EM PRÉVIA DO MUNDIAL, SÃO PAULO GOLEIA O BARÇA E LEVA TÍTULO NA ESPANHA

“Samba no Riazor”, estampou o Mundo Deportivo, mais famoso diário esportivo da Catalunha.

No dia seguinte à goleada do São Paulo de Telê sobre o Barça de Cruyff, o jornal esmiuçou em 4 páginas a final do Torneio Teresa Herrera, a prévia para o Mundial do Japão.

Exaltou a equipe brasileira, destacou o duelo entre Muller e o novato Herrera (que se repetiria em dezembro, mas contra Ferrer), relembrou os desfalques da esquadra catalã (como Laudrup, que ficou no banco), questionou a arbitragem de Martín Navarrete (de fato, um tanto confusa e polêmica) e projetou o encontro em Tóquio.

Já em Madri, o Marca aproveitou para tirar um sarro e uma casquinha do então campeão europeu, fazendo curiosa metáfora no texto sobre o jogo. “O conjunto paulista é tão rápido e cintilante no ataque como o chicote de Indiana Jones”.

No Brasil, enquanto o Estadão destacou a “interessante avant-première” do Mundial, a Folha do dia 17 enfatizou o desembarque da delegação do São Paulo em Guarulhos, com surpreendente recepção de mais de 3 mil pessoas!

E um menino de 11 anos, maravilhado com tudo aquilo – os gols de Muller, Mauricinho (!) e Raí (2), o olé na Espanha, a empolgação de todo mundo -, ficou se perguntando se a vitória e a glória se repetiriam daqui a quatro meses…

Mas essa (linda) história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Os gols, na narração de Silvio Luiz:

EFEMÉRIDES DO ÉFEMELLO

23 comentários

  1. O clubismo está acima da razão. Deixe as pessoas acharem que o futebol de hj é melhor que os de antigamente. Golear grandes Europeus só mesmo naqueles tempos pois hj times brasileiros perdem até para time de países que não tem tradição no futebol para vc ver que futebol brasileiro é somente status.

    • Acredito que estamos defasados em muita coisa, na organização, calendário, diretoria e gestão dos clubes. Tudo isso auxilia para no momento sermos mais história do que realidade

    • O futebol moderno de hoje é aquele que o Telê sempre defendeu. Portanto, nada mudou (até ficou chato em alguns aspectos).

      A única diferença é que os grandes craques estão na Europa, enquanto por aqui conseguimos manter algumas revelações (enquanto não chega propostas) e craques em final de carreira.

      • Ha uma dificuldade em criar jogadores tb…

        Ha 20 anos atras tinha um monte de robinho pelos times, sobrava bons centroavantes. Hj temos bons zagueiros, volantes, centroavantes cada vez mais mediocres, laterais em extinçao… camisa 10, entao…

        • Neymar, Phelipe Coutinho, Gabriel Jesus, Douglas Costa, William, Oscar, Lucas Moura, Lucas Lima, Everton Ribeiro, Diego, Ganso..

  2. Maravilhoso e gigante tricolor, hoje é impossível imaginar qualquer time brasileiro goleando um gigante europeu…temos que repensar tudo no futebol brasileiro.

  3. Para mim o mais impressionante é ver como o futebol mudou, hj em dia seria impensável o São Paulo (e qualquer time brasileiro) golear o Barcelona por 4×1, mesmo sendo o Barça B…
    E como o Muller jogava naquela época hein, cracaço de bola!!!!

  4. Os três primeiros gols do São Paulo, foram obras primas. O toque por cobertura do Muller, a deixada do Raí no segundo gol e a enfiada de bola para o Macedo no lance do pênalti, foram geniais.

    Bons tempos, que felizmente não tem presidente, corrupto, incompetente que vai conseguir tirar da gente.

  5. Época em que se jogava por prazer,resultado futebol de qualidade.Já hoje se joga por dinheiro,resultado futebol medíocre.Saudades daquela época,tínhamos um time seleção já hoje temos um time de amantes por dinheiro .

  6. Telê foi outro gênio do futebol. Daqueles que só aparecem muito de vez em quando. Seus times jogavam um futebol moderno e ele sabia retirar do jogador o máximo que ele podia entregar.

  7. O Macedo faria muito sucesso jogando hoje na nossa ponta direita.Quem diria, Raí, Palhinha e Leonardo; Volantes marcadores incansáveis, Pintado e Dinho, e um zagueiro de classe como Adilson, e o goleirão Zetti.

  8. Pra mim é top 3 entre as taças mais bonitas do nosso memorial…

    Bons tempos. Pena que hoje não somos nem sombra do que fomos, é o maior responsável por isso é um presidente covarde e corrupto que parece desconhecer nossa história.

Deixe uma resposta