Marcos Guilherme: Herói e goleador pelo time do coração!

A emocionante virada sobre o Botafogo por 4 a 3 neste sábado (29), no Engenhão, foi para lá de especial para o estreante Marcos Guilherme. São-paulino, o jogador estreou no clube do coração com uma atuação decisiva e goleadora: entrou no decorrer da segunda etapa e balançou as redes duas vezes no épico confronto válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017.

“A equipe toda está de parabéns. Estou até emocionado, porque só Deus sabe o que passei para chegar até aqui. Sofri muito, batalhei e só posso agradecer ao São Paulo pela oportunidade. Todos me receberam de braços abertos no clube e, por isso, essa vitória é do grupo. Tem que ser passo a passo, não adianta falar do passado e estou muito feliz e empolgado com este meu início de trajetória no clube”, festejou.

Aos 18 minutos do segundo tempo, para dar ânimo novo ao time, Dorival mexeu e promoveu a entrada do camisa 23. Aos 38 minutos, o jogador aproveitou bola desviada na área e cabeceou para anotar o segundo gol do tricolor no Estádio Nilton Santos. Depois, já nos acréscimos, Marcos Guilherme apareceu bem na grande área e aproveitou o brilhante lançamento de Cueva para decretar a memorável vitória dos paulistas no Rio de Janeiro.

“Sou novo e sei que posso evoluir ainda mais no São Paulo. Estou extremamente feliz de poder defender o meu clube do coração e ter feito parte deste jogo histórico. Não imaginava uma estreia assim, e por isso estou muito feliz. O Dorival pediu para eu ir para cima e aproveitamos as chances. O Botafogo pareceu ter cansado no final e aproveitamos. No primeiro gol, a bola sobrou para mim. E o segundo foi mérito do Cueva”, afirmou.

Aos 21 anos e com mais de 150 jogos profissionais, o meia-atacante chegou ao clube por empréstimo até dezembro de 2018, do Dinamo Zagreb-CRO. Marcos Guilherme, que começou a torcer pelo Tricolor influenciado pelos familiares na geração do tricampeonato da Libertadores e do Mundial, além das conquistas do Brasileiro de 2006, 2007 e 2008, trouxe no currículo as disputas do Sul-Americano (2015) e do Mundial Sub-20 (2015), pela Seleção Brasileira.

“Essa nossa virada foi para a torcida. Na segunda-feira (24), contra o Grêmio (1 x 1), mais de 50 mil torcedores apoiaram o time no Morumbi. E hoje, no Rio de Janeiro, nossa torcida também compareceu e jogou junto com o time. Nós jogadores, junto com a torcida, seguiremos na batalha para subir na tabela”, finalizou o estreante, que foi elogiado pelo comandante.

Durante a coletiva de imprensa, o treinador são-paulino ressaltou o reforço. “O Marcos Guilherme era um garoto que nós observávamos há tempos. Tentei levá-lo para o Santos, mas não deu certo. Espero que ele cresça na sua carreira porque está buscando isso, tem capacidade para crescer”, opinou.

Site Oficial

Anúncios

64 comentários

  1. Só imagine o Morumbi lotado todos os jogos de agora em diante ein!!!

    A torcida realmente ajuda muitíssimo o São Paulo a conseguir resultados positivos no campeonato.

    O SP já conseguiu o record de público, mas a torcida não pode colocar isso por satisfeito.

    Tem que sempre desejar atigir records de público maior sempre.

    Uma sugestão que acho que seria uma boa o Zanqueta levar a diretoria é a idéia de nos jogos finais

    caso o SP esteja numa situação confortavel mandar um jogo no Maracanã ou Salvador para

    prestigiar o torcedor sãopaulino dos dois estados brasileiros.

    Assim ganharia em renda e público.

    Caso não, independente disso, o sãopaulino tem que lotar o Morumbi sempre.

    Curtir

  2. Sobre o jogador Marcos Guilherme, além dos merecídos parabéns, desejamos sempre que ele possa sempre dar alegria ao São Paulo FC e a torcida apoie ele.

    E pelo que notei no ultimo parágrafo, tal declaração do Dorival dá a entender que foi indicação do Dorival a contratação do Marcos Guilherme. Além de técnico experiênte, também mostra ser um bom indicador para o clube.

    Só acho que o SP deveria contratar um goleiro e zagueiros. No caso do goleiro por ter só o Renam, então precisaria de mais um caso tenha que ser substituido. No caso de zagueiro por motivos óbvios. Disseram que o Miranda poderia vir, mas como nenhuma noticia foi vinculado, então pelo visto foi somente noticia ventilada.

    Curtir

  3. Sobre a virada épica fez lembrar e muito algo que ocorreu a mais de trinta anos atrás no estádio Cícero Pompeu de Toledo; o Morumbi. Era o ano de 1981, o Brasil tinha como presidente o saudoso João Figueiredo que foi author da frase “Vc já viu a seca do Nordeste? Vc acha que vou gastar dinheiro público com estádio de futebol?” e a frase predileta minha “Prefiro cheio do cavalo do que cheiro do povo” a qual realmente faz sentido tanto naquela época como principalmente nos dias de hj, mas isso não convém a falar hj sobre esse grande presidente. Então sobre aquela época, embora o país vivia uma fase nada fácil devido a crise que vivia o mundo, o povo tinha valores morais e educação familiar bem eficaz. O futebol era praticado de tal forma que jogadores se doavam em campo e assim proporcionavam um grande espetáculo nos jogos de futebol.

    O São Paulo em 1981 tinha um time formidável, tinha tudo para conquistar o campeonato Brasileiro da época. Nas semi-finais o São Paulo deicidiu com Botafogo que tinha Perivaldo e Rocha(hoje falecido) a qual por coincidência vivia um jejum de titulos. No primeiro tempo apesar da grande presença no Morumbi o Botafogo fez dois gols que basicamente falando já dava condições para o time carioca ir as finais daquele ano, mas os gols do SP foram fundamentais para uma virada supreendente naquele jogo. O chute na veia de Everton chegou e o Morumbi se agigantou naquele jogo fazendo o SP ganhar e ir as finais contra o Grêmio naquele ano. Foi um dia especial para muitos sãopaulinos que estavam no Morumbi.

    Curtir

    • Apologia à ditadura brasileira ?
      Grande presidente ( Figueiredo ) ?

      Desculpe, mas não concordo.

      Nem vou responder …, mas eu estava no Morumbi na virada de 1.981…, com 02 gols do Ewerton e 01 do Chulapa.

      Também estava na final, quando perdemos para o Grêmio, com o golaço do Baltazar.

      (*) P.S. deixe a ditadura no passado, ou
      reforce para que nunca mais ocorra.

      Curtido por 2 pessoas

      • Olá Paulo! Não gostava dele, mas depois que estudei a vida do Presidente Figueiredo e demais militares comecei a admirar. Mas é aquele lance, somente quem está disposto a abrir a mente e estudar a respeito da vida pessoal dessas pessoas vão entender quem era ele e quão maravilhoso era a pessoa. Como disse abaixo, ser sãopaulino não é somente torcer para o time, mas também ser um cara politizado e aberto a discussões de diversos temas. abs!

        Curtir

      • Acho que só concordamos no quesito sermos sãopaulinos. No mais estamos em lados totalmente opostos na arquibancada. E quanto ao golaço do Everton para deixar mais golaço ainda, se não me engano foi numa cobrança de escanteio e ele pegou de primeira. De alguém do blog tiver o vídeo seria bem legal assistir de novo.

        Curtido por 2 pessoas

      • Eu cresci e me formei aprendendo a odiar os militares e todo e qualquer poder constituído.
        Tenho 48 anos.
        Minha primeira eleição foi em 1984, as Diretas Já quando o voto aos 16 anos já era permitido.
        Orgulho-me de nunca ter votado no Lula assim como não votei no Collor.
        Sempre fui PSDB e já em 1984 aos 16 anos fiz campanha para o Serra.
        Confesso (hoje com muita vergonha) de ter votado diversas vezes no PT para cargos legislativos incluindo imbecis como o Suplicy e o Mercandante.
        Entretanto, pintaram para minha geração que o grande problema do pais até aquela época foi a ditadura militar e muitos (aos quais me incluo) acreditaram na época.
        Hoje fica claro com os Lulas, Dilmas, Haddads, Joesleys e outros que realmente o problema não era os militares e que realmente fizeram muitas coisas boas a começar por um planejamento estratégico (hidrelétricas, estradas) que nenhum governo civil tinha feito até essa época.
        E para quem andava na linha o fato do governo ser militar não mudava nada.
        Época boa quando as pessoas respeitavam a policia e não como hoje que os “jovens” (nem tão jovens assim) gospem na cara da polícia e fica por isso mesmo.

        Curtir

        • Meu caro , salvo engano o direito do jovem de 16 anos votar foi instituído pela constituição de 1988 . Então fica meio difícil vc ter 48 anos e ter votado em 1984 . E para vc que não sabe , os políticos mais antigos e fundadores do PSDB , são oriundos do PMDB , por consequência do antigo MDB, maior partido de oposição ao regime militar .

          Curtir

    • Ótimo time aquele, uma recordação memorável do nosso tricolor paulista! Quanto ao presidente João Figueiredo o último dos militares na presidência do país, olhando a política praticada nos dias de hj, temos que ser saudosos mesmo, porque naquela época existia o patriotismo tão esquecido nos dias atuais. Saudações tricolores!

      Curtir

  4. Bom dia, esse menino e bom de bola, veio por emprestimo tem passe fixado com valor ou mais uma vez o São Paulo vai valorizar e depois não vai ter dinheiro para comprar.

    Curtir

    • Pelo que vi:

      1) empréstimo com o valor do seus direitos fixados e a preferência de compra para o Tricolor.

      2) não sei se houve alguma extensão de vínculo com o “brisa” (longe de ser furacão), mas seu empréstimo é até dezembro de 2018 e o contrato com o Atlético-Pr até março de 2019. Ou seja, se o valor for muito alto ou o Atlético ficar criando obstáculos para vender, assinamos pré-contrato e o jogador fica “fora” por três meses, apenas.

      Curtir

  5. Sucesso ao garoto.

    Tem uma ofensividade que estava em falta (além de um chute qualificado, se posiciona para tabela e infiltração, não espera bola no pé, mas cria os espaços para chegar ao gol).

    Se optarem o último gol, ele estava na ponta esquerda, se desloca para frente do zagueiro e pede o passe indicando que iria correr em diagonal para o outro canto, por trás dos defensores.

    Fosse um Marcinho da vida, ficaria no mesmo lugar e pedindo a bola no seu setor.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Diretoria agora acertando no perfil do tipobde jogador, comprometimento, obediência tática, vontade de vencer e personalidade.

    Uns vibraram com o interesse tricolor, outro chorou pela oportunidade de jogar no São Paulo, outro disse que somos o maior das Américas, o Marcos Guilherme chorou após o jogo, o soco no peito do Hernanes no seu gol contagiou o time, isso chama vibração.

    Perfil de atletas que querem vencer, isso é importante.

    Chega da geração perdedora que após as derrotas acham normal, abaixam a cabeça e nem dar entrevistas sabiam.

    Eu acredito.

    Curtir

    • Lembrando que a diretoria ainda é a mesma dos últimos anos e seguidos fracassos.

      Quem achava normal perder, sair sorrindo e confraternizar, era exatamente quem respondia pela direção do futebol.

      Por último: entrevista como quesito de avaliação por desempenho esportivo?

      Contraditório, não ?

      Curtir

      • Paulo, houve jogadores que “jogavam” no SP só por dinheiro e se tratar de um clube que oferecia vantagens. Não somente os dirigentes, mas outros subordinados que ganhavam algo dos dirigentes também achava ok perder. Seria inocente achar que todos os jogadores faziam por amor a instituição e choravam por perder os jogos e titulos. Somos sãopaulinos, mas não podemos fechar a mente e achar que diretoria era unica culpada de tudo isso que vem ocorrendo no SP.

        Curtir

  7. Bom vamos com calma. Parece bom jogador e com características objetivas de fazer gol. Mas tou cansado de ver jogador estrear bem no tricolor e depois dar a famosa relaxada. Se manter o foco e mostrar a mesma eficiência de ontem será interessante. Prato e Jucilei deram uma queda nos últimos jogos. Cuevas e o único com potencial de craque nesse time, participou dos quatro gols ontem e ainda tem gente quem conteste ele. Mesmo não estando na sua melhor fase foi decisivo, e tem um potencial fantastico, o passe do último gol so craque e diferenciado da. Que volte o futebol do Cuevas que ele pode sér o pilar da criação ofensiva desse time.

    Curtir

  8. Alo rapaziada do blog.. Elogios a presidente militar nos comentários é sacanagem.. É o tipo de comentário que deveria ser rejeitado. Envergonha a torcida e não tem nada a ver com o tema.
    Vamos São Paulo!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ola! Não vejo motivos de vergonha em falar de uma época maravilhosa como foi nos anos 70-80 meu jovem. Foi uma época onde valores morais eram levados a sério, aonde a educação era algo sério e não como nos dias de hj onde pais brasileiros abandonam seus filhos deixando eles viverem uma vida devassa. É natural que tenha saudosismo daqueles tempos quando vc tem a oprtunidade de ter vivido a época. Se elogiamos, é porque conhecemos a história e desejamos compartilhar isso. Além domais, se prega muito democracia nos dias de hj, mas é ironico ver que os mesmos que vem com esse jargão de pró-democracia esteja sugerindo que um torcedor sãopaulino seja proibido de expor sua opnião de um tempo que estudou e podê pesquisar a respeito.

      Amo vocês todos e desejo o melhor do seu país tanto politicamente como culturamente e espero que vcs tenham a humildade de serem pessoas mais politizados o que era a caracteristica da torcida sãopaulina nas décadas anteriores. Prendendo se no orgulho, na arrogância e na falta de cultura não irão fazer vcs serem cidadãos de respeito e muito menos irá fazer vcs entenderem a situação caótica que vive seu país. Quem tem estudo, age com calma e sabe analisar a situação e o pensamento da época consegue entender que o Figueiredo estava certo pois o cavalo é dócil, não reclama e é obediente. Quem dera se cidadão brasileiro não reclamasse, não tivesse auto-vitimização como sua caracteristica, respeitasse outros compatriotas e fosse obedientes as leis. Realmente seu país estaria muito melhor não é mesmo?

      Pois é, ser sãopaulino não é somente torcer para o time, mas também mostrar ser inteligente e saber fazer analises imparciais em todos os assuntos. Se futebol fosse tudo, então a vida não faria sentido. Povos dos países desenvolvidos não tem como foco o esporte, torcem para seus times, mas também sabem falar sobre política sem deixar ser influenciado pela alienação. Lembrando que nossa torcida tem histórico político e democrático.

      Abs a todos!

      Curtir

        • Olá Paulo! Da mesma forma o atual periodo que seus filhos e netos vivem retrata um periodo triste para cultura brasileira. Falar sobre um periodo que nós vivemos não significa que estamos desrespeitando as pessoas. Se um não teve boas experiências, outras tiveram, e assim vai. Conheço pessoas que não gostam do periodo atual que vcs vivem, e ao mesmo tempo há pessoas que gostam do atual periodo que vcs vivem. Tudo é bem relativo! abs!

          Curtir

          • Tranquilo Mitsuo.

            Mas cultura erudita e intelectual, somente com educação de qualidade …, o que é exclusivo e para poucos.

            Eu não gosto do momento Cultural atual, neste quadro de Cultura de massas, mas não sou retrógrado politicamente.

            Curtido por 1 pessoa

        • Sou bastante politizado para entender o que aconteceu os anos 70, 80 e antes destes também. E para não deixar passar em branco, naqueles anos do elogjado presidente nós não poferíamos sequer estar fazendo esses comentários em público. Faço novamente a sugestão: tentem colocar o gol do Everton vale muito a pena assistir.

          Curtir

  9. Poucos minutos de jogo ainda pra avaliar se o moleque é bom mesmo , melhor ir com calma senão acaba jogando mais responsabilidade nas costas dele , prefiro acreditar que por enquanto é um potencial .
    Daqui a pouco joga uma partida fraca e vão pedir a cabeça dele como ja pedem a do Marcinho , um dos jogadores mais esforçados do time . Também só tem 21 anos e muito menos jogos como profissional , vai evoluir muito ainda .
    Tem que elogiar pela estréia mas com calma .

    Curtir

  10. Fez mais que o W Nem no ano todo. Fez os mesmos 2 gols que Marcinho tem em todo campeonato. Acho que temos um problema resolvido, Marcos Guilherme tem Td pra ser titular no nosso ataque junto com Pratto.

    Curtir

  11. Bom dia.
    Galera ontem foi o jogo de raça sorte e azar.
    Dominamos o jogo.
    Saímos na frente.
    Sofremos a virada com um gol de azar.
    Tivemos sorte que primeira vez o Wellington nem sofreu um penalty que pra mim não foi.
    Voltou o azar goleiro defende e depois sofremos o gol.
    Agora começa a raça em 10 mim.
    Nunca vi este são Paulo fazer um jogo desse.
    Marcos Guilherme achamos o cara do contra ataque.
    Na opinião o que falta pró tricolor um lateral direito porque o bruno e muito ruim.
    Leco têm que apreender que a torcida é o fator chave desse time.
    Agora vamos embalar.

    Curtir

  12. Ontem na coletiva Dorival deixou claro que a muito tempo estava atrás deste jogador, inclusive para o Santos, mais não deu certo,
    estava contente e agora tinha dado, Parabéns Dorival pela indicação e ao Marcos pelo inicio promissor.

    Curtir

    • Concordo, Bruno é LD… Cicinho aposentado e com apenas a perna esquerda jogaria fácil nesse time. Fato é que laterias direto e esquerdo bons estão escassos.
      Sobre o goleiro, difícil também! Não me lembro de algum que seja acima da média para fechar o g do SP

      Curtir

      • Que possam transferir e sejam diferenciados:
        João Ricardo (América-MG)
        Danilo Fernandes (internacional)
        Jefferson (Botafogo – mas esse acabou de renovar e declarou que quer se aposentar por lá).
        Em um nível menor, mas melhor que os nossos, Walter (sem cor).

        Curtir

  13. Será titular, bom de bola, vai ajudar muito, Marcinho vai para o banco.
    Lendo os comentários, mesmo a assunto não senti política, compartilho da mesma opinião do Mitsuo! Nenhum presidente militar morreu rico, milionário, ruim para alguns bons para a maioria, não vivi na época da ditadura, porém meus pais e avós relatam muitas coisas boas, e poucas coisas ruins. Hoje, se inverteu por completo, um exemplo: vagabundo é tratado como herói e trabalhador como vagabundo, bandido, vilão! Ir aos estádios era algo tranquilo naquela época, hoje vemos como está.
    É para aqueles que queriam o SP na série B, aconselho que mudem de time, torçam para o Atlético GO, Avaí, Vitória, opçãoes não faltam.
    Clube grande não cai!

    Curtir

  14. Bom dia e bom domingo a todos! (O “Bom Domingo” é mais uma afirmação do que uma saudação, rsrs)

    Gostaria de sugerir ao blog que tenha um tipo de “post fixo” ou ao menos uma imagem no topo com os dizeres “Vá ao Morumbi”, pra incentivar a torcida a ir ao estádio nos próximos jogos (eu irei nesta quinta)

    Precisamos manter a pegada pra afastar de vez essa posição no Z4 q não tem nada de São Paulo.

    Obrigado e abraço a todos!

    Curtir

  15. O Bruno não fez boa partida coisa nenhuma. Continuam os mesmos erros. O problema é que o resultado e o pacto de vista grossa para tirar o time dessa situação amenizam as críticas.

    O Bruno é o mesmo saco de lixo de sempre.

    Ainda precisamos de um lateral direito que faça pelo menos o feijão com arroz igual ao Edimar e de um goleiro para ser titular.

    O Jefferson seria uma boa. Na lateral direita, se não der certo com o Marcos Rocha, precisa ir na série B buscar alguém por empréstimo, já que, salvo engano, não dá mais para trazer o Cicinho. Se der para trazer o Cicinho, até ele é mais aceitável que essa diarréia de Bruno.

    Curtir

  16. Torcida tem que lotar novamente o Morumbi na quinta-feira. O horário é ótimo para o jogo. Pra cima deles Tricolor!!!

    Renan Ribeiro

    Bruno
    Aborleda
    Rodrigo Caio
    Edmar

    Petros
    Juciley
    Hernanes

    Cueva
    Marcos Guilherme
    Pratto

    Curtir

    • Em tese, essa tem que ser a formação, mas quando vemos o rendimento dos atletas ela não encaixa.

      O Marcos Guilherme, por exemplo, rende jogando pela esquerda, pela direita deve ter uma queda. O mesmo vale para o Cueva, que vai muito mal pela direita.

      O Dorival fez um triângulo invertido no meio campo com Jucilei fazendo o vértice defensivo e Cueva com Hernanes mais a frente, abrindo Nem na direita e Marcos na esquerda. Ali, todos estavam em suas posições ideais, mas o time perdia no setor defensivo.

      Talvez seja o caso de pensar nesta mesma formação que terminou o jogo fazendo dois ajustes:
      1) tirar o Nem e colocar Gomez ou Lucas;
      2) tirar o Bruno e colocar um defensor na direita, pode ser até o Araruna para que ele reforce a marcação no meio campo e, quando necessário, recue para fazer a lateral.
      Mas, precisaria de muito treino.

      Curtir

        • Não sei….
          Precisa pensar numa formação que as peças se encaixem. Pode até manter o Petros e fazer um 4x4x2 em losango
          ———– Jucilei ————
          —- Petros – Hernanes —-
          ———– Cueva ————– Pratto/Giba —– Marcos

          Curtir

          • Antes do Hernanes chegar eu defendia o Lucas Fernandes de titular e o Nem ou Marcinho do outro lado (o Marcos Guilherme também não havia chegado). Achei que assim o time teria mais velocidade na transição. Agora com o Hernanes eu não sei como encaixar o LF.

            Curtir

  17. Bem, vamos com calma.
    O garoto entrou quando o time do botafogo cansou. Jogaram partida de mata-mata na quarta e os nossos gols saíram perto dos 40.

    Lembrando que Fernandinho fez 4 gols na estreia e depois foi execrado.
    Matheus Reis, LE fez uma estreia também quase impecável.
    Luis Araújo e outros

    Garoto tem potencial, mas precisamos de paciência agora e principalmente se ele for mal em alguns jogos.
    Normal, afinal vao estudar ele e aprender a marcar. Não vai ser mais elemento surpresa, vide LA.

    Curtir

    • Concordo.

      A lateral direita continua um ponto de desequilíbrio.

      Se aquele lixo de lateral fizesse pelo menos o que vendem dele (lateral ofensivo), dava até para aceitar. Agora, o cara não ataca, nem defende.

      É um lateral ofensivo que não marca gol e só acerta 2 cruzamentos por ano. Se for para frente, é melhor ir para ajudar, do contrário, é melhor ficar atrás e fechar a defesa. O Bruno não faz uma coisa, nem outra, e ainda atrapalha a transição, porque não sabe se posicionar para criar linha de passe. Ele e o Buffarini são muito fracos.

      Mas, o time saindo dessa situação mesmo manco com esse lixo na escalação está bom. No final do ano, precisa fazer esse cara desaparecer do elenco. O importante é ficar bem longe do Z-4.

      Curtir

  18. Meu destaque também vai para o Arboleda (espero com isso não secar o cara). Faz seu feijão com arroz sem nos dar sustos. Há quanto tempo não temos um zagueiro que partida sim partida não nos deixa cuspindo abelha de tanta raiva e com o coração na mão de medo? E o Maicom, que até god virou, não deixou a menor saudade. Nada como um dia após o outro.

    Curtir

  19. Marcos Guilherme tem que continuar assim e manter o ritmo pra nos ajudar e pra ele crescer com a camisa tricolor.

    A palavra chave pra qualquer jogador é regularidade. Um jogo nao transforma ninguem em indispensavel e nao transforma ninguem em porcaria.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s