Meus amigos tricolores.

Até quando o São Paulo Futebol Clube será representado por jogadores que não tem a menor condição de vestir nossa camisa, já tão bem representadas por gênios como Pedro Rocha, Gerson, Careca, Muller Leonidas da Silva, Bauer, Falcão, Oscar, Dario Pereyra, Raí, Zetti, Zé Sérgio entre outros, hoje está nas mãos de caras que não merecem vesti-la.

 

Não entrarei nos meandros do futebol, onde todo mundo sabe o que acontece, mas ninguém consegue provar, mas é claro, que contratar esses caras que estão ai, vestindo o manto tricolor tem a ver com tudo, menos com o talento desses jogadores. Alguns, ainda promessas, podem até vingar, mas há jogador que já se sabe que não vai dar em nada. Com todo o respeito mas por exemplo, qual a representatividade do Avai para o cenário nacional que possa oferecer um bom atacante, quando o mesmo era seu reserva? O atacante do Ituano ou do São Bernardo do Campo realmente vai resolver o problema do ataque de um time grande como o São Paulo? De novo, todo o respeito aos times, mas devemos ser honestos.

 

Buffarini por exemplo. Jogava em um bom time argentino, tinha sido campeão da Libertadores. Creditos para vir, não pela fortuna que veio, mas tinha tudo para dar certo, não deu, mas tinha um histórico. Wesley, tinha tudo para dar errado. Deu errado no Santos e Palmeiras. Porque no São Paulo daria certo? Alan Kardec, o centroavante que não chuta em gol – cheguei a contar, o cara ficou 10 jogos sem chutar uma bola em gol, em 900 minutos, nenhum chute!!! – porque seria o camisa 9?

 

E o que acontece?

O time precisa reagir. No banco, Dorival Jr olha e vê jogadores que ele, nos treinos, já vê que são ruins. Ele precisa mexer no time, fazer algo diferente, mas as peças não lhe ajudam. A torcida cobra o técnico, elo mais fraco, daqui a pouco cai, vem o 20o técnico e o time não reage. A culpa já foi do Autuori, Muricy, Ney Franco, Carpegiani, Bauza, Osório, Rogério Ceni. Nunca dos jogadores e jamais da diretoria incompetente que traz cara que qualquer expectador de futebol já viu que não vai dar em nada! Não precisa ser um expert em futebol para ver que tem jogador que não serve para vestir a camisa do São Paulo, os caras vão lá e trazem!

 

Uma empresa, quando vai contratar um estagiário, gerente, diretor ou CEO olha o Curriculum do cara inteiro. Olha o que esse cara fez, por onde passou, suas realizações para ai sim chamar. O São Paulo, a pedido do Rogério Ceni, trouxe o Thomaz. Aos 30 anos nunca jogou em nenhum time grande (a não ser no SPFC no começo da carreira). Por que aos 30 anos ele explodiria para o futebol?

 

Devemos parar de detonar o técnico quando ele não perde 5 gols por jogo, não falha na bola aérea ou toma um frango. Devemos responsabilizar o jogador que não corresponde e acima de tudo, a diretoria que trouxe o jogador por razões “inexplicáveis”.

 

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe