Rogério, depois da derrota para o Flamengo não é mais técnico do São Paulo Futebol Clube. E foi bom para todos, às vezes, é preciso separar o gênio da pessoa. Edson Arantes do Nascimento é uma pessoa, Pelé é outra. Por mais que estejam no mesmo corpo, Edson, é a pessoa física, Pelé, a lenda, inquestionável dentro de campo! Rogério Ceni é a pessoa, M1TO, a lenda que por 25 anos defendeu as cores do São Paulo como nenhum outro jogador o fez. Ele não foi o melhor jogador que vestiu o manto e tão pouco o melhor goleiro, mas foi o mais apaixonado pelo São Paulo. Vestiu a camisa do clube que aprendeu a amar, sua 2a casa, como sempre disse. E de fato, era! O M1TO, inquestionável, Rogério Ceni, o técnico, muito questionável. Técnico é sempre o culpado por tudo no Brasil, mas nesse caso, nitidamente Rogério escalava mal, armava mal, indicava mal e substituía mal. Talvez nos treinos tentava coisas diferentes, mas na hora do jogo, cometia muito erros, lhe faltou preparo acima de tudo.

Em 5 anos, ou seja, em 2022, Rogério será um grande técnico, mas no momento não é. Ele também não foi uma plataforma política, como muitos dizem na imprensa. As informações que tenho de bastidores é que Leco venceria Pimenta com ou sem Rogério no comando do time. Rogério não se preparou para ser técnico. Se preparou para ser técnico do São Paulo. Isso é ruim! Não se pode focar em uma única empresa para a sua carreira!

O técnico precisa ter o respeito dos jogadores e fazer com que eles joguem pelo técnico. O M1TO tem respeito, como disse acima, igual Pelé. O Rogério Ceni não conseguiu! Felipão não é nenhum gênio, mas ganhou uma Copa do Mundo porque fez os caras jogarem por ele. Genial nesse aspecto, “Família Felipão” que ele não conseguiu repetir na Seleção de 2014 com o time “mimimi” que tinha nas mãos, o 7X1 aliás foi o começo da derrotada do futebol nacional.

Por 7 anos Rogério se preparou para assumir o lugar de Zetti. O fez com maestria. Zetti foi melhor que Rogério, mas a diferença era pouca. Talvez, Zetti, um goleiro 9,5, Rogério, M1TO, 8,7! Diferente de um goleiro 8,7 dar lugar a um 2,0 como Denis. Se preparou, treinou, se dedicou, estudou, observou, conversou, treinou, treinou e treinou. Quando assumiu o lugar de Zetti o fez preparado! Tricolores pouco sentiram a falta de Zetti, pois a Camisa 1 estava bem representada.

Por quase 18 anos foram assim, Rogério era quase uma unanimidade entre a torcida: “Rogério Ceni + 10”era como se montava o time do São Paulo entre 1997 e 2015. Em campo, o M1TO, dava o sangue, coisa que o técnico, Rogério Ceni, não conseguiu que o time fizesse o mesmo. M1TO no vestiário, era mais do que respeitado, Lucas Moura chama ele de “Presidente” uma mostra de carinho e respeito. No banco, Ceni não conseguiu impor sua forma de ver o jogo e filosofia. Para alguns, o futebol não estava preparado para a sua visão, para mim, o São Paulo não está no momento de ser um laboratório de um técnico, inteligente, mas sem rodagem!

Rogério não fez o que o M1TO fez. Para ser técnico, sua preparação não passou nem de perto a do M1TO. Observou enquanto trabalhava com eles, grandes técnicos como Telê Santana, Muricy, Cuca, Paulo Autuori, Nelsinho Batista e Osório, seu preferido, nitidamente. Viu como não fazer com Adilson Batista, Ricardo Gomes, Oswaldo de Oliveira e Sérgio Baresi. Viu outros técnicos bons como Leão, Vadão, Rojas, Mario Sergio, Paulo Cesar Carpegiani e até seu desafeto Ney Franco, ultimo a nos dar um título. Sempre aprendeu algo novo com algum deles.

Leu livros do Tite e Guardiola – espero ter lido do Telê Santana também – conversou por uma semana com Jorge Sampaoli. Fez alguns cursos fora do país, trouxe um inglês e um francês como um novo modelo de trabalho. O Inglês o abandonou dias antes da sua saída. E o que mais?

Rogério, diferente, do M1TO, quis começar por cima, soberba, que não o ajudou em nada, aliás, bastidores afirmam que Rogério perdeu o vestiário por esse comportamento. Time não jogava, não conseguia um padrão, desclassificado de 3 competições em 15 dias. Se não fosse o técnico, Rogério Ceni, o São Paulo teria outro técnico ainda em Maio, esperou-se mais 2 meses, mas não deu certo. Lhe deu tempo para mostrar algo que mudaria o time. Não o fez. Vinicius Pinotti, o homem forte do futebol do São Paulo, chegou a vir a público dizer que manteria Rogério no comando do time até 2018 com chances de renovar. Diretor quando vai a imprensa apoiar o técnico é o prenuncio da demissão em dias. E de fato, ocorreu!

Agora o M1TO terá paz. Sua imagem ia ser muito desgastada junto ao tricolor. Em poucos meses, o Rogério será esquecido, o M1TO jamais! Que Rogério tenha mais humildade em começar do zero. Como jogador, é diferenciado, campeão e um dos grandes da história, como técnico é um iniciante e deve se portar como tal. Começar em times menores, onde a pressão é menor. Em times do interior onde ele pode treinar com calma, times de menor expressão onde ele pode testar e terá respeito. Rogério Ceni será sempre uma atração a parte em qualquer jogo, seja ele treinando um gigante ou um time menor, ele será sempre uma atração que vai render alguns ingressos a mais e um bom dinheiro ao time, mas é preciso entender que ele não precisa de dinheiro e sim de experiência, apostar nisso. E voltar em breve ao comando do SPFC, com mais experiência e conhecimento e nos dar mais um Brasileiro, Libertadores e Mundial!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe