sanada, e as vezes só a pressão da torcida e da imprensa é capaz de fazer quem de direito se coçar e apresentar os numeros necessarios ao Conselho Fiscal, Deliberativo, etc…

    Curtir

  6. Nunca houve transparencia na gestão Leco, nunca haverá
    o Departamento de Futebol é apenas um instrumento politico para que ele continue no poder
    Estatuo e transparencias foram palavras utilizadas para chegar e se manter no poder
    Realmente o Leco parece ser pior que o Aidar e olha que o Aidar era péssimo (banana, wesley…)

    Curtir

  7. Esse é o Brasileiro, quando tem um denuncia, o cara fica bravo com que denunciou e não preocupado em investigar, ainda mais em um clube tão fechado como o São Paulo. Abram a cabeça, o maior mal do São Paulo é essa diretoria, infelizmente a muito tempo, desde o terceiro mandato do Juvenal, penso que o único jeito dos torcedores e dirigente tomarem uma atitude, é caindo pra segunda divisão. Não vou torcer pra isso, como nunca torce, mas tem males que vem pro bem.

    Curtir

    • Igual foram as gravações de Dilma-Lula, Temer, Ataíde-Aidar…
      Quem é pego faz de tudo pra relativizar.
      Resultados: Aidar continua com trânsito no clube, Ataíde também, Chapa Dilma-Temer absolvida por excesso de provas, Sem processo sobre o Lula no episódio Grelo-Duro, Sei nem há quantas está o processo de obstrução à justiça no caso Bessias-Querida-Termo de Posse…
      Complicado. O Brasil é o país da safadeza.

      Curtir

    • Amigo se cair pra segunda divisão fosse remédio para algo,o Vasco seria um Real Madrid hoje.SPFC tem que ficar na Série A,segunda divisão é fracasso,jamais torcerei pelo fracasso do meu time.

      Curtir

  8. Por quem correm nossos jogadores ?

    Será que nossa diretoria não interfere no campo de jogo ?
    De forma geral, acho que sim …, e de forma definitiva e permanente.

    Aguardo algumas palavras daqueles que insistem em defender este escárnio em que transformaram a direção tricolor.

    Pobre SPFC nossa alegria triste.

    De cemitério de futebol à clausura dos sonhos.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Eu entendo a posição do FBN, embora não concorde com as suas criticas ao blog.
    Não acho que ele esteja a serviço de alguém ou de algum grupo. Acredito ser mesmo uma posição pessoal.
    Mas já passou da hora de parar de fazer insinuações e criticas ao posicionamento do blog.
    Defendende com muita inteligência as suas opiniões mas se queima quando ultrapassa essa linha.

    Curtido por 1 pessoa

      • Entao, esse negocio de falar q lá tem e aqui tbm tem entao blz, eu tbm acho errado. Mas eu nem sei se ele fala no sentido de que se todos tem, entao aqui tbm pode. Acho q é mais no sentido de que isso tbm acontece em outros lugares, mas estao se saindo bem, independente disso. Ou seja, poderiamos estar melhor, mesmo com essa diretoria. Deve ser por ai…sei la.

        Curtir

  10. Essa diretoria não devia informar só aa receitas aos conselheiros, que nem isso fazem, mas informar principalmente aos torcedores, aos verdadeiros proprietários do clube.
    Quem esses Presidentes que vem assumindo o São Paulo já a seguidos 10 anos acham que são? O clube já está horrível fora de campo e dentro de campo, e nunca vem um novo gestor para mudar essa história.
    Isso ta muito mal contado, é já passou da hora de acabar com essa maldição de corruptos salafrários, é o momento de torcedores informarem essa gestão e como principal o Leco, se necessário tirar ele a pau do comando do São Paulo. Não me importo se é meio de campeonato ou o diabo que for, ta na hora de acabar com esse esquema de corrupção que fez o nosso time se apequenar.

    Curtir

  11. Taí um caso próprio para discutir a possibilidade de Habeas Data privado-privado. Num clube cheio de advogados com trânsito livre na OAB, porque não vemos nada disso?
    Hummmmmm, questão difícil hein?!

    Curtir

    • Verdade, o novo estatuto chegou apenas para garantir generosos salários que no final das contas servem de barganha politica. Qualquer semelhança com a politica feita pelo Estado não é mera coincidência.

      Curtido por 3 pessoas

  12. A impressão que tenho é que o Novo Estatuto foi omisso ao não estabelecer penalidades para descumprimento de cada cláusula estatutária. Então um órgão manda uma CI, o outro não responde, ou o faz com evasivas, e tudo fica na mesma. Teria de haver o estabelecimento de sindicância automática por uma controladoria estabelecida e penalidades claras aos descumpridores, além, naturalmente, de ações judiciais relativas para responsabilização e ressarcimentos. Alguém aqui sabe se existe isso e onde está? E se existe, por que não é usado?

    Curtir

  13. É preciso que o Ministério Público inicie uma investigação no SPFC nos moldes da Lava Jato pois o dinheiro vai sumir e não vamos ter nenhum time decente para disputar os campeonatos! Só tem corrupto nessa diretoria e Presidência.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s