A esperança é a ultima que morre

Amigos.

Sinto muita dor ao ver o São Paulo jogar, ou melhor, entrar em campo, desse jeito. Eu tenho 38 anos, vi muitos times excelentes. Seria muita dor ficar lembrando desses times, que jogavam por amor a camisa e não ao salario. Estamos diante da geração mais mimada da história do futebol nacional, a geração que construiu o eterno 7X1. Tatuagens, cabelo diferenciado, gola alta, brinco, colar, relógio de ouro, carrão, mas em campo, futebolzinho de 5a categoria.

Analisando o São Paulo de hoje, não tenho muitas esperanças desse time reagir. Desde que o São Paulo entrou no Z4 ouço comentaristas e jornalistas dizerem que um time grande, não acostumado com essa situação, quando entra no Z4 é mais difícil sair pois mexe muito mais com o psicológico do que times de menor expressão que estão mais acostumados com essa situação. Palmeiras, Corinthians, Vasco, Internacional caíram, e não foi na última rodada, passaram grande parte do campeonato entre os 4 piores. Ainda é cedo, tem alguns meses até o fim do ano, mas o SP não demonstra forças para sair.

Vamos analisar setor a setor. No gol, temos um bom goleiro, mas que não está à altura do São Paulo. Um bom reserva, mas não titular. No banco, 2 goleiros que não servem para vestir o manto sagrado do São Paulo. Vamos analisar Ederson, saiu do São Paulo, está indo para o Manchester City, talvez sendo a maior transação de goleiros da história. Leonardo, quase não teve seu contrato renovado no São Paulo em 2016, foi emprestado para o Paraná Clube e passou mais de 10 jogos sem levar gol.  Sidão e Denis são melhores que eles? Porque manter os ruins e deixar ir os bons?

Nas laterais, é para chorar. Bruno e Buffarini são piadas. Não marcam, não atacam, não cruzam, não chutam. Junior Tavares, foi muito bem no Paulista. Parou de jogar. Talvez insatisfeito ou querendo sair, é só toque de lado e erros grotescos na defesa. Edimar reserva do reserva do Cruzeiro. São Paulo pegou e nunca usou. E nem parece que vai, nunca se fala dele, apenas para lembrar de mais uma lambança.

Defesa está um queijo suíço. Começamos o ano com 7 zagueiros, venderam quase todos. Rodrigo Caio, não consegue se impor. Seria um líbero de alta qualidade, mas relutasse com o esquema 3-5-2. Aderlan é a “esperança” que a torcida e imprensa do Valencia, onde estava jogando, deu graças a Deus que ele saiu do time. Ponto para a diretoria. Arboleda, marca a bola, toma gol nas costas direto. Já mostrou ser ruim. Lugano, o único que representa o São Paulo nem no banco tem ficado. Lucão afastado é a única boa notícia dessa defesa, que ainda periga perder Rodrigo Caio para a Rússia.

Meio campo. Não marca, não arma, não combate. Jucilei é quem se salva. Raça e vontade. Se o time tivesse melhor, iria para a Seleção. Joga muito. Petros, eu não confio, mas pelo menos tem mostrado vontade. Jonathan Goméz e Thomaz? Lucas Fernandes e Shaylon jogam muito mais. Para que trazer? Cícero, pedido do M1TO. Não faz nada em campo. Cueva, obrigado, mas pode ir embora, não quer jogar mais e fica com uma má vontade enorme. Araruna e Militão, poucas chances para a base, uma excelente base por sinal. Preferir os já “rodados” e caros a base tem mostrado apenas que o São Paulo está no rumo totalmente errado. Traz o cara com salario alto para ter nome, mas em campo, não joga nada!

Ataque… de risos. Pratto, esforçado, a bola não chega. Esse é o único, ainda, a ser poupado. Ao menos tenta. Não pode sair da área, mas se não sai, não recebe a bola. Wellington Nem. 200 cirurgias, escondido na Ucrania e  veio como “grande reforço”. Tropeça na bola. Marcinho, deu um passe lindo para Pratto contra o Palmeiras. Pronto, é craque, titular absoluto. Denilson, deu 3 chutes ao gol na sua estreia, outro a virar titular. Ambos não jogam nada.

Primeiro que o cara chegou e o São Paulo errou o nome!!!! Um jogo, machucou e talvez nem volte a jogar em 2017. Mais um ponto para a diretoria do São Paulo. Time perdendo e no banco tem quem? Gilberto! Pedro, da base, realmente está tão abaixo de Marcinho, Denilson, Nem? Ainda dizem que Centurion deverá voltar. Ai não há reza que dê jeito ao time.

Ainda bem que Kieza, Ytalo e Neilton foram embora bem rápido. Ver que o São Paulo já teve – e tem – esses caras nos representando em campo não há muita esperança de uma reviravolta.

Saudoso aqui torceram até o fim. Me incluo nessa. Só vou desistir no apito final do ultimo jogo de Dezembro, mas infelizmente, a Série B se aproxima com grande velocidade. E temo que se cair, com esse amadorismo todo, não volte em 2019.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

39 comentários

  1. Acredito que o texto foi feito há um tempo pois tem uma ou outra coisa desatualizada. Mas na essência é exatamente isso. Objetivo, sem milindros ou devaneios. Triste e mais triste é abrir o Uol e ver que numa reunião do SPFC essa semana o Leco e sua turma tiveram a “gestão consolidada”. Esse povo ta delirando ainda. A hora que a série B chegar, a realidade vai se impor e CONSOLIDAR a tragédia.

    Curtir

  2. Acredito que se esse texto fosse escrito há 8 anos, ainda assim seria atual. Acabaram com o que SP. Comparo as últimas gestões (desde a rasgada do estatuto pelo falecido JJ), ao processo de perpetuação no poder e estupro à economia que acontece no Brasil há anos. Essa bola vem sendo cantada há muito tempo. Nunca tive tanto medo de cair pra série B como neste ano. O medo é tanto que já estou aprendendo a lidar com a possibilidade. Que presidente é esse que só se esconde? E esse diretor de futebol que comprou o cargo? O que fizeram com o time que começou o ano? A cortina de fumaça mascarada de aposta que foi a contratação do Ceni. Quero ver o balanço financeiro do clube no ano que vem. Se as dívidas diminuirem, retiro parte do que disse. Mas acredito no óbvio, a menor parte do recurso foi usada pra isso, todo mundo recebeu bola e o SP agoniza. 2018: atolado em dívidas e na série B, só de escrevera isso dá calafrios. Mas conselho: já vão trabalhando o psicológico e inventando uma nova musiquinha: “nunca fui rebaixado” pode se aposentar ano que vem.

    Curtido por 1 pessoa

  3. de JJ, passando por Aidar, e agora Leco… o SPFC vai definhar, ainda mais se ficar Pinotti, aplaudidíssimo por múmias.

    Esse é o SPFC, melhor nem pensar no futuro, vai ser …

    Curtir

  4. Só li besteira … Pouca chance pro Araruna? Joga um jogo e se machuca também. Cueva é um dos poucos que vem jogando bem, que tenta, corre. Petros também. Que texto merda …

    Curtir

  5. Caro Felipe. Enquanto houver no SãoPaulo esse bando de anciãos safados escolhendo o presidente que obrigatoriamente tem que ser um deles, não sairemos mais dessa situação. Eu estou mais preocupado com a série C porque na B nós já estamos. Time grande não cai mas ex time grande cai. Eleição direta com votos dos sócios torcedores na minha opinião é a única saída. É mudar para não morrer.

    Curtir

    • O caso do Cicero é ainda pior pois o jogador foi exposto a mídia sem ter feito nenhuma falta grave, a gota d’água foi a entrevista do Leco ontem. O clube não precisa vir a publico expor uma situação de afastamento, conversa com o jogador e com o empresário que não conta mais com o atleta, que busquem outro caminho, tira das viagens, dos relacionados e se houver indisciplina por parte do jogador avalia uma punição (advertência, suspensão, multa ou rescisão).

      Curtir

      • Time precisando de estabilidade, tranquilidade e gestão do clube criando picuinhas desnecessárias.

        Isso atrapalha o time pois fica um buxixo negativo.
        Acaba com os factoides.

        O problema não eh de técnico nem de técnica.

        Curtir

  6. Só para refletir: O SPFC há muito tempo padece por falta de um grande goleiro. Todavia, vale anotar que o Vanderlei mesmo jogando o que jogou ontem pelo Santos, ficou muito tempo no Coritiba e o São Paulo por intermédio de sua diretoria ou seus olheiros, não interessou por ele(Vanderlei). Mesmo com Ceni jogando mal nos últimos 3 anos de sua carreira, são coisas estranhas que ocorrem no SPFC.

    Curtir

  7. Aff.
    Ó dia. Ó vida. Ó céus
    Nada presta, melhor acabar com o futebol, mantenham apenas o social.
    Sinceramente, tem gente que brinca de cartola e se acha profissional do ramo.
    Torcer na boa é fácil.
    Apoiarei esse time até na seria D, afinal, até hoje a quantidade de alegrias e orgulho que me proporcionou é imensamente superior as tristezas.

    Curtido por 2 pessoas

  8. Levi, como dizia o Murici, futebol “é resultado”, “é vitória”, o resto é balela, basta o São Paulo vencer umas 4 partidas seguidas e voltar a confiança, essas frescuras de política se acaba, fofocas, disse não disse, intriguinhas, parte da nossa torcida está bitolada em política no clube porque não se tem assunto, basta voltarmos a vencer isso acaba rapidinho, basta ver que na vitória de virada contra o Botafogo/RJ até o jogo contra o Coritiba não se havia muitos assuntos de política.

    O São Paulo FC de hoje virou o Corinthians dos anos 90, cada dia um fato novo vazado na mídia e uma confusão na mídia, na torcida e na diretoria, o São Paulo antigamente blindava isso, hoje os outros blindam e nós divulgamos.

    Curtido por 2 pessoas

  9. No caso do Ingresso, Levo virá a público esclarecer que tem responsabilidade ZERO no caso.

    Que foi verificado que houve desvio “coisas e tal”.

    E que a diretoria não tem qualquer responsabilidade direta pelo que aconteceu.

    Curtir

  10. Caras, fazendo um exercício de pessimismo:

    Chega o final do ano, o SPFC agonizando, brigando até a última rodada pela sobrevivência e – fatalmente – seja rebaixado.
    Primeiro que o LECO vai mandar alguém se manifestar. provavelmente, o escudo que vai contratar para ser o “gerente de futebol” ou mesmo o Pinotti se este não tiver sido demitido até lá (após uma sequência de derrotas).

    Ai, passada a raiva inicial da torcida,
    Quando essa mesma torcida, apaixonada que é, começar a demonstrar apoio ao time, o LECO aparecerá para dar uma entrevista, para dizer que está trabalhando para reverter esse fato inédito terrível e que o que aconteceu é de responsabilidade dos jogadores e comissão técnica, pois o trabalho foi desenvolvido corretamente.

    E será apoiado por seus cúmplices.

    Curtir

  11. E assim segue o honesto futebol…

    São Paulo com as confusões com o Leco, todo dia aqui, cansativo já…

    O Grêmio demite o Valdir Espinosa amigo do Renato por vaidades…

    O Vasco reintegra o Nenê…

    O Santos tem seu Presidente Modesto multado por acusarem o reporter da Globo

    O Atlético/MG devendo horrores para alguns jogadores, Robinho no Banco, folha salarial alta e eliminados de tudo e perto na zona de rebaixamento;

    O Cruzeiro com altos e baixos, esses dias teve a sede quebrada por organizadas;

    O Palmeiras gastou 100 milhões eliminado de tudo, fora a confusão com o Felipe Mello e o Cuca;

    O Corinthians com a máfia de ingressos na Arena, salários atrasados, Renda confiscada, golpe do estádio, raxa na diretoria, diretores investigados, etc

    Chapecoense sendo acionada na justiça no caso do acidente, basta lerem a carta do filho do Caio Jr;

    E por aí caminha a ilusão do futebol brasileiro, onde achamos que só o São Paulo FC tem coisas erradas e os demais são uma maravilha……

    Curtir

    • Mas quem aqui falou que os outros são honestos? Você ainda não entendeu que o foco aqui o São Paulo, FBN?

      Ninguém tá falando que os outros são honestos, trabalhadores e cheios de lisura, porém estamos pensando no nosso time. Os outros que cuidem dos deles.

      Quer dizer que se todo mundo é corrupto, temos que abaixar a cabeça e pensar “poxa, é normal ser corrupto, então deixem roubar mesmo, tranquilo”?

      Temos que criticar o Eurico ou o Modesto no blog do São Paulo? Acho que não precisa né…

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s