Não foram 20 dias comuns, foram 20 dias de intensa turbulência, sofrimento, angústia mas principalmente muito trabalho.

Apesar de ídolo e das mazelas da diretoria que acabaram com qualquer chance do ex goleiro ser bem sucedido, Ceni também deixou sua parcela de culpa nos maus resultados e na má campanha. Tanto diretoria quanto a mudança do treinador e outros membros da comissão, geraram uma reação às ações. Vamos a alguns detalhes importantes:

  • Preparação Física

O modorrento trabalho do antigo preparados José Mario Campeiz, não surtia efeitos como o visto no sábado. O Botafogo, disputando outra competição, sentiu o intenso ritmo do jogo e foi um dos motivos para a vitória épica do São Paulo. Antes, o São Paulo ficava 20 dias sem atuar e voltava mais cansado que antes, não jogava na semana e cansava no 2o tempo contra times vindos de maratonas. Era inadmissível, faltavam pernas.

Em 3 semanas, com o grupo treinando e trabalhando em outra filosofia, é visível a mudança do preparo de todo o grupo e os comentários e constatações internos são unânimes quanto a isto, impactando diretamente no campo. Em 1o lugar, devido à longevidade do problema.

  • Ambiente Interno, Família Perto e Conduta 

Dorival não é um doutrinador, um motivador nato ou um ícone com jargões como Luxemburgo, Abel, Joel etc.  Mas, é um treinador experiente, que vem aprendendo com seus erros ao longo dos anos, teve um último grande trabalho no Santos e sabe a importância para ele mesmo de ter êxito no São Paulo. Boleiro e sabedor de como administrar um grupo a esta altura com tanta pressão e desconfiança, ele conseguiu resgatar o ânimo dos atletas, apaziguou problemas e conquistou a confiança dos jogadores.

Trouxe a família de volta ao clube, deixou o clima mais leve, os jogadores sabem que terão sequência e que o treinador tem uma filosofia bem definida. Isso aumenta a confiança e permite uma melhor desenvoltura nos jogadores que não jogam tão sob pressão.

  • Interrupção de venda de atletas

Não haverem mais saídas, é preponderante. O time começa a ganhar sua cara, os jogadores começam a criar clima de grupo e há uma sinergia mais entre os que ficam e os objetivos de cada um até o final da temporada.

  • Perfil de Reforços

Hernanes, líder, vencedor, inspirador, bom de grupo, cativante, com estrela e sãopaulino. Aderllan, sãopaulino, humilde e com vontade de vencer. Petros, força mental grande, bom de grupo, inteligente. Marcos Guilherme, jovem, quer mostrar, sãopaulino e com confiança e sonho antigo de Dorival. Arboleda, jovem e com sede de vencer, sério, trabalhador. Edimar (não é bem reforço atual) que não jogava e passou a ter rosto e voz, não é craque, faz o feijão com arroz sério e correto. Gomez, mesmo ainda abaixo, trabalha duro, luta muito, se dedica. Mesmo com os desalinhamentos que ainda temos de qualidade, deu outro nível ao grupo em termos de rendimento e psicológico, de dedicação e entrega em campo.

  • Torcida

O torcedor é o maior patrimônio do clube, é a real razão dele existir. E vem sendo o ponto alto do São Paulo no ano!

O torcedor vem mostrando ser a maior força do clube, o que impulsiona esse clube que foi tão devastado por gestões passadas e pela atual.

O carinho e o amor do torcedor foram e são diferencial ao lado do Morumbi para essa recuperação Tricolor.

  • Treinador com visão de jogo para mudar partidas

No início, a má fase impedia vermos detalhes sutis. Mas, Dorival vem mostrando que enxerga o jogo e consegue dar uma cara, mudar a partida e reverter ações táticas no decorrer das partidas. Isso é fundamental.

Como vimos no sábado e nos outros jogos, algumas mexidas são diferentes do habitual, como Cícero contra o Grêmio por exemplo, mas dão novo perfil ao time em cada situação. Ele tem e terá suas manias como todos tem, e é inevitável. Cada um tem suas convicções. Mas, Dorival consegue fazer o que já há tempos eu não via no time que era saber reagir pelo banco e não apenas pelo time em campo. Talvez, desde Muricy isso fosse visto por aqui.

  • Reforço no ataque e lateral direita

Mesmo com o time melhorando e com as coisas parecendo que evoluirão, Dorival sabe o que quer e quais as carências. Ele insiste em ter um jogador que saiba flutuar e marcar gols no ataque do São Paulo. Sasha é um nome que não evoluiu mas outro pode surgir. Até mesmo Brenner ganhar mais chances. Ter consciência e não se deixar levar pela boa fase é crucial. Ter os pés no chão. A outra posição que nem precisa comentários é a ala direita. Essa, é evidente a necessidade.

  • Padrão e continuidade

Dorival tem seu padrão, seu estilo e dará continuidade. Após 2 ótimos anos no Santos, caiu pela cornetagem e pelo grupo que se rachou por egos elevados. Mas, o Santos é um ótimo time, foi formado por Dorival e é impossível tirar seu mérito na equipe do litoral que mesmo com pouca verba, subiu jovens, contratou bem e pelo 3o ano seguido faz boa campanha. Esse padrão e continuidade, se a diretoria tiver culhão e dar respaldo, tende a ajudar o técnico a montar e evoluir nosso time de forma que há muitos não víamos. A projeção é muito positiva.

E para você?

O que evoluiu, mudou e é a chave da mudança?

Alexandre Zanquetta