“Samba no Riazor”, estampou o Mundo Deportivo, mais famoso diário esportivo da Catalunha.

No dia seguinte à goleada do São Paulo de Telê sobre o Barça de Cruyff, o jornal esmiuçou em 4 páginas a final do Torneio Teresa Herrera, a prévia para o Mundial do Japão.

Exaltou a equipe brasileira, destacou o duelo entre Muller e o novato Herrera (que se repetiria em dezembro, mas contra Ferrer), relembrou os desfalques da esquadra catalã (como Laudrup, que ficou no banco), questionou a arbitragem de Martín Navarrete (de fato, um tanto confusa e polêmica) e projetou o encontro em Tóquio.

Já em Madri, o Marca aproveitou para tirar um sarro e uma casquinha do então campeão europeu, fazendo curiosa metáfora no texto sobre o jogo. “O conjunto paulista é tão rápido e cintilante no ataque como o chicote de Indiana Jones”.

No Brasil, enquanto o Estadão destacou a “interessante avant-première” do Mundial, a Folha do dia 17 enfatizou o desembarque da delegação do São Paulo em Guarulhos, com surpreendente recepção de mais de 3 mil pessoas!

E um menino de 11 anos, maravilhado com tudo aquilo – os gols de Muller, Mauricinho (!) e Raí (2), o olé na Espanha, a empolgação de todo mundo -, ficou se perguntando se a vitória e a glória se repetiriam daqui a quatro meses…

Mas essa (linda) história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Os gols, na narração de Silvio Luiz:

EFEMÉRIDES DO ÉFEMELLO