Amigos.

Sinto muita dor ao ver o São Paulo jogar, ou melhor, entrar em campo, desse jeito. Eu tenho 38 anos, vi muitos times excelentes. Seria muita dor ficar lembrando desses times, que jogavam por amor a camisa e não ao salario. Estamos diante da geração mais mimada da história do futebol nacional, a geração que construiu o eterno 7X1. Tatuagens, cabelo diferenciado, gola alta, brinco, colar, relógio de ouro, carrão, mas em campo, futebolzinho de 5a categoria.

Analisando o São Paulo de hoje, não tenho muitas esperanças desse time reagir. Desde que o São Paulo entrou no Z4 ouço comentaristas e jornalistas dizerem que um time grande, não acostumado com essa situação, quando entra no Z4 é mais difícil sair pois mexe muito mais com o psicológico do que times de menor expressão que estão mais acostumados com essa situação. Palmeiras, Corinthians, Vasco, Internacional caíram, e não foi na última rodada, passaram grande parte do campeonato entre os 4 piores. Ainda é cedo, tem alguns meses até o fim do ano, mas o SP não demonstra forças para sair.

Vamos analisar setor a setor. No gol, temos um bom goleiro, mas que não está à altura do São Paulo. Um bom reserva, mas não titular. No banco, 2 goleiros que não servem para vestir o manto sagrado do São Paulo. Vamos analisar Ederson, saiu do São Paulo, está indo para o Manchester City, talvez sendo a maior transação de goleiros da história. Leonardo, quase não teve seu contrato renovado no São Paulo em 2016, foi emprestado para o Paraná Clube e passou mais de 10 jogos sem levar gol.  Sidão e Denis são melhores que eles? Porque manter os ruins e deixar ir os bons?

Nas laterais, é para chorar. Bruno e Buffarini são piadas. Não marcam, não atacam, não cruzam, não chutam. Junior Tavares, foi muito bem no Paulista. Parou de jogar. Talvez insatisfeito ou querendo sair, é só toque de lado e erros grotescos na defesa. Edimar reserva do reserva do Cruzeiro. São Paulo pegou e nunca usou. E nem parece que vai, nunca se fala dele, apenas para lembrar de mais uma lambança.

Defesa está um queijo suíço. Começamos o ano com 7 zagueiros, venderam quase todos. Rodrigo Caio, não consegue se impor. Seria um líbero de alta qualidade, mas relutasse com o esquema 3-5-2. Aderlan é a “esperança” que a torcida e imprensa do Valencia, onde estava jogando, deu graças a Deus que ele saiu do time. Ponto para a diretoria. Arboleda, marca a bola, toma gol nas costas direto. Já mostrou ser ruim. Lugano, o único que representa o São Paulo nem no banco tem ficado. Lucão afastado é a única boa notícia dessa defesa, que ainda periga perder Rodrigo Caio para a Rússia.

Meio campo. Não marca, não arma, não combate. Jucilei é quem se salva. Raça e vontade. Se o time tivesse melhor, iria para a Seleção. Joga muito. Petros, eu não confio, mas pelo menos tem mostrado vontade. Jonathan Goméz e Thomaz? Lucas Fernandes e Shaylon jogam muito mais. Para que trazer? Cícero, pedido do M1TO. Não faz nada em campo. Cueva, obrigado, mas pode ir embora, não quer jogar mais e fica com uma má vontade enorme. Araruna e Militão, poucas chances para a base, uma excelente base por sinal. Preferir os já “rodados” e caros a base tem mostrado apenas que o São Paulo está no rumo totalmente errado. Traz o cara com salario alto para ter nome, mas em campo, não joga nada!

Ataque… de risos. Pratto, esforçado, a bola não chega. Esse é o único, ainda, a ser poupado. Ao menos tenta. Não pode sair da área, mas se não sai, não recebe a bola. Wellington Nem. 200 cirurgias, escondido na Ucrania e  veio como “grande reforço”. Tropeça na bola. Marcinho, deu um passe lindo para Pratto contra o Palmeiras. Pronto, é craque, titular absoluto. Denilson, deu 3 chutes ao gol na sua estreia, outro a virar titular. Ambos não jogam nada.

Primeiro que o cara chegou e o São Paulo errou o nome!!!! Um jogo, machucou e talvez nem volte a jogar em 2017. Mais um ponto para a diretoria do São Paulo. Time perdendo e no banco tem quem? Gilberto! Pedro, da base, realmente está tão abaixo de Marcinho, Denilson, Nem? Ainda dizem que Centurion deverá voltar. Ai não há reza que dê jeito ao time.

Ainda bem que Kieza, Ytalo e Neilton foram embora bem rápido. Ver que o São Paulo já teve – e tem – esses caras nos representando em campo não há muita esperança de uma reviravolta.

Saudoso aqui torceram até o fim. Me incluo nessa. Só vou desistir no apito final do ultimo jogo de Dezembro, mas infelizmente, a Série B se aproxima com grande velocidade. E temo que se cair, com esse amadorismo todo, não volte em 2019.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe