O Novo São Paulo do Novo Semestre – Parte 5

Estamos terminando o 4° semestre na gestão Leco.  E teremos no 5° semestre, o 5° novo São Paulo!

E pela 5a vez, começamos o semestre, com a ESPERANÇA de dessa vez dar certo.  E pela 5a vez, o “CAMINHO CERTO”, mudou o percurso, ou o “PLANEJAMENTO FOI BOM” foi vender e comprar jogadores.

Futebol é um esporte coletivo, onde o ESPÍRITO DE EQUIPE, o ENTROSAMENTO, são tão importantes quanto o talento individual.

Cristiano Ronaldo do Real Madrid é melhor que o Cristiano Ronaldo de Portugal.  Messi do Barcelona, é melhor que o Messi da Argentina.

CR7, tem 394 jogos e 406 gols pelo Real Madrid, e 141 jogos e 74 gols por Portugal.

Messi, tem 583 jogos e 507 gols pelo Barcelona e 118 jogos e 58 gols pela Argentina.

CR7 joga junto com Marcelo (pelo lado esquerdo) desde 2009.

Messi jogava com Dani Alves (pelo lado direito), desde 2008.  Dani Alves saiu, e sem dúvidas o rendimento de Messi caiu, tendo que se adaptar jogando com Sergi Roberto esse ano.

Enfim, entrosamento não é detalhe, é fundamental em esporte coletivo.

Durante a gestão de Leco, veja quantos jogadores trocamos:

2016, SAÍDAS (COMEÇO DO ANO):  Rogério Ceni, Alexandre Pato, Maicon, Luis Fabiano, Edson Silva.

2016, ENTRADAS (COMEÇO DO ANO): Mena, Lugano, Kieza, Calleri, Kelvin e Maicon.

2016, SAÍDAS (MEIO DO ANO): Ganso, Calleri, Kardec, Kieza, Rogério, Centurion, Caramelo

2016, ENTRADAS (MEIO DO ANO): Ytalo, Cueva, Gilberto, Chavez, Douglas, Buffarini (?), Jean Carlos, Robson

2017 SAÍDAS (COMEÇO DO ANO): Mena, Kelvin, David Neres, Lyanco, Michel Bastos, Hudson, Carlinhos, Daniel, Ytalo, Pedro, Matheus Reis, Auro e Artur.

2017, ENTRADAS (COMEÇO DO ANO): W. Nem, Sidão, Neilton, Cícero, Pratto, Jucilei, Edimar, Thomaz, Marcinho e Morato!

2017, SAÍDAS (MEIO DO ANO): Luiz Araújo, Maicon, Breno, Wellington, Neilton, Chavez, Lucão, J. Schmitd, a continuar

2017, ENTRADAS (MEIO DO ANO):  Denilson, Maicosuel, J. Gomez, R. Arboleda e Petros.

No novo semestre caso Rodrigo Caio, 224 jogos, o jogador com mais partidas do atual elenco, se ficar terá novos companheiros.  Já atuou com Antonio Carlos, Edson Silva, P. Miranda, Lyanco, Luiz Eduardo, Maicon, Lugano, Breno, Douglas, Militão, e pode ter que se entrosar agora com Arboleda.

Thiago Mendes, desde 2015, já jogou no meio campo com Denilson, Souza, Wesley, Hudson, João Schmitd, Michel Bastos, Carlinhos, Breno, Lyanco, Lucão, Ganso, Boschilla, Artur, Cueva, Thomaz, Jean Carlos, Cueva, Cícero, Jucilei, Militão, Lucas Fernandes, Shaylon e agora jogará com J. Gomez, Petros e Maicosuel.

Caso eles saiam e Lugano, 210 jogos não continue, veja o nosso provável time titular como ficaria:

Renan (33 jogos); Militão, Arboleda, Douglas; Marcinho, Petros, J. Gomez, Junior Tavares (33 jogos); W. Nem, Pratto e Cueva (48 jogos).

É um time onde jogadores não tem 50 partidas pelo clube.

Difícil esperar que acertemos o último passe.  Pois isso, não depende apenas do meia ser criativo.  De nada adianta ser criativo, se ele não sabe como corre, como se movimenta o jogador que receberá a bola para marcar.

Difícil esperar que os zagueiros façam uma cobertura perfeita dos laterais e volantes.

Difícil esperar que volantes e meias, troquem passes sem olhar e sem pensar.

Se olharmos a evolução dos tempos da corrida de 100m, ou de Maratona dos últimos 10 anos, veremos um grande evolução no RENDIMENTO HUMANO, do PREPARO FÍSICO.

Ou seja, o tempo para pensar a jogada diminuiu.  E hoje, treina-se a MEMÓRIA OPERACIONAL, onde são armazenadas, informações que já foram treinadas ou testadas em jogos.

Um time novo, com jogadores diferentes, você acaba ZERANDO a MEMÓRIA OPERACIONAL.

E jogadores quando pegam a bola, precisam pensar.  E quando pensam demais, ou esperam os seus companheiros se movimentaram já são travados pelos adversários.

Se não pensam, sem ter armazenadas situações de jogos anteriores, com o mesmo companheiro, temos a impressão que a bola queima.

Não há mais tempo sobrando para olhar a movimentação dos jogadores, dos adversários, a linha de impedimento, e espaços vazios em 1 ou 2 segundos.  Ou seja, a TOMADA DE DECISÃO, tem que ser INSTANTÂNEA.

E essa é a importância da MEMÓRIA OPERACIONAL.  Você uma série de jogadas armazenadas em seu cérebro, que são rapidamente escolhidas por intuição!

E aí, qual a melhor forma de pensar rápido, se livrar a bola, e talvez dar certo, sem isso?  Cruzamento na área!  Não é passe alto na área para jogadores que você sabe como se movimenta!  É chute alto para área e vamos ver no que dá!

Como torcedor vou torcer para dar certo, mas sabendo que a única forma de dar certo com um time desentrosado é “fechar a casinha” e jogar no erro do adversário!  Senão, erros individuais continuarão a acontecer!  Um passe errado de volantes, e laterais, pode gerar um contra-ataque, que com a defesa exposta, pode ser qualquer zagueiro que terá grandes chances de falhar!

Ernani Takahashi

Anúncios

185 comentários

      • Não amigo, 11…12…16 com treinador (péssimo) que temos tudo é maior e ruim nesse SPFC, infelizmente poucos aqui enxergam o futebol como você amigo, o “imediatismo” está encrustado a anos na pele do torcedor. Rogério é de longe o pior treinador que passou pelo SPFC, mesmo sendo “estagiário”. Osório foi o mais maluco…rsrsrsrs…eeee “modinhas”. Nem se Rogério treinasse pelo menos uns 3 times na Europa durante uns 4 anos e voltasse ao SPFC com métodos modernos e futebol diferente para superar os 7X1 não seria aceito aqui. Os torcedores querem os laterais jogando de laterais, volantes de volantes e assim por diante cada um na sua e sem “invenções”. Então teríamos que ter pelo menos 3 jogadores em cada posição porque se qualquer um se ausentasse teria o suplente, então quantos jogadores teríamos no elenco??? Será que esqueceram as lesões dos jogadores principais e também daqueles que vieram para compor o elenco e teve jogador que chegou e se instalou no reffis e teve alguns que chegaram e jogaram só 1 partida e se internaram…ah!!!! eeee!!!! Rogério, tu és pé frio seu Rogério Osório de Bauza.

        Curtido por 1 pessoa

        • O texto e claro, nenhum treinador conseguiria alguma coisa, com tanto entre e sai, quando o time aparentemente podeira Mostrar l algum futebol, vem esse leco e vende quase tudo, o cara transformou o tricolor num mercadão, nunca vamos ganhar nada desse jeito,e onde está tá todo esse dinheiro, era pro clube não ter dividas nenhuma, quem poderia fazer esse levantamento, do valor total das dividas com o valor total da venda de todos os jogadores?

          Curtido por 1 pessoa

          • Vou repetir o que escrevi mais abaixo…Leco parece “filhinho de papai”, gasta dinheiro fácil, se acabar, recorre à fazenda de papai e pede para vender mais algumas 500 cabeças e tá tudo certo.

            Curtir

          • Quantos treinadores tivemos desde 2009 para cá?? Imediatismo sim. Reclamam de jogadores e treinadores que não respondem às vontades do torcedor naquele momento. Todos querem melhorar em todos os sentidos é claro, só que, toda mudança causa desconforto e ainda tem que continuar competitivo??? Atualizar conceitos e fundamentos que é uma tendência mundial meu amigo, em um país que a cada ano só afunda nossa cultura, tem que ter muita paciência para aceitar todas as alterações. E no futebol nunca foi diferente. Com a troca constante de treinadores e departamento técnico nunca teremos um padrão de jogo e de jogadores prontos para seguir no clube pelo menos 1 ano inteiro. Temos que ter paciência sim, afinal, quem contrata jogador e técnico são os donos do clube e que na maioria das vezes jogam o próprio torcedor contra jogadores e departamento técnico só para se eximir de qualquer erro cometido por eles mesmos. Essa cultura nossa de que tudo é para ontem tem que acabar. Eu não vejo o Rogério pior que todos os outros treinadores no país. Se esperei até hoje por uma mudança no que se refere à treinador, prefiro apostar no Rogério.

            Curtir

  1. P.S.: A foto representa bem essa figura que se esconde quando o time tá em baixa. Logo vamos começar a ganhar e ele aparece em todos os canais, todo sorridente…

    Curtir

  2. Não gosto de ser ofensivo, mas esse cara da foto do post é repugnante, escroto e de carater duvidoso
    Não vejo a hora de ver esse sujeito longe do SPFC e na memoria dos torcedores se é que vai ser lembrado, foi um mal que passou na vida do SPFC.

    Curtido por 1 pessoa

    • É triste! A questão não é lado político! A questão é querer o bem do São Paulo! E com esse cara, quem se dá bem são os empresários G. Bertolucci (Lyanco, Neres, Araújo), e tantos outros que agora invadem nosso clube!

      Curtir

  3. Era tudo culpa do muricy
    depois era tudo culpa do ricardo gomes
    depois era tudo culpa do baresi
    depois era tudo culpa do carpegiani, do leao, do adilson batista
    depois era tudo culpa do ney franco e do paulo autuori
    ai voltou a ser culpa do muricy
    depois era tudo culpa do osorio
    Depois era tudo culpa do doriva
    depois era tudo culpa do bauza
    depois era tudo culpa do ricardo gomes
    agora é tudo culpa do rogerio ceni
    e se mudar, pode vir dorival junior, rueda, tele santana, vicente feola

    só vai mudar o nome que termina a frase

    Curtido por 6 pessoas

    • Exatamente, amigo. Eu sinto nojo dos comentários aqui culpando o Rogério, nojo e olha que nunca fui tão fã dele como jogador, parece que entrei em um blog de corintianos.

      E é pra rir (ou chorar) quando vejo os nomes sugeridos … Dorival Jr???? Um cara que nunca ganhou nada, já rebaixou o Vasco e nos seus últimos trabalhos foi chutado de Flamengo, Vasco, Fluminense, Palmeiras, Inter … Que grande piada, talvez a torcida mereça o que o São Paulo está passando mesmo.

      Curtido por 1 pessoa

      • Pois é Cairê, Dorival Júnior é técnico de um time só e ainda por cima paneleiro e foi por isso que saiu do Santos, Reinaldo Rueda conseguiu ser eliminado na primeira fase da Libertadores sendo o atual campeão, tem torcedor que pede o Jubero ainda por causa dos jogos do Guaraní paraguaio contra os gambás, já vi gente pedindo o Marcelo Oliveira (sem comentários..), só falta pedirem o Milton Cruz, que tá desempregado e conhece o clube hehehehe
        O Rogério não faz um bom trabalho, é fato, mas não é o único culpado, várias coisas acontecem no clube que atrapalha o bom desempenho do time, mas principalmente, a falta que faz uma mentalidade vencedora de verdade!!!!

        Curtido por 1 pessoa

      • Nojo também, principalmente aos xingamentos feitos a ele. Alguns aqui não entendem que defendemos Rogério não pelos seus métodos usados no futebol, mas, por ser quem ele é e já foi pelo SPFC. E digo mais, de longe ele será o pior técnico que passou pelo clube, mesmo sendo iniciante na carreira, coloca muitos veteranos na “algibeira”.

        Curtir

    • Eu defendo vários destes até hoje. Quando disseram que o Tele era pé frio eu não concordei. Sempre defendi o Muricy e continuarei defendendo. Mas como todos tem sua opinião, eu tenho a minha. Pra mim, Bauza, New Franco, e Adilson Batista, são nomes para esquecer que passaram por aqui.

      Curtir

  4. Pra torcida, a diretoria monta um time por semestre, e a responsabilidade é única do técnico, que não entende de futebol, que é um mico, que muda de esquema todo jogo, etc., e tal.
    Na minha opinião somos um time em constante mudança. Não há Mourinho ou Guardiola que consiga fazer esse time entrosar. A maior responsabilidade é da Presidência que muda, muda, muda, muda jogadores, pra continuar vendendo, e o time que não entrosa que se exploda.
    Sem mudança de conduta, postura, não dá pra esperar desempenho de time campeão, fato.

    Curtido por 3 pessoas

  5. Isso tudo agravado quando o time não possui um sistema de jogo definido e em faze inicial , o ideal seria não ficar desmontando o time , mais se vai fazer tinha que ter um sistema de jogo definido e contratar os jogadores já pensando no esquema de jogo , apesar que acho que no começo do ano o Rogerio fez isso ,contratou jogadores visando uma forma de jogar , infelizmente as contratações não vingaram , Wellinton Nem , Neyton , Cicero , oque acaba dificultando ainda mais a reposição vir com deficiência técnica e física , ai vai ter que contratar de novo , isso tudo agravado pela má preparação física que arrebentou vários jogadores importantes , gosto da ideai de trabalhar em cima do 3 4 3 e do 4 3 3 , mais com todos esses problemas , a ideai é boa , mais a falta de preparação do Rogerio em alguns aspecto e a pressão que é inevitável , temos o são paulo mais problemático dos últimos anos , é oque resta é torcer muito pra dar certo mesmo .

    Curtido por 1 pessoa

  6. Entendo sua análise e concordo com ela, em partes. Não consigo concordar 100% porque acredito que o elenco esteja mais forte do que estava no início deste ano ou mesmo em relação ao início do ano passado. Mais, não perdemos nenhum jogador com status de titular absoluto, fora Maicon, que vinha tendo atuações decepcionantes. Não considero David Neres (que mal jogou) titular, tampouco Luis Araújo. Ademais, meu maior motivo para não concordar totalmente contigo é o fato de que a Chapecoense montou um time do 0, literalmente, e está acima de nós na tabela.

    Curtir

    • Desculpe mas se toda sua análise se resume a posição na tabela, ai acabamos de vez mesmo. A Chapecoense foi espancada pelo Flamengo ontem, ou seja, vive altos e baixos também.

      E o Santa Cruz (pela posição de tabela) era o melhor time do Brasil em 2016 e foi rebaixado.

      Curtido por 2 pessoas

      • Só quis dizer que, embora haja correlação entre qualidade de um time e resultados do mesmo com o tempo do time jogando junto, ela só é um fator nessa equação. Querendo ou não, o futebol brasileiro é feito desses desmanches e remontagens, é a coisa mais comum, infelizmente. Não acho que o nosso tenha sido grande (assim como acho que as reposições estão sendo feitas em nível mais alto que as perdas) e acho que um bom técnico daria conta dessas mudanças.

        Curtir

        • Lembra a declaração de Thiago M. dizendo que muitos no elenco não conseguem entender os métodos do treinador??? Bato numa “tecla” a tempos sobre intelecto de cada jogador, talvez o elenco da chapeco seja um nível acima da média de nosso elenco. Sem contar com a dedicação de cada jogador para representar um time que sofreu perdas terríveis nos últimos meses. Todo começo é fácil, manter as metas que é o complicado, vamos aguardar e ver os resultados da chape no torneio todo.

          Curtir

    • Então concordou com meu texto! Pois mudando tanto de jogadores, temos que “fechar a casinha” e jogar no erro do adversário, que é o que faz Chape, Ponte Preta…….

      Enfim……respeito a opinião de todos!

      Sobre o elenco….se acha que esta melhor, ok! Mas, esta mais desentrosado que todos os outros semestres!

      Tentei apenas mostrar o quanto o entrosamento são importantes! Mas, se não acha isso é seu direito!

      Curtir

  7. Olha ele aí! Ótima coluna pra variar…

    Mas infelizmente quando Ceni cair e entrar o novo técnico, seja ele quem for, a torcida vai crucificá-lo… daí troca de novo e de novo e de novo, uma hora dá certo, afinal pra quem ta nessa desde 2009, qual o problema mais 8 anos trocando técnico a cada 6 meses e jogadores a cada 4 meses?

    2020 é logo aí…

    Curtido por 2 pessoas

  8. Como sempre meu ponto de vista é o mesmo do Ernani.

    Quando acontece um cruzamento na lateral do campo que não chega em ninguém é mais fruto da falta de entrosamento do que necessariamente da falta de habilidade do jogador que efetuou o passe.
    Prova disso é que o time entrou nessa sequência sem vitórias justamente quando começou a jogar 2 vezes por semana.

    O Grêmio que ganhou a ultima copa do Brasil foi basicamente aquele time montado pelo inexperiente Róger lá em 2015, hoje o time já tomou mais a cara do Renato.
    O São Paulo nesse mesmo tempo passou por diversos estilos diferentes com Osório, MC, Doriva, Bauza, RG e agora Rogério…

    Curtido por 1 pessoa

    • E por isso trocamos laterais, pontas, todos os semestres!!!! Começamos o ano passado com 4 laterais esquerdos (Mena, Carlinhos, Reinaldo e Matheus Reis), e esse ano temos dois diferentes!

      Aí parece que muda lateral, mas a análise é a mesma!

      Curtir

      • Jr Tavares joga com Pratto desde março, e acertou poucos cruzamentos até agora, com bola rolando durante o jogo práticamente nenhum.. isso é falta de entrosamento também,ou podemos dizer é que deficiência no treinamento ? São praticamente 4 meses jogando junto, ou seria pouco tempo pra entrosamento ? Cueva bate escanteios alternadamente desde o ano passado pro RC e pró Maicon até o penúltimo jogo, praticamente um ano jogando juntos, falta de entrosamento tambem ? Porque não fizemos quase nenhum gol de escanteio esse ano ? Entendo e respeito sua coluna, mas não o que vejo é falta de treinamento, jogar peteca nos treinamentos não acredito que vai melhorar esses números. Repetição em cima de repetição sim.

        Curtir

  9. Eu fico imaginado quanto dinheiro seria economizado em contratações e quanto valeria depois um time de jovens amadurecidos (ao estilo Luan, do Grêmio, Lucas, do Santos) em grandes vendas à Europa. Se a Chapecoense tivesse um time como o que está abaixo, estaria na parte superior da tabela do Brasileirão. E quanto esse time valeria depois? Arrisco dizer que não fariam dívidas e, com as vendas, pagariam as dívidas já existentes. E ainda restaria um excelente time de jovens reservas, altamente promissores, que não estão na formação abaixo e pertencem ao clube. O problema do São Paulo é exclusivamente administrativo, e em grande parte herdado.

    Renan

    Auro, Lyanco, Rodrigo Caio, Júnior Tavares

    Militão, Araruna, Lucas Fernandes

    David Neres, Benner, Luiz Araújo

    Curtido por 1 pessoa

  10. Antigamente o clube mantinha uma base e trocava poucas peças uma vez por ano. Foi campeão de tudo.
    Começou a trocar o time inteiro uma vez por ano. Não ganhou nada, rasgou um monte de dinheiro e quase foi rebaixado.
    Agora refaz o time a cada seis meses. O que os gestores acham que vai ocorrer?

    Curtido por 1 pessoa

  11. Comentário muito bom do Ernani , só espero que essas necessidades de venda de jogadores não se perpetuem , torço para que esse recorde de vendas esteja servindo para reduzir drasticamente nossa dívida , a bancária pelo menos .
    Clubes que não fizerem isso sofrerão muito lá na frente .

    Curtido por 1 pessoa

  12. Ernani, excelente coluna.

    Entrosamento. E treino, treino, treino em conjunto.

    Talvez por isso Dario Pereira levou tres anos para se firmar. Rai idem. Careca dois. Lugano tres.

    Uma vez o Zico falou que no Maracana ele não precisava olhar para saber onde estava no campo e onde estava o gol. E também que sabia onde estaria seu companheiro na hora do passe. “Sabia”.

    Alguns anos atrás li uma noticia de um casal que tinha morrido de acidente de carro na Austrália.
    Para quem não sabe, alguns paises, o volante está do lado oposto, o direito e a mão é invertida.
    Parece que ao fazer um desvio, em velocidade, entrou na contramão. Estava condicionado a entrar para a direita e entrou errado. Sob pressão, onde não há tempo para raciocinar e escolher, normalmente fazemos o que estamos condicionados. Se não estamos condicionados por treino, dificilmente acertamos.

    Aquela falta do mundial contra o Barcelona, o Rai comentou que nunca tinha acertado no treino mas tinha treinado muito. Acertou e fez história.

    Curtido por 3 pessoas

  13. Esses dias o Bruno Prado estava comentando a dificuldade das peppas no inicio do brasileiro.

    O Cuca tinha uma forma intensa de jogar, de fazer seu gol nos primeiros minutos.
    Aí ele sai e entra o Batista que joga cadenciado tocando mais a bola, tendo mais a posse de bola.
    Aí tiram ele e volta o Cuca com seu estilo mais de velocidade.
    Leva mais algum tempo para time se adaotar mas é um time que já jogou assim e logo vai buscar o topo da tabela.

    Ano passado quanto o Tite saiu, foi a mesma coisa. Veio um técnico tentando implantar um modelo que o time jogou durante meia decada. Não deu certo e foi trocado pelo Osvaldo que tinha outro jeito de jogar.
    Mandaram embora ambos e colocaram quem? Alguém que já tinha treinado com o Tite e com sua maneira de jogar. Para assimilar foi bem mais rápido que o do Ceni.

    Muricy quando veio em 2006, por dois anos tentou colocar o 4-4-2.
    Nunca conseguiu. Acabava sempre voltando no 3-5-2.
    Se insistisse no 4-4-2 não teria ganho os brasileiros.

    Curtido por 3 pessoas

    • Muito bons exemplos.

      Quando o Cuca chegou ano passado, os resultados dele também foram ruins. Teve a pausa, treinaram, o Palmeiras começou o Brasileirao melhor, mas ainda bem inconstante (ganhava em casa e perdia fora) até engrenar.

      O Corinthians do Carille é o mesmo do Tite. Mesma forma de jogar, mesma tática, vários jogadores jogaram com ambos. E eu não duvido nada que o Tite ainda dá muito palpite lá dentro.

      O Rogério tá tentando criar sua própria identidade, o que é muito legal. No começo do ano não deu certo, perdemos um semestre, mas ele partiu pra outra. Infelizmente um técnico em começo de carreira vai ter disso, mas eu acredito que ele está no caminho de achar uma maneira de jogar e aí engrenaremos.

      Curtido por 2 pessoas

      • Fizeram com Rogério o mesmo que fizeram com Osório, só não sei qual meio de comunicação usaram com ele, mas com certeza exigiram que o treinador deixasse seus métodos usados no começo do ano, visto que o time estava tomando muitos gols…eu pessoalmente não estava incomodado com os gols tomados, porque fazíamos mais gols que o adversário, um futebol vibrante e apaixonante, que muitos comentaristas aplaudiram e ficaram surpresos de ver, mas, como aqui é “brazil”, jogaram água na fogueirinha de Ceni. Muitos aqui esqueceram disso. Ceni já vinha com esse planejamento na cabeça, mudar os estilo de jogo no Brasil e de preferência no seu clube amado, eu até acho que estava indo bem com alguns ajustes e ele Ceni estava vibrante, todos vimos, aliás, muitos jogadores gostavam do estilo, é muito sofrido para os jogadores??? Claro que é. Mas com o tempo o preparo físico e a cabeça focada tudo seria mais tranquilo e menos desgastante.

        Curtido por 1 pessoa

  14. Mandou bem pra caramba. Aos que reclamam que o Rogério muda demais. Todo jogo o começo do time é Renan no gol, R. Caio na zaga pela esquerda (foi pra seleção esses últimos jogos), Militão pela direita e alguém na sobra. O Jucilei, o Jr Tavares, o Cueva e o Pratto tem suas posições fixas também. Aí o outro volante, a lateral direita e o outro atacante que não tem definição pq não tinha peças. Acho que ele gostaria do T. Mendes ali no meio, tava machucado, jogou o Cícero, agora vai vir o Petros, e quando voltou, ele teve que colocar ele na ala pq o Marcinho era nosso melhor e unico ala (Buffa machucado), mas também é nosso melhor atacante de lado. Aí entrou o problema do cobertor curto. Muitas lesões, elenco reduzido, seleção, jogadores rendendo muito abaixo do que se espera (Cícero e W. Nem) e saída de jogadores como LA prejudicaram a escalação e o entrosamento do time. Acho só que ele se perde no segundo tempo, falta convicção as vezes.

    Acho que a direção está no caminho certo dessa vez. Antes se livrava dos cabeça de bagre daqui pra trazer de outros times. Por exemplo a troca do Hudson pelo Neilton. Ou vendia 2 pra trazer 1. Tem que limpar mesmo quem não tem condições de jogar no SP. Já foram Neílton, Maicon, Lucão, Hudson, Kelvin, Michel Bastos, Chavez e outros. Tem ainda que ir Denis e Bruno. E tem que ter um perfil de jogador muito melhor. Chega de apostar em refugo ou medalhão. Chega de se contentar com mediocridade. Quem tá rendendo? O Marcinho que veio do São Bernardo ou o refugo do Shakhtar? O Militão que veio da base ou o refugo da Ucrania (Douglas)? Por isso q é melhor apostar no Matheus Jesus do que trazer um Leandro Donizete. Apostar em um Gomez do que em um Maicosuel (nessa mandaram mal). Apostar em um lateral da base do que apostar no Edimar. Chega de sucatear elenco com Wesleys, Brunos e outros fracassados. Óbvio que não podemos ser extremistas também, tem jogador que leva um tempo a mais pra se adaptar e começar a render, mas não podemos também esperar 3 anos pra ver se rende.

    Curtido por 2 pessoas

    • Luxemburgo foi um cara totalmente arrogante e não deixou de conquistar tudo que conquistou.

      Gallardo foi campeão da libertadores com o River e também era inexperiente…

      Curtir

      • O Gallardo já tinha uma experiência prévia antes do River com o Nacional-URU onde foi campeão uruguaio logo ao chegar.

        A inexperiência com certeza atrapalhou e tem atrapalhado (cada vez menos) o Rogério, mas era óbvio que isso iria acontecer. Agora que aconteceu, eu prefiro dar tempo pro Rogério que tá evoluindo do que trazer mais um técnico qualquer com prazo de validade e sem perspectivas. Os resultados do começo do ano enganaram muito o Rogério e a torcida e isso atrasou bem a formação do time.

        Curtir

        • Todo mundo dizia no começo do ano que esse seria um ano de reconstrução pro São Paulo. A perspectiva de todos era que o time pelo menos não passasse um vexame diante de um Rival.

          Não vejo a inexperiência do Rogério como um fator crucial para que ele saia do cargo agora. Talvez algumas de suas convicções sim.
          Afinal não é possível que Pratto e Jucilei façam um time que foi candidato ao rebaixamente e que foi o pior paulista em clássicos um candidato incondicional aos títulos disputados.

          Curtir

          • Eu concordo com você. Não acho que o Rogério deva sair por ser inexperiente.
            Por isso que o começo do ano enganou. A gente começou o ano com o objetivo de irmos melhor em clássicos, construirmos um elenco melhor, sem riscos de rebaixamento e brigar por libertadores. De preferência revelando jogadores. Ir melhorando ano a ano. Se desse, beliscar a copa sulamericana. Com a sequencia de jogos sem perder. O pessoal já achou que íamos ganhar tudo e que éramos o melhor time do Brasil. O tempo passou e o time voltou pra realidade, mas boa parte da torcida não.

            Curtido por 2 pessoas

  15. essa reconstrução constante atrapalha mt o trabalho de qq um que estivesse ali. rogerio erra por inexperiência como era de se esperar, mas alguns meses ainda mais em um clube confuso como o são paulo não é referência pra dizer se vai dar certo ou não. a quantos anos não conseguimos dar continuidade a um trabalho? apesar da reclamação de muitos, sinto que ele ainda tem o apoio da maioria e é por isso que ele está ai, pq tem as costas pra seguir em frente apesar das turbulências. pro desespero de muitos o rogerio vai seguir em frente, mas pra alegria de todos vai montar uma bom time.

    Curtido por 2 pessoas

  16. A foto do Leco é “assustadora”, da um nojo, b justo na hora do almoço. Faço uma associação da foto dele como se fosse todos os diretores em apenas uma pessoa, justamente ele. A imagem mostra o que ele faz quando o time perder, a imprensa ataca, o ambiente fica conturbado, se esconde, foge, omite. Um verdadeiro fracassado que reunião tantos outros iguais a ele, formando a diretoria que ficará até 2020.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Temos muita falta de sorte também, olhe a tabela, se tivéssemos pego o Flamengo na primeira ou segunda rodada o time deles estava na draga, hoje está mais equilibrado, o mesmo serve para o Santos.

    Alem da falta de competência da diretoria, da inexperiência do técnico ainda temos ‘azar” na tabela.

    Curtido por 2 pessoas

  18. eu espero só que a diretoria para de mudar tanto o time. escolha um caminho e siga. os jovens de cotia são pra vender? não concordo muito mas blz… mas usem bem a grana, tragam jogadores que chegam com personalidade e decidam. e mantenha, uma base, há anos não conseguimos montar essa base. então que façam isso. eu acho que mudou um pouco o perfil de contratação, marcinho e o promissor morato que se machucou são exemplos disso. além da qualidade, tem que chegar gente com vontade vencer. estou com esperança nesses que vem ai.

    Curtir

  19. Em tempo, sobre a coluna, como sempre é ótima, com uma análise racional, Ernani foi lúcido.
    Não devemos esquecer que o Ceni é inexperiente,.porém algumas vezes teimoso, ao escalar Cícero, Wesley, Bruno, em mudar o esquema tático durante os jogos. São muitos erros, a reestruturação atrapalha muito um experiente, no caso do Rogério é pior por todos os fatores citados.

    Curtir

  20. Muito boa coluna, Ernani. Como sempre sensato.
    Penso que se a saída de jogadores é inevitável, o clube tem que arrumar um jeito de ter uma espinha dorsal de time pelo menos uma temporada inteira, ou um campeonato brasileiro inteiro. Ou vai se repetir esta situação que estamos vendo.

    Curtir

  21. Eu achava que o time da Chapecoense ia lutar para não cair, mas estão mostrando que com um e outro acerto daria até para lutar pelo título.

    Agora, o lance de que a nossa diretoria vende o almoço para comprar a janta foi ótimo. É isso mesmo! Já faz tempo que estamos à bancarrota, mas vendendo a preço de banana as jovens promessas, comprando outras incógnitas de baciada e pagando altos salários, só vamos sair dela quando o Vasco for campeão.

    Curtir

    • Título? Tomando 5 do Flamengo e 6 do Grêmio ? Acredito que não será rebaixada, porém dizer que brigariam pelo título com acertos, acho muito difícil, não tem um elenco forte. Ontem eu assisti o jogo todo, os 2 zagueiros são fracos, o melhor é o Luiz Otávio e ficou no banco.

      Curtir

  22. A previsão para o ano de 1991 não era das melhores. Telê, que sempre foi considerado autoritário, fez algumas exigências para permanecer no clube. Entre elas, estava se desfazer de jogadores com raízes no Morumbi, como o goleiro Gilmar e o lateral Zé Teodoro. (Dias de Hoje: Denis, Douglas, Lucão, Wesley, Cicero, Edimar, Wellington Nem)

    Com a reformulação, o São Paulo ganhou corpo. Passou a ser um time pragmático, mas que vencia. Após um mau começo com três derrotas – que fez o técnico balançar – o time engrenou. Vencia, mas sem espetáculos. Foi assim que o time terminou a fase de classificação na liderança. Na fase final, em quatro jogos disputados, apenas dois gols marcados, ambos por Mário Tilico. Era o pragmatismo que tanto incomodava Telê e que ditava o ritmo no São Paulo. Na final contra o Bragantino, o time pouco atacou, mas também foi pouco ameaçado. Pela derrota em 1982, quando poderia ter empatado com a Itália, talvez os times de Telê tenham aprendido que futebol se ganha também na defesa.

    Exemplo a ser seguido nos dias de hoje
    se desfazer de jogadores que não sabem o que é SP, Denis, Douglas, Lucão, Wesley, Cicero, Edimar, Wellington Nem
    aprender a vencer sem espetáculos, apenas vencer
    ter domínio do jogo, ganhar o meio campo
    aprender que o futebol também se ganha na defesa

    Curtir

  23. Fechar a casinha: essa é a receita pro tricolor. Aquela conversa de time jogando pra cima do início do ano serve pro Barcelona.

    Só uma observação fora de contexto: enquanto o Arboleda jogou pelo clube dele na quarta (já vendido pro SP), o Maicon não nos ajudou contra o CAP, lembrando que, se ele tivesse em campo, talvez aquela falha grotesca no gol do CAP não tivesse ocorrido. Sou fã do futebol do Maicon, mas a personalidade dele não me deixa saudade. Saiu do Porto e do SP da mesma forma.

    Curtir

    • Foi a primeira falha do Militão desde que entrou. O Maicon entregou os jogos com Cruzeiro e Corinthians e só não entregou contra o Sport pq o juiz não deu o penalti depois de ele tentar sair driblando dentro da area no último minuto. Ainda bem que ele não jogou.

      Curtir

      • Pois é! Mas o Maicon sempre se destacou nas bolas aéreas.
        Enfim.. é o SE..
        Confesso que fiquei chateado com o Maicon. O SP fez um grande esforço pra comprá-lo. Depois, na primeira dificuldade do time, ele quis sair.

        Curtir

  24. Ernâni Takahashi a sua análise é rigorosamente lúcida e inteligente.Concordo plenamente de A a Z. Até que se construa uma “memória operacional coletiva” e o grupo de jogadores se transforme em um Time,o caminho é “fechar a casinha” e jogar no erro do adversário.É a saída inteligente para um time a ser formado.Se este for o caminho poderemos ter um Time em 2018.Abraços!

    Curtir

  25. No futebol se tem inúmeras soluções na teôria, mas na prática é bem diferente.

    Como dizia o pexe Romário “escrever e comentar sobre futebol no ar condicionado é fácil”.

    Curtir

  26. 1967 foi a primeira vez que torci para o São Paulo ganhar um título, que não acontecia desde 1959..torci para o São Paulo, para os jogadores que entraram em campo, Isso é torcer..o resto é querer ser critico de futebol, comentarista de resultados, desafeto de jogador ou de técnico.
    esse era o time em 1967 —Em pé: Renato, Edilson, Roberto Dias, Lourival, Jurandir e Picasso. Agachados: Walter Zum-Zum, Adilson, Djair, Nenê e Paraná.. Perdemos para a maquina de jogar futebol que era o Santos. fazer o que. ninguem ficou xingando jogadores, treinadores, diretores, etc. ficamos tristes porem a vida continua e o futebol e uma diversão, uma paixão,, nao pode ser o campo para destilar ódio.

    Curtido por 2 pessoas

  27. A previsão para o ano de 1991 não era das melhores. Telê, que sempre foi considerado autoritário, fez algumas exigências para permanecer no clube. Entre elas, estava se desfazer de jogadores com raízes no Morumbi, como o goleiro Gilmar e o lateral Zé Teodoro.

    Com a reformulação, o São Paulo ganhou corpo. Passou a ser um time pragmático, mas que vencia. Após um mau começo com três derrotas – que fez o técnico balançar – o time engrenou. Vencia, mas sem espetáculos. Foi assim que o time terminou a fase de classificação na liderança. Na fase final, em quatro jogos disputados, apenas dois gols marcados, ambos por Mário Tilico. Era o pragmatismo que tanto incomodava Telê e que ditava o ritmo no São Paulo. Na final contra o Bragantino, o time pouco atacou, mas também foi pouco ameaçado. Pela derrota em 1982, quando poderia ter empatado com a Itália, talvez os times de Telê tenham aprendido que futebol se ganha também na defesa.

    Dias de Hoje
    1 se desfazer de jogadores com raízes (Podres), Denis, Douglas, Lucão, Wesley, Cicero, Edimar, Wellington Nem
    2 aprender a vencer, apenas vencer
    3 ditar o ritmo da partida, ganhar o meio campo
    4 aprender que futebol se ganha também na defesa, não adianta por um monte de atacante e não dar um esquema tático pra equipe

    Curtido por 1 pessoa

  28. Maicosuel não jogará de novo por conta do desequilíbrio muscular que trouxe do Atlético-MG. Atlético que também tem um DM cheio e há anos é assim. Campeiz tem que sair, mas o Carlinhos Neves pode ficar praqueles lados…

    Curtido por 1 pessoa

    • Mas você sabe também problemas físicos não são sentenças de morte né? Nem todo problema é crônico. Jogador se recupera de lesão. O Ganso veio machucado, por exemplo, com uma lesão muito mais séria. O Maicosuel vai ter mais 28 rodadas pra jogar (previsão de volta é contra o Flamengo) além dos próximos 2 anos.

      Curtir

  29. A única continuidade e planejamento q temos é o único q ñ precisamos e o q mais prejudica o time: DIRETORIA. O Lero-Leco tá lá desde a época q boicotava o Muricy no tri-brasileiro, os diretores são os mesmos q assaltaram os cofres (e ainda continuam) na gestão JJ Label/Aidar. O SPFC virou as travecas e as peppas de Dualib e Mustafá, a vdd é essa. Há um conluio de diretores, conselheiros pra encherem o máximo o bolso c o clube antes q vão pro caixão, afinal, o mais novo ali deve usar fralda geriátrica há uma década. O SPFC de hoje é uma vergonha, a pior fase da história do clube.

    Curtir

  30. Sobre o Maicossuel, é preciso ser bem claro.. Ele está mal fisicamente.. desequilibrio muscular tem a ver com preparação física. Alexandre Pato veio para o corinthians com um desiquilibrio parecido. por isso ele tinha muitas contusões musculares, for feito um trabalho de recuperação e a partir daquela data ate os dias de hoje ele nunca mais sofreu com problemas musculares. e tinha tido 28 contusões deste tipo anteriormente

    Curtir

  31. Grande mestre Ernani …, ciranda de jogadores e rodízios de comandantes.
    Sequência de fracassos e vexames incessantes.

    Mas a linha de comando segue intacta …, há quase uma década, a ¨”patota” é a mesma.

    E a culpa é sempre de quem está à beira do gramado.

    Não isento Ceni, pois sei de suas articulações ao redor do poder e conheço o clube e sua política.

    Mas enquanto isso, gente nova chegando, seja muito bem vindo “borboleta” …, saúde e sorte, sucesso no tricolor.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/reforco-na-area-robert-arboleda-chega-ao-ct-do-sao-paulo.ghtml

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é Paulão, e ainda tem gente aqui que acha que eu, você e outros mais somos ludibriados pelo treinador. Confundem nosso respeito e sensatez que usamos para com Rogério. Se todos esses que nos criticam, tirassem a vendas dos olhos e os tampões dos ouvidos, pensaria muitas vezes antes de criticar alguém que “parece” estar no comando do “time”.

      Curtir

      • A Internet trouxe à juventude a possibilidade de voz e comunicação, o acesso rápido para interações virtuais.

        Mas cultura, conhecimento e educação costumam demorar muito mais.

        E muitos desconhecem o SPFC de forma íntima …, é preciso paciência para uma convivência tranquila.
        Ontem mesmo respondi a um ou outro, pois até minha paciência ameaça acabar …, kkkkk.

        Curtir

        • Só pra relaxar…”quer uma balinha Paulo???”.kkkkkkkkkkk. Lembra da entrevista de J.Juvêncio. Quando o assunto principal foge às engrenagens mestras, melhor se isolar do mundo “real”. Abraço irmão.

          Curtir

          • Ainda bem que temos refúgios onde podemos abstrair, relaxar e desocupar nossas tensões, já que o futebol tricolor sobrecarrega nosso “stress”.
            Eu ainda consigo me divertir um pouco aqui no blog.

            Saudações fraternas e bom final de semana com uma bela Vitória do SPFC.

            Curtido por 1 pessoa

  32. Pensamentos dessa semana, que me assutaram muito:
    – sequei Avaí, Atl-GO, Vitória, Sport, Bahia e Coritiba;
    – que bom que os clubes não anistiaram a Chapecoense de ser rebaixada por 3 anos. Ganhamos mais um concorrente;
    – colega de trabalho, torcedor do Goiás, me chamou pra ir SPFC x Atl-GO dia 13/07 e na hora pensei: “lógico que vou, jogo de 6 pontos!”…

    Curtido por 2 pessoas

  33. O São Paulo é uma verdadeira academia de formação de jogadores, mas péssimo para montar um time de futebol profissional com os jogadores que se fizeram campeões nos times da base e péssimo em comercializá-los com a Europa.

    Internamente, não se formou com os jovens um bom time e os valores obtidos nas vendas teria de ser, no mínimo, o dobro dos já conseguidos. Até quando teremos de suportar valores individuais tão baixos? De fato, não se trata do que já se conseguiu obter, mas do valor que poderia ser obtido com a venda de tantas jovens promessas.

    Isto está sendo lembrado agora com a venda de Maicon, um mau negócio financeiro que a diretoria acerta agora os ponteiros, mas não se recupera dos constantes desacertos e dívidas galopantes. http://espn.uol.com.br/noticia/705624_com-maicon-sao-paulo-ultrapassa-r-500-milhoes-e-dispara-como-campeao-de-vendas-veja-o-ranking

    Curtir

    • Nem deuses nem demônios …, humanos apenas.

      O que falta é um projeto …, que deveria existir mas nunca existiu …, o mesmo que seduziu Osório e Bauza …, (enganados e traídos pela diretoria tricolor)) e que agora Ceni também embarcou.

      Não isento Ceni …, mas também não posso achar que seja o maior culpado, pois tal projeto é o vendedor de ilusões tricolores.

      O resgate da mentalidade vencedora do SPFC e a reconstrução do futebol …, by Leco, Manssur, Aidar, Ataíde, Natel …,Jacobson, Médicis, Pinotti et caterva.

      Curtir

      • Projeto este que em breve ouviremos falar e muito.

        A profissionalização terceirizada do futebol …, com sua separação do clube social.

        Já está no forno …, sendo preparado em Brasília.

        Esse caos é milimetricamente planejado de forma sequencial e permanente.

        Curtir

  34. Se preparem pra quem esta reclamando do Ceni vai ficar mudo ao ouvir ser anunciado Mano Meneses ….Carlos Leite está na área…eu sentia saudade do bauza quando chegou ricardo gomes.
    Em resumo tudo que está ruim pode piorar.

    Curtir

  35. Vão esperar mais, pior é depois para se recuperar os pontos perdidos será trabalhoso, essa brincadeira de treinador do Ceni nos custará bem caro viu….o tempo dirá….

    Curtir

  36. A situação é a seguinte, Leco e sua diretoria vão até 2020, o mercado de vendas no SPFC só deixará de existir se secar a fonte (jogadores).

    Se encarar essa situação é difícil para qualquer técnico top do mercado, imaginem para o Rogério que está começando no cargo, querendo implantar conceitos que não seriam fáceis de serem implantados em equipes sólidas, quiçá em uma desorganizada como o São Paulo.

    Vejo Rogério se queimando com a torcida, jogadores e até com a mídia, talvez fosse o momento de pedir demissão e sair pela porta da frente, aprender e voltar futuramente com bagagem, sendo capaz de fazer um trabalho com personalidade e vencedor.

    Curtir

  37. Rogério Ceni fica no comando enquanto tiver apoio da arquibancada. Se vierem de lá os apupos e os xingamentos não haverá como resistir. Ele sabe disso e a diretoria também. O vai ou fica vai depender das derrotas ou vitórias em casa. O tempo nos dirá.

    Curtir

  38. Meu caro… já é a terceira vez que tenho que intervir pra pedir pra vc respeitar as pessoas e não está adiantando…

    Quando eu falo respeitar, é tudo… o pessoal daqui do blog, jogadores, diretores e treinador…

    Se vc quiser criticar o treinador, fique a vontade, eu até ajudo, mas bons modos, respeito e educação são coisas básicas pra isso…

    Pense nisso… espero não ter que falar novamente.

    Curtir

  39. “mas sabendo que a única forma de dar certo com um time desentrosado é “fechar a casinha” e jogar no erro do adversário! Senão, erros individuais continuarão a acontecer! Um passe errado de volantes, e laterais, pode gerar um contra-ataque, que com a defesa exposta, pode ser qualquer zagueiro que terá grandes chances de falhar!”

    Mas, já era desse jeito. Só faltava acertar o ataque (que ficaria certo com o Pratto), mas o estagiário resolveu achar que era o Guardiola e que era só colocar o Buffarini na esquerda e adiantar a linha até quase a meia lua do adversário, tudo isso sem nunca ter treinado um time.

    Curtir

  40. Parabéns pela excelente coluna!! Penso exatamente assim, não há time que resista à troca constante de jogadores…Fiquei surpreso que o R. Caio tenha jogado em em 3 anos com 10 jogadores diferentes na zaga…um absurdo

    Curtir

  41. Vende para abater as dívidas, mas se endivida comprando jogador bichado com salário alto e contrato longo. As pessoas com poder no Brasil são as melhores e mais íntegras, só que não.

    Curtir

  42. Olha, sorte que tem time aí bem pior esse ano e que dificilmente vão ter alguma reação. Porque se tivesse uma briga mais forte no Z4 o São Paulo caía pra segundona.

    O time pra mim é bom comparado com os outros 19. Mas não se entende dentro de campo.

    No momento está jogando com 3 zagueiros que cercam o adversário mas não marcam, os volantes são ótimos jogadores mas o Jucilei e o Cícero são lentos e o T. Mendes quando tenta alguma coisa em velocidade o adversário ja esta recomposto. Os meias quando tem a bola no pé, tem que pensar o jogo com o adversário sempre preparado e a bola não ta chegando à frente. Até chega, mas com 11 adversários debaixo da trave deles. E sempre antes dos 10 min. iniciais o São paulo toma gol. Gol sempre bobo. Falhas individuais das piores possíveis. As vezes até falta de atenção.

    Ou seja, não tem liga dentro de campo. Até acho que o RC é um bom motivador, observa e pede bem reforços baratos, mas não ta colocando uma boa equipe em campo não.

    Curtir

  43. Quem defendia que “técnico” não pode ser trocado sempre pelo clube, não se esqueça de agora acrescentar também “jogadores”. Time de futebol é conjunto, queira ou não a diretoria. E tanto o técnico como os jogadores, não se esqueçam de colocar no contrato uma cláusula de multa de, no mínimo, 50% do valor total do contrato. Aí as coisas mudam – as multas hoje são irrisórias ou não existem.

    Curtir

    • Conjunto ruim ou treinador ruim precisam ser trocados. Nunca vi isso, para criticar a diretoria estão reclamando até de contratar reforços.
      Meu Deus. Nada agrada esse povo.
      É um galera que deve querer morrer abraçada a Neiltons e Lucões da vida.

      Curtido por 1 pessoa

  44. Só acho engraçado os caras estão vendo a situação do time derrotas após derrotas e vai falar do outro time que esta em cima da tabela se preocupem com o São Paulo pois e isso que esta faltando parar de cornetar os outros e prestar atenção aqui dentro esse clube apesar da fase ainda tem prestigio la fora ouvi muitos jogadores dizer que gosta do São Paulo como yaya toure Daniel Alves Furlan Darlan e outros muitos jogadores la fora então não estraguem isso suas mulas diretoria incompetente so espero que esses 500 milhões em vendas de jogadores sirva pelo menos para abater uma grande maioria da divida que esses incompetentes fizeram vamos tricolor ate o fim e aonde estiver

    Curtir

  45. Estou cansado de ver essa torcida babaca criticar o Rogério Ceni.

    É um técnico novo que estudou na Europa e que tem 20 anos de futebol.
    Quando ele começou era pensamento comum que ele precisaria de tempo e que um time que lutou pra ficar distante da zona de rebaixamento não lutaria por grandes coisas no ano seguinte.
    Vocês esqueceram o nosso segundo semestre?

    Apoiem o técnico, apoiem o time.

    Me falem onde o Rogério é orgulhoso e eu explicarei pra vocês o que de fato é orgulho!

    Curtir

  46. Claro que entrosamento com os mesmos jogadores é muito importante.
    Mas mais importante é a repetição de como jogar.
    Se tem um padrão tatico consistente e vencedor, trocam-se as peças e a maneira de jogar continua.
    O time sem cor já sofreu varios desmanches nos ultimos anos, jogadores limitados mas obedientes, e o joguinho (mas eficiente) deles flui naturalmente.
    Pois, por sorte, coincidência ou um “otimo planejamento” da diretoria deles, ate os tecnicos de lá, tinham as mesmas caracteristicas …
    Falta ao RC simplicidade e repeticao na maneira de jogar, independente do estadio ou adversario.
    Deveria comecar com o bom e velho 442, como jogamos (muito bem) no segundo jogo contra o Cruzeiro pela CB.
    Quarta contra o CAP, qdo mudou pro 442, tivemos nosso melhor momento na partida.
    Jogadores simples e comuns, sistema simples e comum.
    Nada de inventar, pelo menos no inicio: 2 volantes, 2 meias e 2 atacantes.
    Creio q, na bagunça tatica q nos encontramos, seria um bom “recomeço” …
    Abs, sds SPFC.

    Curtir

    • Ano passado perderam tres jogadores para o exterior.
      E em um mes contrataram 8 jogadores para repor.
      Fizeram a reposição quase que imediatamente.

      A gente vai contratando no varejo e aos poucos.
      Toda hora chega alguem e sai alguem ao mesmo tempo.

      Curtir

      • Salvo engano, perderam mais jogadores importantes que repuseram.
        No fim a qualidade caiu mas o sistema de jogo foi mantido.
        Até Jô e Romero viraram protagonistas …

        Curtir

          • Qdo citei Jo e Romero, fiz menção a qualidade tecnica.
            Pra mim são jogadores fracos num esquema bem encaixado e jogado a muito tempo.
            Estão rendendo por lá … infelizmente.

            Curtir

    • Eu ainda duvido que eles terão tanta grana pra gastar, mas esse empréstimo foi sensacional: jogador valorizado. Bom lembrar também que esse empréstimo quase não saiu porque o SP exigiu que o valor de compra fixado fosse alto, e o Boca não queria.
      Nesse ponto, temos que enaltecer o trabalho da diretoria.

      Curtir

  47. Concordo em praticamente tudo com o Ernani, especialmente nessa questão do entrosamento ser importante.

    Óbvio que se você tem uma peça muito abaixo das demais, que destoa muito (por exemplo, o Cícero no time atual), o ideal é troca-la.

    Também se você tem a possibilidade de trazer um jogador muito acima dos seus atuais, é mais do que necessário você trocar, pois talento muito acima compensa a falta de entrosamento, como foi a chegada do Pratto para o lugar de Gilberto e Chávez.

    Agora, ao trocar 4 ou 5 jogadores do time titular a cada 6 meses não se tem a menor condição de manter uma equipe coesa. Ainda mais se a troca for no meio da temporada, onde o período para testes e treinos é mínimo.

    É igual no poker. Se você tem uma mão boa, você troca no máximo 1 carta em 5. Se a mão for ruim, você troca mais.

    Curtir

  48. Só pra lembrar, Maicosuel jogou um jogo na 5(quinta) rodada… e já estamos indo pra 10(décima) rodada e ele não voltou, não se recuperou, não irá jogar nessa rodada(10), nem no banco irá ficar.
    Obs.: Pra todos que apoiaram sua contratação.

    Curtir

  49. Veja “As principais causas da perda de paciência do torcedor com Ceni”. http://www.gazetaesportiva.com/times/sao-paulo/as-principais-causas-da-perda-de-paciencia-do-torcedor-com-ceni/ .

    Parece que as razões da insatisfação se tornam cada vez mais evidentes e estão cada vez mais perto das arquibancadas. Se chegar a estas, o técnico não resistirá. Só uma série de vitórias em casa poderá frear a torcida – é a única certeza.

    Curtir

  50. Nossos problemas vão além do treinador? Sim vão, claro que o clube tem problemas de gestão e não é. De hoje…!! Mas Ceni também não deu certo, pelo menos nesse momento, não está dando, e ae..? Deixa ele afundar o clube..? Sai gente, chega gente, concordo que atrapalha, e atrapalha mesmo..! E por isso que não dá pra fica na mão de um iniciante….! a minha opinião é que deve trocar sim, pra ontem..!!! Respeito o que ele fez como goleiro, e fez muito, mas na nova função está sendo fiasco, e eu não misturo o ex goleiro com o treinador…!!! Torço muito pra da certo como sempre torci…!! e não tenho ” nojo ” de quem pensa o contrário, eu respeito, a opinião e as pessoas…!

    Curtir

    • Mas tem colega que não entende isso amigo Chico, nem desenhando o pessoal entende, estamos que nem os violinistas do Titanic, observando o Ceni afundar, estamos indo para o mês 7 de Julho já….

      Curtido por 1 pessoa

    • Realmente só prova o quanto ele está perdido no comando do time. Mas o que eu fiquei mais puto foi a entrevista dele após a eliminação para o poderoso Defensa y Justicia, em pleno Morumbi ao dizer que a eliminação não foi vexame, isto pra mim foi de uma arrogância sem limites e falta total de humildade em não reconhecer o papelão.

      Curtir

  51. Vendo o programa esportivo +90 do canal esporte interativo, foi falado uma coisa que me assustou, sendo entrevistado o diretor de futebol do time sem cor, foi perguntando sobre as declarações do pinotti sobre o tricolor ser uma melhor vitrine, mas um dos comentaristas fez uma pesquida e que de 2010 a 2017 o tricolor com vendas ganhou 462 milhões e o time sem cor nesse mesmo período 440 milhões, porém o tricolor sobre ganhou a sul americana e o time sem cor libertadores, mundial, brasileiro e outros, como são paulino fanático e nos meus 40 anos de idade, que vergonha estamos sendo roubados na cara dura e nesse tempo nada de títulos, nada de modernização do morumbi e nunca temos um time organizado, temos uma facção no comando do clube.

    Curtir

  52. Excelente, Airnani!

    Não estamos aqui pra ‘avisar’ ninguém.
    Como torcedores, constatamos as coisas, comentamos, publicamos nossas ideias, nossas opiniões, nosso modo de pensar e de enxergar os acontecimentos no clube.
    Mas, se for por falta de explanação a respeito de tantos e tantos males ocorrendo, estaremos como loucos ensandecidos, gritando sem ouvir.

    Postagens importantes como esta são rotineiras aqui, em outros espaços.
    Entretanto, os senhores da caneta assinam tratados criminosos e constroem todos os destroços atuais e vindouros, sem darem a mínima para a verdadeira razão de existência do clube: o futebol.

    Curtir

  53. FBN, esses dias um colega aqui no blog escreveu sobre os times vencedores da libertadores, mundial, questionando sobre o melhor time tal…
    Poxa cara, já fomos uma potência…!!
    Somos reconhecidos, eu viajo aqui pela América do Sul, e sempre pergunto e sempre falam do São Paulo, eu não consigo entender como chegamos a esse ponto…!!
    E não me contento mesmo com esses lampejos de bons momentos, com melhorinhas enganosas…! eu quero ver aquilo que eu cansei de ver, que é o medo de enfrentar um SÃO. PAULO…!!
    Respeito com o São Paulo…!! hj parece que qualquer melhorazinha já tá bom pro torcedor, adversário já não tem tanto medo, respeito…poxa cara eu fico indignado com isso….!!
    #queromeusaopaulodevolta

    Curtido por 1 pessoa

  54. E tem gente que cai nessas rsrsrs
    Repetem o tempo todo rsrs Repete, repete, repete para ver se vira verdade.

    Sabe qual a diferença de opinar e fazer campanha ?

    Opinião o cara escreve aqui e ali, eventuamente se o post estiver relacionado.
    Campanha é quando a pessoa entra todos os dias e o tempo todo para falar a mesma coisa em qualquer post,
    Campanhas normalmente tem interesse economico-financeiro…Quando não há interesse financeiro é coisa da cabeça do individuo.

    As vezes pega-se a opinião de algum bloqueiro para usar como argumento para tentar provar a verdade de uma afirmação. Opinião de bloqueiro jornalista ou não sempre vai ser opinião. Não necessariamente verdade ou a verdade.

    Em suma, fica ceni, mas trate de começar a dar resultado rsrs
    Tem pelo menos até o fim do ano. E vaga na libertadores.
    Minha projeção em dezembro era reconstruir e formar uma base sólida em 2017 para ganhar algo em 2018.
    Continuo com essa projeção que era de muitos em dezembro/2017.
    Time está evoluindo e elenco está se encorpando. Mas precisa estabilizar as trocas.

    Ano passado começamos a recuperar contra o FLU.
    Vamos São Paulo, contra tudo e contra todos (os extremamente pessimistas)…

    Curtir

  55. Vou fazer algo que todos chamam de gambá, até porque não defender o Ceni treinador e seu trabalho também tornaram os frequentadores do blog corinthianos.. então mesmo que me rotulem assim,esse apelido virou algo corriqueiro aqui,o que importa é EU saber que torço pro maior clube do Brasil,e crítico um trabalho que não acho bom,e não vejo perspectiva de melhora.. mesmo o comandante e críticado sendo meu maior idolo no futebol.

    Times dos pequenos de itaquera de um ano pra ca :

    Time de 2016¹: Walter, Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel; Cristian, Camacho, Marlone e Rodriguinho; Guilherme e Romero. Técnico: Oswaldo de Oliveira

    Time de 2017²: Cássio, Fagner, Pablo, Balbuena e Guilherme Arana; Maycon, Gabriel, Rodriguinho e Jadson; Romero e Jô. Técnico: Fábio Carille

    ¹ – Time que enfrentou o Cruzeiro na última rodada do Brasileirão 2016.

    ² – Time base que levou o Corinthians ao título paulista de 2017.

    Contrataram de baciada no meio do ano passado pra cá, práticamente ninguém que veio está mais no elenco,contrataram pouco esse ano porque não tem jóias sendo vendidos como no tricolor, portanto,sem grana pra qualificar o elenco. Não puderam trazer o melhor centro avante do Brasil,isso nos fizemos, só um exemplo.
    Falaram em cima sobre cruzamentos só como um exemplo,que um jogador quando joga mais tempo com alguém,o passador sabe quase automaticamente onde o centro avante está. Arana e jo nunca tinham jogados juntos, e quantas assistencias ele deu ao avante deles esse ano ? Entrosamento ? ou treinamento bem desenvolvido,com repetições em cima de repetições ? Acha que se tivessem treinado peteca estariam na liderança hoje ? Analiso o Corinthians aqui,porque trocou de técnico no começo do ano, teve sim sua reformulação mesmo que menor que a nossa, situação bem parecida com a nossa. A diferença ? Pegaram alguém que antes de ser técnico de um clube, tinha total experiência dentro de uma comissão técnica. Treinou divisões de base, algum tempo como auxiliar técnico do melhor treinador do Brasil hj,pelo menos a maioria concorda, treinou a defesa de um time que ganhou alguns títulos, então estava preparado. 20 anos jogando em um clube, não lhe dão experiência pra montar uma defesa,dar treinamentos de fundamentos,jogadas ensaiada e principalmente, não lhe ensinam nada sobre gestão de pessoas,uma das partes mais importantes hoje em dia em clube,onde o técnico tem que lidar com 30 (ou mais) seres humanos,com emoções diferentes, histórias de vida diferentes, e que reagem de formas diferentes a cada atitude sua. Resultados ? Um campeão paulista,eliminado de uma competição e líder isolado do campeonato. Outro eliminado de três competições, e a um ponto do Z4.

    Tudo isso falado na coluna tem fundamento,entendo completamente. Mas o que podemos mudar agora pra ver algo melhorar, está no comando técnico. Pois precisamos de um,e não de alguém que deseja ser técnico e esteja fazendo testes a frente do maior clube do Brasil.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s