Amigos São Paulinos.

Uma coisa tem me preocupado com relação ao futebol brasileiro. Vivemos uma época de jogadores mimados e ruins, onde qualquer um se torna craque do dia para a noite. Se pegarmos os principais times, seus craques passaram dos 30, ou seja, são de gerações passadas. Fred e Robinho no Atlético, Diego e Conca no Flamengo, Luis Fabiano e Nenê no Vasco, Jadson no Corinthians e por ai vai. O São Paulo, não tem ídolos acima dos 30, mas só tem ídolo “gringo”: Cueva, Pratto, Lugano…

Vendo o São Paulo “ir as compras” me mostra essa realidade no país. Certa vez, um comentarista de uma rádio – que por mais que tenha razão me recuso a falar seu nome para não ter 7 anos de azar – disse, em 2014, que no Brasil não se faz uma seleção brasileira de 11 jogadores só com quem joga por aqui. E ele está certo! Temos bons goleiros por aqui, um ou outro zagueiro, um volante, um meia e dois ou três atacantes. E só. Arriscaria um time com Fernando Prass, Fagner, Rodrigo Caio, Maicon e Guilherme Arana. Jucilei, Felipe Mello, Diego e Lucas Lima. Robinho e Fred. E nem seria a seleção dos sonhos e provavelmente não chegaria a nenhuma conquista, o São Paulo está provando essa tese.

Das possíveis contratações do São Paulo para o meio do ano, pouco se vê de jogadores brasileiros. Talvez o Petros, mas os outros são estrangeiros. Jonathan Gómez, meia colombiano e Robert Aborleda, zagueiro equatoriano. Maiconsuel chegou, brasileiro, assim como apostas de Morato e Marcinho, mas esses não chegam como titulares – Maiconsuel sim – não são as contrações de peso que o time precisa, essas, estão vindo de fora. O São Paulo ficará com um elenco recheado de estrangeiros, nada contra, mas isso mostra a decadência do futebol nacional. Sonho Calleri, se tornou muito distante, mas seria mais um estrangeiro no time. Buffarini, Aborleda, Gómez, Cueva, Pratto, Lugano é quase um time. Isso porque ainda não vazou mais nada do São Paulo indo atrás de outros jogadores dos países vizinhos.

Quando São Paulo e Palmeiras brigaram por Dudu e Alan Kardec acendeu uma luz amarela no meu cérebro. Participei ao vivo do Na Geral (105 FM) na época, na Rádio Bandeirantes, onde debati com eles sobre isso. E os 3 concordaram, nenhum desses caras tem futebol para jogar em times como SPFC e Palmeiras. Ricardo Oliveira, 36 anos, “sonho do São Paulo ainda”. Joga muito, honrou a nossa camisa em suas passagens, mas não é mais o mesmo. Lucas Lima é craque! Jadson é craque! A imprensa ama idolatrar esses caras. Craque para mim: Zico, Pedro Rocha, Raí, Gerson, Sócrates, Cerezo, Neymar.

Rumo a 2018, vamos ver na Rússia não teremos um novo 7X1 porque aqui no Brasil a coisa está bem feia para os times…

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe