Quando o Brasil foi Tricolor pela primeira vez

Dia 5 de março de 1978, Belo Horizonte.

Apesar de ter feito uma boa campanha, com apenas 4 derrotas, o São Paulo estava longe de ser indicado como eventual campeão brasileiro de 1977.

Tinha pela frente, na final, o invicto Atlético Mineiro, um grande time com estrelas do nível de João Leite, Toninho Cerezo e Paulo Isidoro.

É verdade que o Galo Mineiro estava desfalcado de seu grande ídolo, Reinaldo, artilheiro absoluto do campeonato com 28 gols em 18 jogos.

No entanto, o maior astro tricolor, Serginho, também estava ausente.

Aliás, nem tanto…

Atendendo uma ligação de Muricy, Serginho foi levado ao estádio do Mineirão.

Junto a imprensa, foi divulgada uma “barriga”: Serginho vai a campo.

Pura bravata.

A verdade é que os jogadores do Atlético acreditaram nisso até os últimos momentos.

Foi muito para eles.

De qualquer forma, o cenário estava pronto.

O público superior a 100 mil pessoas era quase que totalmente formado por atleticanos.

Enquanto que a pequena torcida tricolor foi reforçada por torcedores cruzeirenses.

Para a surpresa geral, o Mineirão teve o seu dia de “Maracanazo”.

O São Paulo foi valente e com uma raça fora do comum “arrastou” um 0 a 0 durante o tempo regulamentar.

Coube a Chicão impor seu estilo e fazer os adversários tremerem em seu próprio campo.

A decisão foi para os pênaltis.

No começo da disputa o Atlético levou vantagem, graças ao espetacular goleiro mineiro, João Leite.

No entanto o tricolor tinha Waldir Peres, que mesmo sem defender nenhuma cobrança, desestabilizou o jovem time mineiro.

Os mineiros perderam três penalidades.

No final, 3 a 2 para o São Paulo, e o Brasil era Tricolor pela primeira vez.

Eis a ficha técnica:

Atlético Mineiro 0 x 0 São Paulo (na disputa por pênaltis, São Paulo 3×2)

Data: 5 de março de 1978

Local: Mineirão

Público: 102.974

Árbitro: Arnaldo César Coelho

Cartões Amarelo: Tecão, Ângelo, Serginho, Bezerra, Peres e Neca

Gols: Na disputa por pênaltis, São Paulo fez 3 com Peres, Antenor e Bezerra e o Atlético marcou 2 com Ziza e Alves

Atlético: João Leite, Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo e Ângelo; Serginho, Caio Cambalhota, depois Joãozinho Paulista, Marcelo, depois Paulo Isidoro e Ziza. Técnico: Barbatana

São Paulo: Waldir Peres, Getúlio, Tecão, Bezerra e Anteno; Chicão e Teodoro, depois Peres; Zé Sérgio, Mirandinha, Dário Pereyra e Viana. Técnico: Rubens Minelli

Por: José Renato Santiago

Anúncios

53 comentários

  1. Com certeza um dos dias( se nao o maior)mais felizes da minha vida.
    Inesqueciveis momentos.
    Fui recepcionar o tricolor em congonhas,desviaram para campinas tal era a festa,fui para campinas(que loucura)finalmente fui para o Morumbi.
    Que comemoracao.
    Obrigado a todos os guerreiros em especial Chicao e Waldir Peres.

    Curtir

  2. Vi uns vídeos com as reportagens e bastidores desse jogo. Nem consigo imaginar a emoção que os torcedores sentiram na ocasião… deve ter sido muito louco! Hahaha!

    Esse Marcelo, do Atlético é o técnico que nós conhecemos??

    Curtir

  3. No post anterior, alguns falando sobre corpo mole… acho que os dois jogadores são o Maicon que ja foi embora e o Thiago Mendes por conta da proposta.

    O do Cueva acho que é fisico, essa preparação fisica do clube é ridicula, Petros que chegou fininho, não dou duas semanas pra se machucar.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Pessoal, estava acompanhando o treinando do nosso tricolor agora, fiquei observando o Cueva, ele não está gordo não, está fininho, alegre, brincando e conversando com os demais jogadores e tudo mais, sua queba não seria pelas mudanças táticas ?

    O Petros foi muito bem recebido por todos, realizou todos os trabalhos com o grupo.

    Pinotti observando o treino.

    Curtir

    • Cueva passou 10 dias (ou mais) com a seleção do Peru (nas mãos do preparador físico da sua seleção) no início desse mês de junho. Fato que não acontecia desde sua lesão em março.

      Nitidamente voltou mais magro e se movimentando mais.

      O preparador peruano fez em menos de 2 semanas o que o Zé Mário Campeiz não fez em 2 meses.

      Curtir

      • Danilo, preparador físico não vigia o que o cara faz quando sai do clube. Quantos pacotes de biscoito come e nem quantas cervas bebe. Não tem justificativa um atleta de qualquer esporte ficar acima do peso. Ele gasta no treino as mesmas calorias que os outros. Mas quantas ingere? O clube orienta, mas isso é de responsabilidade de cada um.

        Curtido por 1 pessoa

    • O esquema do Rogério foi feito em função do Cueva, sendo que ele tem liberdade pra se movimentar e armar o ataque.

      O que eu consegui perceber durante o ultimo jogo é que a falta de um time fixo fez o ataque ficar desentrosado. Cueva fez a pré temporada com Chaves, Gilberto, Nem e LA como companheiros de ataque e agora joga com Pratto, Marcinho e no caso do ultimo jogo Denílson.
      Enquanto Marcinho e Pratto conseguiram se ajustar o Cueva ficou meio perdido no meio dos dois. daí o motivo de tantos erros de passe.

      Pra piorar tem a confiança do jogador que vai caindo conforme ele vai jogando mal.

      Curtir

  5. Do post anterior , como técnico iniciante o Rogério precisa de COACHING minha sugestão e contratar um técnico experiente para gerente de futebol e que não faça sombra ao Rogério para não haver problema de egos etc.. Minhas sugestões são Nelsinho Batista 66 anos já foi jogador e técnico do SPFC e esta no Japão o outro Geninho 69 anos esta no ABC de Natal , acredito que estes poderiam fazer o papel que o Espinosa faz com o Renato Gaúcho no Grêmio

    Curtido por 1 pessoa

  6. Vamos trazer do túnel do tempo pra reforçar o time atual: Valdir, Getúlio, Bezerra, Chicão, Mirandinha, o de antes da fratura, Neca, por ter sido um exímio cabeceador, Serginho e Zé Sérgio.

    Curtir

  7. se cueva for vendido o gomez pode dar certo e ainda tem lucas Fernandes que mostrou muita personalidade no ultimo jogo apareceu no campo todo e podemos ir atras do soltedo

    Curtir

    • Verdade!
      Só que hoje um técnico como o Minelli seria um oásis no meio do deserto, tal a baixa
      qualidade que reina na atualidade… Minelli é mais técnico que qualquer um que esteja
      atuando por aí, inclusive melhor que o Tite!
      É praticamente o melhor estrategista que vi no futebol brasileiro…

      Curtir

  8. Não era nascido na época, mas conhecendo a história Tricolor, acho que nunca em nossa história fomos tão azarões quanto nesta decisão de 1977, o Galo estava invicto, tinha um time melhor e jogava em casa, mesmo assim ganhamos na raça, para quem viu deve dar uma saudade daqueles tempos….
    E esse uniforme, limpo, sem patrocínios, com as faixas e o símbolo em cima, na região do peitoral, coisa linda de se ver!!!!

    Curtir

    • Uniforme limpo sem patrocínios, ta aí uma coisa que eu queria muito. Coisa linda de de ver como vc exaltou em seu comentário. Não sou da época que isso era a regra,mas gostaria muito de ver o tricolor sem patrocinadores. O que é completamente impossível,eu sei.

      Curtir

  9. Saudade de um batedor de faltas como Getúlio – potente, certeiro, matador; e já tinha passado pelo Atlético Mineiro. Saudade de um jogador como Chicão, que botava ordem no time e mostrava que no campo quem mandava era ele o São Paulo. Saudade de muitos outros, que hoje dariam outra cara ao São Paulo Futebol Clube, colocando-o no seu devido lugar.

    Curtir

  10. Treinando a semana enquanto os próximos adversários tem Jogos no meio da semana em disputas da copa do brasil, sul-americana e libertadores. Grande chance de recuperação . Aos infiéis digo que o grande flamengo não se classificou na liberta. Se um dia eu acreditar que o meu tricolor não tem chance de ganhar de qualquer time nessa terra brasilis eu desisto de futebol mesmo porque torcer para outro time não conseguiria

    Curtido por 2 pessoas

  11. Naquele time, o Bezerra era lateral esquerdo de origem, de estatura baixa e rápido, mas extremamente preciso do desarme. O técnico Minelli precisava de um zagueiro rápido, que tivesse boa perna esquerda e fosse bom na antecipação e desarme, então testou o Bezerra na zaga e ele não saiu mais, revelando-se um cabeceador como esse argentino do Barcelona, o Mascherano, que é baixo mas não deixa ninguém cabecear.

    Curtir

  12. Olha eu até agora não tinha visto imagem dos treinos do Rogerio , hoje eu vi , e oque eles estavam fazendo ali o posicionamento é oque eles tem feito no jogo , a semana ta livre não quero ser injusto pode ser que treinem outras coisas , mais oque eu vi ali e exatamente a maneira que o time vem jogando , o posicionamento e o recurso usado , estavam treinado cruzamento , parecia ser um treinamento de ataque , Jucilei e tiago de volantes , Marcinho na direita e Junior tavares na esquerda , Pratto e Cueva jogando em cima dos zagueiros , e o Denilson movimentando do lado esquerdo , a jogada era oque a gente vê o time mais fazer no jogo quando precisa atacar cruzamento , oque me chamou atenção é que é oque o time faz no jogo , então os jogadores estão fazendo oque o técnico pede .
    Oque a gente vê ai nos bons times no futebol modernos é usar meias como ponta pra armar o time ou atacantes de velocidade para conseguir o drible e abrir espaço na defesa com o time dando opção de passe , nosso time tem destoado um pouco disso , oque eu vi contra o atletico pr e o fluminense é um time que não sabe armar jogadas que não gira a bola e fica cruzando bola e que não tem aproximação , ficar cruzando bola é uma jogada por mais que seja bem feita se a defesa adversária for boa vai marcar com facilidade , pode ser que treinem outra coisa , mais curiosamente é oque o time tem feito nos jogos , então os jogadores tem feito oque o técnico tem pedido , fora isso a time só tem o contra ataque que também não esta encaixado . veremos os próximos jogos se o time mostra algo novo .

    Curtir

  13. nao sei nada sobre preparaçao fisica, nem imagino como deva ser o dia dia desses profissionais, e imagino que ninguem aqui tenha conhecimento de causa pra falar, falamos apenas com base em achismos e especulaçoes

    mas algo que me da uma pulga atras da orelha é: O que adianta o preparo fisico ser feito durante todo dia, e o atleta vai la e toma uma itaipava depois do treino?

    Curtido por 1 pessoa

    • Um bom profissional da área faz diagnósticos precisos.
      Smj, é possível saber quem se cuida e quem toma a cervejinha corriqueiramente.
      A partir dessa informação, os jogadores têm que ser cobrados.

      Curtir

  14. Hoje tem Flamengo x Santos, um bom motivo para o Rogério e toda a comissão técnica acompanhar, assistir e analisar muito os 2 times. São os 2 próximos jogos no Brasileiro, acredito que se o time decidir jogar e a sorte mudar, tem condições de ganhar e somar 6 pontos, sair de perto do Z4.

    Curtir

  15. O São Paulo precisa montar uma equipe e um projeto.

    A cada ano é uma tática e novos jogadores. É uma quimera de balaio de gato. Não precisa ter o Messi, Dybala, Cristano Ronaldo, Tony Kroos ou sei lá… Basta contratar jogadores que joguem bem nas funções do esquema.

    O ataque do São Paulo já teve Marcinho, Morato, Chaves, Luiz Araujo, Gilberto, Pratto, Maicossuel, Wellington Nem, Tomás, Denilson, Brenner, Cueva, Leo Natel 12 jogadores!? Esse ano ainda… Deve chegar a 13 se o tal do Jonatan Gomes jogar na ponta ou meia-atacante.

    É muita gente.

    Curtir

  16. O ceni Vai definir um esquema. Vamos ganhar do flamerda e das sereias. O time Vai decolar. Chegaremos na libertas. E em 2018 estaremos em Tokyo (bons tempos qdo eram la as finais) ou qq pais q tiver o mundial de clubes.

    Curtir

    • Tomara que você esteja certo, não vejo que o Ceni esteja no caminho errado, pelo contrário, a falta de inexperiência tem prejudicado ele, fora a teimosia e arrogância. Parou de escalar Cícero, Bruno, Wesley, Denis, e está adaptando o time no 4-2-3-1. A preparação fisica é ruim, Leco e diretores são um bando de safados, tudo contribui para não dar nada certo. Eu torço pelo SPFC, não acredito em Série “B” e nem em Libertadores, quem sabe ano que vem.
      Interessante o comportamento do Ceni.
      http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/nas-alturas-ceni-ve-jogo-treino-em-andaime-no-ct-do-sao-paulo-e-usa-reforco.ghtml

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu juro q estou tentando ser otimista. Ok talvez o comentario foi meio exagerado. Kk mas estou tentando.acho q o pro ceni CAIR precisa de umas 5 derrotas seguidas. Entao de eh com ele. Vou tentar ser otimista. TD q vc disse eh triste e verdadeiro. Mas vamos em frente…

        Curtir

        • Do mesmo modo eu quero ser otimista, compreendo sua análise, domingo veremos como essa semana foi ou não produtiva. Se os reforços forem regularizados o time melhora muito, pelo que eu li, Arboleda e Gomez estão treinando muito bem, além do Petros estar em uma excelente condição física.
          Poderíamos ver um time forte. Sem essa de tempo para entrosar, coloquem logo para jogar.
          Renan
          Tiago Mendes
          Rodrigo Caio
          Arboleda
          Junior Tavares
          Jucilei
          Petros
          Gomez
          Cueva
          Marcinho
          Pratto

          Curtido por 1 pessoa

          • Por ai. Belo time. So.tenho ainda ressalvas com o TM. O problema eh q o ceni inventa mto. Nao Faz o arroz com feijao. Queria mto o time com 2 meias. Talvez agora com o Gomes e cueva ocorra.

            Essa semana Vai ser produtiva com o ceni vendo o treino do andaima… Kkk

            Curtir

  17. Vamos dá um voto de confiança pro Pinotti. Tem sentido o que ele está fazendo. Se o Leco viesse a público e explicasse qual é o plano para recuperar o tricolor das dívidas, o mundo estaria melhor. (pelo menos a nação tricolor).

    Mas hoje é quarta-feira e nao tem SPFC em campo. Domingo o SPFC precisa da vitória. Mesmo que seja meio a zero milagroso.

    Curtir

  18. Nossa, quanto exagero!!!
    Ok, vc ter seus senões em relação ao Ceni, tudo bem, é um direito seu.
    Mas dizer que o Ceni é a pior coisa que o clube teve em sua vida é demais!

    Curtir

  19. Time reserva empatou jogo treino com a mlkda de Cotia 1 x 1

    Dá uma olhada nos reservas:
    Sidão; Buffarini, Arboleda, Douglas e Edimar; Éder Militão, Wesley, Cícero e Bruno; Thomaz e Wellington Nem.

    Tá explicada a dificuldade do Ceni, e seria de qq treinador em conseguir resultados.Quem muda um jogo desses reservas. Tirando Sidão, Arboleda, Buffa e Militão, nenhum outro tem condição de sonhar em ser titular…

    Curtir

  20. Título de 77 é maravilhoso, não só por ter sido o primeiro Brasileirão, mas pela forma como aconteceu.
    O Galo era muito mais superior, mas tínhamos no banco um raposa chamada Minelli… e ele
    não descuidou de nem um mínimo detalhe para fazer aquele jogo histórico. Tínhamos um bom
    goleiro, um bom lateral direito, um senhor da raça na volância, e um atacante habilidoso, mesmo
    ainda novato, chamado Zé Sergio. Serginho, goleador e meu grande ídolo da infância e também
    da pré adolescência não estava presente, em função da sua pesada suspensão de 14 meses
    (que depois foi abreviada), e o restante eram apenas jogadores disciplinados e dedicados, uns
    com um pouco mais, outros com um pouco menos qualidade… mas muito bem treinados e organizados pela raposa chamada Minelli…

    Um jogo em boa parte equilibrado, com ataques cá e lá, mas a qualidade atleticana sobressaía
    em alguns lances e segurávamos o coração na boca em alguns lances…
    veio a prorrogação e Mais emoções até os penaltis que definitivamente entraram prá história.

    E aí a estrela de Waldir Peres brilhou(com uma boa dose de malandragem junto… Rsss).
    E fizemos história dentro de um MIneirão lotado, no distante 05 de Março de 1978
    Inesquecível !!!

    Curtido por 1 pessoa

  21. Tive o prazer e a emoção de assistir no estádio.
    Um clima na cidade e no estádio era muito tenso e absoluta confiança da torcida do galo, mas a decepção foi tamanha q a cidade ficou livre para nossa comemoração.
    Saíram calados, incrédulos………….

    Curtido por 1 pessoa

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s