Leco é pressionado por conselheiros e perde apoio interno após desmanche e decisões polêmicas no São Paulo

Vinicius Pinotti, diretor de futebol, e Leco durante treino do São Paulo no CT da Barra Funda, em São Paulo SP 27/06/2017 Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Conselheiros do São Paulo querem explicações do clube e organizam duas petições para pedir uma reunião extraordinária no Conselho Deliberativo (veja a íntegra dos pedidos abaixo).

Um grupo pede a convocação do diretor de futebol, Vinicius Pinotti, para esclarecer assuntos relacionados ao departamento, em especial a demissão de Rogério Ceni.

Eles também propõem convidar o próprio ídolo e o auxiliar Michael Beale para discursar sobre o assunto. Essa ala de conselheiros diz ter 14 assinaturas até o momento e 40 integrantes dispostos a assinar o pedido.

Na última quinta, Ceni publicou texto a respeito da passagem de sete meses como técnico.

Outra ala de conselheiros faz um pedido mais abrangente. Esse grupo elenca nove itens. Alguns dos pontos são: a insatisfação de jogadores que pedem para sair do São Paulo, como o dinheiro das vendas será usado para amortizar a dívida do clube e a multa de R$ 5 milhões no contrato de Ceni. No caso do ídolo, inclusive, questionam o motivo de na reunião do dia 26 de junho o diretor Pinotti ter garantido a continuidade do treinador.

Além dos temas relacionados ao futebol, também há questionamento sobre como foram comprovadas a competência dos membros independentes do Conselho de Administração e dos diretores executivos, e quais os valores e os critérios usados para definir as remunerações do presidente e diretores, entre outros.

De acordo com o estatuto, são necessárias 50 assinaturas para oficializar o requerimento, algo considerado fácil por integrantes do órgão tricolor. No entanto, nenhum pedido foi entregue até o momento, segundo o presidente do conselho, Marcelo Abranches Pupo Barboza. Ele lembra que haverá reunião ordinária em agosto, quando os assuntos poderão ser debatidos. Mas espera a eventual entrega dos pedidos para avaliar os temas.

Veja abaixo os dois pedidos de reunião extraordinária:

Pedido 1

ILMO. SR. PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Os Conselheiros no final nomeados e assinados vêm, respeitosamente, à presença de V. Sa. requerer, com base no art. 63, alínea “b”, do Estatuto Social, CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO DESSE CONSELHO DELIBERATIVO em até 30 (trinta) dias, contados do recebimento deste, indicando como matéria a ser deliberada esclarecimentos do Presidente da Diretoria Eleita e do Conselho de Administração sobre as questões a seguir enumeradas, com seus respectivos fundamentos estatutários:

1. Por que não foi exposto na Reunião Ordinária realizada em 26 de junho do corrente os contratos celebrados nos dois meses anteriores, descrevendo seu objeto, valor e prazo, como determina o art. 62, alínea “c”, que não exclui, sequer, os contratos relacionados às contratações de atletas e comissão técnica, visto que não se trata da aprovação prévia prevista no art. 58, alínea “u”?

2. Como foi comprovado o notório conhecimento nas áreas que sejam relevantes para o SPFC ou a prévia atuação como diretor ou conselheiro de sociedade empresária de porte no mínimo semelhante das pessoas indicadas para a função de Conselheiro Independente do Conselho de Administração, como prescreve o art. 101?

3. Qual foi, se e quando o caso e com que critérios, a remuneração aprovada pelo Conselho de Administração, no exercício da competência a ele atribuída pelo art. 106, alínea “b”, para os membros do Conselho Fiscal, do próprio Conselho de Administração, do Presidente Eleito e/ou da Diretoria Executiva?

4. Foi aprovado e contratado o seguro autorizado pelo art. 106, alínea “p”, para o exercício dos cargos de Diretoria Eleita, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, e, nesta hipótese, com que coberturas?

5. É fato que os Conselheiros de Administração firmaram Termos de Confidencialidade e, nesta hipótese, por quais razões e com que alcances, considerando que o exercício de sua competência fiscalizadora da gestão da Diretoria Eleita, da Diretoria Social e da Diretoria Executiva, prevista no art. 106, alínea “a”, precede a tomada de conhecimento das atividades administrativas do SPFC expostas pelo Presidente Eleito ao Conselho Deliberativo, prevista no já citado art. 62, alínea “c”?

6. Como foi comprovado o notório conhecimento em suas respectivas área de atuação dos profissionais contratados como Diretores Executivos, como manda o art. 124, em especial, o de Futebol, e quais foram as atribuições e remunerações, de todos eles, aprovadas pelo Conselho de Administração, no exercício da competência atribuída pelo art. 106, alínea “r”?

7. Por quais razões um grande número de jogadores vem manifestando insatisfação e desejo de saírem do SPFC, qual é o balanço econômico-financeiro das dezenas de vendas e compras ocorridas neste exercício de 2017 e como seu resultado altamente positivo será utilizado para amortização da dívida do SPFC e para melhora de desempenho do time?

8. Por quais razões na reunião ordinária do Conselho Deliberativo de 26 de junho último o Diretor Executivo de Futebol assegurou a manutenção de Rogério Ceni como técnico, não respondeu à questão sobre a multa rescisória em sue contrato, confirmada no dia seguinte à imprensa pelo Presidente da Diretoria Eleito, e ele foi dispensado apenas uma semana depois?

9. Por quais razões houve concordância com a multa contratual rescisória do Rogério Ceni ser de R$ 5 milhões, se dispensado pelo clube com desempenho superior a 47%, posto que seu primeiro trabalho como técnico, e tal dispensa ocorreu quando seu desempenho estava, ao que consta, apenas 2% acima do índice isento da multa em questão?

São estas, Senhor Presidente, as questões sobre as quais os Conselheiros requerentes aguardam esclarecimentos do Presidente da Diretoria Eleito na reunião do Conselho Deliberativo a ser convocada, certos de que versam matérias de interesse de todos os seus integrantes, dos associados a quem devem prestar contas e de toda a comunidade são-paulina.

Termos em que,

Pede e espera deferimento.

São Paulo, 06 de julho de 2017

Pedido 2

ILMO. SR. PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Os conselheiros abaixo assinados requerem a convocação, nos termos estatutárias e regimentares, de uma reunião extraordinária com a finalidade de convocar o diretor de futebol, Vinicius Pinotti, a comparecer a este Conselho para esclarecer temas relacionados ao departamento de futebol, especial mas não limitadamente sobre a demissão de Rogério Ceni, aproveitando a ocasião para convidar Rogério Ceni e Michael Beale a comparecerem a mesma reunião com a finalidade de discursar os fatos acima mencionados.

 GE
Anúncios

61 comentários

  1. Eu acho que temos que fazer de tudo pra segurar o Cueva, fazer ele retomar o gosto de jogar aqui.
    Todo que eu dito inclui nós, torcedores!
    Fazer algum tipo de campanha nas redes sociais, não cair na pilha da imprensa.
    Eles odeiam o São Paulo e quanto mais fraco ficarmos, melhor. Por isso vão alardear notícias sobre nosso melhor jogador querer sair. Mesmo que não seja um pingo da notícia verdadeira.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Zanquetta e nacao sao paulina vamos fazer campanha de grandes proporcoes nas redes sociais e nos estadios do Brasil inteiro com os dizeres:Fora Leco e dinastia juvenal..fora pra sempre.O nosso tricolor paulista so vai voltar a conquistas titulos quando essa praga for erradicada do clube.

    Curtir

  3. O elegeram porque?
    estava mais do que na cara que não iria prestar.

    São todos farinha do mesmo saco, só querem o poder e com tanta grana que está entrando, mamar nas tetas da porca gorda.

    Curtido por 2 pessoas

    • Isso tudo, essa barulheira toda, é só para mostrar que tem festa anunciada nos confins sombrios que só a “nata” podre dos conselheiros “cegos, surdos e mudos” irão promover. Trabalho??? Que nada…querem mesmo é a farra do “boi”. É tanto dinheiro anunciado, que é capaz desses senhores ficarem dias e mais dias sem ver a luz do sol e em contato com a família.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Eu queria saber como anda a situação do Centurion…Vai voltar ou vao vender??Jogador tem que cumprir seu contrato….tava jogando com a 10 lá, pois pode ser aproveitado no meio aqui…Tem muito gringo no Tricolor pra ele nao reclamar de entrosamento e adaptação…

    Curtir

  5. Precisamos antes de tudo, apoiar alguém de consenso. Alguém que entre lá e modifique a gestão, não adianta pedir para tirar Leco e colocarem Pinotti, Adalberto, Natel, Newton, Pimenta, ou qualquer outro…

    Precisamos de alguém, que acima de tudo, não queira favorecer seu bolso e dos outros, e sim o SPFC.

    Curtir

  6. Leco explicando : blá …, blá …, blá.

    Pinotti explicando: blá …blá.

    Conselheiros questionando : blá, blá.

    Réplicas : blá, blá, blá, blá …, blá.

    Tréplicas : blá, blá, blá, blá, blá.

    E ao final dos esclarecimentos : blá, blá.

    Este é o SPFC do atual momento, em uníssono …, ou sono único.

    Acorda SPFC.

    Curtir

  7. Agora não adianta conselheiros chora quanfo teve chance de eleger outro presidente eles foram a favor de leco.
    No site spfc.net que cueva é questão de tempo da diretoria anuncia a saida do cueva.
    Não sei se esse site e confiável.

    Curtir

  8. A questão agora são os atos da presidência do clube e do diretor de futebol que estão em notória desconformidade com o novo estatuto do São Paulo Futebol Clube e ensejam iniciativas administrativas cujo alcance pode chegar até às esferas judiciais.

    Até que enfim parece que os conselheiros acordaram. Tem que ir até o fim, responsabilizar quem de direito, fazer ressarcir o necessário e, se for o caso, caso haja fortes indícios, anular a última eleição, fazê-lo renunciar ou retirá-lo por via judicial.

    Curtir

    • O momento é este mesmo. Apoiar qualquer iniciativa que exija transparência do Leco e Pinotti em suas decisões. O que a oposição deixou de fazer, é passado. É importante que ele faça alguma coisa agora .

      Curtir

  9. Exatamente… o mínimo que Presidente e Diretoria nos devem é transparência.. os conselheiros (podres e culpados pela situação ou não) tem de pressionar pela abertura de números e contratos….
    Muito dinheiro entrou nos cofres do clube esse semestre…

    Curtir

  10. Esse conselho pressionando e as galinhas cantando lá no galinheiro tem o mesmo efeito , daqui a pouco vai o Zé do Boné querer o impeachment do Leco porque ele tá comendo de graça na cantina , tomando vinho na hora do almoço e usando a piscina sem ter exame médico .

    Curtido por 1 pessoa

  11. Isso me cheira apenas jogo politico. Oque os conselheiros querem???? Quem tem que fiscalizar é o conselho admibistrativo (aquilo é enfeite???), demissao do Ceni foi normal devido aos resultados, Vendas normais tambem pois jogador quer a independencia financeira. Pergunta pra os que foram embora se queriam ficar. A unica coisa e ver onde o dinheiro vai ser injetado, apenas isso, politicagem barata desses conselheiros, so tem que punir se houver roubo, ja existe um conselho administrativo e fiscal, basta funcional. Nao tem legalidade nenhuma esse mimimi.

    Curtir

    • Se não fosse o a proibição do blog quanto a videos eu postaria para você o video do David Nares dizendo que não queria sair!

      UNs é mimimi, outros é inocência. E com todo respeito Wagner de todos os setores listado por ti, tem algun ali que não tem o rabo preso com a atual gestão de outros carnavais?

      Curtir

      • acredito no David Neres dizendo que não queria sair , acredito no Aécio que a grana que ele pediu é empréstimo , acredito no Leco que disse que não vai vender ninguém .
        e também acredito em duendes , moro na Granja Viana e nas matas daqui tá cheio deles , é só prestar atenção que eles aparecem .

        Curtir

    • só cheira ? é óbvio , se esses cara tivessem um mínimo de competência eles questionariam coisa muito mais importantes como a destinação do dinheiro das vendas .

      Curtir

    • Vejo por aí..
      Acho que o grande debate será a condução financeira…
      O resto não cabe discussão entre os conselheiros, mas é importante prestar contas aos eleitores. Prefiro que pequem por excesso a pecar por omissão.

      Curtir

  12. clap,clap,clap…

    Questionar para que? vocês tem que apoiar o presidente!
    Relaxem o time esta sendo montado e o planejamento em 2018 é tudo nosso
    #TudoNosso desde 2009 a mesma conversa e ainda tem pessoas quem forçam a amizade com este apoio ao Leco que só quis poder e o SPFC que se…

    Curtir

  13. Ola Zanquetta, Marcio e amigos tricolores!
    Zanquetta eu peço a vc please, se vc for nessa reunião, faz me um favor,
    diz ao esse projeto de presidente meia boca, que eu odeio ele, esse traste me deixa mais doente do que já sou, pois, meus rins não trabalham mais, faço peritoneal diálise todos as noites Durmo conectada em uma machine, até supero bem, mas, quando lembro dessa porcaria presidir o meu clube, eu caio na real que a situação é tragica, eu fico mais doente ainda.
    Aliás estou esperando o fantoche rico pedir a demissão dele tbem, já que ele condicionou
    sua permanência a permanência de Ceni, um bando de sem palavras “sentados falam uma coisa, ficam em pé falam outra”. Como gostaria de poder ter essa gente na frente, eu poderia até morrer, mas, que eu iria desabafar, e como iria
    Abraços!

    Curtir

  14. Esse era o elenco do São Paulo inscrito no inicio da Libertadores do ano passado.
    1 Denis • 2 Bruno • 3 Rodrigo Caio • 4 Lucão • 5 Lugano • 6 Carlinhos • 7 Michel Bastos • 8 Daniel • 9 Kieza • 10 Ganso • 11 Wesley • 12 Calleri • 13 Wilder Guisao • 14 Alan Kardec • 15 João Schmidt • 16 Mateus Caramelo • 17 Rogério • 18 Breno • 19 Lyanco • 20 Centurión • 21 Mena • 22 Renan Ribeiro • 23 Thiago Mendes • 24 Léo • 25 Hudson • 26 Auro • 27 Maicon • 28 Matheus Reis • 29 Lucas Fernandes • 30 Kelvin • Treinador: Edgardo Bauza
    Esses o que continuam no clube
    1 Denis • 2 Bruno • 3 Rodrigo Caio • 5 Lugano • 11 Wesley • 22 Renan Ribeiro • 29 Lucas Fernandes •
    De um elenco de 30 jogadores só 7 se mantém na equipe. Como ter qualidade de jogo com tanta mudança. Dos 7 só 3 podem ser considerados titulares. Ou seja, do time de um ano para o outro trocamos 8 jogadores titulares é muita mudança para querer ser campeão de qualquer coisa. Parece um São Bernardo da vida, que monta time por campeonato.

    Curtido por 1 pessoa

  15. rlandrino 6 horas atrás
    O São Paulo é uma boa fábrica para o Internacional de jogadores promissores. Primeiro foi o Oscar e agora o Joanderson. Bom para o jogador ficar mesmo no Internacional, que ano que trocará de série B para a série A, ao passo que o São Paulo nada de braçada para ir para a série B 2018.

    Curtir

  16. Somando a multa pela demissão do Ceni com a contratação do craque Maicosuel, foram R$ 10 milhões pra lata do lixo.
    Ainda q bem q com a mudança do estatuto, o clube passou a ser gerido por profissionais especializados, com capacidade reconhecida, depois de rigoroso processo seletivo feito por headhunters.
    Chupa, Bayer de Munique!

    Curtido por 1 pessoa

  17. Eu não gostaria de estar frente a frente com Leco. Eu lhe daria uma surra sem tamanho!! Mas como isso dificilmente vai acontecer, espero que saiam com ele. Leco, o pior presidente da história do São Paulo Futebol Clube!!

    Curtir

  18. Esses conselheiros só querem aparece, porque não votaram em outro? Agora é fácil tomar um partido só pra não falarem que não estão fazendo nada se tudo der certo o São Paulo na segunda divisão, com esses jogadores! Devolveram o neilton porque não se desfaz do wesley?

    Curtir

  19. 1) acho que estão corretos em exigir prestação de contas, especialmente sobre decisões de gestão (parte financeira em destaque);

    2) acho ridícula a convocação de Ceni ou qualquer integrante demitido de comissão técnica, pois a gestão do “futebol” deve ser livre de interferências, inclusive e principalmente de conselheiros.

    3) por mais que discorde desta segunda, prefiro que faça e tenhamos fiscalização a não fazer essa e ser omisso na primeira.

    Curtir

    • Realmente desnecessária a convocação do Ceni, antes da demissão, a direção deveria ter se reunido com o Ceni e trabalhado no distrato, negociando uma redução na multa contratual e posteriormente anunciado um possível comum acordo.

      Curtir

    • Fica Rodrigo Caio, fica Cueva e pelo amor de Deus… Fora Leco. Não é possivel. Não precisamos matar o Leco, mas precisamos dele bem longe. Definitivamente ele não está nem aí para o clube e só pensa em fazer negócios. Se cueva r caio saírem as possibilidades de rebaixamento serão ainda maior. #
      ForaLeco

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s