Pintado é ídolo e merece respeito, por Felipe Morais

Se tem um ex-jogador que ama o São Paulo, seu nome é: Pintado!!!

O mês era Março de 2016.
O São Paulo havia demitido Milton Cruz, depois de mais de 20 anos de serviços prestados ao tricolor e chamado Pintado, então técnico do Guarani, para assumir seu lugar. Pintado não pensou muito para aceitar a sua volta ao seu querido São Paulo FC. E nem precisava, um filho não nega a volta para casa!

Pouco depois da sua chegada, eu tive a oportunidade de entrevistar Pintado para o livro do Telê Santana. Tudo começou com uma ligação minha para esse sujeito humilde e apaixonado pelo clube.

Já no telefone ele me disse “cara, você quer que eu fale do Sr. Telê? Posso começar a chorar agora?” com um tom bem humorado, claro. Então disse que ia piorar a situação, pois ele escreveria o prefácio, uma vez que Raí, não poderia, eu tinha pensado nele, pelo amor que ele tem pelo São Paulo e “Sr. Telê” como ele chama até hoje.

Raí, como descrevo no livro, foi o grande parceiro de Telê dentro de campo, foi o grande ídolo e símbolo daquele time campeão, nada mais justo que ele ser o responsável pelo prefácio, mas pelo seus compromissos fora do país ele, educadamente, declinou. Coube a Pintado a missão, que a fez com maestria, diga-se de passagem.

Quando entrevistei Pintado, algo me chamou muito a atenção. Ele falava com os olhos cheios de esperança sobre o tricolor. Sempre apontava o campo, dizia o que tinha vivido ali, do que precisou fazer para convencer Telê de que ele era jogador para o São Paulo, das histórias de bastidores, de como o mestre era e o que ensinou a ele.

Sua história no São Paulo é de superação! De “descartável” se tornou homem de confiança de Telê. Em 6 meses pulou de negociável para líder em campo! Se precisasse dar porrada no Zetti Raí, Ronaldão, Muller, Pintado daria. Tudo pelo bem do time, mas nunca foi necessário.

O jeito briguento era dentro de campo, onde defendia as cores do tricolor. Aliás, vale ressaltar que poucos como ele amaram tanto o São Paulo dentro e fora de campo! Fora dos gramados, é um sujeito calmo, engraçado e amigo de todos. Ele foi negociado com o México, logo depois do primeiro mundial, 1992, uma pena, pois deveria ter ficado mais no tricolor!

Por mais de 1h conversamos com Pintado, naquele domingo ensolarado. Ao fim da entrevista, Pintado, com olhos cheios de lágrimas, disse que ele devolveria ao São Paulo tudo o que o time havia lhe dado. Isso emocionou a mim e ao pessoal da Editora Inova (editora do livro).

Saímos do CT do São Paulo com a certeza de que o São Paulo tomaria um rumo de vitórias. E de fato isso ocorreu na Libertadores, onde de time que sairia na 1a fase, fomos o time Brasileiro que chegou mais perto da final, perdendo para o Atlético Nacional, os Colombianos que se sagraram campeões. Aliás, sina do São Paulo, se um time perde para nós na Semi final, fatalmente será o campeão.

Conversei com outros jogadores sobre Pintado. Ao falar do nome dele, o sorriso em seus ex-companheiros como Muller, Raí, Zetti, Ronaldão, Caio, Juninho saia fácil. Quem estuda linguagem corporal (como publicitário eu estudo) sabe que isso é um sinal de quando a pessoa é boa e faz bem para todos.

Ronaldão me disse que seu apelido era “Guerreiro” como ele carinhosamente chama Pintado até hoje, como me disse. Zetti riu só de falar do Pintado, dizendo ser um grande sujeito. Caio, Muller e Juninho foram na mesma onda. Ou seja, tudo o que acreditávamos que Pintado era, foi confirmado. O São Paulo precisa valorizar esses caras e não esses come-dorme que só querem saber de salário.

Wesley, por exemplo, jamais jogaria no time do Telê, a começar que Pintado iria lhe dar umas porradas, mas hoje, sua função, infelizmente, não permite que isso seja feito. Mas como faz falta um Pintado no time… Lugano tem um perfil parecido, mas é mais político.

Eu me tornei ainda mais fã de Pintado depois do livro. Tenho o WhatsApp dele e sempre que posso mando uma mensagem, não mando muito para não incomodar, não somos amigos, mas o respeito demais. Por 2 vezes fui no CT e ele me recebeu com aquela alegria de sempre. Por mais que em campo, ele tivesse aquela “cara de mal” no dia a dia você só o vê sorrindo.

Enfim, toda essa introdução para defender o que estão fazendo com ele. Essa ideia de mandá-lo para Cotia não caiu bem para a torcida, que está ao lado do “Guerreiro”. Participo do grupo de WhatsApp do grande Carlos Port (Programa Opinião Tricolor, AllTV as 5as feiras a partir das 20h) onde postaram uma foto de um depoimento de Pintado (abaixo) em que ele fala da sua lealdade junto ao Rogério. Depoimento ao jornalista da ESPN e Rádio Bandeirantes, Jorge Nicola. Em poucos minutos o grupo inteiro apoiando Pintado e dizendo o quanto confia e sabe da integridade dele. Caras que conhecem bem ele, que conviveram desde o tempo de jogador e convivem até hoje no CT.

Ouvi Dorival Junior no programa 90 Minutos, comandado por José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, não apenas elogiar a pessoa do Pintado, como também, dizer que essa função se torna muito importante pois ele fará algo que o São Paulo nunca teve, a integração de Cotia com o CT, onde os mais promissores jogadores poderão ter ainda mais chances no time principal.

Quem sabe agora o plano do SPFC em ter um time sustentável, com a base mescalada com alguns jogadores mais experientes não saia do papel? Esse era o ano para juntar David Neres, Lucas Fernandes, Militão, Foguete, João Paulo, Luiz Araújo, Tormenta com Renan, Maicon, Lugano, Pratto, Cueva. Em 2017 não ganharíamos nada, mas 2018 o time, entrosado, seria um esquadrão, mas Leco vendeu todo mundo….

Pintado já disse na mídia que aceita o novo cargo se for para ajudar o São Paulo. Isso mostra como ele é, ama o São Paulo, que ainda é dirigido por quem não ama o São Paulo e por isso estamos nessa. Pintado precisa ser respeitado por tudo o que fez no São Paulo e ainda fará. Ama o São Paulo, entende do mundo do futebol e é querido pelos jogadores. Ele precisa estar ao lado de Dorival Jr para que o São Paulo volte a ser forte.

Por fim, quero deixar aqui meu apoio ao Pintado e dizer que essas palhaçadas da imprensa corinthiana dizendo que ele traiu o Rogério Ceni não passam de bobeiras escritas por pseudo-jornalistas que só ganham audiência com mentiras! Os São Paulinos de verdade estão com Pintado! Espero que a diretoria também, mas como eu disse, quem está com Pintado são os “São Paulinos de verdade”!!!

Quer saber o que Pintado falou sobre os bastidores daquele timáço que o São Paulo teve entre 1990 e 1996? Compre o livro sobre a melhor época do SPFC!!

Felipe Morais

Anúncios

68 comentários

  1. Infelizmente o projeto Rogério técnico e Pintado na comissão técnica nao deram certo…

    As vezes é preciso recomeçar, e para isso era necessário a saída de toddos wue envolviam o projeto….

    Paciência …
    Pintado e Rogério continuaram ídolos pode ter certeza.

    Curtido por 2 pessoas

  2. SPFC queimando até mesmo quem já fez história, boa sorte ao Pintado.
    Dorival já definiu o time que jogará domingo, é o mesmo de ontem, espero que ele saiba o que está fazendo, ao escalar W. Nem, Bufarini e Cueva.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/ao-trabalho-dorival-faz-treino-tatico-no-sao-paulo-e-escala-time-para-pegar-a-chape.ghtml

    Aderlan treinou mesmo sem ser apresentado, e Maicosuel já foi liberado para trabalhar com o preparador físico, acredito que ele vai entrar no lugar do W. Nem quando estiver em condições.

    Curtir

    • A informação que eu tive é que o Welinton Nem é que deveria entrar no lugar do Maicosuel lá na reabilitação física mas a tendência é que os 2 sejam escalados juntos nesse setor .

      Curtir

    • Jogou quinta e joga domingo.
      Não daria tempo de mudar sistema tático ou peças, então optou por ajustar o que já estava pronto e dar mais uma chance (entrosamento, memória por repetição etc..)

      Também não me agrada a manutenção do time, mas só acredito em mudanças depois de uma semana de treino.

      Curtir

    • Jogou quinta e joga domingo.
      Não daria tempo de mudar sistema tático ou peças, então optou por ajustar o que já estava pronto e dar mais uma chance (entrosamento, memória por repetição etc..)

      Também não me agrada a manutenção do time, mas só acredito em mudanças depois de uma semana de treino.

      Curtir

  3. Enquanto isso o Maicosuel tá tomando um lanchinho lá no CT e segunda ou terça feira , se der tempo , os médicos e preparadores fisicos irão reavalia-lo .
    Eles não estão prometendo nada mas estão muito otimistas , acham que na segunda quinzena de dezembro ele estará apto a iniciar um novo tratamento .

    Curtir

  4. Seguem os vazamentos, mas quem vazou o vazamento do vazamento ?

    A Diretoria decide e em seguida vaza uma versão justificando:

    Maicon “gordo” pediu para sair.
    Thiago “forçou a saída “.
    Pintado “traíra “.

    E teremos mais saídas …, Cueva “night”
    e outros “aéreos com cabeça nas nuvens”.

    Negociam, entreguem e recebam .., simples assim.

    Sem justificativas e “balinhas” à mídia.

    Curtir

          • Responde também não ofende, vou citar um exemplo, Rodrigo Caio, um zagueiro de mentira, que começou como volante, não se adaptou e virou zagueiro por falta de boas opções.

            Curtir

              • Eles pensam igual a você, cada um tem sua opinião, se ele fosse o melhor zagueiro do Brasil teria cortado o cruzamento no 2° gol do Atletico-GO e não teria cometido lances bizarros em vários jogos. Além disso, não estaria no Brasil, teria saído depois das Olimpíadas para algum clube gigante, Barcelona, Real, Bayern, e não para um Zenit, lembrando que não passou em exames no Valência, clube médio na Espanha. O nível dele é mediano, só isso.
                Más respeito sua convicção, más penso só um pouco diferente,

                Curtir

            • Bem lembrado, adicione a lista, Lucão, Roger Carvalho, Jean Rolt, Juninho, Paulão desmaio, Ameli, Julio Santos, Rogério Pinheiro, Renato Silva, Edson Silva…e a lista vai aumentando até virar um livro!

              Curtir

          • Joaquim , essa é fácil , zagueiro de mentira é um zagueiro que mente e só pode ser o Pinotti que era zagueiro lá do Colégio Santo Américo no Morumbi , grande zagueiro , quando cursava a primeira série do primeiro grau e apesar dos esforços de sua mãe que ajudava muito a paróquia acabou sendo reprovado por indisciplica e por mentir na confissão da missa de domingo .

            Curtir

  5. Logo mais aparece um dizendo que a culpa é do Ceni.

    Aliás os dinossauros foram extintos, o buraco na camada de ozônio aumenta,
    a URSS não existe mais, o Trump foi eleito e a crise na zona do Euro não acaba …, tudo por culpa do Ceni.

    Curtir

  6. Eu estou em modo apoio total. Vamos sp. Q seja com nem e Buffa. Dorival Esta comecando conhecendo os jogadores.

    Lembrem-se q agora eh pre temporada.

    So estou de olho na grana do Zenit. E Acho q o cueva tem q ficar e recuperar o futebol.

    Curtir

  7. Galera temos que exigir que o clube passe por uma auditoria é um direito nosso,Zanca,Katia,Marcio temos que liderar um grupo que tenha acesso á alguns conselheiros e cobra los por uma auditoria antes que eles derretam todo esse dinheiro.É um direito nosso saber pra onde foi o dinheiro,pra quem,como foi feito,enfim temos que cobrar com mais afinco.Precisamos nos unir…

    Curtir

      • Marcio mas ele recusou a auditoria paga pelo Diniz,era uma das melhores empresas do ramo no mundo.Por que será em?Ta querendo esconder o que?Tem muita lama nisso tudo,se uma empresa séria fizer uma auditoria vai ter nego indo direto pra cadeia.e o lixo do Leco aprendeu direitinho com o finado JJ…

        Curtir

  8. O momento é de apoiar todos os jogadores, mesmo que tenhamos restrições.

    Com uma vitória, sairemos do Z-4 e teremos dois jogos em casa para lotar o Morumbi e assim sair da pindaíba.

    Curtir

  9. Uma vitória, pessoal.

    Dá pra sair e ainda virar o turno com uma colocação razoável.

    Apoiem os jogadores, mesmo os que andam dando motivo para críticas (e existem vários motivos).

    Estamos todos juntos nessa e só juntos podemos escapar antes que vire areia movediça e nos compliquemos ainda mais.

    Curtir

  10. O problema do SP é que:
    Pensam que temos um bom goleiro
    Pensam que R Caio é zagueiro
    Pensam que temos laterais
    Pensam que Cueva é craque
    E esse pensamento continua nos afundando.

    Curtir

  11. É isso mesmo!!!
    Temos nossos problemas, que são muitos, mas a torcida não pode entrar na onda da mídia.
    A oportunidade do São Paulo ser rebaixado é real, e isso é a realização para a imprensa alvinegra. É o que eles mais querem, porque é algo pelo qual nunca passamos. Mas tenho fé que não cairemos.
    Durante o campeonato seremos bombardeados por notícias plantadas e temos de ter o discernimento para enxergar o que é real.
    Pintado foi símbolo de amor ao São Paulo dentro de campo, e temos de respeitá-lo.

    Curtir

  12. Não quero ser persona non grata, nem desrespeitar ninguém. Não me acho mais nem menos torcedor do que ninguém. Nem melhor nem pior do que ninguém.

    Mas que diferença isso faz? Esses caras tão na boa… o próprio Pintado ja deu o sangue contra o São Paulo. Como técnico, como jogador. Daqui uns dias pode ser o Rogério Ceni.

    Ídolo é quem fica torcendo, sofrendo, por causa dessa bolinha aí que esse time tem jogado.

    E a quem criticar, ja ta a resposta de antemão, vai pentear macaco.

    Curtir

  13. Sobre a manutenção do time que deu vexame ontem, bom, eu acho que o DJ deve pensar o mesmo que a gente e quer fazer os caras jogarem bola:

    “Não é possível que esses caras tenham desaprendido a jogar… vou fazer isso dar certo!”

    Que ele tenha êxito!!

    Curtir

  14. Gostaria de presta minhas solidariedade a este grande homem. Pitado conhecemos um homem pelos seus atos. Comportamentos. E acima de tudo pela sua lealdade. Vamos torcer que tudo der certo. Que a diretoria possa rever suas atitudes sem pensar no bem esta do clube. E sim rm deus intereses . O pior dando ibope para muitos falarem mal do SPFC. Esperamos que logo em breve o clube possa sair desta situação.

    Enviado pelo meu Windows Phone
    ________________________________

    Curtir

  15. Os defensores do Leco podem xiar, podem jogar a culpa do SPFC estar na situação que esta por conta de técnicos e jogadores, mas fato é:
    De 2009 até hj tivemos mais de 100 atletas e outras duzias de treinadores culpados, tudo gente mole ou jogadorzinho de condomínio.

    Ah unica coisa que não mudou foram os brilhantes diretores e conselheiros do clube, tudo da mesma patota que quebrou o SPFC financeiramente e diz querer recupera-lo de maneira bem esdruxula.

    Prefiro ser chato, cego e o que mais me adjetivarem do que esquivar a colheita de quem a cultivou.

    Curtido por 1 pessoa

    • Acho que ninguém defende o Leco. Tem pessoas que dão mais reponsabilidade ao Ceni e menos ao Leco e vice-versa. No mais, sou da sua linha de pensamento e também acredito que um time como o SP não chega a zona de rebaixamento em um ano, mas sim por um conjunto de besteiras feitas ao longo de vários anos.
      Infelizmente, a previsão de melhora não é das melhores já que Leco e companhia permanecerão até 2020. Quem sabe algum são paulino de verdade e que tenha experiência em gestão esportiva assuma o comando do clube na próxima gestão.

      Curtir

  16. Gostaria muito de uma palavra de esclarecimento por parte dos comandantes do Spfc. Afinal de conta o time não joga nada não tem esquema. Não tem vontade de ganhar. Tem jogadores que so sabem jogar para traz. Onde não temos um defesa sólida que nus de confiança. E hora de entrar alguém de vergonha na cara de caráter e chamar a responsabilidade para si e ver quem realmente quer vesti a camisa do clube. Tem o Hernandes. Mais e muita responsabilidade so pra ele. E muito vergonhoso tudo que esta diretoria esta fazendo. Cambada de mercenários . So pensam em dinheiro. Quando morrerem ate parase que vão levar tudo que estão desviando. Tem que ter pessoas de caráter humanitário para respeitar os torcedor.

    Enviado pelo meu Windows Phone
    ________________________________

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s