No meio desse ano, circularam informações (confiáveis) no blog do São Paulo e em fóruns São Paulinos que davam pistas de como será a terceira camisa do tricolor que será lançada em setembro deste ano.

Diferente da temporada anterior, onde a cor amarela desagradou grande parte da torcida, a terceira camisa do São Paulo em 2017 será toda preta, com a gola em Y (a mesma do uniforme titular), detalhes em bordô, cor muito bem aceita pela torcida até então, e a marca de batimentos espalhadas pela camisa.

Em cima desses detalhes, elaborei 11 modelos possíveis. Nenhum deles são invencionices ou tentativas de revolucionar a camisa do São Paulo. Todos seguem a linha de template utilizadas pela própria Under Armour em 2017 e muitos deles são inspirados em modelos já existentes mas que deram certo aos olhos da torcida. Confira:

O primeiro modelo, e mais condizente com as informações possui uma fina linha na borda da gola e das mangas, logo marcas da Under Armour e escudo do time todos na cor bordô, além da marca dos batimentos espalhadas pela camisa, como se o escudo fosse um coração pulsante. Apesar de pouco provável por conta do escudo monocromático, a UA vem utilizando esse detalhe nos uniformes de treino este ano e assim foi feito no terceiro uniforme do clube no ano de 2013, ano em que o São Paulo utilizou o terceiro uniforme pela primeira vez. A fornecedora na época era a Penalty.

O segundo modelo é uma adaptação do primeiro. Se o escudo monocromático pode ser um problema, a solução foi utilizar o escudo tricolor tradicional. Os logos da UA ficaram na cor branca, para melhor harmonia visual e a marca dos batimentos foi posta na cor vermelha, apenas para mostrar que também pode ser uma possibilidade.

O modelo de número 3, é uma outra adaptação do anterior. A mudança agora é na forma com que os batimentos se espalham pela camisa. Se antes eram linhas que ficavam mais finas conforme se afastavam do escudo, agora são cores sólidas que vão diminuindo a opacidade. A diferença é que visualmente a camisa fica com uma cor vermelha evidente. A gola, nesse modelo, foi posta vermelha.

O quarto modelo segue a mesma ideia do anterior. O que muda é a disposição do escudo, ao contro, e do logo da Under Armour, mais a cima. A gola volta na cor preta, com apenas uma linha na cor vermelha.

Apesar das informações descreverem apenas detalhes na cor bordô, eu fiz uma proposta do modelo #1 e #2, mas com detalhes na cor tricolor. Logos na cor branca e batimentos ao redor do escudo em forma de marca d`agua. Simples, mas tradicional.

Se o modelo anterior é simples demais, o de #6 ousa um pouco por conta de uma fina linha tricolor no centro da camisa. Por conta dela, os batimentos se limitam até o meio da camisa. Um pouco diferente, mas acho que ficaria elegante dentro de campo.

O modelo de número 7 é o que mais me agrada e daria vontade de ver o tricolor usando. Na minha opinião, o uniforme do São Paulo, seja ele qual for, DEVE ter a presença de uma faixa ou de listras tricolores. Por conta disso, este modelo é uma releitura do uniforme titular, mas com o escudo a esquerda do peito e com uma faixa tricolor em menor proporção. Os batimentos seguem a mesma ideia do primeiro uniforme, ao longo das faixas.

Como o segundo uniforme do tricolor, o oitavo modelo é inspirado nele mas com uma única faixa, ao invés de todo listrado. Nesse modelo, gola e mangas são totalmente pretas, para deixar o uniforme o mais limpo possível. Novamente, os batimentos vão em cima da faixa.

Inspirada na camisa do Rogério Ceni em 2008, esse é também é um dos modelos mais bonitos ao meu ver. No ano em que foi utilizada, essa camisa agradou muita gente e foi tida como uma das mais bonitas entre todos os times do futebol brasileiro. Seria uma linda homenagem ao nosso goleiro também.

O penúltimo modelo não tem nem o que dizer. É o mesmo desenho da camisa titular, na mesma disposição, mas na cor preta. Para não dizer que é o mesmo uniforme, coloquei detalhes tricolores nas mangas. Simples, extremamente simples, mas a camisa do São Paulo não precisa de muito para ser bonita. É uma camisa que pode ser reconhecida até mesmo sem o escudo e possui um dos desenhos mais belos do futebol mundial (não vou dizer o mais, para não me chamarem de clubista). O Rogério o utilizou esse desenho na final do mundial em 2005, em 2012 e em 2013. É também um dos meus favoritos e esse uniforme deveria ter toda temporada.

O último modelo eu fiz um post especial explicando sobre ele. Pode ser tanto um segundo como um terceiro uniforme. Veja mais aqui.

Luis Fernando Peretti