A diretoria do São Paulo tenta preservar seus garotos lapidados em Cotia e, nesta semana, acertou contrato de três de suas promessas. O atacante Fabinho, de 17 anos, o lateral-direito Lucas Sena e o atacante Paulinho, do time sub-17, tiveram novos vínculos assinados com o clube.

O movimento acontece em meio a um “boom” na base são-paulina. Só este ano, o clube acertou as vendas do zagueiro Lyanco, para o Torino (ITA), e dos atacantes David Neres, para o Ajax (HOL), e de Luiz Araújo, para o Lille (FRA) – todos com formação concluída em Cotia. No total, as vendas já renderam cerca de R$ 105 milhões aos cofres do clube, valor que pode aumentar condicionado a bônus por performance.

Aos 17 anos (fará 18 no próximo mês de novembro), o atacante Fabinho chegou ao São Paulo em 2013. Ele acertou um contrato de três anos com o clube. Participa do time sub-19, já que não tem mais idade para o sub-17.

Já as outras duas promessas tiveram o primeiro contrato profissional assinado nesta semana, válido agora por quatro anos (até 2021). Eles são do sub-17. Paulinho, de 16 anos, tem se destacado no Campeonato Paulista substituindo Brenner, promovido ao elenco profissional pelo técnico Rogério Ceni, já tendo estreado. Paulinho tem nove gols na competição, sendo cinco nas últimas duas partidas, quando assumiu a titularidade do ex-companheiro de base.

Já Lucas Sena, também com 16 anos, é figura constante nas convocações da Seleção Brasileira Sub-17. No início do ano, esteve no Torneio de Montaigu, na França. Depois, apareceu em listas de atletas chamados para período de treinos na Granja Comary, como parte da preparação para o Mundial da categoria, este ano, na Índia. No elenco do São Paulo, já jogou como capitão da equipe.

Neste sábado, pela última rodada do Campeonato Paulista Sub-17, o São Paulo enfrentará o Audax. Com 32 pontos, o Tricolor é líder do Grupo 6, com dez vitórias, dois empates e uma derrota. Com 61 gols, tem o segundo ataque mais positivo da competição, com apenas um gol a menos do que o Palmeiras. Atrás, sofreu 11.

Com Ceni, o São Paulo deu chance a diversos garotos da base. Araruna, Júnior Tavares, Militão, Shaylon e Brenner foram promovidos este ano pelo técnico, que ainda chamou outros garotos para treinamento. E a intenção do clube é continuar dando espaço aos jovens, mesmo com a saída do técnico. Essa foi uma das condições sugeridas a Dorival Júnior, contratado para substituir Ceni também por ter histórico de trabalhar bem com a base.

L!