A torcida está de parabéns. O time…

Amigos tricolores.

Estamos vivendo uma das piores, senão a pior, era do São Paulo Futebol Clube. Desde 1930, quando foi fundado – lembrando que pelo novo estatuto, foi reconhecida a fundação do São Paulo em 1930 e não 1935 como antes – nunca vivemos uma era tão sombria e sem perspectivas de mudança. No começo, sem dinheiro e time, o São Paulo pouca coisa ganhou, mas na década de 40, o Rolo Compressor comandado por Leonidas da Silva ganhou muita coisa. Depois tivemos a era de Bauer-Rui-Noronha, década de 60 construímos nossa casa, década de 70 Gerson e Pedro Rocha comandavam o São Paulo, vieram os Menudos do Morumbi, o São Paulo de Telê e por ultimo o time de Muricy, Tri-Campeão Nacional. Depois, o time teve uma queda jamais vista. Em 2009 ainda ficamos em 2o no Brasileiro, 2 pontos atrás do campeão Flamengo, em 2012 o titulo da Sulamericana. Depois, fracassos atrás de fracassos. Se Muricy não voltasse em 2013, teríamos fatalmente caído para a 2a divisão.

Vivemos uma era de desentendimentos da diretoria, um presidente omisso que nunca assume nada, grandes pessoas em cargos errados. Pinotti é São Paulino e um excelente empresário, jamais se coloque em dúvida seu caráter, mas não é da área. Seria como eu, um publicitário, assumir a diretoria financeira de uma empresa. Eu mal sei cuidar da minha conta corrente!!! Ele é bem intencionado, mas não é da área, jogador, grande cambada de mimadinho, sabe disso, engole o cara em minutos. Tá ai Cueva, por exemplo, fazendo um corpo moooooole que dá raiva. Rodrigo Caio querendo sair, Wellington Nem insatisfeito – se jogasse alguma coisa, até poderia reclamar – e por ai vai. Elenco rachado, diretoria perdida e por ai vai. Agora é a era Dorival Jr, particularmente, gosto dele e do seu trabalho, mas será que o problema é técnico. Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Osório, Bauza, Doriva, Ney Franco, todos passaram por lá e nada conseguiram. Será que é o técnico? Mas esse, é sempre o elo mis fraco, o primeiro a cair.

Enfim, vamos agora dar parabéns aos torcedores. Estamos entre os lideres de torcedores no estádio no Brasil, o São Paulo é, o time que mais vende produtos licenciados do país, somos um dos times lideres no Pay-Per-View e um dos times com mais sócio-torcedores. Nossa parte, sendo feita, cada vez mais. Damos apoio, mas o que recebemos de volta? Denis, Sidão, Wesley, Marcinho, Gilberto, Denilson, Edimar. Esses são os caras que representam o São Paulo em campo. Não condiz com a torcida e a história do São Paulo.

A nós, torcedores, meus sinceros PARABÉNS. Continuemos, nas arquibancadas, cobrando, vaiando, aplaudindo e acreditando. Nunca violentamente, não resolve nada. Cobrar no estádio, exigir mais de quem pode mais. Deixar o Dorival Jr trabalhar, ele não é o Pep Guardiola, Mourinho ou Telê Santana, mas é quem está lá e precisa ser apoiado. E que continuemos indo aos estádios torcer, cobrar e vaiar quando necessário, mas, reforçando, sem violência. Um time não é nada sem sua torcida. Somos 20 milhões, somos torcedores de time grande. Cobremos para que o time volte a ser grande!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

103 comentários

  1. Um time não é feito só de craques. Sidão, Marcinho e Gilberto são operários e necessários em qualquer elenco. Merecem o nosso respeito. Denilson e Edmar ainda não dá para avaliar. Mal jogaram.

    Curtido por 2 pessoas

    • Não quero defender, mais pra quem já teve Zetti, RC no gol, ter que aturar Denis, Sidão é complicado. Assim como quem já teve grandes jogadores, em todas as partes do campo ter que ver o atual elenco dá arrepios, não que os citados não se doem, mais para a grandeza do clube, são jogadores que se estivéssemos em outras épocas se quer seriam comentados para fazer parte do elenco. Forte abraço.

      Curtir

  2. A torcida não faz mais que a obrigação, ir no estádio quando a fase esta boa, é molezinha… Mas nos momentos de dificuldade que vemos quem realmente é São Paulino de verdade. Volto a repetir, tem uma geração pós 2005 que me envergonha. Mais atrapalha que ajuda. Pense em uma torcida mimada. Quer craques de 1 a 11, coisa que nem o Real Madrid tem.

    Curtir

  3. Caramba….cara chato, reclamar do Gilberto e Sidão? Sem sentido….Edimar…nem tem como avaliar….

    O Serginho quando veio deixou muita gente com o pé atrás….não acho que o Edimar será o Nico Serginho, mas mesmo colunista, menos.

    Curtir

  4. Quem conhece a história do SPFC sabe que esses caras realmente não representam o clube. Não vi o colunista criticando diretamente os atletas, mas sim o momento. E ele, sendo colunista, também tem o direito de expressar sua opinião.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Vendo ontem os vídeos da preleção quando o Petros pede a palavra e do Aderllan extremamente emocionado em sua apresentação me encheu de esperança e perceber qua a diretoria está contratando jogador com sangue na veia, chega de jogador frio, que não respeita a camisa…
    Lugano
    Pratto
    Petros
    Jucilei
    Marcinho
    Aderllan
    Gomes
    Hernanes
    Esse time vai nos tirar da fila..
    Esses caras precisam estar em um pôster de campeão com essa camisa.

    Curtir

    • Marco Terra
      21 de julho de 2017 às 09:26 Responder
      Pô, criticar o Gilberto? tão de sacanagem, o cara não tem oportunidade e quando tem sempre correspondeu!! Isento ele dessa.

      ————————————————–

      Para você ver o que fazem, por isso que somos chamados de modinha pelos rivais….

      Quarta Feira o Diego errou um penalti contra o Palmeiras e a torcida do Flamengo aplaudiram o atleta e gritaram o nome do jogador para motivá-lo.

      Curtir

  6. Denis e Wesley eu concordo, mas os outros não se pode denegrir. Edmar por exemplo jogou uma partida e foi melhor que o titular; Gilberto mostrou que tem bola pra estar no SPFC; Sidao não eh titular mas eh no mínimo um bom reserva; Marcinho e Denílson ainda eh cedo pra avaliar.
    Concordo com o texto no que tange à torcida, realmente eh a que mais está fazendo pelo clube, parabéns à nós torcedores do SPFC, que mesmo nessa época tão tenebrosa do clube, estamos apoiando e esperando dias melhores.

    Curtir

  7. Buenas
    Pessoal, alguém mais tá tendo problemas com o sistema de estrelas do ST?
    Segunda feira vai ser meu nono ou décimo jogo seguido no morumbi, e do nada, cai de 3 pra 2 estrelas…
    Tô até comprando ingresso mais caro pra contar estrelas ( comprando com o desconto do sócio em vez de comprar meia entrada que eh mais barata, mas não conta pro plano)

    Alguém já passou pelo mesmo? Pessoal do blog tem idéia se o ST eh zoado mesmo? Queria as 5 estrelas pra poder participar de eventos e coisas do genero, mas pra ser tratado assim, prefiro comprar a meia entrada e economizar…

    Curtir

  8. nao sei os amigos, mas eu vou meio contra essa analise de analisar (rsrsrsrs) técnico apenas por ter ganho ou nao titulos. Só pq nao ganharam titulos, nada conseguiram

    A primeira passagem do R gomes em 2009, foi boa. Nesse vice campeonato citado (acho q foi 3º) ele pegou o time em 16º e só nao foi campeao pq suspenderam dagoberto e jean os ultimos 3,4 jogos do campeonato, e, no jogo contra o flamengo la, perdeu pq mandaram voltar um penalti q o ceni tinha defendido do petkovic. No outro ano foi semi finalista da libertadores, saindo por um gol qualificado do inter aqui, numa bola que desviou na barreira

    Ney franco tambem fez um bom trabalho, foi campeao do 2º turno, ganhou as 2 do corinthians no pacaembu, fez 4 a 0 no flamengo e no botafogo. 3 a 0 no palmeiras e ganhou a sul americana fazendo 5 no time do sampaoli. E estava massacrando o atletico ate lucio ser expulso

    o muricy acabou de nos levar a um vice campeonato. Depois estava visivelmente mal de saude.

    Osorio e Bauza nao temos como fazer essa analise pois pediram pra sair. Ficaram pouco tempo. O Bauza ainda qse q leva uma libertadores.

    Curtido por 1 pessoa

    • Dagoberto, Jean e Borges.
      Dagoberto fez uma falta besta para expulsao e mereceria um a dois jogos no maximo.

      Jean e Borges receberam dois amarelos em jogada de bloqueio de contraataque, nao foram violentos, passivel apenas de um jogo.

      Proximos jogos seriam contra bota e fla. Bota estava tentando sair do rebaixamento e um dos juizes era botafoguense. Ja viu. Faltaval 4 jogos e tricolor era lider ameacando manter hegemonia e todo mundo irritado com a soberania.

      Resultado – Pegaram tres jogos de gancho.

      Tinhamos time para ganhar o hepta.
      Goleamos no ulitmo jogo mas faltou ponto.

      Curtir

  9. Não concordo com esta avaliação do time, baseada em nomes de grife.
    Tenho muitos anos de arquibancada e, os melhores times que vi , foram montados apenas com uma ou outra contratação.
    Ex. Inter de Falcão;
    Flamengo de Zico,
    SP de Tele e Cilinho;
    Atlético de Reynaldo etc….
    No início da Parmalat, fomos campeão em cima dele. Só depois com mais contratações conseguiram títulos.

    Quem não se lembra do ataque, Sávio, Edmundo e Romário, que em tese, deveria ser avassalador, e foi um fracasso, ou o Curica da MSI.
    O atual Crefisa e o Flamengo, que não deslancha
    Vejo futebol de outra forma, os times precisam de Mineiros, Dinhos, Pintados, Chicoes……

    Curtir

      • 80% dessas contratações foram costuradas pelo Pinotti, esse mesmo que é chamado de ladrão por muitos, incompetente, que não entende nada de futebol, de playboy, etc…

        Semana passada vi um comentário do Savóia da FOX, jornalista veterano dizendo, nunca ter visto um dirigente tão honesto como o Pinotti, cara sério e que não gosta de coisas erradas, erra como todo dirigente, mas é sério, já para alguns o cara rouba o clube…

        Curtido por 1 pessoa

  10. Acho a coluna bem na realidade do nível atual de boa parte da nossa torcida, ontem mesmo estava comentando aqui sobre um comentário de um usuário aqui do blog, “sr Pedroso”, criticam alguns atletas, mas idolatram o “Luis Fabiano” que nos custou mais de 50 milhões, entre aquisição de direitos econômicos, luvas e salários, nada ganhou com nossa camisa, amarelava em jogos decisivos e só arrumava confusão, e veja que tem muito torcedor são paulino que adora falar em números, discutir salários e criticar a diretoria quando gasta um pouco mais o dinheiro do clube, e essa grana toda do “Luis Pipoca”, qual custo benefício tivemos, quantas contusões essa cara teve e ficava de fora, ganhando seus 600 mil por mês, não observava ninguém criticando.
    E agora, o Leco é amador e prepotente, é sim, mas e a proteção de muitos e principalmente da principal organizada do clube que poupou críticas ao Rogério Ceni que destruiu o time no trabalho de campo e que nos fez passar vexame dentro do Morumbi sendo eliminado por timeco da Argentina dentro do Morumbi, e outras bobagens que fez e que nos custou caro até agora.
    Pau que bate em Francisco, tem que bater em Chico também…..

    Curtido por 1 pessoa

    • Brother você é simplesmente incoerente e ridículo fora que é repetitivo até cansar. Bateu na mesma tecla com o Ceni durante semanas e repete a ladainha do mesmo discurso com o Fabuloso. Muda o repertório brother você é chato demais. E aqui todo mundo já percebeu que é um MAV a serviço do Leco.

      Curtido por 1 pessoa

    • Acho que do Curintia, adoram fofocas, bater em dirigentes, criticam e vaiam jogadores e acham que sabem muito de futebol, por isso que muitos atletas saem do São Paulo e arrebentam em outros clubes, li torcedores criticando a diretoria quando trouxeram o Calleri, depois o cara vira ídolo, “adoram” julgamentos precipitados, humilharam o garoto Aderlan, postando links da torcida do Valência comemorando sua saída, depois o cara chora na coletiva e muitos ficam emocionados.
      Incoerência ????
      Observem que é praticamente proibido criticar o Luis Fabiano, que não tem nem título de ping pong com nossa camisa, e falar do Ceni treinador que foi um verdadeiro mico e zuação geral, também não pode….
      Mas vejo que muitos são jovens aqui, a vida ensina e muito…..

      Curtir

  11. Ontem, no Esporte em Discussão da JP , vi como o SPFC incomoda. Mais de 30% de torcedores da travecada trocariam o título do brasileiro pelo rebaixamento do SPFC. E o mesmo número de torcedores do Guarani da capital trocariam a Libertadores para ver o SPFC rebaixado. Como são pequenos e desprezíveis esses rivais, hein?

    Curtir

  12. Entendi a proposta do colunista e concordo. Talvez, quem esteve no morumbi, e na arquibancada especificamente, quinta passada, tenha esta percepção. Encarar aquele frio absurdo, mesmo tendo PPV, é porque esse clube é muito grande para viver esse momento, e só está assim, por causa desses ineptos gestores. Nós merecemos mais e temos que cobrar sim. Vou continuar dando meu apoio incondicional, mas o que vi em campo foi tétrico, o time do Vasco é medonho, mas entendo que o importante naquela noite era os 3 pontos e romper com a sequência de insucessos.Que continue assim, mas 2018 tem que ser bem diferente.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Marco Terra
    21 de julho de 2017 às 09:26 Responder
    Pô, criticar o Gilberto? tão de sacanagem, o cara não tem oportunidade e quando tem sempre correspondeu!! Isento ele dessa.

    ————————————————–

    Para você ver o que fazem, por isso que somos chamados de modinha pelos rivais….

    Quarta Feira o Diego errou um penalti contra o Palmeiras e a torcida do Flamengo aplaudiram o atleta e gritaram o nome do jogador para motivá-lo.

    ..

    Curtir

  14. Bem, respeito o colunista mas achei péssima a coluna… criticar o Gilberto? Para né…

    Melhor nos ater aos fatos importantes: Segunda tem jogão! 1 x 0 de novo, outra goleada pro tricolor paulista! Bora recuperar!

    Curtir

  15. Que saudades de ver o Morumbi assim como na foto. Lembro nos anos de glória 2005-2008 que o grito “é tricolor, ôôôôôôôôô, é tricolor…” ecoava no Morumbi e os adversários e suas torcidas tremiam no Morumbi. É uma pena, se o clube continuasse na mesma “pegada” nos anos seguintes, não duvido muito se teríamos no mínimo uns dois brasileiros, copa do brasil, mais uma libertadores e um mundial.

    Curtir

  16. Saudações!
    Achei pertinente a Coluna!
    E realmente não consigo ver e entender esse amor todo pelo Gilberto. A tempos já no clube, até esse ano ele não tinha feito muitos gols e os gols que fez foram contra equipes bem inexpressivas, tem vontade e tudo mas não acho tão digno de tanta defesa e apreço assim como vejo a nossa torcida ter por ele.
    Na verdade já vi jogadores que fizeram mais pelo clube, deram menos gastos e que a torcida não tinha essa veneração, Dodô é um exemplo.
    Abraços

    Curtir

  17. Cortaram as asinhas do MAV hoje? eheheheeheeh mas se o moderador me permite uma crítica você demorou muito para dar um chega junto nele. O dono da verdade vinha aqui falava um montão do Mito repetia o trabalho com o Fabuloso e agora quer pagar de santo e exige que as pessoas falem bem do Lecão. Mais antes tarde do que nunca.

    Curtir

    • Mito como jogador, mas minha crítica é o cara como treinador, que seu trabalho foi pífio e nos deixou nessa péssima situação.

      Segundo, fabuloso é aquele jogador que ganha títulos no clube, de resto, é apenas mais um que passou no clube.

      Curtir

      • Rogério Ceni foi mito como goleiro, porém ele perdeu a chance de ouro de se aposentar em alta após o titulo da sula em 2012, inventou de renovar o contrato e encerrou melancolicamente. Como treinador um verdadeiro fiasco.
        Obs: Essa renovação de contrato dele só fez mal ao clube, sp não teve mais goleiro a altura dele…e se me recordo teve oportunidade de trazer cavalieri e até o Jefferson.

        Curtir

      • Fabuloso foi o jornal Lance quem criou, de Fabiano para Fabuloso foi um pulinho; entretanto, naqueles anos ele era fabuloso mesmo, só não foi campeão devido a diretoria não ter reforçado a fraca defesa. Eram timaços do meio de campo pra frente.

        Curtir

    • Amigo discordo… não demorou não, até porque querendo ou não o FBN respeita as regras do blog e é o mínimo que podemos fazer…

      Acho que o Marcio cansou mesmo… rsrsrs

      Curtir

  18. Adoro blog, e gosto muito quando há debates, opiniões divergentes, etc. Só não concordo quando as criticas extrapolam para o lado pessoal, tanto dos jogadores e dirigentes, quanto aos leitores. Ceni erra e errou (só pra citar um), e o Leco tambem (só pra citar o ultimo presidente). Não sou moderador, longe disso (deixa para o Marcio, otimo no que fez) mas faço um apelo: acredito que todos nós somos tricolores, não? Então vamos continuar criticando, opinando, palpitando, mas sem ofensas pessoais. A divergência só nos faz crescer.

    Curtir

  19. Esclarecimentos……

    Adoro esse espaço, mas tenho minhas opiniões, não sou defensor do Leco não, apenas tento ser justo, esse Leco nos trouxe prejuízos no caso Jorginho Paulista e trabalhava fazendo fofocas para derrubar o Murici que na época estava ganhando no clube, por isso ele não tem meu apoio.

    Mas as coisas mudam, acredito que mesmo não gostando da sua pessoa, dúvido que ele esteja lá tentando prejudicar de forma proposital o São Paulo, tanto que, como já havia dito aqui, pessoas sérias como o Raí jamais iriam aceitar um cargo na diretoria se o projeto não fosse sério, até o próprio Marco Aurélio Cunha votou no Leco, pois não tínhamos muitas opções.

    Leco é idoso, podemos sim criticar sua gestão, mas li i vi pessoas o ofendendo como ladrão e até outros termos fortes, digo sobre o Pinotti também, o mesmo, criticas sobre seu trabalho no clube são normais, mas também foi ofendido de ladrão e tudo mais. Esse pessoal tem família, esposa, filhos e netos, cabemos o respeito. Pinotti saiu das suas empresas, é uma pessoa que está tentando ajudar o clube, como fez na parte financeira no final do ano. Costurou acordo com os chineses para trazer o ótimo Juscilei, trouxeram o Pratto, o Petros e venderam bem alguns atletas e se livraram de outros ruins.

    Erram sim, como a cláusula ridícula dos 5 milhões no contrato do Ceni, que foi atitude amadora, e que o usaram sim politicamente para vencerem as eleições, mas o jogo político é forte em todos os clubes, o chamado vale quase tudo pelo poder.

    Nunca forcei ninguém aqui no blog a elogiar o Leco e sua diretoria, apenas tenho minha opinião formada que amadorismo e incompetência administrativa não foi o maior causador de estarmos nessa situação atual, e sim o péssimo trabalho do Ceni, que sei também diferenciar a pessoa do goleiro com o do treinador, na minha visão não houve desmanche a ponto de prejudicar o trabalho, foram apenas 2 titulares e meio, os salários estavam em dia e a estrutura em perfeito estado, foi sim um trabalho pífio, hoje pagamos o pato por essa aventura, arquitetada sim pelo senhor Leco e cia.

    Abraços e a vida segue, em primeiro lugar sim sempre o nosso São Paulo FC

    Curtido por 1 pessoa

    • assino embaixo, a maior culpa é do treineiro amador, o leco tem culpa sim na multa e em ter contratado ele para se eleger, mas nas contratacoes e vendas estamos bem melhores que antes.

      Curtir

    • Não concordo com muitas das coisas que você escreve por aqui, ou mesmo como as expõe. Mas agora dou o braço a torcer porque seu comentário foi extremamente correto e coerente.

      E é isso, dar o braço a torcer. A Diretoria começou o ano fazendo tudo errado e assim seguiu até as últimas semanas. Agora, seja por cortina de fumaça, seja pelo buraco em que demorou para se ver enfiada, começou a trabalhar de fato e arregaçar as mangas.

      Na política, as pessoas que vem para renovar, as novas safras, muitas vezes são chamadas de “cabeças pretas”, justamente por não terem os cabelos brancos dos senhores de engenho que estão lá estabelecidos. Prefiro pensar que o Pinotti escreve certo por linhas tortas, isto é, quer o bem do clube mas, para estar lá e TENTAR ser um oasis de racionalidade e bom trabalho, tem que dizer “sim senhor” à muita das bobagens que os superiores fazem.

      Fazer o que. Nosso papel é torcer, criticar o que deve ser criticado e elogiar o que deve ser elogiado

      Curtir

  20. Mais uma coluna bem ruim desse rapaz. Lamentável. Sobre a culpa ser do treinador, o cara faz a pergunta (será que a culpa é do treinador), em seguida fala que vários não deram certo, mas cita vários que, de fato, deram certo. Ney Franco deu certo, essa desvalorização da Copa Sulamericana é algo ridículo, na minha opinião é mais valiosa do que a Copa do Brasil da época em que era disputada no primeiro semestre sem clubes da libertadores, além disso fomos campeão do segundo turno do campeonato brasileiro (quem sabe como teria sido se chegasse antes), no ano seguinte sim seu trabalho foi minado por diretoria (enfiou Lucio guela abaixo e não trouxe o Dudu pro lugar do Lucas) e elenco (ridícula atitude do RC). Muricy na segunda passagem também deu certo, fomos vice campeao brasileiro jogando o melhor futebol do país e só não fomos campeoes da sulamericana (com o time reserva) pq fomos assaltados contra o Atlético Nacional. Bauza não foi campeao da libertadores pq a libertadores já estava comprada e tivemos a lesão do Ganso, mesmo assim o apito teve que intervir. Saiu pq tinha o sonho de treinar a Argentina.
    Fala em corpo mole do Cueva, coisa que nunca aconteceu, pode reclamar do desempenho dele, mas ele nunca se escondeu do jogo e parou de tentar mesmo sendo o bode expiatório do time. Põe na conta do Pinotti a vontade do R. Caio de sair sendo que a torcida critica o cara até pelo jeito que ele respira, até o ex-técnico falou asneira dele por conta do fair play, nada disso é culpa do Pinotti, que sempre valorizou o cara quando pode. Surgiu com um ‘racha no elenco’ que nenhum setorista do SPFC e nem o Zanquetta nunca noticiaram. Fala com preconceito de jogadores como Marcinho (um dos nossos melhores nesse camp. brasileiro, foi bem na direita e foi bem no ataque), Denilson (como que quer avaliar o cara se ele teve muito pouco tempo de jogo e normalmente num time completamente desorganizado do Rogério?), Gilberto (é sério isso? De longe o melhor centro avante reserva do país e que faz tempo que não tem uma oportunidade decente), Edimar (ou errou pq criticou sem ver o cara jogar ou errou pq criticou o cara mesmo jogando bem a única partida que fez, não faço a menor questão de saber o motivo).

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s