Jonathan Copete confirmou a fama de “carrasco” do São Paulo. Neste domingo, na Vila Belmiro, o colombiano marcou três vezes e comandou a vitória do Santos, por 3 a 2, que empurra o rival para a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro no primeiro jogo sem Rogério Ceni no comando.

O São Paulo ainda perdeu um pênalti, com Lucas Pratto, que acertou a trave do goleiro Vanderlei, aos 24 minutos do segundo tempo. Pouco depois, o jovem Shaylon, que saiu do banco, diminuiu; e já no fim o estreante Arboleda fez o segundo, sem tempo, contudo, para buscar a igualdade.

Antes disso, Copete deu seu show, com um hat-trick que o fez a chegar a impressionante marca de cinco gols em três clássicos contra a equipe tricolor – em 2016, anotou o tento da vitória por 1 a 0 no Pacaembu, enquanto em 2017, no Paulista, fez o de honra na derrota por 3 a 1.

Não dá para dizer que a atuação do São Paulo, comandado por Pintado neste domingo, à espera de Dorival Júnior, foi uma catástrofe completa, já que, até o momento do primeiro gol, o time jogava bem. No fim, ainda mostrou brio para fazer 3 a 2, mas, quando reagiu, já era tarde.

  • O brilho de Copete

Foi já no fim do primeiro tempo, aos 44 minutos, que o Santos inaugurou o marcador, após Renan Ribeiro dar rebote em finalização de Kayke. A bola sobrou mansa para Copete, que, com as redes livres, só empurrou para o gol. Na comemoração, o colombiano tirou a camisa e mostrou uma impressionante cicatriz na barriga, fruto de uma queimadura em acidente doméstico – recebeu amarelo no lance.

Em vantagem, o Santos já não encontrou as mesmas dificuldades na etapa complementar para ampliar o placar. Logo aos oito, um belo contra-ataque acabou em cruzamento de Kayke, que encontrou a cabeça de Copete. Finalização do colombiano no contrapé não deu chance a Renan Ribeiro.

O terceiro saiu aos 21, desta vez, após bela jogada pelo lado esquerdo. Jean Mota cruzou rasteiro, e Copete tocou com categoria para o fundo das redes, no que parecia garantir o triunfo santista. Houve tempo, contudo, para que Pratto perdesse um pênalti, e Shaylon e Arboleda diminuíssem.

  • O sofrimento tricolor

A derrota faz com que o São Paulo chegue a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas 11 pontos e só a frente do Atlético-GO, que tem sete. A distância para o Bahia, 16º lugar e primeiro time fora da zona de rebaixamento, porém, ainda é curta, de apenas um ponto.

A chance da equipe tricolor se reerguer, aliás, parece ideal, já que recebe o lanterna, no Morumbi, na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília). Foi no estádio que o São Paulo venceu pela última vez, há mais de um mês, em 8 de junho, contra o Vitória – hoje 17º colocado.

ESPN