Amigos tricolores.

Estamos vivendo uma das piores, senão a pior, era do São Paulo Futebol Clube. Desde 1930, quando foi fundado – lembrando que pelo novo estatuto, foi reconhecida a fundação do São Paulo em 1930 e não 1935 como antes – nunca vivemos uma era tão sombria e sem perspectivas de mudança. No começo, sem dinheiro e time, o São Paulo pouca coisa ganhou, mas na década de 40, o Rolo Compressor comandado por Leonidas da Silva ganhou muita coisa. Depois tivemos a era de Bauer-Rui-Noronha, década de 60 construímos nossa casa, década de 70 Gerson e Pedro Rocha comandavam o São Paulo, vieram os Menudos do Morumbi, o São Paulo de Telê e por ultimo o time de Muricy, Tri-Campeão Nacional. Depois, o time teve uma queda jamais vista. Em 2009 ainda ficamos em 2o no Brasileiro, 2 pontos atrás do campeão Flamengo, em 2012 o titulo da Sulamericana. Depois, fracassos atrás de fracassos. Se Muricy não voltasse em 2013, teríamos fatalmente caído para a 2a divisão.

Vivemos uma era de desentendimentos da diretoria, um presidente omisso que nunca assume nada, grandes pessoas em cargos errados. Pinotti é São Paulino e um excelente empresário, jamais se coloque em dúvida seu caráter, mas não é da área. Seria como eu, um publicitário, assumir a diretoria financeira de uma empresa. Eu mal sei cuidar da minha conta corrente!!! Ele é bem intencionado, mas não é da área, jogador, grande cambada de mimadinho, sabe disso, engole o cara em minutos. Tá ai Cueva, por exemplo, fazendo um corpo moooooole que dá raiva. Rodrigo Caio querendo sair, Wellington Nem insatisfeito – se jogasse alguma coisa, até poderia reclamar – e por ai vai. Elenco rachado, diretoria perdida e por ai vai. Agora é a era Dorival Jr, particularmente, gosto dele e do seu trabalho, mas será que o problema é técnico. Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Osório, Bauza, Doriva, Ney Franco, todos passaram por lá e nada conseguiram. Será que é o técnico? Mas esse, é sempre o elo mis fraco, o primeiro a cair.

Enfim, vamos agora dar parabéns aos torcedores. Estamos entre os lideres de torcedores no estádio no Brasil, o São Paulo é, o time que mais vende produtos licenciados do país, somos um dos times lideres no Pay-Per-View e um dos times com mais sócio-torcedores. Nossa parte, sendo feita, cada vez mais. Damos apoio, mas o que recebemos de volta? Denis, Sidão, Wesley, Marcinho, Gilberto, Denilson, Edimar. Esses são os caras que representam o São Paulo em campo. Não condiz com a torcida e a história do São Paulo.

A nós, torcedores, meus sinceros PARABÉNS. Continuemos, nas arquibancadas, cobrando, vaiando, aplaudindo e acreditando. Nunca violentamente, não resolve nada. Cobrar no estádio, exigir mais de quem pode mais. Deixar o Dorival Jr trabalhar, ele não é o Pep Guardiola, Mourinho ou Telê Santana, mas é quem está lá e precisa ser apoiado. E que continuemos indo aos estádios torcer, cobrar e vaiar quando necessário, mas, reforçando, sem violência. Um time não é nada sem sua torcida. Somos 20 milhões, somos torcedores de time grande. Cobremos para que o time volte a ser grande!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe