“O São Paulo não é maior que Inter, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Atlético MG…se cair conto com a torcida”

O discurso de que “time grande não cai”, cantado muitas vezes até pela torcida do São Paulo, não existe para o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O dirigente confia que a equipe de Dorival Júnior evite o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas, em caso de insucesso, já pede para que as arquibancadas do Morumbi continuem lotadas.

– Espero que não aconteça. Se cair, na verdade, vou ter que, primeiro, lamber as feridas, enxugar as lágrimas, porque será muito doloroso. Se cair, conto com um fator fundamental para a grandeza do São Paulo, que é a sua torcida. Essa torcida maravilhosa que está nos abraçando. Isso é fundamental: que o nosso torcedor não abandone o São Paulo em nenhum momento – disse Leco à TV Globo.

Os torcedores têm aparecido neste momento de crise. Nos dois últimos jogos no Morumbi, o Tricolor quebrou os recordes de público no Campeonato Brasileiro deste ano e, contra o Cruzeiro, neste domingo, todos os ingressos já estão esgotados. E a confiança do mandatário está nessa força e no time, não na repetida frase de que clube grande não vai para a Série B.

– Essa coisa de time grande não cai é um mantra que se lançou, mas tenho uma grande preocupação, porque time grande cai. O Corinthians caiu, o Inter, o Palmeiras, o Vasco, o Atlético-MG, o Grêmio… O São Paulo não é maior do que nenhum desses outros clubes – ressaltou Leco.

O time comandado por Dorival Júnior terminou o primeiro turno com 19 pontos conquistados em 19 rodadas, culminando na zona de rebaixamento, na 17ª posição. Mas Leco acredita que a segunda metade do torneio nacional terá um desempenho são-paulino bem superior.

– Confio, sim, que vamos conseguir sai dessa situação incômoda e delicada que tanto vem entristecendo toda a coletividade são-paulina. Temos agora todo um turno, 19 jogos para recuperar isso. O São Paulo tem, sim, qualidade e condições de conseguir isso.

L!

Anúncios

71 comentários

  1. Por incrível que pareça achei bem pé no chão as declarações do Leco. Ate pq sempre critiquei esse jargão “time grande não cai”.
    Trocar a soberba pela humildade pode ser um bom começo.
    Agora é trabalhar para evitar o pior.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Tentou ser político, não criar caso menosprezando os demais clubes, mas a verdade é que foi infeliz demais.

    Em geral as respostas foram boas, mostrou confiança no clube, mas foi infeliz quando falou” “Essa coisa de time grande não cai é um mantra que se lançou, mas tenho uma grande preocupação, porque time grande cai. O Corinthians caiu, o Inter, o Palmeiras, o Vasco, o Atlético-MG, o Grêmio… O São Paulo não é maior do que nenhum desses outros clubes – ressaltou Leco”

    1) desnecessário fazer essa associação.
    2) preste atenção no próprio hino do clube (entre os grandes és o primeiro) e adote uma postura vencedora.

    Curtido por 3 pessoas

    • Não defendo a soberba. Mas, se questionado sobre isso a resposta é simples. “Essa expressão faz parte do universo do torcedor e faremos de tudo parte que nossa torcida possa continuar a defender isso”. Pronto.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Pode não ser maior que flamengo e corinthians mas maior que Atl mg, Palmeiras, Vasco e grêmio é sim. E pode começar a lamber já as feridas que ELE mesmo fez. Destroçou o time.

    Curtir

  4. Certamente que essa não foi a PIOR das declarações.

    Ridículo foi quando ele menosprezou o Rogério Ceni. E vejam, até quem critica ele como treinador, não podemos ter um presidente que esquece de tudo que o RC já fez e já ganhou pelo SP. Menosprezar um ídolo em rede nacional. Muito bom. Parabéns Leco.

    E vejam, um dia antes do jogo ele quis aparecer por meio da mídia.. obviamente viu que a torcida está no pé e usou o momento como uma forma de escape… certeza que se amanhã vencermos a partida ele terá o que quer, e a torcida VAI SIM (não esquecer), mas diminuir a pressão sobre ele… Lamentável.

    Curtir

  5. de certa forma apesar de eu ser um crítico ferrenho dele, tenho que reconhecer que ele não falou nada demais, tentou ser o mais humilde possível na frente das câmeras, mas isso é apenas fachada, pq na prática no dia a dia dentro do clube a postura é o contrário, pois não aceita reconhecer que errou no planejamento.

    Se ele queria tanto assim se mostrar humilde diante da torcida, deveria ter falado no final que se o clube for rebaixado, irá pedir a renuncia do cargo.

    Por isso que eu falei, isso tudo é fachada, apenas um teatrinho manjado pra tentar ficar bonito na fita, mas acho que o Leco não engana mais quase ninguém.
    .

    Curtido por 1 pessoa

  6. Seria bem legal se o blog pudesse ter duas opções de leitura, a dos posts com viés político e os de natureza desportiva. Pois, com essa overdose de questões políticas deixamos de debater o que é mais relevante.

    Com a vitória do Avaí acabamos de cair mais uma posição na tabela 18o agora, mas basta uma vitória para sair da zona de rebaixamento.

    Aparentemente, o Avaí demonstra uma boa evolução, tem alguns bons valores, especialmente o goleiro, que não jogará contra nosso time por estar suspenso (3 amarelo).

    Curtir

  7. Todo clube grande está sujeito ao descenso, basta ter presidente e diretores fracos e incompetentes. Essa é uma regra imutável. Os tempos de glória do SPFC coincidiu com grandes dirigentes. Nosso clube vem batendo na trave, uma hora pode acontecer.

    Curtir

    • Nem acho….

      Hoje acordei mais amargo, por isso peço desculpas desde já, mas se tem algo que tenho certeza é de que (por picuinha política) há uma tentativa desesperada de relacionar desempenho desportivo com qualidade de gestão e isso só prejudica o ambiente do clube (nada agrega de positivo).

      Pode-se ter glórias com gestores ridículos. Exemplos não faltam: desde nosso time (JJ), Vasco (Eurico), Palmeiras e Corinthians em diversos momentos, Atlético-MG (Kalil) etc..

      Embora exista uma parcela importância, esta é menor do que aquela que insistentemente de tenta fazer crer. O desempenho desportivo está mais relacionado a fatores diversos da gestão do clube.

      Um bom treinador (ou um que se adeque melhor ao elenco disponível) podem fazer a diferença, além dos exemplos acima, temos:

      A) O santos, quebrado, precisou colocar garotos para jogar, quase perderam vaga nas quartas e surgiram Diego, Robinho etc e título brasileiro.

      B) o atual líder (com presidente quase deposto, dívida estratosférica, desfazimento dos principais jogadores, elenco sem estrelas, mas taticamente muito bem construído).

      Acho que o Pinotti faz um bom trabalho (a qualidade dos reforços, ao menos em potencial, impressiona ao avaliar que temos um time financeiramente quebrado), mas lhe falta a qualidade de um MAC para a gestão de pessoal. Se houver uma blindagem do elenco, deixarem o Dorival trabalhar em paz, acredito em crescimento neste ano e em um belo 2018.

      Curtir

  8. Nem estou acreditando muito (Renan, Bufarini, Edimar e Marcinho são desanimadores), mas vamos vencer, E BEM, amanhã, só para podermos ter um pouco de paz com essa picuinha política e essas críticas absurdas a um treinador que está iniciando o trabalho e em fase de testes (primeira semana livre de treino).

    Curtir

  9. É isso que o Leco é capaz de fazer e tem gente que acha normal…pelo menos nisso o Juvenal era bom,ele não falava em rebaixamento…por que essa maldição atrai.Dai vem esse pseudo presidente e me caga na entrevista,pelo amor de Deus.Por isso o Juvenal nunca indicou esse boca mole pra ser presidente,só Deus na causa…

    Curtir

    • A vitória do Atlético-GO foi boa, pois não deixou o coritiba (candidato ao rebaixamento estou muito escapar).

      No da Bahia, qualquer resultado nos tiraria uma posição. E, embora o ideal fosse o empate, a vitória do Avaí foi melhor do que se fosse do vitória:
      1) pois podemos ficar a frente em pontos, não apenas em saldo.
      2) pois iremos enfrentar o Avaí lá sem dois de seus principais jogadores (especialmente o goleiro) e com mais uma semana livre de treinos. Ou seja, boas chances de vitória e colocar quatro pontos a frente.

      Para tanto (avaliar se os resultados foram bons ou ruins) depende de fazermos nossa parte. Se não fizer, qualquer resultado foi ruim. Se fizer, o resultado (vitória) daremos um passo importante para escapar.

      Curtido por 1 pessoa

  10. No ano passado ganhamos do Cruzeiro em casa com gol improvável de fora da área. De quem? do Wesley. Casa cheia pode ser estimulante, mas pode se tornar uma panela de pressão ao contrário, basta começar a perder gols na frente do goleiro adversário.

    Curtir

    • Não gosto do Rafael, mas os outros goleiros parecem interessantes. Mas também há excelentes valores no país.

      Lateral direito eu não me empolguei com nenhum deles rss

      Curtir

  11. Sei que meu comentário não será lido pois orgulho fala mais alto do que a razão.

    Bom, gostaria de comentar um video que encontrei ontem sem querer do depoimento do Muricy e do saudoso Waldir Perez sobre o grande e eterno José Poy.

    O Muricy praticamente disse que José Poy era mais que um ídolo, ele realmente se doava para o clube e para o bem dos jogadores sem desejar algo em troca. Chegou a emprestar dinheiro para jogadores comprar casa e sempre queria o bem dos jogadores.

    Bom, o que o Mitsuo quer dizer com isso?

    O que quero dizer que antes as pessoas tanto dirigentes, comissão técnica e jogadores pensavam no clube e no bem estar de cada pessoa que trabalhava no clube, era uma família e era unido em um único propósito que era o sucesso do clube.

    A torcida hj reclama da diretoria, mas agem de forma estranha pois apoiam pessoas erradas e tem sugestões que não são dígnas de um verdadeiro sãopaulino como por exemplos 1) querer distituir o titulo de ídolo do Chulapa com a desculpa ridicula de ele ser santista 2) apoiar um cara que faz média com a torcida com um suposto amor ao clube quando o mesmo visa interesses e 3) Colocar figuras como MAC e JJ como caras “phodas” só pela razão de provocar os rivais quando os mesmos participaram dessa palhaçada que se vê hj no clube.

    Recentemente em uma página do face falei sobre José Poy e a torcida que se diz “sãopaulina” só faltou jogar pedras. A cada ação que mencionava do Poy recebi insultos dos rogeristas. Isso mostra duas coisas: Insegurança em suas convicções e falta de humildade em não reconhecer que seu ídolo de fato nunca amou o clube.

    Em conclusão percebi que muitos se tornaram sãopaulinos por causa dele e não por causa da linda história que grandes homens fizeram ser o SP ser. Sãopaulinos mesmo são uma minoria pois a grande parte nem são de fato sãopaulinos, mas simpatizantes de jogador e nem sabe a história do clube com detalhes.

    Não é com propósito de provocar, mas de tentar abrir os olhos da parte da torcida que ainda não entendeu que o SPFC é maior que tudo, maior que qualquer jogador e ídolo. Se hj o SP tá nessa situação, parte da culpa é também da torcida que foi na onda de gente como JJ, MAC e RC que viviam provocando rivais ou tirando média quando na verdade suas atitudes só fizeram o SP ser uma vergonha para o verdadeiro torcedor.

    Curtir

  12. Por fim, não há um critério para definir quem é maior clube.

    Pela torcida declarada, temos a terceira maior. Mas neste critério inclui quem não torce, mas apenas tem simpatia ou torce para vários.

    Em tradição, estamos efetuando os maiores, juntos a santos e Botafogo (bases da seleção durante anos) e os palestras (Palmeiras e cruzeiro). Flamengo e Corinthians são produtos de mídia, especialmente a partir dos anos 80.

    Temos critérios objetivos para estar entre os maiores (través até ser o maior):

    1) Somos o único clube campeão nacional em todas as décadas, o maior vencedor brasileiro de libertadores e Mundial (incluído neste cálculo os intercontinental), um dos times com maior número de vice campeonatos nacionais (sempre chegando).

    2) nossa história coloca na primeira posição no número de craques, formados ou contratados. Impossível fazer apenas três times históricos sem ser injusto. Sempre que foi campeã mundial, a seleção brasileira teve jogador do São Paulo é isso se repetiu na olimpíada.

    3) Temos o maior estádio particular, localizado em uma região altamente valorizada, um elenco milionário e um centro de formação de jogadores organizado e revelando grandes talentos (que precisam ser melhor aproveitados).

    4) nunca disputamos série B, nunca nos vendemos a empresas de lavagem de dinheiro, ou fomos usados para lavagem de dinheiro de políticos. Não temos diretor no BNDS aprovando financiamentos para empresas que, coincidentemente, depois patrocinam o clube.

    Enfim, para quem não acha que somos um dos maiores ou que acham que estamos no mesmo nível de outros 12 ou mais clubes, sinto muito decepcionar vocês, estamos entre os maiores em qualquer critério e não são resultados dos últimos 10 anos, por exemplo, que define quem é grande e quem é gigante.

    Curtir

  13. Como assim?!?!? Já deu por encerrado o “planejamento” para se manter no grupo de elite?!?! Já está aceitando a situação?!?! Seu grupo pega o time na série A e já pensa em coloca-lo na série B ?!?! Se não tem competência para faze-lo, devolva o cargo o mais rápido possível, antes que o pior aconteça.
    O interessante é que parece que alguns torcedores já estão acostumando com essas falácias.
    Ser remunerado para trabalhar no cargo mais alto da empresa para arruinar a mesma??
    Eu penso que isso é a derrocada. Ele faz parte do grupo que não pensa no clube. Agora vem dar entrevista de que temos que aceitar que o clube tem tudo para cair.
    “Eu te demito do meu clube seu imprestável”, não só você, mas todos que você colocou e manipulou para fazer parte dessa empreitada.

    Curtir

  14. Vamos falar algumas verdades aqui:

    1- Time grande não cai, mas é derrubado. E quando é derrubado, deixa de ser grande para ser tradicional.

    2- Declaração indigna do Leco. Não sabe nem o tamanho do São Paulo Futebol Clube. Este time está acima de todos os outros times brasileiros, é o melhor, é o maior, simples assim. A história e os títulos testificam isso. No mundo todo, conto nos dedos os times que rivalizam em grandeza.

    Curtir

  15. Mitsuo seu comentário acima está acima da média….tenha meus parabéns.

    Parte de nossa torcida está ficando PHD em discussão politica, está ficando chato, ninguém presta, são os donos da razão.

    Xingam, ofendem, julgam, rotulam, acusam sem quaisquer fundamento.

    Isso é um prato cheio para os rivais.

    Curtir

  16. Se ele é soberbo reclamam, se ele é humilde reclamam, se ele não fala nada reclamam. A real é que essa perseguição ao Leco já passou o racional. O que ele falar ou fizer vai ser criticado independente de bom ou ruim. É uma dualidade injustificável, não existe jogador, ídolo, treinador, diretor, torcedor inquestionável do mesmo jeito que não precisamos criticar até o jeito de respirar de quem não gostamos. O mundo não é preto e branco..

    O que o Leco falou não tem problema algum. Não é a hora de ficar falando que é maior do que tudo e todos enquanto o barco tá afundando. Temos que colocar na cabeça que somos um clube de futebol e estamos suscetível ao rebaixamento. A camisa não vai nos salvar. Ele é sim um péssimo presidente, um dos piores da história recente do clube, mas admitir que a declaração dele não foi ruim não muda em nada isso. Mas ficar fazendo críticas sem fundamento só vai desvalorizar as que tem fundamento. Nessa onda de todo dia uma notícia do tipo “Pinotti prefere Nescau do que Toddy. Fora Perfumista” ou “Leco fala biscoito e não bolacha. Fora Leco” quando sair uma notícia que realmente importa, ninguém vai dar valor algum…

    Curtir

  17. Esse blog esta ficando chato.
    Nao pelas matérias.
    Mas os comentários estao cada vez mais xaropes e eu participei disso.
    Em verdade, o pano de fundo eh que um quer ser mais “entendido” que outro. E todos tem um pouco de razão. Mas o pior de tudo, é que parece que ninguem lê o que o outro escreve. Está tipo conversade doido.

    Agora, que esta um saco isso de um falando que o outro grupo eh isso e outro, aquilo… eh chato pra caceta.

    A partir de hj vou me policiar pra nao ser chato tanto quanto estou achando que os comentários estao sendo.

    Curtir

  18. Primeiro ele diz, que bancou a contratação do Rogério como técnico, depois ele diz que o time estava em uma situação muito ruim, e ele tinha que tomar uma atitude ou se omitir, bom se foi ele que bancou, a melhor atitude seria renunciar o cargo e não mandar o técnico que ele mesmo bancou embora.

    E concordo, time grande cai sim, basta não jogar bola e ter incompetentes como ele na administração do clube.

    E sim o São Paulo e maior do que esses times que ele falou, jamais ponha o São Paulo a nível de Corinthians e Palmeiras, ainda mais sendo o nosso presidente, um já foi rebaixado 2x pra serie b, e pior, sofrendo goleadas para time pequenos, como Goias, Mirassol, o outro por sua vez, nunca tinha ganhado nada, ate que o ex-presidente Andres Sanches, ficar contra o clube dos 13 e se apoiar aos bandidos da CBF e virar membro da CBF na copa, não foi muito difícil conseguir regalias e ate mesmo um estádio para a copa a custos de dinheiro publico.

    Curtir

  19. Bom dia, velho safado vendeu um monte de jogador agora vem com essa conversa mole, so tera meu apoio se mostrar que pagou as dívidas e não robou a maior parte do dinheiro, porque ate nos shows onde teoricamente o São Paulo lucraria algum os caras roubam.

    Curtir

  20. Gostei de uma coisa. da humildade. Pela primeira vez ele foi humillde. Não somos melhor do que ninguém. Time grande pode não cair, mas ex time grande cai. Leco, você não tem culpa pelo que está aconatecendo com o nosso clube. O culpado por toda essa tragédia, é os 160 oitentões conselheiros vitalícios que escravizaram o clube e ao bel prazer deles escolhem gente como você, Aidar, JJ. e não dão chance para a liberdade. Você sabe o que é liberdade? Liberdade é deixar o clube andar, deixar o clube crescer não para os 160 mas para os 20milhões. Do jeito que vocês estão governando o clube dentro de mais 20 anos o legado que deixarão é o fim dessa glopriosa entidade. O seu novo estatuto veio para piorar. e vocÊ sabe muito bem disso, porque vocÊ não é bobo. Faça um estatuto decente com votos dos sócios torcedores para presidente.

    Curtir

  21. SP está perdido na mão desse senhor ele é a cara da derrota é da incompetência só é presidente porque no SP da para comprar troca favorecer comicionar e passar por cima de todo o bom censo.

    Curtir

  22. Bom depois da declaração de que o São Paulo não é maior que esses clubes, ele tem que sair fora. Você nunca vai ouvir de um presidente do Corinthians que o clube não é maior que os outros. Toda essa passividade dos dirigentes do SPFC se apresenta em campo, e isso me irrita, nenhum jogador se impõem diante dos adversários e nos tornamos uma piada por conta de presidentes como Leco. O SPFC é maior que os outros sim, mas tem que fazer por ordem. Agora esse merda apequenou o SPFC de vez! Já são 10 anos sem títulos, cadê o São Paulo?

    Curtir

  23. Ele deu uma declaração política para não querer causar num momento como esse. Fez o certo.

    Vamos parar de tumultuar nesse momento… São Paulo tem tudo pra sair dessa situação, mas ficar “caçando pelo em ovo” não vai adiantar agora!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s