Bons jogadores são bons técnicos?

Fica aqui algo para pensarmos e deixemos apenas no Brasil essa reflexão.

Seguindo uma lógica, Pelé teria sido maior que Telê, nunca se arriscou a ser técnico, mas Leonidas da Silva sim. No começo da década de 50, se aposentou dos gramados e foi ser técnico no São Paulo, algo parecido com Rogério Ceni, mas Leonidas foi mais rápido, Rogério ainda foi estudar 1 ano. Não deu certo e rapidamente Leonidas saiu do time.

Se pegarmos os técnicos campeões dos últimos anos vamos encontrar uma certa incoerência, afinal, praticamente todos os campeões, foram jogadores medíocres, ao passo que os craques não estão tão bem assim fora das 4 linhas. Exceção a Muricy Ramalho, craque e excelente técnico.

Tite hoje é quase uma unanimidade como o melhor do país. Mudou a cara da seleção. Era um defensor (ora zagueiro, ora volante) limitado ao extremo, excelente técnico. Dunga, por sua vez, líder, jogador limitado e técnico fraco, talvez, esse seja um dos poucos ruim em tudo. Se destacou por treinar a seleção, mas quando assumiu seu time, O Internacional, foi péssimo, assim como Falcão, gênio da bola, fraco no comando de times. Cogitaram ele no São Paulo em 2016, sorte nossa, não veio.

Felipão. Campeão do mundo em 2002, ganhou muita coisa no Palmeiras. Era um dos grandes técnicos, perdeu de 7X1 e foi ganhar dinheiro fácil na China. Zagueiro de várzea se muito. Abelão, zagueiro ruim, muito bom técnico. Mano Menezes, nem profissional foi mas está na lista dos Top10 no Brasil, ganhou títulos com Gremio e Corinthians. Marcelo Oliveira, craque, muito bom técnico, talvez esteja no time de Muricy, bom nos 2. Esse eu queria no São Paulo um dia.

Luxa. Eterno Luxa. Lateral esquerdo limitado. E para a sua sorte, no time do Flamengo o titular era apenas o Junior. Jogava pouco, por anos, o melhor técnico do país. Ganhou títulos em grandes times como Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians. Hoje em decadência, mas foi o melhor por anos. Junior, tentou a carreira de técnico, perdeu de 3X0 para o tricolor, quando comandava o Corinthians e nunca mais tentou.

Renato Gaúcho. Muito bom técnico, mas em campo, era um gigante. Antonio Carlos, na mesma pegada de Renato. Gigante em campo, bom fora dele. Cuca eu vejo como sendo o contrário, jogador nota 6,75, como diria Milton Neves, mas um excelente técnico. Dorival Jr é técnico para o Santos. E só! Foi um volante bom, nada além disso. Cesar Sampaio, por exemplo, jogou muito mais, mas nunca quis treinar times, é dirigente, menos dor de cabeça! Zetti tentou ser técnico. Fraco, mas debaixo das traves, foi o melhor goleiro da história do SPFC! Leão foi um excepcional goleiro, como técnico, foi muito bom, mas nunca um técnico reconhecido como excelente, já Telê Santana, como Muricy, foi ótimo nos 2, nas verdade, um grande jogador, não craque, mas eficiente, mas como técnico o maior de todos. Zagallo era o concorrente de Telê em campo, bom ponta, mas fraco como técnico. Nunca gostei do estilo retranca do velho Lobo.

Jorginho foi um grande lateral direito. Tem se mostrado bom técnico. Zinho, um meia, desculpe o trocadilho, bem meia boca, mas no comando de times vai bem, não como técnico mas como dupla. Ricardo Gomes, excelente zagueiro, ia bem na carreira de técnico, mas o seu problema de saúde impediu sua ascensão. Fica como um técnico bom, nada de excepcional. Adilson Batista, zagueiro “botinudo”um dos piores técnicos dessa nova geração. Oswaldo de Oliveira nunca jogou, mas como técnico, bem, também nunca fez nada. E por ai vai.

O que quero dizer com isso?

Rogério Ceni, M1TO, monstro debaixo das traves. Tem mais chances de ser um bom técnico do que um excelente, diante a essa reflexão, espero que siga Muricy e não Falcão.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

165 comentários

    • Parece que ninguém viu que quase todo mundo passou pelo DM neste semestre: Renan Ribeiro, Sidão, Bruno, Buffarini, Araruna, Maicon, Rodrigo Caio, Breno, Edimar, João Shmidt, Wesley, T.Mendes, Cueva, W.Nem… Muitas mexidas no time foram por necessidade e não por opção. O T.Mendes por exemplo foi parar lá na frente porque o David Neres foi vendido, W.Nem machucou e Neílton e nada era a mesma coisa. O Cícero se manteve no meio campo caindo de rendimento, porque João Shmidt tava em má fase ou lesionado e o T.Mendes estava lá na frente. O Cueva quando se machucou, o time sentiu a falta porque não tinha reserva. O Luiz Araújo quando caiu de produção, permanecia no time porque não tinha reserva. O Lucas Fernandes não pegava vaga neste time porque vinha voltando de lesão e só pegou ritmo de jogo graças ao Ceni que voltou com ele pro sub-20 para isso. Jr.Tavares que era muito elogiado, obviamente também começou a sentir a sequência de jogos quando teve que jogar toda quarta e domingo (lateral corre o campo todo) e continua sem um reserva a altura. Ceni até tentou antecipar a volta de alguns jogadores como foi com Bruno, Cueva e o próprio Araruna anteriormente. Mas parece que ninguém enxerga que a clara falta de elenco foi fator determinante para muitas eliminações. Como que você recebe Edimar e o cara no outro dia já machuca? Recebe Morato e depois de um jogo já se lesiona também? E agora tem o caso do Maicosuel que jogou meio jogo!
      E ainda temos que ler que o Ceni é professor Pardal, como se tivesse um elenco recheado de opções desde sempre. como se ele conhecesse o elenco há mais de um ano e não tivesse testando ninguém. Como se a programação do SP tivesse sido feita corretamente desde janeiro. Como se não tivessem chegado trocentos jogadores com os campeonatos já em andamento…

      Curtido por 2 pessoas

      • Falou tudo. Nossa torcida sempre quer algum responsavel fracasso. O fato é que nao temos elenco e nem time … o que temos eh um time em formacao. Ai botam culpa no tecnico. O Carile esta info bem nos Gamba e o comparam c9m o Ceni, demonizando o Ceni pela campanha do Tricolor. Só esquecem de analisar que o Carile pegou o time com uma base pronta, enquanto o SPFC foi reformulado no inicio do ano e na sequencia, quando era para comecar o entrosamento, comecou a sofrer com DM e venda de jogadores

        Curtir

      • O T. Mendes foi parar lá na frente pq o Rogério quis. Se ele tivesse testado o Shaylon ou até o L Fernandes (antes da segunda lesão, ele tava se recuperando, podia pegar ritmo no paulista sem problemas) na meia ao invés de colocar o T. Mendes ali ou testado algum outro garoto na ponta direita ao invés de colocar ele ali e depois de não dar resultado ele improvisasse alguém ali, eu entenderia (apesar de achar que faz muito mais sentido o Cícero improvisado de meia), mas o Rogério colocou o cara ali pq viu potencial nisso tanto que no jogo contra o Atlético-PR ele tirou o Cueva (que tava bem no jogo) e mais uma vez posicionou o T. Mendes na meia. Ele jogava o Cueva pra ponta esquerda pro T. Mendes ficar no meio.
        E a falta de reserva a altura do Jr. também é culpa do Ceni, podia também ter testado algum garoto da base no paulista, ter mantido o Reinaldo ou o Matheus Reis (ambos estão fazendo boa temporada) ou contratado alguém pra isso (se não confia no Edimar, pq trouxe? Esperasse acabar o paulista e trouxesse algum destaque do interior como fez com Morato e Marcinho).
        Não acho que o Rogério tenha que sair não, mas acho que ele tem muita culpa nos resultados e na forma do jogo da equipe. Ele por exemplo colocava o Lucão sendo que tinha o Lugano no banco (“mas o Lugano era jogador da sobra” que passasse o Maicon pro lugar do Lucão e pusesse o Lugano na sobra) e as suas substituições são horríveis, são totalmente sem coerência e em 99% das vezes resulta em queda de rendimento da equipe e a equipe já vem bem aquém do que pode render desde final de março, bem antes de qualquer jogador sair ou chegar. Cabe a ele ter humildade e melhorar.

        Curtir

        • Eu não tiro a parcela de culpa do Ceni, mas eu discordo dele só na teoria, pois não acompanho os treinamentos. Mesmo quando o time estava voando no paulista eu era a favor de inverter a posição de T.Mendes com o Cícero por exemplo. Também acho que Shaylon e Lucas Fernandes mereciam mais chances no time, mas já desconfiava por exemplo, que o problema do Lucas Fernandes era físico. Não posso cobrar do Ceni, por não jogar mais com Shaylon, Caíque ou Natel por exemplo. Se ele não deu chance para estes enquanto está lançando diversos outros garotos, talvez seja porque não estão correspondendo nos treinamentos.
          Outra coisa que não dá para saber é até onde é culpa do Ceni a vinda ou saída de alguns jogadores. Às vezes eu acho que ele aceita alguns jogadores para o esquema funcionar, pois ou é aquele jogador ou é ninguém. Ele aceitou Sidão com a desculpa do SP está sem dinheiro. A mesma coisa com o Neílton. Lembro também de pedir um centroavante e quase veio Colmán, lembra? Ceni por exemplo pedia um reserva para o Cueva, prometeram Éverton Ribeiro e trouxeram Thomaz. Fizeram ele sonhar com Maxwell e trouxeram Edimar. Mas todas as apostas foram de baixo custo de compra ou empréstimo com opção de compra. Marcinho, Morato e Denílson também não são jogadores consagrados. Tudo aposta, assim como os estrangeiros Arboleda e Gomez. Será que mesmo com esses reforços temos um elenco forte?

          Curtido por 1 pessoa

          • Quando o time estava voando no Paulista o Cícero jogava mais avançado do que o T. Mendes. Aliás, tava todo mundo jogando que nem louco no ataque.
            Essa história de não estavam correspondendo nunca me convenceu. O Shaylon sempre foi elogiado na imprensa nos treinamentos (principalmente na pré temporada). Além de que já cansamos de ver leão de treino que não rende no jogo e vice versa. Concordaria com esse argumento também se não fosse sofrível o time sem a presença de um meia. O T. Mendes não estava rendendo na meia. O Rogério insistiu nisso até o último minuto mesmo isso sendo decisivo nas 3 eliminações que tivemos. A saída do T. Mendes da meia melhorou o time, na primeira oportunidade depois da volta de lesão dele, lá foi o Rogério colocar o cara ali de novo. Desculpa, mas não foi por falta de opção.
            Não acho que o Rogério tenha culpa nas saídas, já pensei isso na saída do Lyanco, mas hoje tenho outra opinião, mas eu tenho certeza absoluta que não teve uma chegada que não tenha sido pelo menos aprovada por ele. E foi ele quem pediu o Sidão.
            Se ele aceita qualquer jogador mesmo não botando fé e não pretendendo usar, então é pior ainda e ele tá fazendo mau uso do dinheiro do clube. Tem a molecada da base pra pelo menos tapar buraco em várias posições, inclusive na lateral esquerda.
            Rogério sabia da situação financeira do clube quando assinou. Ninguém prometeu Maxwell ou Everton Ribeiro. Precisamos aprender a separar também especulação de imprensa de negociação. E mesmo assim vieram Pratto e Jucilei.
            O elenco do SP é sim bem melhor do que o do DyJ, bem melhor do que uma 16ª colocação de campeonato brasileiro e bem melhor do que tá jogando.

            Curtir

  1. Se antes o Ceni tinha dificuldades em escalar, agora eu acho que ele vai ter FACILIDADE, e explico: saindo o Tiago, resta Bruno, Wesley, Denis, Douglas e Cícero para sumirem, e nas 2 últimas partidas ele não escalou nenhum como titulares. Se ele fizer o arroz com feijão da até para ganhar do Flamengo, isso mesmo, não vi nada demais, e também do Santos. O que não pode é ele inventar esses fracos como titulares. Gostaria de ver o Marcelo Oliveira como treinador do SP, porém o Ceni não vai sair, e também o SP não vai para a série B.

    Curtido por 1 pessoa

    • Exato, dispensa esses caras.
      Wesley/Denis/Douglas/Cícero/Edimar/Lucão.
      Falando bor baixo, esses caras devem representar 300+150+100+350+150+80=1.130 milhoes.
      Esse Edimar fica até final do ano sem jogar um jogo, ou jogando um ou outro, recebendo e não jogando, que beleza, e ainda dizem que há planejamento.

      Curtir

  2. O Petros já aparece no BID, está liberado, pode jogar domingo. Nós últimos anos vimos jogadores chegarem e demoraram 1 semana para estrearem. Coloca o cara junto com o Jucilei, sem frescuras, com certeza vai corresponder. Arboleda e Gomez são estrangeiros, por isso demora.
    Renan
    Buffarini
    Lugano
    R. Caio
    Jucilei
    Petros
    Cueva
    Marcinho
    Denilson
    Prato

    Curtir

  3. Sou a favor de vender jogadores insatisfeitos, mas além de trazer jogadores com fome de vitórias, é preciso se aproximar desses jogadores, mostrar a eles o que é jogar no São Paulo, dando-lhes todo o suporte necessário para que joguem seu melhor, como sempre foi no passado, acabando com essa história de melhor vitrine ou estaremos vendendo o clube como um trampolim. Se conseguirem amarrar essas pontas acredito que podemos manter uma equipe mais competitiva para os próximos anos.

    Curtir

  4. a culpa é da corja que já está há mais de 10 anos sugando o clube. Política no Brasil é feita de maneira suja, em todos os setores. O Ceni tem boas ideias, erra demais, mas quem que foi o dirigente consciente que disse pra ele no começo do ano para esperar mais um ano e continuar estudando. Foi usado como cabo eleitoral.

    Curtir

  5. Leonidas da Silva se aposentou em 1950 após nao conseguir garantir o tricampeonato paulista seguido ao sao paulo e nao ter sido convocado pra copa de 1950 no Brasil, pois era brigado com o tecnico. Azar do Brasil.
    *( se nao me engano, fomos vice em 1950, perdendo para o Palmeiras. O Campeao Paulista de 50 depois foi convidado pra Copa Rio de 1951 junto com o campeao carioca de 1950 e uns times europeus. O Porco de perdizes insiste em dizer que esse Rio Sao Paulo com convidados é mundial)
    ** ( Nao ser convocado deixou Leonidas magoado, afinal, nos anos 40 nao houveram Copas do Mundo)

    Mas, voltando ao assunto do Post, dizem que o maior problema de Leonidas como tecnico era exigir dos jogadores que jogassem como ele. Ora, Leonidas é o melhor jogador de futebol de todos os tempos, exigir que seus atletas jogassem 10% de seu futebol ja era muito. Esses atritos levaram a saida de Leonidas do comando do time

    Talvez este tambem seja o defeito do Rogério Ceni. Exigir que seus atletas demonstrem o mesmo compromisso e amor pelo São Paulo como ele. nao é incomum ver o rogerio citando em entrevistas que, “no tempo dele”, jogar no São Paulo era motivo de um orgulho extraordinario. Dificil exigir compromisso de chinelinhos como Thiago Mendes e como vem se tornando Cueva. Num futebol que jogador só pensa na proxima transferencia

    ( Em Tempo: Renato Gaucho bom tecnico? O Cara tem dois bons trabalhos na vida, Flu em 2008 e Gremio em 2017. Até o Ney Franco tem mais casos de sucesso que isso)

    Curtir

    • Falta hierarquia, presença e comando da diretoria do SPFC. O Rogério é um caso a parte, mas o jogador precisa ser comprometido. Quem tem que atuar até pra entender as dificuldades do jogador, dar-lhe suporte, cobrar, chegar no técnico, conversar aparar as arestas, é o diretor de futebol. É preciso deixar essa questão de vitrine de lado e atuar mais no futebol. O Pinotti é um homem de negócios, vamos ver se poderá atuar fazendo esse meio de campo que faz muita falta.

      Curtir

    • Lugano também é exemplo disso.

      Lembro no ano passado quando o time perdeu pro Strongest no Pacaembu e os jogadores queriam entrar em greve pelos salários atrasados. Lugano destruiu no jogo contra o São Bento e pagou geral para os que andavam em campo.

      Esse ano vem a tona o episódio da prancheta e jogadores amigos do Rogério dando recado pela mídia dizendo que o São Paulo precisa de mais jogadores como Pratto e Jucilei.

      Problema do São Paulo está longe de ser só o comando técnico…

      Curtido por 2 pessoas

  6. Nosso problema maior hoje em dia é o trabalho dentro do campo, o Ceni não tem experiência para ocupar o cargo de treinador, estamos perdendo tempo, nosso elenco está forte mas não resultará em nada nas mãos do Ceni, é quase unânime no meio do futebol, todos estão vendo isso, é fato, o salário está em dia, estrutura toda a disposição do cara e nada, time mau treinado, mau escalado, o cara está totalmente perdido.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Quando o Rogério foi estudar achei bacana, mostrava uma pessoa que sabia que tinha que aprender muito para entrar na profissão, porém pulou estágios, adiantou no mínimo 3 anos, aí mostrou sua verdadeira face assim como o próprio Falcão, é extremamente egocentrico e prepotente. José Mourinho é assim, só que não pulou as etapas de aprendizado

    Curtir

      • Sim…

        Mas Renato está sendo usado por torcedores como comparativo com nosso técnico a fim de depreciá-lo… até então ninguém falava dele…

        A questão é o que Ceni está fazendo um mal trabalho a frente do time e isso acredito estar bem claro, daí eu pergunto, porque ficar fazendo de tudo para evidenciar isso??? Técnicos que já vi esculacharem por aí, hoje são desejados pelos mesmos!!! pra que?

        Mania de um pessoal de exaltar o serviço de um para rebaixar o de outro sem a menor necessidade… já sabemos a posição de cada um sobre o assunto Rogério Ceni e já sabemos que o clube não irá dispensá-lo, mas vamos aqui ficar brigando entre nós?

        Curtido por 2 pessoas

  8. No Fox Sports Rádio já estão dando certo o SPFC na série B. Técnico inexperiente e elenco em formação além de ser fraco. Meu Deus, que terror assitir esses programas.

    Curtir

      • Mas você quer que falem o quê? que o time tá ótimo? Joga os primeiros minutos dos dois tempos sempre bem, mas sem fazer gol, chega nas metades entrega, começa a fazer chuveirinho, se esse time te dá esperança de ganhar do Flamengo e do Santos, meus parabens você é otimista num nível que eu nunca serei.

        Curtir

  9. Rogério é um técnico para-raio, se o time ganha é porque ele deu nó tático e se perde é porque o time não tem padrão tático.
    Muricy também era assim.

    Se eu fosse o Campeiz ou o Bruno torceria bastante pro Rogério continuar no time…

    Curtir

  10. Acho inútil ficar discutindo técnico sendo que todo ano a gente tem que rasgar a página do São Paulo do álbum de figurinhas. Trocamos de técnico todo ano e a crise continua. Aceitem que o São Paulo no máximo conseguirá uma vaguinha na Libertadores, pois dependendo de outras competições pode virar G9.

    Curtir

    • A diferença é que em outras oportunidades discutimos sobre técnicos profissionais, com trabalhos reconhecidos e vasta experiência no mercado. E hoje?

      Sobre a perspectiva, se for esse máximo seria excelente, o grande problema é que se já passou 1/3 do campeonato, cinco jogos sem vitória e prestes a entrar na zona do rebaixamento. Não dá pra fechar os olhos e deixar para se preocupar quando faltar 10 partidas para o fim da competição.

      Curtir

      • Só se pega experiência treinando. Assim como só se conhece o jogador treinando-o por um bom tempo. Mas com tantas idas e vindas de jogadores para o DM e para outros times, não há treinador que monte uma base. A forma de jogar, que chegou-se a ter, foi desfeita por falta de elenco. Isso é muito claro, basta ter visão sistêmica. E outra, a filosofia do clube muda a cada treinador. O estilo do Bauza não se parecia com o do Ricardo Gomes que não se parecia com o do Ceni. Foi fazendo essas burradas de trocar treinadores com estilos diferentes que o Inter foi parar na série B.

        Curtido por 1 pessoa

        • Ícaro, talvez seja má vontade minha, mas não é concebível que essa experiência seja adquirida no São Paulo, por alguns motivos que não precisam ser expostos .

          Existe um caminho natural que não foi seguido e isso já está custando caro. Concordo com você em relação ao clube começar a ter uma filosofia, seja no profissional como também nas categorias de base, Muricy ao que parece tinha vontade de implantar algo, mas acabou não surtindo efeito. Sem querer ser repetitivo, não acredito que Ceni seja a pessoa que possa dar essa identidade ao nosso futebol, pelo menos não agora, até por que em 6 meses não se consegue ver nem um rascunho disso, ainda que seja levado em consideração todos os problemas.

          Curtir

  11. Além do lado ídolo, pesou também a figura de líder, passando por um lado intelecto diferenciado dos demais boleiros. Talvez more ai a esperança no técnico Ceni, o que pelo menos pra mim não quer dizer muita coisa, se fosse assim Falcão seria um grande técnico, assim como poderiam ser Caio Ribeiro, Juninho Pernambucano e até mesmo o também ídolo Rai.

    Curtir

  12. São Paulo Fc não tem proposta de jogo, não tem esquema tático definido e trabalhado, foram 6 meses de trabalho jogado fora, estamos perdendo tempo com essa comissão técnica.

    Curtir

  13. Qual a lógica que impera no futebol ?

    A lógica do futebol é exatamente a ausência total da lógica.

    Qual o sentido do texto ?

    O mesmo do futebol …, ou seja, sem nexo algum.

    Tem aí os números da mega-sena, da quina, ou qualquer outro prognóstico para o futuro ?

    Curtido por 1 pessoa

  14. Péssimos diretores queimam ótimos treinadores.
    Péssimos diretores queimam bons treinadores.
    Péssimos diretores queimam médios treinadores.
    Péssimos diretores queimam ótimos jogadores.
    Péssimos diretores queimam bons jogadores.
    Péssimos diretores queimam médios jogadores.
    Péssimos diretores queimam treinadores, jogadores, elencos e clubes.

    Existem tantas outras probabilidades quanto as vontades de tantos outros analistas.

    Probabilidades …, probabilidades …, só probabilidades.

    Curtir

  15. O fato de ter sido bom jogador não influencia em nada. Tivemos craques que eram super inteligentes em campo e fora deles com um aparente baixo QI (vide Garrincha).
    O problema é que ninguém entra numa profissão pronto. É preciso conhecimento e experiência para definir o tamanho do seu trabalho. Ceni quis ir na contramão do que a história tem mostrado ao se dizer pronto para treinar um clube grande como o nosso.

    Curtido por 1 pessoa

    • Não existe “mão” ou “contra-mão” no futebol.

      Jornalistas, médicos, preparadores físicos, jornalistas, jogadores de futebol, cartolas …, exemplos não faltam, todos podem ser grandes técnicos de futebol e todos podem fracassar.

      Resta dimensionar o que seria fracasso, pois o Bayern fracassou, o Barcelona fracassou na última champions.
      O SPFC fracassou se o objetivo é vender jogadores ?

      Curtir

      • Existe uma história que serve de exemplo, meu caro. Esta é a mão. Experiência e conhecimento se adquire com o tempo. É para isso que os profissionais escalam degraus. Qualquer um pode ser transe profissional ou não. Mas existem etapas a serem cumpridas para chegar lá. Celso Roth cumpriu e não chegou. Tite e Telê cumpriram e chegaram lá. Só não encontro exemplo do profissional se lançar no mercado sem experiência nenhuma e ter um desempenho melhor do que teria alguns anos mais tarde.

        Curtir

        • Não necessariamente.
          Alguns dos maiores fenômenos da metodologia esportiva consiste na negação dos métodos em vigor.

          Exatamente para a criação das novas propostas …, o futebol é muito especial nesses exemplos.

          Curtir

            • Anos 60 e 70, início dos anos 80.

              Vários dos melhores times que vi jogar não tinham grandes nomes consagrados no comando, mas jogadores maravilhosos em campo.

              Aliás todo o futebol era centrado na qualidade técnica dos jogadores.

              Só o carrossel holandês mudou o conceito tático do futebol, aliando craques à tática.

              Grandes times surgiram quase que acidentalmente e emergiram alguns nomes:

              Felipão – Criciúma.

              Luxemburgo – Bragantino

              Parreira e Coutinho – crias da CBF ( que eu nem considero grandes técnicos, mas ambos tem história no futebol ).

              Muitos nomes do futebol que encantaram …,
              simplesmente somem como aparecem …, do nada.

              Curtir

  16. Se depender da vontade do RC será o maior técnico da história do São Paulo! Por muitos já poderiam dar um contrato vitalício pra ele. Diretoria vamos abrir o olho senão o RC vai assinar com alguma seleção ou time europeu…rs

    Amanhã se perder pro Flamengo é culpa da venda do Thiago Mendes, pois desmontou todo esquema tático do time….rs.

    Curtir

  17. Meu Deus, Wesley alem de nem jogar e ganhar uma grana “preta” tira Lucas Fernandes do treino após pancada. Que vontade de xingar….esse cara. Wesley-carne-fraca…pronto, xinguei. Pelamordedeus.,

    Curtir

    • Esse aí merce o mesmo caminho do Lucão. Só a atrapalha, incrível, só gera gastos e não traz nenhum retorno bom ao SPFC. Herança maldita do Aidar, participou do 6×1. Amigo do migué Bastos, um tranqueira, está precisando de outra vista dos torcedores.

      Curtir

    • Amigos…

      Como já disse antes sobre minha posição, é torcer e incentivar quem é do clube gostando ou não, mas se tem um ser que não consigo engolir é esse Wesley… Nada explica…

      Quando esse laranja podre sair do SP vou comemorar como um título!!!

      Curtido por 1 pessoa

  18. Para quem acredita que os dirigentes estão tentando melhorar a saúde financeira do clube:

    – maicosuel (banco ou machucado) – 300 mil –
    – wesley (banco ou machucado) – 350 mil
    – cícero (banco do banco do banco) – 400 mil
    – w.nem (banco ou machucado) – 500 mil
    – buffarini (banco ou machucado) – 300 mil

    isso tudo fora direitos de imagem ou tributos, mais de 2 milhões com jogadores que não acrescentam em nada.Isso pq o Ceni pediu alguns desses jogadores o que me assusta muito. Sem contar o mico Neílton.

    Curtir

    • Wesley foi contratado em outra gestão e tem contrato longo: erro da diretoria antiga;
      Cícero: veio como pedido expresso do Ceni, ou seja, aquele que viria para ser o homem de confiança do treinador, além disso, o SP não paga todo o salário dele. Erro do Ceni, e não da diretoria.
      W Nem: eu e quase todos aqui nesse blog fomos defensores da chegada dele. Foi uma aposta que tinha boas chances de dar certo, mas não deu. Smj, parece-me um erro perdoável, considerando que ele se destacou muito quando jogou pelo Flu;
      Buffarini: veio com status do clube que ganhou a libertadores, mas não se adaptou por aqui. Entendo que é um erro perdoável nessas circunstâncias.
      Maicossuel: desses citados, smj, foi o único erro imperdoável da diretoria porque o jogador apresentava desequilíbrio muscular e a direção sabia disso.

      Curtir

      • Boa, concordo com a tentativa da diretoria e do erro aparecer depois.
        Mas, me irrita a falta de iniciativa da diretoria e os contratos longos e os salários altos para jogadores que não tem nenhum histórico bom no cv.
        O W.Nem já fazia mil anos q ele ganhou o Brasileiro. Todo mundo que defendeu ele nunca viu um jogo dele no Shaktar, era uma aposta pra todo mundo. Cícero jogou o que pelo Fluminense ano passado. Bufarini é só raça e veio jogar de lateral num futebol com características que só o prejudicam. O Wesley tão segurando o cara há tanto tempo achando que vai virar alguma coisa. O Maicosuel não tem título na carreira, nunca ouvi falar, e já vem com salário alto. Para mim quem tem q ter salário alto é o cara que tem força no currículo e tudo mais.

        Curtir

  19. Osorio era pior e conseguimos Libertadores, mesmo com as pardalzices (2 laterais esquerdos e 2 laterais direitos em campo, Carlinhos de ponta-direita-canhoto, Lucao volante), e perdendo jogos horriveis, como 0x3 pro rebaixado Goias, deixou um time rachado (queimou M. Bastos e Centurion no mesmo jogo) e herdamos o time do 6×1, da dupla goleada do Santos na Copa do Brasil, e ainda conseguimos Libertadores em 2015, com mesmo problema de elenco (tinhamos so Ganso e LF pra dar conta, hoje temos Cueva e Pratto que SE jogarem o que sabem, rendem muito mais), e agora enfim temos um goleiro, e uma zaga / volancia de respeito (se considerados os reforços)
    Se com Osorio perdiamos feio no morumbi pra pequenos, levamos 6×1, agora pelo menos nao perdemos nenhuma por mais de 1 gol – isso pq tivemos jogos bizarros que pareciam recreativo como 0x1 cruzeiro e 1×2 atletico mg, que perdemos por erro individual, e contra os gambas na arena falhamos muito e ainda demos canseira no final com 2×3.
    Vai ser dificil achar um tecnico melhor no mercado, nosso problema ta no elenco que nao joga pro time, e se essa má fase, é em partes, pelo time ter virado balcao de negocios, a culpa é de quem?

    Curtir

    • Fomos eliminados nas 3 competições Paulista, Copa da Brasil e Sul-americana com o mesmo time que começou o ano, ainda chegaram Pratto e Jucilei. Agora saíram 3 jogadores considerados titulares(Luiz Araújo, Maicon e Thiago Mendes) por causa disso temos um time sofrível neste início de Brasileiro?

      Se o problema é elenco que se troquem e vendam todos os jogadores agora! Afinal não temos jogadores somente técnico.

      Não perdemos por diferença de mais de 1 gol? As duas derrotas no Morumbi no primeiro jogo foram de quanto? A estreia no Paulista perdemos de quanto? Derrota no Paulista pra porcada foi de quanto?

      Curtir

      • explicando eliminações:

        – Paulista: arbitragem (alem da burrice) de R. Caio – Jo 2 gols invalidos (e ainda empatamos na arena)
        – Sulamericana: Lucão num jogo facil (como se fosse novidade)
        – Copa do Brasil: 2 gols contra infelizes (e ainda ganhamos no Mineirao)

        As derrotas no morumbi por 2×0 começaram apos as bizarrices (gol impedido do Jo / gol contra infeliz do Pratto)

        Sem contar que esta historia de 3 eliminacoes é intriga da imprensa gamba.

        E outra, Paulista nem devia entrar na conta. Depois de ver o SP perder do Juventus da Mooca em 2006 no jogo das faixas do Mundial, parei de me estressar com Paulista

        Curtido por 1 pessoa

      • Com Osório sofremos pra superar o Ceará que lutava pra não cair pra série B e pro Vasco que fez aquela campanha horrível no brasileiro. Também perdemos de 4×0 pra um Palmeiras muito inferior ao de Hj sendo que tínhamos um time ao menos do mesmo nível de hj.

        Curtir

  20. Se o Petros veio para repor a saída do TM e o arboleda veio para repor o Maicon, é sinal que logo logo o Cueva também vai embora…
    E assim seguimos com esse planejamento maravilhoso.

    E só pra lembrar, acabamos de perder um jovem volante da base que estava no clube desde moleque para terminar de pagar um zagueiro que já foi embora.

    Curtir

    • Embora se saiba que o Cueva esteja inclinado a sair, não acho que seja a vontade de ninguém liberá-lo, nem do Ceni, nem do Pinotti, nem do Leco. Mas ressalte-se: se houve uma oferta de uns 15 mi de Euros, com um bom salário para o jogador, não tenha dúvidas que ele forçara a saída, tal qual o TM.

      Apesar disso, acredito que a chegada do Gomez foi um negócio de oportunidade, considerando que custou “apenas” U$ 800.000 e era destaque na Colômbia, ou seja, não acho que podemos concluir que o Cueva sairá só porque ele chegou.

      Curtir

  21. Por mais esforço que tenha sido colocado no texto, não acho possível traçar uma relação entre jogador bom x técnico bom.

    Não precisa tentar inventar teorias mirabolantes: simplesmente temos mais técnicos bons que foram jogadores medianos ou ruins porque, para cada técnico que foi craque, temos 300 técnicos que foram jogadores medianos/ruins. A chance de um dentre esses 300 se tornar um grande técnico é muito maior.

    Curtido por 1 pessoa

  22. Sei que o que eu vou escrever está fora da discussão do post, mas visto o que disse o Pinotti na reunião do Conselho sobre os descompromissados e a recente declaração do empresário do Cueva, hoje, vejam bem, estou falando sobre hoje, eu venderia o peruano e daria a 10 pro Centurión.

    Não estou falando do passado, do que cada um já demonstrou com a camisa do Tricolor, mas do que estão jogando hoje.

    Pronto, que comece minha crucificação e apedrejamento.

    Curtir

  23. O que é ser bom técnico?
    Obviamente a resposta vai de encontro a resultados.
    Mas a dúvida persiste.
    Autuori – teve excelentes conquistas e numa segunda passagem, nos deixou a beira do rebaixamento;
    Marcelo Oliveira- conquistas pelo Cruzeiro e só

    Murici – Número de conquistas incontestáveis , é sempre citado como exemplo de futebol feio.

    Curtir

    • Também não vejo uma definição única. Para mim bom é um técnico que mantém ou supera as expectativas de um time de acordo com a potencialidade e limitação do elenco, tipo Jair Ventura no Botafogo ano passado. Claro, isso pode mudar muito de acordo com trocentas variáveis.

      Curtir

    • Técnicos que fizeram bons trabalhos por longos períodos e em mais de um clube (se treinaram vários, claro). O mesmo vale para jogadores. Ronaldinho Gaúcho foi um excelente jogador até 2007, 2008, ninguém questiona que ele foi um craque mesmo com um período bem mediocre depois disso. A mesma coisa o Luis Fabiano que muitos criticaram tanto e que hoje eu prefiro o Gilberto do que ele.

      Podemos não gostar do estilo do Muricy e do Marcelo Oliveira, mas não podemos questionar que ambos são/foram ótimos técnicos. Marcelo Oliveira não foi só bicampeão brasileiro, ele fez um ótimo trabalho no Coritiba e um mediano no Palmeiras que rendeu título. Autuori e Profexô são exemplos de técnicos que foram muito bons, estão ultrapassados e fazendo um trabalho ruim atrás do outro, mas sempre serão lembrados como ótimos técnicos. O Dorival Jr que em 15 anos como treinador tem mais rebaixamentos do que títulos importantes é um exemplo de mau técnico pra mim, só deu certo no Santos e mesmo assim só ganhou uma copa do brasil (desconsiderando estaduais que já não tem muito valor no futebol hoje). E é muito, mas muito cedo pra afirmar que o Rogério é mau técnico. Um trabalho de 6 meses no SP não pode definir a carreira dele como treinador. Acho que ele tá indo muito mal (o que não precisa significar sua demissão), mas também acho que ele tem muita capacidade pra evoluir.

      Curtido por 1 pessoa

  24. Excelente negócio o Matheus Jesus. Se não vingar, não pagamos ‘nada’ e o cara vai pra Portugal, se vingar, o que é bem provavel, a gente paga o valor fixado (que não deve ser caro) e fica com um reforço que já foi testado. Vende o Hudson sem pensar duas vezes (de preferência rápido, se mudar o técnico e ele não curtir o Hudson perderemos uma ótima oportunidade). Só vão faltar um zagueiro (quando R. Caio e Arboleda forem pra seleção só ficaremos com 2 zagueiros, se um estiver indisponível estamos perdidos) e talvez um ponta (Marcinho é titular e Denílson é reserva. Só. Não podemos contar com Thomaz e W. Nem. Eu testaria o Caíque, tá jogando demais no sub-20 ou o próprio Léo Natel, o problema é que a situação do time atrapalha os ‘testes’). Poderiam sair ainda Bruno, Denis e Wesley. E teremos um ótimo elenco.

    Saiu a lista de inscritos pra Copa Paulista. Uma pena não inscreverem os “veteranos” encostados, como Matheus Queiroz e Foguete, provavelmente por não treinarem junto dos atletas da base. Dificilmente conseguiremos um bom empréstimo pra esses jogadores (prefiro que joguem a Copa Paulista do que vão jogar no Boa Esporte ou outro time fraco da série B ou C), seria um bom teste pra eles.

    Curtir

  25. Eu como torcedor eu acho que a diretoria tem todo direito de fazer projeto em parceria como o Rogerio Ceni e parte da torcida apoiar e que el fique ai quanto tempo a diretoria achar que é necessário , se acham que esta sendo útil , mais que se tenha em mentes que as criticas que o Birner fez são pontuais e verdadeiras ,
    Primeiro falou que não existe um esquema tático e um padrão tático , a venda de jogadores e a lesões não são desculpa capazes de impedir a implantação de um esquema tático e a implantação de idéias , novos conceitos de jogo , porque você tem time titular e reserva pra treinar , o Bauza só tinha o time titular e mal tinha os reservas pra treinar , as contratações foram chegando com o campeonato andando e implantou e manteve o esquema de jogo por todos os meses que esteve no clube ,
    Não tinha um meia pra substituir o Ganso , ele tentou fazer o Rogerio fazer a função , o Wesley , Lucas Fernandes tudo dentro do mesmo sistema de jogo ,
    Nas pontas vários jogadores foram testados , iniciando com Centurion e Michel , rodando vários jogadores até a chegada do Kevin que firmou como titular ele de um lado e o Michel do outro , mais vários foram testados e jogaram ali dentro de um mesmo padrão tático ,
    Centravante o Kieza ficou um jogo e só sobrou o Calleri que chegou com o campeonato andando e quando não pode jogar o Centurion atuou ali , dentro do mesmo esquema de jogo ,
    Volantes , formaram dupla Hudson com Tiago , Hudson com João Schimit , João Shimit com Tiago e o Wesley também teve chance quando não estava no DM ,
    Nas laterais o Bruno foi titular a maior parte do tempo , na esquerda o Mena também foi mais utilizados , mais quando não pudiam jogar manteve se o esquema ,
    Dupla de zaga começou o ano com Lucão e Rodrigo Caio , Rodrigo Caio e Lugano , e firmou com Rodrigo Caio e Maicon . sempre jogando da mesma forma ,
    unica falha do Bauza não tentou contratar outro goleiro e manteve o Denis .

    Esse ano tivemos a linha de zaga pra treinar o ano todo com titulares e reserva , na lateral esquerda na falta do Junior usou o Buffarini onde ele já havia jogado ali , a defesa o setor simplesmente mais desarrumado do time , perdendo apenas um jogador o Mena , Maicon e Rodrigo Caio dois ótimos zagueiros queimados com a torcida ,

    Volantes o time passou a jogar com 3 volantes , Cicero , Schimit e Tiago e todos estiveram a disposição a maior parte do tempo , com Wesley DM e Araruna na reserva , e Wellinton não inscrito , acrescentando o reforço de Jucilei e agora a saída em final de junho a Saída do Tiago , e temos um meio de campo que na maior parte dos jogos não vê a cor da bola
    Atacantes titulares a maior parte do tempo Cueva e Luiz Araujo estiveram a disposição a maior parte dos jogos , com a saída do Luiz o Marcinho já tinha chegado a algum tempo , reservas Wellinton Nem , Neyton que não foi usado , centravante Gilberto e reforçado com Pratto .

    A principal ponto levantado pelo Birner e por muitos torcedores , o time é mal treinado e não tem padrão de jogo , algo que não tem desculpa o elenco esse ano é maior e melhor do que as outras temporadas ,

    Outro fato importante a contratação de reforços a reposição de jogadores que estão saindo este ano esta mais rápida do que o ano passado esta chegando ao mesmo tempo que outros estão saindo . mais chegam e encontram um time desarrumado sem padrão tático , algo que espero que mude com o Rogerio aprendendo e adotando e treinado bem um esquema tático , algo que ainda não ocorreu esse ano .

    Curtir

    • Bom, pelo menos agora com 3 contratações importantes, que eu acho que são pontuais, se Rogério não conseguir melhorar o time, será um grande pretexto para tira-lo do comando. Realmente, com Prato, Jucilei, Petros, Gómez, Cueva são bons jogadores.

      Curtir

    • Tomara… o garoto está com o psicológico destruído, e se concretizar a negociação que vá e seja feliz, porque todos nós merecemos…

      Mas ainda estou pra ver uma negociação melhor do que a do Douglas Mito… rsrsrs

      #tamojuntofbnforacenificaleco

      Curtir

      • Fica Leco…kkkkkk espero que só ate 2022, nunca pensei que iria gostar de um entrevista dada por ele, dessa vez eu gostei. A teoria foi ótima, más na prática pode ser diferente.

        Curtir

        • Pois é, nunca achei que tivesse má fé nos dirigentes, nem no Aidar… é que muitas coisas evoluíram, há muitos novos métodos até para se administrar, é a modernidade…

          Agora, nada muda o fato dele Leco a figura do presidente ser o maior responsável por tudo que acontece de bom e de ruim no clube, assim como em uma empresa ou em um país…

          O maior responsável por tudo no clube é ele o presidente, portanto deve ser cobrado, muito mais do que o técnico e até mais que os jogadores…

          Curtir

          • Concordo e assino embaixo. Leco admitiu que o SPFC não vive bom momento, que necessita mudanças e o Clube não é mais exemplo em administração. Além de dizer que o único velho (idoso) é ele. Quer TÍTULOS, não está conformado com derrotas e muito menos quer jogadores que não sentem vontade ficar.
            O discurso foi bom, realmente eu gostei, agora é ver se na prática isso será realizado. Agora é com o Ceni e principalmente com os jogadores, afinal eles entram em campo.

            Curtir

            • Isso…

              Chega de papinho de pagar dívidas, pois nunca é claro para nós e é sabido a existência das comissões e tal… conversa fiada…

              Use essa grana e monte um elenco bom, competitivo, eu quero é títulos, monte um elenco para títulos, as dívidas tem que negociar, chega de mentiras… chega de empurrar com a barriga…

              Curtir

    • Boa notícia mesmo…

      Coloca no jogo, quero ver suor, quero ver sangue, quero ver luta, só isso pra mim já está bom!!

      Precisamos ter brio!!! Precisamos reacender as chamas desse gigante chamado São Paulo Futebol Clube!!!

      É muita tradição, é muito peso, muita história, muitas conquistas, muitos heróis, muitas glórias, e os jogadores precisam entender isso!!!

      Curtido por 2 pessoas

      • Sei não mano, acho que não vai estrear, ele pediu para treinar mais tempo com o grupo, quer conhecer bem cada jogador e voltar a forma física ideal, essas palavras disseram que saíram de sua boca. Parece ser um cara bastante focado no futebol, disseram também que é um dos primeiros a chegar nos treinos e ultimo a ir embora. Tomara meu Deus tomara.
        E como você mesmo diz: “É muita tradição, é muito peso, muita história, muitas conquistas, muitos heróis, muitas glórias, e os jogadores precisam entender isso!!!

        Curtir

        • Falei no desespero mesmo… medo de ver “Cícero” na escalação… kkkkkkkkkkkk

          Nada contra o jogador que até acho bom, não vou mentir, ser oportunista… eu gostei da contratação dele, porém ele deveria jogar mais perto dos atacantes, pois chuta bem, sabe passar bem, cabeceia bem, mas Ceni insiste em fazer dele um Pirlo, aí *** tudo… ele não marca, é lento e quando joga atrás só passa de lado…

          Curtido por 1 pessoa

  26. Felipe Morais

    No geral, estou de acordo com o artigo, que também é bom, mas você se enganou ao dizer que o “Abelão era zagueiro ruim”. Ele era melhor que todos esses zagueiros que estão jogando hoje no Brasil – foi cinco vezes campeão carioca (Fluminense e Vasco), chegou à seleção brasileira e jogou na França, no Paris Saint-Germain. Era bom zagueiro e é bom técnico. Quem sabe um dia venha treinar o São Paulo.

    Curtir

  27. Olha a entrevista do pai do Lucao… ele fala como se o garoto fosse o novo Pele da zaga, nao esse jogador cheio de falhas.

    Essa super proteção acaba com qualquer potencial. Primeiro passo é reconhecer as limitações e trabalhar em cima delas…

    Curtir

  28. Discordo do texto em algumas avaliações:
    – Abelão era bom zagueiro. Jogou na seleção e foi ídolo no PSG.
    – Dunga não pode ser considerado um jogador ruim. Campeão mundial, jogou olimpíadas, teve destaque no futebol alemão e italiano, não era craque, mas na sua posição foi um dos melhores na sua época. Tinha a raíva da mídia mas era muito bom jogador, além de deixar a alma no campo.
    – Zagallo, se julgar o velho aí já tinha virado retranqueiro, mas anos 60/70 foi um grande treinador (4 cariocas entre 67 e 72 por times diferentes, campeão brasileiro pelo Botafogo em 68, e considerado inovador nesta época, depois se acomodou no status obtido, mas ainda era bom como motivador).
    – Zinho era melhor na ponta e jogou muito pelas equipes, mas não pela seleção, onde fazia outra função

    Dito isto, acho que o artigo não consegue mostra relação entre a excelência em ser jogador, ser replicada quando técnico. Pelos exemplos podemos verificar que existem casos e casos, e que muitos outros fatores é que vão definir um bom técnico, não o fato de como ele jogava futebol.

    Curtido por 1 pessoa

  29. Não é porque o jogador é de defesa e não tem a habilidade de um atacante que ele seja “ruim”. O Brito foi titular da seleção de 70 e não era um jogador técnico, mas fazia otimamente sua função de zagueiro. O mesmo corria com o Abel, com a diferença de que ainda é um bom técnico. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, já dizia Josué.

    Curtir

  30. Petros nao joga domingo, somente contra o peixe, domingo o RC vai ter que fazer uma magica para escalar o tricolor, que delapidou mais uma vez o elenco, uma hora e porque precisamos pagar a duplicata, outra porque o cara quer ser craque na Europa. e nos vamos nos sujeitando a tudo isso,
    Entre o time que entrar domingo, vamos torcer e muito e o que nos resta.

    Curtir

  31. Ótimo texto. O Rogério vai ser um bom técnico daqui uns 5 ou 6 anos, desde que ele comece do zero…exemplo treinando o time da base do São Paulo, ou times pequenos do interior. Outra solução é ter como orientador um técnico de muita experiência como o Muricy ou o Pedro Rocha…para ensiná-lo…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s