Vida eterna ao Telê Santana

Essa semana, se vivo estivesse, Telê Santana completaria 86 anos de idade. Esse mineiro de Itabirito, pequena cidade do Estado de Minas Gerais, nasceu em 26/07/1931 e fez história no futebol. Não apenas no Brasileiro, mas no mundo.

Telê, como sabem, era um habilidoso ponta direita que construiu sua carreira, como jogador, praticamente no Fluminense, time de seu coração, desde sempre. Era um ponta moderno para a sua época, marcava, voltava para recuperar a bola e tinha uma precisão no passe e chute que poucos tinham, aliás, até hoje poucos tem! Foram 9 anos no profissional do Fluminense, depois, jogou no Guarani de Campinas, Madureira e encerrou sua carreira em 1963 no Vasco da Gama, aos 32 anos. Naquela época, era difícil um jogador jogar até os 35 anos.

Em 1968 Telê Santana volta ao Fluminense, agora para ser técnico. Começa por baixo, nas categorias de base, como todos devem começar. Vence torneios e sobe para o profissional em 1969, onde já é campeão com o time principal. Passou pelo Galo e em 1973, o que poucos sabem, ele passou 6 meses como comandante do São Paulo, mas constantes brigas com o astro do time, Pedro Rocha, derrubaram o técnico, que voltou para o Galo. Passou ainda pelo Botafogo, Grêmio, Palmeiras, onde fez um trabalho muito bom, mesmo não vencendo o campeonato em 1980, foi chamado para comandar a seleção, onde ele levou ao “pé da letra” o conceito de seleção e montou a melhor de todos os tempos, reverenciada mundialmente. O técnico italiano, após o fatídico jogo que nos tirou da Copa de 82 disse não acreditar que havia perdido para o melhor do mundo. A imprensa do mundo inteiro aplaudiu de pé Telê quando ele entrou para dar a coletiva depois da derrota. Ele era, ali, o melhor do mundo, mas os Deuses do Futebol não deixaram que ele ganhasse nenhum titulo pelo nossos país.

Em 1983, foi para os Emirados Árabes, voltou em 1985 para, novamente, comandar a seleção em uma Copa. Passou de novo pelo Galo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e em 1989 chegou ao São Paulo, onde ficou até a doença não mais permitir, inicio de 1996. Chegou a treinar o Palmeiras um dia no mesmo ano, mas a doença, já bem avançada não permitiu.

A fama de Pé Frio nunca foi justa. Perdeu por detalhes 2 Copas, nunca se imaginaria um erro de Cerezo (82) e Zico (86), mas como puderam ver, o “Pé Frio” só treinou grandes times do país ganhando títulos pelo Fluminense, Galo, Grêmio, Al-Ahli (Emirados Árabes), Flamengo e claro, todos os possíveis e imagináveis pelo nosso São Paulo.

Em Abril de 2006, Telê nos deixou para sempre, a saudades do grande mestre é eterna. Muitos me perguntam se eu acho que ele daria jeito no São Paulo de hoje, a minha resposta é que com esse bando de jogador “mimimi” que temos no futebol atual, inclusive no São Paulo, seria difícil. Infelizmente seus conhecimentos estão sendo esquecidos, a essência do futebol, deixada de lado para o jogo de resultados. Veremos um time esse ano ser campeão com o “ataque de uma bola”. Uma defesa sólida e 1X0 como resultado comemorado. Telê não aceitaria isso, mas, infelizmente, ele não está mais aqui.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

34 comentários

  1. Acho que daria certo sim. Com o Tele não teria espaço para jogador folgado, mas com certeza ele conseguia melhorar o desempenho de jogadores medianos através do trabalho e da dedicação. Entretanto naquele tempo não havia tantas negociações para o exterior pq na Europa só podia ter três extracunitarios e não havia a União Europeia.

    Imagina o que o Tele não faria com jogadores como o David Neres, Luis Araujo, Lucao que são muitos novos e certo potencial.

    Discordo um pouco sobre a essência do seu futebol está sendo esquecido. Acredito que isso seja mais no Brasil devido aos Tite e seus seguidores. Mas o Barcelona do Guardiola com o falso nove era parecido com o SPFC bicampeão mundial onde o Palhinha jogava com a 9.

    Outro diferencial é que em 92 e 93. Ganhamos o mundial porque éramos melhores e não devido a uma jogada perdida como foi o caso de 2005.

    Curtir

  2. Bom dia
    Telê magnífico!
    Pois é, hoje bom é o tite, pra mim não, porque só ganhou pelos gambas, e como acho a cbf a maior sujeira, se ele ganhar a copa continuo achando o mesmo. Nada contra quem pensa ao contrário, mas prefiro não ficar puxando saco de gamba.
    Vamos São Paulo

    Curtir

  3. Simplesmente o melhor técnico brasileiro de todos os tempos, um futebol bonito que atacava demais, mas também priorização a defesa, todo mundo ajudava marcar, era um verdadeiro treinador, fazia jogadores limitados jogarem bola.
    Começou na base aos poucos, não igual o Rogério fez, por isso e por outras coisas foi o melhor de todos!
    Obrigado por tudo!
    Telê eterno!

    Curtir

  4. Gabriel Fuhrmann‏Verified account @gabrielfuh_ 9h9 hours ago
    More
    “O São Paulo tem em Cotia talento pra nunca mais precisar comprar jogador”, Michael Beale. Em meses ele viu o que quem acompanha diz há anos

    Curtir

    • Se houvesse planejamento e competência, digo que não precisava contratar meio elenco, porque também precisamos de jogadores experientes. Lembro de uma entrevista do Juvenal Juvêncio que ia colocar essa ideia em prática num futuro promisso, mais o ego falou mais alto. Não é possível que na base, uma das mais vencedoras deste país, não tenha um lateral direito melhor que Bruno e Buffão, não tenha um goleiro melhor que Denis, Sidão e Renan, não tenha um lateral esquerdo melhor que Junior e Edimar. Enfim, falta planejamento…

      Curtir

    • se jogar o que ja jogou no Santos com o mesmo Dorival é titular absoluto da lateral direita .
      Defende muito melhor do que o Buffarini , qualquer idiota consegue , e ataca muito melhor do que o Bruno , coisa que todo idiota também consegue .

      Curtir

    • É por aí mesmo, como disse ontem aqui, com a vitrine que o São Paulo é, e sendo campeão olímpico com a seleção, se não despertou o interesse de nenhum gigante Europeu até agora, prova que ele não é lá aquelas coisas, essa é minha opinião, só sairá para mercados alternativos, como Leste Europeu, China, etc….

      Muita “novela” a carreira desse rapaz, que até é bom moço.

      Curtir

  5. Só uma correção. Tele Santana não chegou ao SP em 1989 pois naquele ano o técnico era o Carlos Alberto Silva. O Tele só chegou em 1990 após o fim do campeonato Paulista e logo no primeiro brasileiro chegou as finais daquele ano.

    Curtir

  6. Ah Mestre Tele, não sabe o que fizeram com o pobre futebol brasileiro…

    Hoje o futebol que aplaudimos é o de resultados, gol é um mero detalhe! Muita correria e pouca técnica. Nossos jovens nem querem nada por aqui só os milhões de qualquer clube do mundo, pode ser da China ou de qualquer país que pague mais….

    A seleção brasileira nem é formada por craques, só um ou outro jogaria com o senhor….

    Por isso te digo uma coisa, obrigado por tudo que fez ao nosso amado clube e ao futebol.

    Curtir

  7. Pois é…..rola uma notícia que o Milan fará uma proposta ao Jucilei, o Chinês sócio majoritário do Milan é amigo do seu compatriota chinês dono do time que é dono dos direitos econômicos do Jucilei…

    Curtir

  8. Muito boa essa matéria com o Dorival Júnior.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/dorival-ve-encaixe-entre-hernanes-e-cueva-e-diz-nao-entender-momento-do-sao-paulo.ghtml

    Esse trecho destaca o trabalho realizado pelo Pinotti:

    Como você está no São Paulo? Feliz, surpreso, o que acha do clube?

    Estou bem motivado, me sentindo muito bem. O São Paulo é um clube ao qual, como atleta, todos da minha época gostariam de ter chegado. O São Paulo sempre foi referência, não só nacionalmente, é um dos mais vitoriosos das últimas décadas. É um objetivo de qualquer profissional, em qualquer área. O São Paulo respeita muito seus profissionais, e deu para sentir no ambiente, com pessoas que limpam o CT ou estão dentro dos vestiários, em cargos mais humildes, que têm 30 anos ou mais de clube. Isso não acontece por acaso, é porque a casa te recebe bem.

    Surpreendeu a postura da diretoria, de modo geral. Eu conhecia pouco o presidente Leco e o próprio Vinícius (Pinotti), nosso diretor de futebol, que está o dia todo aqui, se entrega pelo clube. Isso mostra uma identificação muito grande e cria um ambiente favorável de trabalho. Às vezes, não entendemos o momento que passamos, mas, de repente, pode ser aquele passo atrás que você dá para depois ter um salto ali na frente. A seriedade das pessoas que trabalham aqui dentro é muito grande, sinto essa entrega, por isso não entendemos o momento do clube. É difícil entender, pelas condições oferecidas e pela qualidade dos profissionais. Mas temos que enfrentar e passar da melhor forma possível para daqui a pouco buscarmos uma coisa melhor.

    ——————————————————————-

    Às vezes, nós mesmos enquanto torcedores, temos que valorizar mais a grandiosidade e as tradições do SP.

    Evidente que nos últimos anos as coisas se desencontraram no comando e gestão do clube e todos nós sabemos disso.

    E independentemente do entendimento uníssono de que o Leco esteja fazendo hora extra já a muito tempo, deveríamos acreditar mais, e confiar que esse novo momento trazido pelo Novo Estatuto onde o Modelo de Gestão passa a funcionar no formato de conselhos, profissionalização e governança, podem sim representar o início do reencontro do vanguardismo de outrora.

    Curtido por 1 pessoa

    • Carlos, eu conheço o Pinotti, cara honesto e são paulino, porém chamado por muitos aqui de ladrão, playboy e tudo mais.

      Até parte da imprensa o elogia como um cara sério, ano passado ele deu aporte financeiro ao clube e sem quaisquer exploração.
      Quem é bom, o Rodrigo Caetano, o Marcelo Mattos, o testa de ferro ex jogador Alessandro, esses que estão milionários nos clubes ganhando comissões extratosféricas…

      E outra, se tem dirigente velho, é porque é velho, se entra um executivo novo, querendo aprender é porque é playboy.

      Temos que refletir !!!!!

      Curtido por 3 pessoas

  9. leco, voce vai perder o Juciley tao facilmente assim, quer dizer que na hora que voce tem que fazer
    das tripas coraçao por alguem que vale a pena, voce simplesmente manda uma proposta e pronto.

    Curtir

    • Perder facilmente ?

      Poxa, o Jucilei quer ficar, o São Paulo FC já fez 2 reuniões com seu empresário, já formalizou uma proposta, o empresário do jogador vai para a China mês que vem para apresentar a proposta do São Paulo, isso porque ainda falta 6 meses de contrato, e você fala em perder facilmente, o que mais se pode fazer então ???

      Curtir

  10. Essa molecada do sub 17 é mto boa.

    Brenner me lembra Muller jogando. Rápido, inteligente, finaliza bem, dribles em velocidade. Joga como falso 9, como ponta, precisa ganhar massa pra jogar brigando entre os zagueiros.

    Antonny me lembra o Palhinha. Veloz, habilidoso e com visão de jogo. Pode jogar fácil como ponta ou como meia.

    Rodrigo Nestor é um jogador muito bom, com muita personalidade, bom no passe, visão de jogo e taticamente muito bom Aproveitamento dele dependerá muito do técnico do profissional e paciência da torcida pois não é um meia mágico ou ponta driblador.

    Helinho será um volante de seleção. Tem habilidade, chuta forte, tem visão de jogo. Precisa aprender a candeciar, melhorar o posicionamento defensivo e o bote.

    São Paulo tem uma nova geração de talentos já para 2018 e 2019.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s