Conheça Gomez, que deve estrear hoje no clássico

TEXTO DE TORCEDOR ENVIADO AO BLOG DO SÃO PAULO

Resolvi fazer essa análise depois de ver alguns torcedores se referindo a J .Gomez por vídeos no youtube, o que eu acho um erro.

Os vídeos de Jonathan Gomez não favorecem uma análise precisa por serem vídeos curtos, que repetem os mesmos lances e não mostram muito do que realmente é este jogador. Recomendo a procura de jogos completos do Santa Fe 2016 e 2017.

Para fazer essa analise, assisti Santa Fe e Santos (Libertadores 2017 jogo, no Pacaembu), Santa Fe e The Strongest (Libertadores 2017, jogo na Colômbia) , Santa Fe e Corinthians (2016, jogo na Colômbia).

Posicionamento nos 3 jogos , sendo que um deles ano passado , o posicionamento parece o mesmo: centralizado, caindo as vezes para o lado direito (mas não é ponta). Nos dois jogos desse ano , com a saída do Seijas, passou a ser o principal articulador do time, se movimentando por todo campo, inclusive muitas vezes  vinha orquestrar o time antes da linha de meio campo.

Características

Tem bom drible no um contra um, mas não é velocista, a comparação com o Diego do Flamengo é válida em si tratando de como pensar o jogo, claro, guardadas as devidas proporções.

Muita movimentação por todo campo, pede o jogo todo tempo, se apresenta pra receber a bola a todo instante, principalmente nos jogos de 2017, quando virou realmente o camisa “10”  do Santa Fe. Brigador, não desiste de jogada, sabe proteger a bola contra zagueiros mais fortes, não tem vergonha de dar carrinho, estilo Pratto nesse quesito.

Inteligente, sabe fazer a leitura correta das jogadas, parece da escola de bons armadores do futebol argentino. Algumas pessoas perguntaram se existe alguma semelhança com o estilo do Ganso. Não vi muita semelhança, não se exime, tem muita movimentação mas não tem a mesma visão de jogo e passes do Ganso. A comparação com o Diego do Flamengo é mais válida.

O Santa Fe já era um time limitado ano passado, esse ano mais ainda, acho que o J. Gomez pode crescer muito jogando com os bons jogadores que nós temos, como aconteceu com o Cueva. A bola muitas vezes chegava quadrada pra ele. Claro que destaquei muitos pontos positivos de J. Gomez , mas fazendo a ressalva que estou falando de um jogador para o nível de futebol sul americano, não façamos comparações com Messi e etc. mas com certeza , Diego, Everton Ribeiro e Lucas Lima não estão tão distantes assim, são melhores , mas não tão distantes, pelo menos vendo seus jogos pelo Santa Fe.

Por último , não vejo o J. Gomez jogando de segundo atacante fixo, pode se movimentar, fazer as vezes de ponta, segundo atacante , mas sua posição é central.

Como também não vejo Cueva de segundo atacante, e sim um bom ponta caindo para meio, portanto já escalando o Spfc com o J. Gomez , quem perderia o lugar seria o Cicero. O Pratto precisaria de um segundo atacante mais incisivo, fazedor de gols (como era o Luiz Araujo), para não ficar sobrecarregado e as jogadas manjadas de cruzamento como acontece hoje. O que sim talvez comecemos a ver são jogadas pelo meio, triangulações e tabelas, algo que esta faltando na equipe hoje. Com as peças que temos hoje no elenco uma boa escalação para a equipe, já contando com os reforços seria:

Renan, Buffarini,  Arboleda   Aderlan  Jr Tavares Jucilei  Petros J Gomez Marcinho Cueva (se ficar) e Pratto

Por fim, acredito muito na capacidade de J. Gomez e espero que ele possa ser uma peça importante no esquema de Dorival Jr, e que ele possa ser o meia articulador que tanto nos torcedores esperamos a anos.

Rafael Isaac Israel

 

Anúncios

42 comentários

  1. Ótimas informações, estava curioso pra saber sobre as capacidades do argentino. Precisamos de jogadores que participem intensamente dos jogos, chega de Ciceros, Thiagos Mendes, Wesleys e outros chinelinhos.

    Curtir

  2. Se o Cueva ficar, eu testaria um time assim:
    Renan
    Buffarini, Arboleda Aderlan Jr Tavares
    Jucilei Petros
    J Gomez Cueva (se ficar)
    Gilberto e Pratto

    Prefiro o 4x1x4x1 ou o 4x2x3x1 para esse elenco. Mas, acho que cabe tentar dois meias agudos com dois atacantes fazedores de gols.

    Curtir

    • Não entendo porque a galera esquece do Militão. Vejo esse Aderlan com ressalva, acredito que o Arboleda seja melhor e chegue pra ser titular ao lado do Militão.
      Gosto muito do Gilberto, mas não vejo ele jogando junto do Pratto. Força um deles a sair da área, e perde qualidade. Vejo Marcinho como uma opção melhor pra segundo atacante, ou talvez até aquele Brenner, ou Denilson.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Cueva não foi relacionado . Está na cara que está sendo vendido . Por qual motivo ele não seria relacionado ? será que apareceu o futebol chinês e decidiu levar o jogador ? vamos aguardar …

    Curtir

  4. eu vou falar aqui o que eu falei ontem , vendendo o Cueva , é Renato Augusto . Sornoza e Arrascaeta são outras opções , mas nenhum desses jogadores se compara a Renato Augusto

    Curtir

  5. Ivan Drago‏ @IFDrago 3m3 minutes ago
    More
    Replying to @IFDrago
    Cueva: Não foi relacionado por opção do Pintado, que recebeu carta branca da direção. Até agora não há proposta pelo peruano.

    Curtir

      • Bobagem.
        Caio Ribeiro falou que RCaio e Cueva tinham propostas e iria sair.
        No domingo passado especulou-se que Pinotti pediu para RCeni nao escalar o peruano.

        Clube vai fazer dinheiro.
        Perfil de diretor de marketing eh perfil economico e financeiro.

        Em 2013, ano em que Muricy veio para ajudar clube a fugir da Z4, time entrou na Z4 no periodo pos excursao aa Europa e Asia onde faturou 5milhoes. Numa semana jogou 4 vezes e noutra jogou 3 vezes. Jogadores extenuados perderam pontos faceis e cairam na tabela junto com o tecnico Autuori.

        Financeiramente foi bom, futebolisticamente time entrou na zona do desespero.

        Novamente um cara de marketing fazendo gestao de futebol. Em 2013 foi o Adalberto Porche, coincidentemente tambem de marketing.

        Cena se repete, time ganha dinheiro mas entra na zona do desespero.

        Curtir

    • Azar o dele, desculpa mas, quem é Besiktas perto do São Paulo na História do futebol? E, essas vendas estão aí pra mostrar o quão forte somos e reconhecidos. Não é sorbeba, não estão tudo uma maravilha mas, fora do Brasil ainda estamos bem.

      Curtir

  6. Parabéns ao Rafael, assistiu jogos e VIU o cara jogar, diferente de alguns que nem sabem o nome do jogador e vem aqui ficar falando que so vendemos e contratamos porcaria… Parece que só presta se trouxemos Messi e C. Ronaldo.

    Antes de cobrarmos o time, devemos nos cobrar… Será que não estamos criticando D+ e apoiando D-?

    Se desistirmos do São Paulo, qual a função dele existir? Todos os times passam por fases ruins… Isso vai passar. É o clube da fé, da moeda que cai de pé, que destruou gigantes quando ninguém acreditava.

    Curtido por 1 pessoa

  7. No outro post, o escritor disse que Dorival estava tentando implementar a pode de bola e, lendo esse com as características de Gomez e dos jogadores que temos, espero que ele não tente esquema com jogadores de pontas, polua o meio campo com apenas dois volantes e três meias se for o caso, mas sem os pontas.🙏

    Curtir

  8. Boa tarde galera eu tenho uma pergunta pra vocês não valeria a pena são Paulo contratar o Conca e recupera-lo para o ano que vem vendo aquele jogador encostado nos urubus fico pensanso os chineses não iram querer segura-lo naquele estado talvez liberem por pouca quantia em dinheiro era o sonho do murici telo no São Paulo então já pensando no ano que vem acho que uma proposta pelo jogador e valido e ai que vocês acham

    Curtido por 1 pessoa

  9. Ótima coluna, e agora é torcer, desesperadamente para que corresponda em campo, assim como o time a ser formado e dirigido por Dorival Jr.

    Força SPFC que nossa fé tricolor te acompanha, incondicionalmente.

    Hoje vamos ganhar na Vila 2×1.

    Curtir

  10. Muito boa análise.
    O que sinto no São Paulo é falta de velocidade para chegar nos contra ataques. Vi o Lucas Fernandes entrar um pedaço do jogo e gostei muito da sua movimentação. Sendo ele mais veloz e combativo que o Cueva, além do bom passe que tem, talvez fosse opção para jogar pelo lado direito do ataque, e do lado esquerdo outro atacante veloz. Neste caso o Cueva ou Gomez jogariam centralizados.
    Jucilei, Petros, Gomez (ou Cueva, caso fique), Lucas F. , Pratto e Denilson (ou Marcinho). Ou L.Fernandes pela esquerda caso se adapte por aquele lado e Marcinho pela direita. Ainda tem o Maicosuel como opção para quando ficar bom.
    Enfim, são hipóteses para o time não desperdiçar tanto contra ataque devido à falta de jogador que faça isso. Tenho muita esperança que o Dorival saiba usar nosso pé de obra da melhor forma possível.

    Curtir

  11. J. Gomes tem tudo para ser um grane reforço para nosso time, jogador brigador e junto com Pratto irá dar muito trabalho para os adversários.

    Em relação a Cueva, não venderia ele de forma alguma, é um jogador sem reposição no me mercado, só venderia em caso de uma proposta fora do normal, se R. Caio que é zagueiro está sendo vendido por 18 M de Euros, Cueva tem que ser vendido por bem mais que isso.

    Aguardemos os próximos capítulos do Atacadão Tricolor !

    Curtir

  12. Rogério com suas teimosias: Shimitdt, Cícero e TM de ponta conduziu o time até esse poço sombrio. A corda e a caçamba para puxar de volta vai ter que ser muito forte. Descer ladeira abaixo, desce fácil, subir é que são elas.Vamos lá, Dorival e família.

    Curtir

  13. A escalacao seria a mesma que a minha. Nao entendo pq tantas poucas chances ao Buffarini.?!! Nao deram a ele uma sequencia de jogos num time titular e armado, jogou muito mais improvisado e insistem com Bruno e outros.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s