Matheus Jesus complica e pode não vir

A novela envolvendo a situação de Matheus Jesus na Ponte Preta chegou ao fim. Afastado por questões disciplinares desde o fim de maio, o volante foi liberado para realizar exames no Estoril, de Portugal. A diretoria alvinegra fechou acordo somente depois de uma garantia que o jogador não será repassado ao São Paulo ainda nesta temporada.

Em comunicado na manhã desta terça-feira, o clube campineiro oficializou a saída de Matheus Jesus para o Estoril, mas aguarda a assinatura de contrato para revelar os detalhes da transferência. Por cerca de R$ 3 milhões, os portugueses compraram a maior parte dos direitos econômicos do atleta junto à Macaca, por um vínculo de quatro temporadas. O próprio volante postou em suas redes sociais uma imagem no aeroporto de Lisboa.

Durante as negociações entre Ponte e Estoril, surgiu o interesse do São Paulo em Matheus Jesus. A possibilidade teria partido de uma indicação do empresário Fernando Garcia, da Elenko Sports, que agencia a carreira do jovem de 20 anos, em meio às conversas do Tricolor para contratar Petros.

A situação criou um impasse com a Macaca, que exigiu garantias do Estoril de que a transferência não seria apenas uma ponte para o São Paulo. Cria do Flamengo, de onde também saiu por problemas extra-campo, Matheus Jesus teve uma ascensão meteórica entre os profissionais da Macaca, em 2016, com convocações para a base da seleção brasileira, mas nunca conseguiu se firmar devido ao comportamento fora das quatro linhas. Desde o afastamento, ele passou a treinar em separado à espera de uma negociação.

 Além do acerto por Matheus Jesus, existe a chance de os dois clubes negociarem mais um jogador. Recentemente, o jornal “A Bola”, de Portuguesa, divulgou o interesse do Estoril no volante Fábio Braga, pouco aproveitado por Gilson Kleina no Majestoso.

Petros chega em boa condição física

Petros fez exames médicos na manhã desta terça-feira antes de assinar contrato com o São Paulo. O volante foi submetido à avaliações no HCor, na capital paulista, onde está desde segunda-feira, após curtir o final de semana na Bahia.

O atleta de 28 anos deixou uma primeira impressão positiva nos testes e aparenta ter boa condição física, a ponto de em breve poder estrear. Se for aprovado em todas as avaliações, ele assinará contrato por quatro temporadas. Há possibilidade de o reforço ser anunciado nesta tarde.

O próximo compromisso do Tricolor é contra o Flamengo, domingo, na Ilha do Urubu. Para estar apto, Petros teria de treinar com o grupo ao longo da semana e entrar no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até sexta-feira.

Por ser brasileiro, o trâmite é menos complicado do que o dos estrangeiros Arboleda (equatoriano) e Jonatan Gómez (argentino). Não será tarefa fácil regularizar os dois reforços a tempo do duelo com o Flamengo.

Petros almoçou com o presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, na última quarta-feira, quando as partes firmaram o negócio. O clube paulista pagará ao Betis R$ 9,2 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador. O restante dos direitos está dividido entre Corinthians (25%) e empresários (25%).

O jogador começou sua carreira na base do mineiro Democrata de Sete Lagos. Depois, passou por Fluminense de Feira, Boa Esporte, Penapolense e chegou ao Corinthians em 2014. No Corinthians, disputou 63 partidas e marcou quatro gols. Foi negociado em 2015 com o Betis. Na atual temporada, participou de 33 partidas. A equipe de Sevilla conseguiu se manter na primeira divisão.

Além de Petros, o São Paulo anunciou recentemente Jonatan Gómez e Arboleda. Os dois estavam com a delegação do tricolor no Morumbi, no último domingo, no duelo contra o Fluminense. O Tricolor também conversa por Matheus Jesus, da Ponte Preta, mas há um impasse.

GE