11 criações: 3o uniforme

No meio desse ano, circularam informações (confiáveis) no blog do São Paulo e em fóruns São Paulinos que davam pistas de como será a terceira camisa do tricolor que será lançada em setembro deste ano.

Diferente da temporada anterior, onde a cor amarela desagradou grande parte da torcida, a terceira camisa do São Paulo em 2017 será toda preta, com a gola em Y (a mesma do uniforme titular), detalhes em bordô, cor muito bem aceita pela torcida até então, e a marca de batimentos espalhadas pela camisa.

Em cima desses detalhes, elaborei 11 modelos possíveis. Nenhum deles são invencionices ou tentativas de revolucionar a camisa do São Paulo. Todos seguem a linha de template utilizadas pela própria Under Armour em 2017 e muitos deles são inspirados em modelos já existentes mas que deram certo aos olhos da torcida. Confira:

O primeiro modelo, e mais condizente com as informações possui uma fina linha na borda da gola e das mangas, logo marcas da Under Armour e escudo do time todos na cor bordô, além da marca dos batimentos espalhadas pela camisa, como se o escudo fosse um coração pulsante. Apesar de pouco provável por conta do escudo monocromático, a UA vem utilizando esse detalhe nos uniformes de treino este ano e assim foi feito no terceiro uniforme do clube no ano de 2013, ano em que o São Paulo utilizou o terceiro uniforme pela primeira vez. A fornecedora na época era a Penalty.

O segundo modelo é uma adaptação do primeiro. Se o escudo monocromático pode ser um problema, a solução foi utilizar o escudo tricolor tradicional. Os logos da UA ficaram na cor branca, para melhor harmonia visual e a marca dos batimentos foi posta na cor vermelha, apenas para mostrar que também pode ser uma possibilidade.

O modelo de número 3, é uma outra adaptação do anterior. A mudança agora é na forma com que os batimentos se espalham pela camisa. Se antes eram linhas que ficavam mais finas conforme se afastavam do escudo, agora são cores sólidas que vão diminuindo a opacidade. A diferença é que visualmente a camisa fica com uma cor vermelha evidente. A gola, nesse modelo, foi posta vermelha.

O quarto modelo segue a mesma ideia do anterior. O que muda é a disposição do escudo, ao contro, e do logo da Under Armour, mais a cima. A gola volta na cor preta, com apenas uma linha na cor vermelha.

Apesar das informações descreverem apenas detalhes na cor bordô, eu fiz uma proposta do modelo #1 e #2, mas com detalhes na cor tricolor. Logos na cor branca e batimentos ao redor do escudo em forma de marca d`agua. Simples, mas tradicional.

Se o modelo anterior é simples demais, o de #6 ousa um pouco por conta de uma fina linha tricolor no centro da camisa. Por conta dela, os batimentos se limitam até o meio da camisa. Um pouco diferente, mas acho que ficaria elegante dentro de campo.

O modelo de número 7 é o que mais me agrada e daria vontade de ver o tricolor usando. Na minha opinião, o uniforme do São Paulo, seja ele qual for, DEVE ter a presença de uma faixa ou de listras tricolores. Por conta disso, este modelo é uma releitura do uniforme titular, mas com o escudo a esquerda do peito e com uma faixa tricolor em menor proporção. Os batimentos seguem a mesma ideia do primeiro uniforme, ao longo das faixas.

Como o segundo uniforme do tricolor, o oitavo modelo é inspirado nele mas com uma única faixa, ao invés de todo listrado. Nesse modelo, gola e mangas são totalmente pretas, para deixar o uniforme o mais limpo possível. Novamente, os batimentos vão em cima da faixa.

Inspirada na camisa do Rogério Ceni em 2008, esse é também é um dos modelos mais bonitos ao meu ver. No ano em que foi utilizada, essa camisa agradou muita gente e foi tida como uma das mais bonitas entre todos os times do futebol brasileiro. Seria uma linda homenagem ao nosso goleiro também.

O penúltimo modelo não tem nem o que dizer. É o mesmo desenho da camisa titular, na mesma disposição, mas na cor preta. Para não dizer que é o mesmo uniforme, coloquei detalhes tricolores nas mangas. Simples, extremamente simples, mas a camisa do São Paulo não precisa de muito para ser bonita. É uma camisa que pode ser reconhecida até mesmo sem o escudo e possui um dos desenhos mais belos do futebol mundial (não vou dizer o mais, para não me chamarem de clubista). O Rogério o utilizou esse desenho na final do mundial em 2005, em 2012 e em 2013. É também um dos meus favoritos e esse uniforme deveria ter toda temporada.

O último modelo eu fiz um post especial explicando sobre ele. Pode ser tanto um segundo como um terceiro uniforme. Veja mais aqui.

Luis Fernando Peretti

Anúncios

87 comentários

  1. Gostei de todos os modelos, mas os que me agradaram mais foram modelo 04 ( mas acho que o simbolo deveria ser do lado direito), o modelo 06 é top ( mas acho que a sombra dos batimento não deveria ter ou deveria sair do escudo em degrade até sumir ) o modelo 08 é o que mais me agradou ( mas a faixa vermelha deveria ser mais larga um pouco para não atrapalhar visualização do escudo ).

    Curtir

    • No geral, os onze modelos são melhores que a camisa 3 do ano passado.

      Todavia, achei que três camisas ficaram abaixo para meu gosto (a 1, a 6 e a 11), não que sejam feias (longe disso), apenas que as outras me pareceram melhores.

      Curtir

  2. Achei todas legais, porém preferi a 3, 5 e 6. Um único detalhe, quando li sobre batimentos pensei que seria algo como aqueles gráficos das máquinas que medem os batimentos cardíacos e não uma pulsação a partir do escudo do SPFC, mas enfim, como você é do ramo, deve pensar mais em linha com os designers da UA hahahaha

    Curtir

  3. Bom dia à toda legião tricolor do planeta.

    Qualquer pedaço de pano que ostente nossas cores e escudo, torna-se uma obra de arte especialmente cara, calando diretamente à alma tricolor.

    Belíssimos exemplares de justa e delicada beleza.

    Parabéns aos criadores.

    Under Armour, por favor …, providencie todas estas maravilhosas unidades expostas acima …, nas linhas branca, vermelha e preta.

    Bela homenagem ao SPFC.

    Curtir

  4. Obrigado pelo post. É de extrema felicidade e orgulho que meu coração se encontra. Vocês não precisavam nem ter linkado meu blog ou dado os créditos, eu só queria que vissem meu trabalho.

    Num mundo imaginário, meu sonho seria poder assinar alguma camisa do São Paulo e eu faria dessa forma: disponibilizando vários modelos para os próprios torcedores escolherem. Quem sabe um dia eu realizo, não é mesmo? kkkk

    Muito obrigado mesmo, grande abraço

    Curtido por 8 pessoas

    • Nunca vi nada demais no foguete. Para ser sincero, era um dos que destoavam no time (ele e banguele)….

      Mas, diante da limitação (para não falar mediocridade) dos “profissionais” (Bruno e Bufarini), o garoto pode ter um destaque.

      Se tiver um rendimento próximo ao do Edimar (que faz apenas o feijão com arroz) já será uma grande evolução.

      Curtir

  5. Uma coisa que muita gente não da atenção, mas que a torcida aclama são as listras na altura do peito.
    Alguém poderia começar a pensar nisso nas criações.
    Quanto aos uniformes, #10 espetacular… #11 tem muita informação, a camisa lisa com as listras ficaria 100%.

    Curtir

    • Liderança e qualidade técnica. Eu incluiria o Gilberto nessa lista, a força de cara com o elenco e o senso de grupo é impressionante.

      E ainda tem os caras com “amor ao clube”: Arboleda (declarou ter muito orgulho por ter vindo), Aderlan e Marcos Guilherme (que se emocionaram por jogar no clube do coração).

      A mentalidade do elenco está mudando, hoje temos identidade e respeito pelo clube. Com o tempo podemos podemos chegar a conclusão que vimos o início de uma geração vencedora.

      Curtir

      • Respeito se adquiri e não se impõe, não é proibindo o atleta de dar entrevista de boné que vai adquirir o respeito do jogador, o Telê era assim, porém era outra época, hoje em dia é incontrolável.

        O líder é o que menos aparece em uma equipe, é a sociedade que o classifica como líder, quando o comandante quer aparecer mais que o grupo, esse não é líder, o Bernardinho já disse isso em seu belo livro, vejo isso muito bem feito no Zidane e no Tite, aparecem no momento certo.

        Curtir

      • Tricolor Alagoano, com certeza nosso elenco para 2018 será monstro, o Dorival iniciando um trabalho, pré temporada e já ambientado no clube, vamos vir muito fortes em 2018 em todas as competições, pode escrever, tomara apenas que as negociações com os chineses sobre o Jucilei dê certo, o Pinotti trabalhou bem em seu empréstimo, vamos ver agora, basta ver o Barcelona tentando o Paulinho, eles não são fáceis de se negociar. Aqui é complicado, o Pinotti conseguiu seu empréstimo por 1 ano e os chineses pagando metade do salário, “nenhum elogio”, se o Jucilei não for comprado “será um incompetente”, é bem por aí…

        Curtir

  6. Ontem vi twitter de jornalista que cobre treino exaltando o otimo ambiente que temos agora, falou especificamente de um lance onde o Renan fez uma defesaça no treino e o Cueva puxou aplausos com o time todo..

    Curtir

    • Pois é colega, infelizmente a internet é algo perigoso, a se eu pudesse falar tudo que eu sei, arrumaria confusão com certeza, mas quando o Murici certa vez disse que o torcedor não sabe nem 10% do que rola em um time de futebol….

      abraços…

      Curtir

        • rs, se dando indiretas para abrir os olhos de muitos já não deu certo, imagina se eu falar, acredito que hoje em dia a sociedade brasileira não gosta de ouvir as verdades e sim o que elas querem ouvir, isso faz parte do nosso cotidiano Roberto, seja na nossa área profissional, familiar, com nossos filhos, amigos, etc…

          Mas beleza amigo, segue o jogo e como diz o “profeta”…….”aqui é São Paulo piiii”…

          Curtir

          • Então, vc não dá indireta. vc dá diretas. todos já entenderam o que voce sempre quer dizer.
            mas uma coisa é dar “(in)direta” sobre o que você pensa. Outra coisa é mostra elementos que nos convença de que você está certo.

            Se tem vontade de nos abrir os olhos, nos entregue elementos para isso… não adianta ficar no “blefe”. Solta o verbo, parceiro.

            Curtir

  7. Todos os uniformes são lindos mais 06 é oq mais me encantou poq ele inha parecer que os jogadores estariam jogando de terno é o que o São Paulo sempre mostrou dentro de campo um futebol encantador que já abrilhantou muitos olhos da nação tricolor…

    Curtir

  8. Tem alguém aí que coleciona camisas? Tô perguntando pra saber se alguém lembra se já lançaram um modelo parecido com a camisa 10 na década passado, pois lembro de ver uma no mesmo estilo com meu primo.

    Curtir

  9. Bom dia, galera!

    Informantes querendo “informar” e essas camisas são lindas! Gostei em especial da 1, 7 e 9 (parecida com aquele linda de 2008 que tenho).

    Quinta-feira é dia de afastar de vez o fantasma do rebaixamento!

    Curtir

  10. Enviei o link deste post página como mensagem no Facebook da Under Armour Brasil e eles responderam:
    “Olá, Leandro, tudo bem? Ótima sugestão! Ela será encaminhada para o setor responsável. Continue nos acompanhando.”
    Quando tiverem estes posts encaminham e sugiram, vai que aprovam algum.
    Ps.: Gostei de Todas, em especial a #10.

    Curtir

  11. Cara… a UA deveria fazer um concurso entre torcedores que são designers, geralmente os modelos postados aqui só infinitamente melhores que os da própria marca!!!

    Curtir

  12. Trabalho muito legal; os designers das fornecedoras deveriam procurar ler e ouvir mais a torcida ao invés de sair criando qualquer coisa. Todas muito bomitas mas a 2,8,9 e 10 são as melhores. A 6 ficaria muito legal sem os batimentos ao meu ver, mas é um ótimo trabalho.
    O preto seria o ideal pra uma camisa 3, mas acho que cinza escuro tambem poderia dar um efeito bacana.

    Curtir

  13. O que eu acho legal e que poderia ser feito pela UA foi o que a Adidas fez com o Milan,fez um concurso na qual os torcedores poderiam mandar ,modelos de camisas para o 3°uniforme ,dos 10 modelos finalistas sairia o uniforme campeão.Realmente ficou muito bonita.Quanto aos uniformes aqui apresentados dou meus parabéns pela criatividade.Compraria fácil…

    Curtir

  14. Todos ficaram bons, com preferência para os modelos 6 e principalmente o 7.

    Incrível como o camisa do tricolor é fácil de trabalhar, visto outras tantas leituras que o blog trouxe em várias oportunidades. Não entendo como algumas marcas fizeram tanta besteira com esse manto.

    P.S.: A patroa gostou ainda dos modelos 4 e 10. Ela é Flamengo hahahaha.

    Curtir

  15. Sempre achei que deveria ser como a #10, pq é o uniforme nº1 com o branco e o preto invertidos i
    Mas essa #11 é show de bola !!!
    As com listras verticais não curti. Pelo menos não para jogos oficiais.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s