Estadão: Considerações sobre a bênção decepcionante de ser são paulino!

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

O São Paulo Futebol Clube tem um objetivo. Qual é este objetivo é um mistério que poucas pessoas neste mundo têm condição de penetrar, tem condição de compreender, tem condição de saber.

Qual será o final disto tudo? Nem mesmo o técnico Rogério Ceni, que estatisticamente vai bem, mas no campo não vai tão bem, sabe muito bem aonde as coisas devem chegar.

O que é certo é que o São Paulo tem o direito divino de ganhar sempre. Isto é indiscutível.

E durante muitos anos o São Paulo não exerceu este direito apenas para não atrapalhar os campeonatos de futebol, já que, se vencesse sempre, estaria criando um espaço vazio em todos os estádios cada vez que jogasse.

Mas neste momento a coisa é mais complicada. O São Paulo está perdendo estrategicamente, porém ninguém sabe qual será o final desta estratégia.

E, como não há nenhum movimento tático, a coisa fica mais complicada ainda.

Como sempre, ser são paulino é uma benção, mas, de vez em quando, esta benção é extremamente decepcionante.

Por: Antonio Penteado Mendonça

Anúncios

30 comentários

  1. Acho que estão preparando o terreno para a separação do futebol da parte social .
    Essa fase de preparação envolve uma briga política entre aqueles que realmente mandam no clube .
    No final algum grupo vai ficar com o filét mignon , que é o futebol .
    Acredito que todos os grupos em disputa já concluiram que o patrimônio que antes era o grande diamante não representa mais tanto assim quando comparado com o futebol como negócio .
    Morumbi pode valer zilhões mas já está ultrapassado , talvez seu terreno não valha tanto quanto o custo que se teria para demoli-lo , não é difícil que esse quinhão seja entregue à parte social e ela que obtenha dele uma remuneração que sirva para cobrir seus custos e a manutenção do clube social.
    A grande fatia do negócio é o futebol , o nome “SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE” e sua imensa “TORCIDA” são os grandes filões desse negócio .
    Esses sim valem dinheiro , o clube vale muito menos , se é que vale alguma coisa além de seu patrimônio .
    São eles que estão sendo disputados , vivemos uma era em que praticamente o São Paulo foi posto à venda , ganha sua posse um desses grupos que estão disputando o poder .
    No momento ganhar título , ser campeão , ser rebaixado à série B é o menos importante .

    Curtir

    • Todas as criticas à diretoria são válidas, mas não acredito que a separação do futebol e do social va fazer mal. Mesmo que exista esse conspirador que está atrás de dinheiro que você cita, um clube de futebol não é diferente de qualquer empresa, e os torcedores não são diferentes de clientes. Quem faz o capital de uma empresa são os clientes, portanto eles sabem que se passarem muito tempo sem brigar por títulos vão acabar perdendo clientes, e assim perdendo capital.

      Curtir

  2. Compreendo o desabafo do autor, é duro mesmo a gente ver as coisas da forma como estamos vendo.

    Mas esse clube tem créditos, muitos créditos… pode estar na pior, como atualmente, mas ainda somos os mais vitoriosos do país, os de maiores conquistas etc.

    Reclamo, xingo, brigo etc mas o amor pelo clube está e vai se manter intacto.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Marcio, é verdade! E como tem créditos, por isso a inveja dos demais torcedores. Nada como assistir um jogo do SPFC no Morumbi! É impressionante, uma sensação extraordinária e emocionante. Que os Deuses iluminem esses ditos cujos que hoje administram nosso time. Que Ceni seja iluminado e equacione suas falhas e, por conseguinte, a do time. Não é possível estarmos nessa situação há tanto tempo.
    Força Tricolor!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. A fase e péssima, mais não me tira o animo, o que me consome e saber que nossos gestores vao demorar para sair. Isto para mim e grave.
    RC vai acertar o time, tenho certeza. Portanto força tricolor .

    Curtir

  5. A decepçao é parte dos sentimentos que nos acompanham como torcedores. Tem muita satisfaçao. alegria, tristeza, esperança, etc, etc. Sao sentimentos dificeis de entender para uma pessoa alheia ao futebol. A vida vai mais além, mas o futebol e principalmente, o SPFC, ocupam uma parte importante desse dia-a-dia. O blog nao nos deixa mentir.

    Curtir

  6. Uma nau a deriva. Uma instituição que não se sustenta, quer perdeu seus valores, sua essência.
    O remédio, se tiver, vai ser muito amargo.
    Esse clube ainda vai sangrar muito.

    Curtir

  7. Sinceramente …, não consegui entender qual o sentido do texto.

    Tanto quanto não entendi:

    – futebol deficitário, criamos cargos.
    – clube falimentar, criamos empresa.
    – terceirizamos a gestão …, aumentamos gastos.
    – estamos no buraco e aumentamos o buraco ao entorno e afundando mais.
    – temos gestão …, “privatizamos o futebol” …, e alugamos o estádio à empresa que criaremos.

    SPFC acaba.

    Teremos:

    SPN – São Paulo Negócios .

    SPC – São Paulo Clube
    SPF – São Paulo Futebol

    E todos ficam contentes …, esse será o caminho proposto pelos ratos e urubus que tomaram o tricolor de assalto ?

    Curtir

  8. Mas, sem deixar a peteca cair, o Osório tem um discurso com muito conteúdo. Do pouco que escutei dele foi para mim um grande aprendizado. Também teve decepçao. O SPFC vinha subindo na tabela, estava no g4, ganhou fora de casa e aí veio aquele balde de agua fria no morumbi contra o Goiás (0x3).

    Curtir

    • Na minha opinião o Osório sucumbi por suas convicções. Eu nunca imaginaria que o México jogaria atacando e tendo maior posse de bola contra uma seleção tão boa e técnica como a da Alemanha. Acabou pagando por isso.

      Mas futebol é isso, ainda mais no nível de seleção, basta um jogo para destruir todo o trabalho de anos.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Há um problema que em minha visão é o grande x da questão. Falta de humildade. E isso passa pela própria torcida. É só ver que a torcida não valoriza as conquistas do clube como deveria, por exemplo, declarando que faz quase dez.anos que não ganhamos nada, esquecendo da sulamericana de 2012, outro exemplo, menosprezo ao campeonato paulista .

    Curtir

  10. Decepção já mais.. que matéria engraçada, falam tanto que o são Paulo não ganha títulos isso é fato e notório mais ninguém nus acompanha em títulos..vcs acham que a torcida do são Paulo não está decepcionada tá no decorrer desses anos..ainda somos o clube com mais títulos no Brasil e titulos internacionais que outros times aí não tem.. gostaria que os clubes que estão aí se achando potência nus acompanhe…aí vcs pode falar.

    Curtir

  11. Tenho dó desse menino, não chegou a conhecer o verdadeiro SPFC vencedor e exemplo para o Brasil e o mundo.
    O que ele vê hoje eh um clube defasado, humilhado dentro e fora do campo, desorganizado e sem esperanças a curto prazo ( diria ao menos uns 3 anos sem esperança ).
    Ele não conheceu o SPFC antes do tornado Juvenal, que devastou esse clube e abalou as suas estruturas. O pior eh que deixou seu legado maldito na pele dos seus asseclas: Leco, Natel, VAidar, Casares e outros mais…
    Se em sua primeira devastadora passagem havia um sucessor competente pra reerguer o gigante, nessa última não teve a mesma sorte,pois seus sucessores são seus aliados incompetentes e ou safados, que o ajudaram a sua força destruidora apenas abaixando a cabeça pra seus desmandos, junto com um bando de conselheiros que se venderam e se vendem como certos tipos de profissionais.

    Infelizmente esse garoto vai ainda amargar muita decepção até que o gigante ressurja, com gente competente pra conduzí-lo.

    Curtir

  12. O SPFC foi um clube e um time diferenciado! Tínhamos( isso mesmo, no passado) orgulho de ser sãopaulino e hoje só tristeza e raiva!
    Depois do Juvenal Juvêncio, que rasgou o Estatuto do Mais Querido, e se reelegeu várias vezes com o objetivo, igual ao do Lula, se perpetuar no poder, em função de armar um esquema de faturamento e venda de jogadores. O Maldito Lula e Dilma quebrarm o Brasil e o povo está no maior sufoco, sem hospitais, escolas e segurança e o Juvenal e Aidar quebrarm o SPFC e a torcida sofre todo ano para não cair! Só não temos alegria….. somos ridicularizados pelos gambás(curintianos)… porcos (parmerenses) e qualquer timeco vem no Morumbi e faz a festa…. e a torcida…. só sofrimento…. ah…. o Leco é o filhote incompetente dos corruptos… Juvenal e Aidar que produziram essa desgraça que está na presidência e que pagou 300 mil para cada conselheiro votar nesse débil mental para não dizer outra coisa!
    Sofre São Paulo! Enquanto tiver essa diretoria, essa comissão técnica, essa equipe de preparadores físicos e médicos….. vamos sofrer muito ainda…… Campeão???? Da Série B???? quem sabe????

    Curtir

  13. Estão montando uma base para 2018 !
    O objetivo em 2017 é um só: vaga pra Liberta !!!
    Não importa nem se for a ultima vaga que dá direito de entrar, no ano que vem, na pré-pré-pré Libertadores. O negócio é estar dentro !
    Virando o ano, tem outra janela, talvez dê pra fazer, de verdade, aquela contratação pontual.
    Aquela cereja do bolo ! E talvez venha tb Kaká …
    Eu até prefiro entrar na Libertadores antes da fase de grupos, pq quando chegar nessa fase o time já estaria no clima. Financeiramente tb é melhor. Tem a renda, de Libertadores.
    O grande problema é a volância, apostam que Petros e Jucilei (q farão de tudo pra comprar) darão conta desse setor do campo.
    Some-se á esses os que “querem vestir a camisa do São Paulo” – como disse Pinotti.
    Portanto, tá aí o objetivo: vaga pra Libertadores !
    E estão certíssimos ! Pensar na frente não é exercício de futurologia, é planejamento.
    E tomara dê tudo certo.

    Curtir

  14. Daqui a pouco surge um maluco qualquer… dizendo que o SPFC Futebol tem que fundir-se com outro, pois São Paulo, a cidade, não comporta tantos times de futebol.
    Ai vamos ver realmente quais são as pessoas que estão brecando nossa glória eterna.

    Curtir

  15. A meu ver tudo começou com a conquista inédita do tricampeonato brasileiro onde essa bobagem de soberano teve início.
    As pesssoas que comandavam o clube acharam que a estrutura e o nome da instituição por si só seriam garantias de sucesso absoluto e permanente, entretanto infelizmente aí começa a nossa derrocada.
    Profissionais competentes que ajudaram o clube a chegar naquele patamar (Carlinhos, Turibio, Rosan, etc) foram demitidos por um playboy que brincava de ser diretor de futebol.
    O presidente resolveu se perpetuar no poder e em toda eleição o que vemos é um continuísmo nocivo para a história de um clube outrora tão vencedor.
    O SPFC hoje é uma vitrine para jogadores que chegam, ficam pouco tempo no clube e na primeira oportunidade forçam a barra para serem negociados.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s