Estamos terminando o 4° semestre na gestão Leco.  E teremos no 5° semestre, o 5° novo São Paulo!

E pela 5a vez, começamos o semestre, com a ESPERANÇA de dessa vez dar certo.  E pela 5a vez, o “CAMINHO CERTO”, mudou o percurso, ou o “PLANEJAMENTO FOI BOM” foi vender e comprar jogadores.

Futebol é um esporte coletivo, onde o ESPÍRITO DE EQUIPE, o ENTROSAMENTO, são tão importantes quanto o talento individual.

Cristiano Ronaldo do Real Madrid é melhor que o Cristiano Ronaldo de Portugal.  Messi do Barcelona, é melhor que o Messi da Argentina.

CR7, tem 394 jogos e 406 gols pelo Real Madrid, e 141 jogos e 74 gols por Portugal.

Messi, tem 583 jogos e 507 gols pelo Barcelona e 118 jogos e 58 gols pela Argentina.

CR7 joga junto com Marcelo (pelo lado esquerdo) desde 2009.

Messi jogava com Dani Alves (pelo lado direito), desde 2008.  Dani Alves saiu, e sem dúvidas o rendimento de Messi caiu, tendo que se adaptar jogando com Sergi Roberto esse ano.

Enfim, entrosamento não é detalhe, é fundamental em esporte coletivo.

Durante a gestão de Leco, veja quantos jogadores trocamos:

2016, SAÍDAS (COMEÇO DO ANO):  Rogério Ceni, Alexandre Pato, Maicon, Luis Fabiano, Edson Silva.

2016, ENTRADAS (COMEÇO DO ANO): Mena, Lugano, Kieza, Calleri, Kelvin e Maicon.

2016, SAÍDAS (MEIO DO ANO): Ganso, Calleri, Kardec, Kieza, Rogério, Centurion, Caramelo

2016, ENTRADAS (MEIO DO ANO): Ytalo, Cueva, Gilberto, Chavez, Douglas, Buffarini (?), Jean Carlos, Robson

2017 SAÍDAS (COMEÇO DO ANO): Mena, Kelvin, David Neres, Lyanco, Michel Bastos, Hudson, Carlinhos, Daniel, Ytalo, Pedro, Matheus Reis, Auro e Artur.

2017, ENTRADAS (COMEÇO DO ANO): W. Nem, Sidão, Neilton, Cícero, Pratto, Jucilei, Edimar, Thomaz, Marcinho e Morato!

2017, SAÍDAS (MEIO DO ANO): Luiz Araújo, Maicon, Breno, Wellington, Neilton, Chavez, Lucão, J. Schmitd, a continuar

2017, ENTRADAS (MEIO DO ANO):  Denilson, Maicosuel, J. Gomez, R. Arboleda e Petros.

No novo semestre caso Rodrigo Caio, 224 jogos, o jogador com mais partidas do atual elenco, se ficar terá novos companheiros.  Já atuou com Antonio Carlos, Edson Silva, P. Miranda, Lyanco, Luiz Eduardo, Maicon, Lugano, Breno, Douglas, Militão, e pode ter que se entrosar agora com Arboleda.

Thiago Mendes, desde 2015, já jogou no meio campo com Denilson, Souza, Wesley, Hudson, João Schmitd, Michel Bastos, Carlinhos, Breno, Lyanco, Lucão, Ganso, Boschilla, Artur, Cueva, Thomaz, Jean Carlos, Cueva, Cícero, Jucilei, Militão, Lucas Fernandes, Shaylon e agora jogará com J. Gomez, Petros e Maicosuel.

Caso eles saiam e Lugano, 210 jogos não continue, veja o nosso provável time titular como ficaria:

Renan (33 jogos); Militão, Arboleda, Douglas; Marcinho, Petros, J. Gomez, Junior Tavares (33 jogos); W. Nem, Pratto e Cueva (48 jogos).

É um time onde jogadores não tem 50 partidas pelo clube.

Difícil esperar que acertemos o último passe.  Pois isso, não depende apenas do meia ser criativo.  De nada adianta ser criativo, se ele não sabe como corre, como se movimenta o jogador que receberá a bola para marcar.

Difícil esperar que os zagueiros façam uma cobertura perfeita dos laterais e volantes.

Difícil esperar que volantes e meias, troquem passes sem olhar e sem pensar.

Se olharmos a evolução dos tempos da corrida de 100m, ou de Maratona dos últimos 10 anos, veremos um grande evolução no RENDIMENTO HUMANO, do PREPARO FÍSICO.

Ou seja, o tempo para pensar a jogada diminuiu.  E hoje, treina-se a MEMÓRIA OPERACIONAL, onde são armazenadas, informações que já foram treinadas ou testadas em jogos.

Um time novo, com jogadores diferentes, você acaba ZERANDO a MEMÓRIA OPERACIONAL.

E jogadores quando pegam a bola, precisam pensar.  E quando pensam demais, ou esperam os seus companheiros se movimentaram já são travados pelos adversários.

Se não pensam, sem ter armazenadas situações de jogos anteriores, com o mesmo companheiro, temos a impressão que a bola queima.

Não há mais tempo sobrando para olhar a movimentação dos jogadores, dos adversários, a linha de impedimento, e espaços vazios em 1 ou 2 segundos.  Ou seja, a TOMADA DE DECISÃO, tem que ser INSTANTÂNEA.

E essa é a importância da MEMÓRIA OPERACIONAL.  Você uma série de jogadas armazenadas em seu cérebro, que são rapidamente escolhidas por intuição!

E aí, qual a melhor forma de pensar rápido, se livrar a bola, e talvez dar certo, sem isso?  Cruzamento na área!  Não é passe alto na área para jogadores que você sabe como se movimenta!  É chute alto para área e vamos ver no que dá!

Como torcedor vou torcer para dar certo, mas sabendo que a única forma de dar certo com um time desentrosado é “fechar a casinha” e jogar no erro do adversário!  Senão, erros individuais continuarão a acontecer!  Um passe errado de volantes, e laterais, pode gerar um contra-ataque, que com a defesa exposta, pode ser qualquer zagueiro que terá grandes chances de falhar!

Ernani Takahashi