Fica aqui algo para pensarmos e deixemos apenas no Brasil essa reflexão.

Seguindo uma lógica, Pelé teria sido maior que Telê, nunca se arriscou a ser técnico, mas Leonidas da Silva sim. No começo da década de 50, se aposentou dos gramados e foi ser técnico no São Paulo, algo parecido com Rogério Ceni, mas Leonidas foi mais rápido, Rogério ainda foi estudar 1 ano. Não deu certo e rapidamente Leonidas saiu do time.

Se pegarmos os técnicos campeões dos últimos anos vamos encontrar uma certa incoerência, afinal, praticamente todos os campeões, foram jogadores medíocres, ao passo que os craques não estão tão bem assim fora das 4 linhas. Exceção a Muricy Ramalho, craque e excelente técnico.

Tite hoje é quase uma unanimidade como o melhor do país. Mudou a cara da seleção. Era um defensor (ora zagueiro, ora volante) limitado ao extremo, excelente técnico. Dunga, por sua vez, líder, jogador limitado e técnico fraco, talvez, esse seja um dos poucos ruim em tudo. Se destacou por treinar a seleção, mas quando assumiu seu time, O Internacional, foi péssimo, assim como Falcão, gênio da bola, fraco no comando de times. Cogitaram ele no São Paulo em 2016, sorte nossa, não veio.

Felipão. Campeão do mundo em 2002, ganhou muita coisa no Palmeiras. Era um dos grandes técnicos, perdeu de 7X1 e foi ganhar dinheiro fácil na China. Zagueiro de várzea se muito. Abelão, zagueiro ruim, muito bom técnico. Mano Menezes, nem profissional foi mas está na lista dos Top10 no Brasil, ganhou títulos com Gremio e Corinthians. Marcelo Oliveira, craque, muito bom técnico, talvez esteja no time de Muricy, bom nos 2. Esse eu queria no São Paulo um dia.

Luxa. Eterno Luxa. Lateral esquerdo limitado. E para a sua sorte, no time do Flamengo o titular era apenas o Junior. Jogava pouco, por anos, o melhor técnico do país. Ganhou títulos em grandes times como Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians. Hoje em decadência, mas foi o melhor por anos. Junior, tentou a carreira de técnico, perdeu de 3X0 para o tricolor, quando comandava o Corinthians e nunca mais tentou.

Renato Gaúcho. Muito bom técnico, mas em campo, era um gigante. Antonio Carlos, na mesma pegada de Renato. Gigante em campo, bom fora dele. Cuca eu vejo como sendo o contrário, jogador nota 6,75, como diria Milton Neves, mas um excelente técnico. Dorival Jr é técnico para o Santos. E só! Foi um volante bom, nada além disso. Cesar Sampaio, por exemplo, jogou muito mais, mas nunca quis treinar times, é dirigente, menos dor de cabeça! Zetti tentou ser técnico. Fraco, mas debaixo das traves, foi o melhor goleiro da história do SPFC! Leão foi um excepcional goleiro, como técnico, foi muito bom, mas nunca um técnico reconhecido como excelente, já Telê Santana, como Muricy, foi ótimo nos 2, nas verdade, um grande jogador, não craque, mas eficiente, mas como técnico o maior de todos. Zagallo era o concorrente de Telê em campo, bom ponta, mas fraco como técnico. Nunca gostei do estilo retranca do velho Lobo.

Jorginho foi um grande lateral direito. Tem se mostrado bom técnico. Zinho, um meia, desculpe o trocadilho, bem meia boca, mas no comando de times vai bem, não como técnico mas como dupla. Ricardo Gomes, excelente zagueiro, ia bem na carreira de técnico, mas o seu problema de saúde impediu sua ascensão. Fica como um técnico bom, nada de excepcional. Adilson Batista, zagueiro “botinudo”um dos piores técnicos dessa nova geração. Oswaldo de Oliveira nunca jogou, mas como técnico, bem, também nunca fez nada. E por ai vai.

O que quero dizer com isso?

Rogério Ceni, M1TO, monstro debaixo das traves. Tem mais chances de ser um bom técnico do que um excelente, diante a essa reflexão, espero que siga Muricy e não Falcão.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe