Acabaram as especulações! Dorival Jr é o novo técnico do São Paulo

São Paulo fechou com Dorival Júnior, 55 anos, para ser o substituto de Rogério Ceni, demitido na segunda-feira. O treinador, ex-Santos, terá a missão de evitar o primeiro rebaixamento da história do clube. Passadas 11 rodadas, o Tricolor abre o Z-4, com 11 pontos.

O contrato terá validade até o fim de 2018. Dorival traz duas pessoas para a comissão técnica do São Paulo: seu filho Lucas Silvestre, que atua como auxiliar-técnico, e Celso Resende, preparador físico.

Dorival Júnior será o 13º treinador que trabalhará no Tricolor após a conquista do tri brasileiro. De todos que passaram, o único que conseguiu conquistar algum título foi Ney Franco, na Copa Sul-Americana de 2012. O que mais ficou no cargo foi Muricy Ramalho, que trabalhou por um ano e sete meses entre setembro de 2013 e abril de 2015. CLIQUE AQUI e veja a lista dos 12 treinadores que passaram pelo São Paulo nos últimos oito anos.

Dorival deixou o comando santista em 4 de junho, após derrota para o Corinthians. Ele estava no clube desde julho de 2015 – quando iniciou a campanha que evitou a queda da equipe da Vila à Série B. Naquele ano, ele assumiu o time em 17º. Terminou em sétimo.

No ano anterior, o treinador viveu situação parecida em outro rival do São Paulo – o Palmeiras. Iniciou seu trabalho em setembro, com o time em 16º, e se salvou do rebaixamento na última rodada – mantendo o 16º posto.

Dorival ganhou projeção em 2003, no Figueirense, e então passou a circular por equipes médias do futebol brasileiro. Em 2007, teve a primeira grande chance em um dos chamados 12 grandes: o Cruzeiro.

Mas foi com o Santos, em 2010, que ele mudou de patamar. Depois de vencer a Série B com o Vasco, ganhou o Paulista e a Copa do Brasil comandando Neymar e Ganso. Ele repetiria o título paulista com o Peixe em 2016. Também tem títulos estaduais com Figueirense (2004), Sport (2006), Coritiba (2008) e Inter (2012). No clube gaúcho, venceu ainda a Recopa Sul-Americana (2011).

No ano passado, com Dorival, o Santos conquistou o título paulista e acabou o Campeonato Brasileiro de pontos corridos na segunda colocação.

GE

Anúncios

159 comentários

  1. ArquibancadaTricolor‏ @arqtricolor 4 segHá 4 segundos

    Com Dorival Jr, chegam Lucas Silvestre (auxiliar técnico) e Celso Resende (Preparador fisico) 🙂
    o bom que vem preparador fisico tambem!

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu gostava bastante do Cuca, mas tinha defeitos. Me agradava pelo estilo, assim como o Osorio.
      Já do Muricy não gosto, apesar de respeitar os colegas que pensam diferente.
      Que o Dorival seja bem-vindo, apesar de concordar contigo sobre não ser excepcional (hoje em dia, brasileiros, são só dois que fazem a diferença).

      Curtir

  2. Corrigindo:
    “O contrato terá validade até o fim de 2018. Dorival traz três pessoas para a comissão técnica do São Paulo: seu filho Lucas Silvestre, que atua como auxiliar-técnico, Celso Resende, preparador físico, e o analista de desempenho Leonardo Porto.”

    Curtir

  3. Trata-se de profissional sério, honesto, competente e experiente. Tem tudo para dar certo no São Paulo e consagrar-se ainda mais como técnico de futebol. É muito bem-vindo! A expectativa é de que dará muitas alegrias.

    Curtido por 3 pessoas

  4. Acho que dentre as opções viáveis de momento era meu favorito!

    Confesso que se essa contratação tivesse ocorrido alguns anos atrás (6/7 anos) eu estaria bem mais empolgado em especial pelo excelente trabalho que fez Dorival com o Santos, fato que tinha Neymar e Ganso mais vale lembrar que outros treinadores também trabalharam com ambos e não conseguiram sequer chegar perto de um futebol do nível que ele fez o time santista jogar..

    Desejo boa sorte e que tenha vida longa no clube porque essa história de mudar de treinador à cada 6 meses não ajuda em nada!

    VAMO SÃO PAULO!

    Curtir

    • Não digo a 6 ou 7 anos, mas se ao menos tivesse vindo no início de 16 ou até de 17,
      eu já estaria satisfeito.
      Sou suspeito pois gosto do trabalho dele, pois sabe e gosta de trabalhar com a base.
      Se o leco não dilapidar os moleques do clube e se parar de desmontar o elenco, Dorival
      terá condição de fazer um bom trabalho. Experiência (que faltava a seu antecessor) ele
      tem, ou seja…

      Curtir

  5. Seja bem vindo e boa sorte junto com o seu auxiliar e principalmente um novo preparador físico.
    Hora de unir forças ; hora da retomada.
    Força e fé , vamos SP.

    Curtir

  6. Do outro post:

    “Dos males, o menor”
    Acho que Leco acertou nessa (resta saber se abriram as pernas).

    Rogério Ceni já é passado, bola pra frente e Vamos São Paulo!

    Curtir

    • Se venderem o Cueva, que tragam antes uma camisa 10 experiente, porque nao dá pra deixar a responsabilidade nas costas do Gomez, que nao sabemos como vai render, e no L. Fernandes ou Shaylon…Tricolor tem que trazer no mínimo mais um meia e parar de ficar adaptando volantes na função…

      Curtir

    • Mas e se falaram ja pra ele q o Cueva vai sair e que trabalham com a hipótese do R. Caio sair tbm? E se mais ngm sair. nos torcedores trabalhamos com apenas hipóteses, nao fazemos ideia do q esta sendo dito e feito la dentro. Nem uma hora atras foi postado aqui q o Mano seria opção tbm, q talvez Dorival nao viria. Ontem cairam de pau na diretoria, q foram até o Dorival e nao fecharam com ele, q eram incompetentes, q nao sabiam oq faziam, q era vergonhoso.
      Vamos com calma, se a diretoria nao se ajuda, eu tenho quase certeza q a torcida tbm nao ta se ajudando nos julgamentos.

      Curtido por 3 pessoas

  7. Seja bem vindo Dorival, justo na hora que eu já ia comentar no outro post sobre a possibilidade do Mano, veio a confirmação do ex-técnico sardinha hehehe
    Boa sorte para ele (vai realmente precisar) e que ele recupere o Cueva, dê mais estabilidade a defesa, não arrume treta com o Lugano, ajude a tirar a seca de gols do Lucas Pratto e arrume o problema da lateral direita!!!
    Se conseguir tudo isso, podemos sonhar em fazer um campeonato melhor!!!!

    Curtir

  8. Toda contratação tem seus riscos e pode dar certo ou não, mas acho que foi feita a melhor escolha.

    Faz tempo que não vejo uma contratação tão coerente com o perfil do elenco: trabalha com linha defensiva com 4 jogadores, gosta de usar pontas e meias, trabalha bem com jogadores da base, tem experiência etc.

    Faço duas observações apenas: a) se já é bom saber que temos treinador de verdade, termos uma mudança na preparação física é sensacional; b) não gosto de contratar treinador com filho de auxiliar. Esse nepotismo incomoda e pode gerar problemas na gestão do grupo.

    Curtido por 1 pessoa

      • Essa será a grande questão para, talvez, debatermos num futuro próximo…
        Para mim, Dorival é técnico para projeto de longo prazo. O leco deveria ter
        fechado com ele até Dezembro-20, mas se existe cláusula de prioridade de
        renovação com ele até o final do mandato de presidente, já é uma boa…

        Curtir

    • Essa questão do filho auxiliar já está se tornando normal, só me incomoda se o sujeito for incompetente. O filho do Tite ao que parece faz um bom trabalho, o competente Eduardo Batista foi auxiliar do Nelsinho por um bom tempo. Talvez seja pela relação de confiança que é muito importante junto ao auxiliar.

      Curtir

  9. Muita boa sorte a ele, espero do fundo da alma que consiga ter o mesmo sucesso que teve no Santos, outra coisa boa é a vinda do preparador físico no lugar do Caimpez.

    Curtir

  10. Precisamos de algo mais q um técnico. Alguém tipo MAC, que evite descontentamento, ma vontade, interesse em sair ou algo assim.
    Assistindo o jogo do estádio, é irritante ver Cueva, desinteressado, andando em campo, sem o menor interesse pela partida .
    Estas insatisfações atrapalham o desempenho de qq técnico.
    Neste momento precisamos juntar os mais cascudos, mesmo q não sejam os melhores tecnicamente, tipo: Buffarini, Jucelei, Prato, Petros e espero q o meia argentino tb seja brigador

    Curtir

  11. Agora é o momento de “ajuntar forças “,
    agregar o time e deixar quem quer ir embora …, simplesmente ir.

    Tem proposta e quer ir, tchau.

    Acho que Com a chegada de Dorival Jr.,
    Cueva e Júnior Tavares se posicionam
    (eu acho que vão embora, pois as renovações foram para valorizar direitos econômicos ), mas caso fiquem …, sem mi mi mi.

    Força SPFC nossa fé tricolor em desespero, sobrevive, teima e resiste.

    Curtir

  12. acredito muito que o Dorival vai fazer explodir Militão , Brenner , Lucas Fernandes e Araruna . Essa molecada mesmo em um time bagunçado , mostrou que tem condições de serem realidades

    Curtido por 1 pessoa

  13. Bem vindo Dorival, técnico experiente, sabe trabalhar com jovens e medalhões, é um cara sensato e o mais importante depois da copa de 14 foi o técnico que mais procurou evoluir e aprender com os erros buscando um jogo sempre mais bonito e ofensivo, meu pai que é santista sempre o elogiou…que a diretoria o deixe trabalhar em paz e ótimo ter trazido um preparador físico.
    Da parte da torcida creio que terá total apoio!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Leco‏Conta verificada @LecoPresidente 12 minHá 12 minutos

    Dorival Júnior assume o comando na semana que vem. Pintado será o técnico interino contra o Santos, no domingo

    Curtir

  15. Vocês do blog queriam nos matar do coração com aquela notícia (que já foi apagada) que o Mano Menezes poderia ser escolhido? Já estamos sofrendo demais… não façam mais isso não!

    Curtir

  16. Joga pra frente, gosta da base, enxerga o futebol de um jeito que eu gosto.

    Ele tem um jeitão meio assim de Doriva. É firme em suas convicções e não passa a mão na cabeça de jogador. Parece-me que não aprecia muito o jeitão “gringo” de futebol, faz mais o estilo de jogo tipo paulistão anos 90, coisa assim. Ex: Não perde clássicos de vários gols de diferença, aperta bastante o adversário e exige bastante abacaxi (força, combate, fôlego) de seus comandados.

    Particularmente gosto, mas tem toda uma série de fatores para que dê certo.

    Sua missão é livar o São Paulo do primeiro rebaixamento e construir uma boa equipe para 2018.

    Curtir

  17. Leco disse que aprendeu com os erros e que não é mais bobinho… a multa a ser paga ao Dorival caso ele seja demitido com mais de 23,67% de aproveitamento é só de 2,5 milhões…

    Curtir

  18. Ele está trazendo também um analista de desempenho, o que é ótimo, pois os outros times têm uns três ou quatro, enquanto que o São Paulo só tem um. Vem também preparador físico e auxiliar técnico de campos. Não há que se falar em nepotismo – isso prática de político no serviço público, que só coloca gente do mesmo naipe para práticas ilícitas. O auxiliar técnico é profissional formado, capacitado, honesto e trabalhador, além do mais a equipe técnica é de responsabilidade exclusivamente do técnico de futebol. A contratação é ótima!

    Curtir

  19. Vamos ver agora se a galera para de por a culpa nos técnicos. O projeto continua sendo para o ano que vem… todo ano é para o ano que vem…

    Mas achei boa escolha. Tomara que tenha fechado contrato certinho para poder peitar essa diretoria como Tite faz com a CBF.

    Curtir

  20. A real é que o Brasil anda mal de técnico. Dorival Jr. não é nada de espetacular, particularmente prefiro o Marcelo Oliveira a ele, mas vamos torcer pra dar certo. Quem sabe ele não abandona esse estigma de só dar certo no Santos e faz um bom trabalho aqui…

    Curtido por 1 pessoa

  21. Pode dar muito certo. Tomara que não falte apoio da arquibancada. Temos que ter com Dorival a mesma paciência que tivemos com Rogério. Afinal, o ídolo Rogério não veio ser técnico. Quem veio ser técnico foi apenas um iniciante. O ídolo permanece intacto. Agora é bola pra frente e apoio total à Dorival.

    Curtir

  22. Seja bem vindo preparado Físico.
    Ops, Dorival Junior também.
    Não colocando Lucão/Wesley/Denis tá bom demais.
    Meu time:
    Renan Ribeiro
    Buffarini-Rodrigo Caio-Arboleda-Junior Tavares
    Petros-Jucilei
    Cueva(jogando como camisa 10, centralizado)
    Marcinho-Prato-Maicosuel

    Segundo tempo:
    Lucas Fernandes/W.Nem(ainda acredito no futebol dele), Jonathan Gomes.

    Curtir

  23. #BoraTricolor…

    Com a chegada do Dorival espero que realmente Cotia seja mais usada…
    E assim como todos aqui se ou Cueva quer mesmo ir embora, que vá, queremos no São Paulo jogadores comprometidos e com gana (ex: Pratto), mesmo com um presidente mentiroso e nefasto.

    #BoraTricolor !

    Curtir

  24. Das opções disponíveis, era o melhor.

    Espero que faça um bom trabalho, acredito que ele tem capacidade pra desempenhar bem.

    Também no futuro que a diretoria inclua o Jardine como auxiliar e deixe o Pintado como “supervisor”, fazendo a ligação entre o elenco e o Pinotti.

    Curtir

  25. Sei que é off topic e notícia do rival mas queria deixar isso aqui para que possamos desejar força ao Guerra nesse momento difícil.

    ———————————————————————————————————————————————————Que DEUS conceda a sua graça na vida desse anjo e o livre de todo o mal e lhe conceda essa vitória que é a vida !

    Curtir

  26. Nosso diretor de futebol deveria ser Muricy ou o Leonardo –
    pq não oferecer uma boa remuneração pra caras como o leonardo, se estamos gastando com Wesley, nem, Cícero, denis, centurion, lucao e muitos outros que nem jogam como titulares
    É só aqui que o reserva recebe mais que o teto salarial e do que quem joga todo jogo
    Wesley há 2 anos no clube nunca jogou 6 partidas seguidas … Esse ninguém vende ou empresta né – como é que pode !!! Esse eu emprestada pra outro até pagando salário integral, deve dar maior trabalho pro reffis

    Curtir

  27. Pq diabos vendemos meio time a cada seis meses e Wesley, denis e lucao ninguém mexe – esses e mais alguns que eu devo ter esquecido – já provaram que são ruins mesmo
    Tão só ocupando vaga de garotos – campeões de tudo – que tão pedindo passagem

    Curtir

  28. Esse assunto sim é muito importante , tão relevante quanto as dividas do clube , será que o São Paulo vai sair na frente de novo ?
    Essa venda de jogadores em sequência pode estar muito ligada a esse projeto . É o que desconfio , estão saneando o clube para não deixar qualquer passivo na parte social , pelo menos é o que eu faria .
    Enquanto isso a oposição segue calada ao melhor estilo do PT , pelo jeito vai criticar depois que não houver nada que possa ser feito , é a oposição do mimimi que nós temos .
    Tem que se posicionar é agora , contra ou a favor , tem que acompanhar o projeto , tem que participar .

    http://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2017/07/sao-paulo-nomeia-rai-e-mais-dois-conselheiros-para-acompanhar-criacao-de-s.html

    Curtir

  29. Ufa!!!!!! depois de 2006 até que enfim um tecnico que vem de bons trabalhos e experiente, claro que pode dar errado mais as probalidades sao maiores, foi uma escolha profissional, gostei, chega de apostas e aposentado. Leco acertou tres vezes, demissão de C$ni, contratação de Dorival e o principal outro preparador fisico, Meu Deus nem acredito, to vendo uma luz no túnel, só [ ruim que vai pegar um legado zero do antigo treinador mas quem sabe a sorte mude tambem.

    Curtir

    • Wagner com 5 milhões de multa, você acha que ele acertou , eu não acho, são 5 milhas, e muito dinheirol Preparador físico ele não tem mérito nenhum, pois al
      contratar o Dorival , tem que receber o preparador físico e o filho dele, senão não tem Dorival, isto foi imposição do Dorival. Em fim não de credito a quem não
      merece.

      Curtir

  30. Agora temos um técnico de verdade, já é um começo. Falta saber se ele perderá mais jogadores, e se poderá receber reforços, já que dinheiro tem, e muito.

    Pelo que sempre usou em outros clubes, vão faltar homens de frente de maior qualidade, especialmente que atuem pelos lados do campo.

    Curtir

  31. E Cuevas tem que ficar de qualquer tem que chegar alguem com capacidade pisicologica pra fazer ele render de novo, meia é muito dificil de encontrar e sem meia o time fica acéfalo e fora que agora acho que o preparo fisico melhorara, por nao deixar o Pintado de supervisor de futebol???? seria mais interessante.

    Curtir

  32. Com o Dorival, a perspectiva sobre o elenco muda. Ele pode fazer caras que eram cartas fora do baralho, como Lucão e Wesley, jogarem bola.

    Temos bons nomes prontos para subir. Caique não faz mais sentido na base, não tem mais o que provar, passou da hora de ser testado em outro nível, e dar chance pra outros. Rony também, já poderia ser testado em cima.

    Dos que já estão no profissional, penso que o Araruna deveria ser titular, na lateral. E queria ver mais o Shaylon em campo.

    Curtir

  33. Dorival é um técnico brasileiro da segunda prateleira, o que não é um demérito em si, pois na primeira vejo hoje apenas Tite e Cuca. Do que havia disponível aqui no país, sem um risco tão elevado, me parecia a opção mais interessante, mas temo pela expectativa excessiva da torcida: não vejo como um técnico que venha pra mudar o time da água pro vinho… não esperemos milagres.

    Sinceramente, gosto mais pelo estilo, seu histórico de montagem de times me agrada.

    No departamento de futebol, foco INTEGRAL na manutenção de Cueva, Rodrigo Caio e aquisição dos direitos do Jucilei.

    Curtir

  34. Título é complicado, falta elenco pra nós, e tem times em outro momento, e muito sólidos lá na ponta. Mas são 6 vagas na Libertadores, quase 3/4 do campeonato pela frente, e esse é um objetivo factível.

    Curtir

  35. Dorival, seja bem vindo, e prove que você era o técnico para o tricolor e fique ate o fim do contrato em 2018.
    Sente com o leco e diga tudo que você necessita para um bom trabalho, e exija que ninguém mais seja vendido,
    ate o final da temporada. Se ele roer a corda, você pega o boné e vai embora.

    Curtir

  36. O Pratto fez um resumo perfeito sobre a crise dentro de campo que o time está vivendo:

    “Além de não balançar as redes adversárias, chama a atenção também o fato de o jogador ficar isolado em vários momentos da partida. O São Paulo tem mostrado muita dificuldade na construção das jogadas ofensivas e, nos últimos jogos, a bola não chegou com qualidade para que o atacante pudesse finalizar.

    – Não estou conseguindo finalizar fácil. Acho que a última vez que finalizei com comodidade foi contra o Atlético-MG. Depois não consegui mais. É uma fase que todos falam. Ofensivamente não estamos cumprindo as expectativas. Não fazemos boas jogadas. Por fora não estamos fazendo bons cruzamentos para a área. Às vezes, ficamos um pouco longe em campo – afirmou o goleador são-paulino, vice-artilheiro da equipe na temporada, com dez gols.”

    Curtir

  37. Eu ainda quero ver o Sato como técnico do São Paulo…

    Depois do Dorival, vou lançar o nome do nosso “modera”…

    Aêeee Sato…Tricolor, tricolor…

    Curtir

  38. Que seja bem vindo e que tenha muita sorte!

    Torço para que tenha condições mínimas para desenvolver algum trabalho e que não seja atrapalhado por um bando de incompetentes que hoje atuam como dirigentes.

    Curtir

  39. Excelente texto http://espn.uol.com.br/post/708021_inicio-meio-e-fim-a-trajetoria-de-rogerio-ceni-em-uma-visao-mais-sistemica-sobre-o-sao-paulo

    E comenta sobre o absurdo que é o departamento de futebol no SPFC, que é gerido como se fosse um clube de várzea. Em comparação com os outros clubes grandes, o SPFC parece a lojinha de 1,99 do bairro em termos estruturais. Isso é inaceitável, com dirigentes ganhando uma fortuna para não desenvolver o básico. A direção do SPFC tá aloprando sem dúvidas e ninguém tira-os de lá, não tem como.

    Curtir

    • Ótimo texto.

      Ainda têm muita gente (jornalistas inclusive) que ainda simplificam muito o futebol e não entendem como o jogo está complexo e com muitos processos envolvidos.

      Curtir

    • ue se o Wesley jogar bola ( E ELE SABE JOGAR ) pode ser titular a vontade mano, não me importo , jogando a bola que ele sabe jogar é titular facil desse time.

      Curtir

  40. caramba, eu fui dar uma volta e voltei agora e vi que anunciaram Dorival Jr. rsrs…

    seja bem vindo, vou torcer muito pra ele dar certo, espero que faça um grande trabalho de longo prazo, pois to cansado de trocar de técnico a cada 6 meses.

    ps: em nome dos nicknames novos que sumiram, tbm dou as boas vindas ao Dorival Jr.

    ps: não fique bravo Sato, é só uma brincadeira rsrs…

    Curtir

  41. preparador fisico….. preparador fisico… preparador físico? meu Deus, meu Deus, finalmente vou ver meu time melhor preparado em campo? Chupa Campeiz, vai engordar o time da pelada de fds srsrsrsrsrsrs>

    Seja vem vindo Dorival e que contra o atletico GO, lote o morumbi e empurre o time, agora mais do que nunca precisamos apoiar.

    Curtir

  42. O que a torcida tem que colocar em mente é o seguinte….. o Dorival não é magico, vai ter trabalho pela frente, nossa “SORTE” é que temos semanas e semanas pra treinar, então ele vai ter tempo pra implantar a filosofia. Contra o atlético acho que ja teremos algumas mudanças bem significativas.

    Curtir

  43. Se dependesse do Paulo Lima da Fox, André Henning do EI e Paulo César Vasconcelos da Sport TV o Dorival não deveria assumir o Sao Paulo para não aceitar as regras do jogo que envolvem as demissões de técnicos no Brasil. Ou seja, ficar em casa até a virada do ano sem trabalhar.
    Eu só queria ver se os três abririam mão da possibilidade de ganhar 6 meses de salário para serem pioneiros na profissão contra as “regras do jogo” dos seus empregadores. Estimular revolução com o dinheiro dos outros em jogo é fácil!

    Curtir

  44. Acredito que o Dorival é o nome mais adequado para tirar o SP dessa situação mas a diretoria tem que ajudar segurar os jogadores e deixar ele formar uma base por que se ele montar um padrão de jogo aí sim vai dar certo

    Curtir

  45. A diretoria não vai fazer um mínimo esforço pra segurar o Cueva???
    Mesmo que se chegue aos 12 milhões de euros, em vista do que ele já jogou, é muito pouco…
    Deixa, PELO MENOS, o Dorival chegar e ter uma conversa séria com ele. Aposto que pode dar uma motivação extra pra jogar bola uns seis meses e sair mais valorizado no começo do ano que vem.

    Curtir

  46. Boa notícia. Teremos preparador físico.

    Qto ao técnico boa sorte e nos faça feliz!! E um aviso: Cuidado que Leco e cia. Limitada são traíras e oq puderem fazer pra estragar seu time eles farão.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s