Rogério Ceni está preparado? – Por Felipe Morais

Rogério Ceni está preparado?

Sei que esse artigo vai gerar polemica e talvez até seja essa a intenção, pois temos que fomentar a discussão sadia e educada, mas o fato é que esse artigo expõe uma opinião de um apaixonado tricolor.

No ultimo jogo contra o Corinthians, deu para ver nitidamente, o preparo dos técnicos. Ambos são apostas dos 2 times, mesmo tempo no comando, estão em times grandes, com torcedores apaixonados. Pressão por títulos é eterna. Ganhou o Paulista no domingo? Na 3a a pressão pelo Brasileirão começa! É assim que vive um técnico de futebol no Brasil, onde nada importa um titulo do mês passado se perdeu 3 jogos seguidos. Perdeu para um rival, então, é só esperar o dirigente garantir o técnico no cargo para 24h depois ele ser demitido.

Muito falamos da diretoria do São Paulo, mas volto a comparar com o Corinthians. Algum dos times tem uma diretoria profissional? Nivelando por baixo, empatamos. Jogamos a culpa nos jogadores, de fato, vivemos a pior safra do futebol dos últimos tempos, mas no papel, o Corinthians é melhor? Cássio é muito superior ao Renan? Fagner e Araruna são mais jogadores que Bruno e Jr Tavares, mas Maicon e Rodrigo Caio estão abaixo de Balbuena? Jucilei e Cueva são mais jogadores que Gabriel e Jadson! Jô tem jogado muito bem, mas Pratto é muito melhor, mesmo Jô, nesse momento sendo mais decisivo. Romero é melhor que Marcinho ou Wellington Nem? Viram meus amigos, no papel temos mais time, mas por que o São Paulo não ganha do Corinthians? Porque lá, tem técnico! Desculpem, mas essa é a realidade!

Fábio Carille esperou 7 anos para assumir. Ele treinou a base, foi campeão. Foi auxiliar de Mano Menezes e Tite. Técnicos mais experientes, mais vencedores e melhores. Ele observou. Estudou, se dedicou. Não inventa, não trouxe Francês e Inglês, não dá treino chutando bola dentro do cesto de lixo. É humilde, ganhou a confiança. Faz o básico, mas tem dado resultado.

Rogério Ceni. Um recordista. Um dos 5 melhores goleiros do São Paulo. O jogador que mais honrou a camisa tricolor. Um vencedor, obcecado por trabalho. Se aposentou em 2015. Fez curso, conversou uma semana com Jorge Sampaoli, viu uns jogos, uns treinos. Pronto, virou técnico do São Paulo. Sem experiência, quis inovar, bateu de frente com jogadores. Arrogante – como sempre – agora mais ainda.

Ceni é inteligente, sempre foi diferenciado e com opinião. Nunca puxou saco da imprensa ou de qualquer um, por isso, nunca foi titular de uma Copa do Mundo. Só Marcos fazia frente a Ceni nessa época, mas sua arrogância o tirou da titularidade. E sua arrogância está o minando como técnico.

Sua capacidade, inteligência e vontade de vencer nunca serão colocadas em dúvida. Ele já mostrou do que é capaz. Será sim, um dos grandes técnicos do futebol nacional, dará diversos títulos a muitos times, inclusive ao São Paulo. Em alguns anos, talvez em 5 anos. Nesse momento, não! Hoje, ele é um aprendiz, como todos já foram. Tite, Felipão, Telê, Muricy, Carlos Alberto Silva, Luxemburgo, nunca fizeram cursos e foram técnicos de grande relevância e com diversos títulos.

Rogério precisa de mais bagagem e ok com relação a isso. Em 1996, com saída de Telê Santana do comando do São Paulo, Muricy assumiu. Ele estava sendo preparado pelo Telê parta ser seu substituto. Estava sendo preparado por 3 anos. Não deu tempo, assumiu as pressas, errou feio, foi expulso do São Paulo. Voltou 10 anos depois, no ano em que Telê morreu para dar TRES Brasileiros ao São Paulo. Rogério deve seguir o mesmo ritmo. Começar por baixo, treinar times menores como Muricy treinou Nautico e São Caetano com o mesmo profissionalismo. E depois, voltar para fazer história no tricolor!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

Anúncios

159 comentários

    • Comparação esdrúxula. O Carrile está dando certo, nao quer dizer que será bom técnico.
      Pela comparação RC estå np patamar de Roger, Abel Braga, Eduardo Batista, Jose Mourinho, Guardiola, etc.
      Técnicos que estão sofrendo com a instabilidade dos times e as tentativas de encaixar o melhor sistema ao elenco.
      O diferencial do Carrile é o sistema de jogo que no time sem cor é o mesmo (retrancado) desde o Tite.
      Quem tentou implantar outro sistema não deu certo e caiu.
      Até o milionário Barcelona demorou anos para implantar um padrão que hoje é seguido por todos os técnicos. Se fosse a torcida do tricolor nunca teria dado certo…

      Curtido por 3 pessoas

  1. Gostei da coluna e acho muito saudável a discussão sobre Rogério Ceni, ele mesmo se colocou nessa condição quando decidiu assumir o comando do SPFC.

    Entretanto, terei que discordar de qualquer análise sobre Ceni quando o compararem com outro treinador mais rodado, caso do Carille. Nós podemos analisar se ele está conseguindo fazer o trabalho de modo satisfatório — a meu ver, sim, considerando o contexto — mas não se é melhor ou pior do que qualquer outro baseado na experiência, pois é evidente o resultado.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parei onde li “Um dos 5 maiores goleiros do SPFC”. Ele foi disparado o melhor, mesmo Zetti não foi tão decisivo num mundial ou numa Libertadores quanto Ceni. Sem Ceni não teríamos a terceira Libertadores muito menos o terceiro mundial. Está aprendendo como técnico, tem errado, mas não há ninguém no Brasil em consições de substitui-lo. Falam em Dorival Junior, mas no palmeiras ele quase rebaixou o clube, fracassou no Flamengo, só deu certo no SFC e mesmo assim os jogadores costumam não respeitá-lo, basta ve ro que ganso fez a ele. Claro, se o SPFC pudesse ter o Tite aí sim valeria apena a troca, mas não com o campeonato em andamento. Devemos esperar até o fim do campeonato e aí sim fazer uma análise mais racional, aposto que Ceni consegue no mínimo vaga para a libertadores mesmo com todos os erros que tem cometido. Agora, leco precisa parar de vender jogador. Não pode vender Rodrigo caio, Maicon, Junior, Pratto, Tiago mendes.

    Curtido por 4 pessoas

    • Olha… ele pode ter tido uma carreira mais sólida, mas dizer que foi disparado melhor que o Zetti, não. Aliás, como goleiro, função que ele sempre exerceu, Zetti foi bem melhor que ele.

      Curtido por 4 pessoas

      • Qual é a função de um goleiro? É apenas defender? Rogério revolucionou a posição, pegou a loucura de Jorge Campos, Higuita e Chilavert, e transformou isso com sua sobriedade, em algo útil para o time, meio que ele criou a figura do “goleiro libero”, algo que o Zetti não fazia. Zetti jogou excelentemente bem embaixo das traves de 92 a 94, talvez inclui aí 91 e 95, o que dá 5 anos. Rogério foi titular durante quase 20 anos. E de 2004 há 2008 também jogou excelentemente bem embaixo das traves, a final do mundial é a prova disso. Rogério só jogou no SPFC, Zetti defendeu o Palmeiras antes e o Santos depois do tricolor. Rogério foi capitão do time que levantou a taça três vezes de campeão brasileiro e uma da libertadores e mundial. Zetti talvez teve a mesma importância de Cafu, Palhinha e Muller, ficando atras da figura icônica de Raí na época. Os dois foram campeões mundias pela Seleção Brasileira como reservas, um de Tafarell e outro de Marcos. Como jogador e ídolo, Rogério foi muito maior que o Zetti, e inclusive é muito mais importante para a posição de goleiro, visto que começou a jogar com os pés e os números de gol para um goleiro. Zetti provavelmente se destaca, por causa de 4 anos excelentes em defesas de chutes, muitos a queima-roupa onde ele se destacava e muito, e nesses 4 anos praticamente ele não falhou, mas no resto, o Rogério é maior.

        Curtido por 5 pessoas

        • Rogério foi o único goleiro a ganhar a bola de ouro como o melhor jogador do campeonato brasileiro. Acho incrível esse povo dizendo que como goleiro não foi isso tudo. Foi isso tudo é muito mais. Dizer que ele está apenas entre os cinco é falsear a realidade, demonstração clara de antipatia, o que contamina a análise.

          Curtido por 2 pessoas

    • Zetti não foi decisivo, não concordo com você Joaquim, Zetti pegou muito no SP, sendo que na libertadores pegou penalti na final que deu titulo para nós, ganhou duas libertadores e dois mundiais, só não ganhou a terceira libertadores porque se não me engano o Palhinha perdeu penalti. Teve um jogo contra as porcas que ele pegou ate pensamento. RC acabou se tornando maior idolo por seus gols de falta, mas debaixo das traves teve goleiros tão bom quanto ele.

      Curtido por 1 pessoa

    • O loko…como simbolo e lider…foi bem maior que Zetti…

      Como goleiro… nunca…fundamento por fundamento…Zetti era monstruoso…fazia o básico sem margem de erro e fazia milagres na mesma proporção…saída de gol…posicionamento…nao dava susto…vixe tá loko…era linear…fantástico da primeira a última rodada…

      Não lembro de ter visto o Zetti ajoelhando em nenhum gol tomado pelo SP kkkkk…😂

      Curtido por 1 pessoa

    • “Pra exaltar um você não precisa falar mal do outro”.

      Frase que vem logo depois de “goleiro que ajoelhava vergonhosamente a frente dos atacantes”.

      Zetti e Rogério foram dois fenômenos no gol. Cada um escolhe o seu preferido, mas o nível da disputa é altíssimo. Eu, particularmente, achei Rogério melhor em todo o contexto.

      Curtido por 5 pessoas

    • O que é maior, uma libertadores ou um mundial? Zetti pegou o penalti do Gamboa? e o Rogério que pegou a falta do Gerrard?
      Eu fico contende pq os dois vestiram a nossa camisa, e defenderam ela super bem. Tenho guardada até hoje a camiseta do Zetti, e ainda quando brinco no gol, geralmente depois de uma defesa difícil ainda falo “Zettitiiiii”, que era normal na época todo moleque fazer isso, até torcedor de rival fazia. E também tenho guardada a camisa do Rogério. Não vi o Waldir Peres jogar, mas alguém aqui pode chegar e falar que foi titular de duas copas pela seleção, inclusive em 82, teoricamente a melhor seleção de todos os tempos. Algo que o Zetti nem o Rogério não foram. Mas no meu time, escalo o Rogério de 2005 com o Zetti de 92/93 na reserva.

      Curtido por 4 pessoas

    • Concordo com você em quase tudo que disse, porém que o Zetti não foi decisivo… nso para lhe refrescar a memória hoje fazem 25 anos que ele defendeu o pênalti que mudou nossa história!!!

      Na minha opinião o Zetti foi o melhor goleiro que vi no SPFC e olha que sou fã do Valdir Peres… mas o Rogerio foi um goleiro mais completo, revolucionou a posição de goleiro… Vide que o Guardiola só contratou o goleiro do Barcelona porque na base do SPFC todos os goleiros tinham que jogar como o Rogerio….

      Curtir

  3. Se tivessem efetivado o Jardine nós estariamos muito melhor, pois ele já ganhou experiência com a base e gosto muito do esquema de jogo do time sub 20 do S.Paulo, sem nenhuma comparação com o time de cima, estou falando de esquema de jogo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Também acho.

      Mas fica difícil recriminar a diretoria em fazer essa escolha, considerando que o fato de estarmos revelando bons jogadores em série “Made in Cotia”, em grande parte é mérito do excelente trabalho que ele vem fazendo na base.

      Então, colocá-lo à frente do time poderia causar algum dano a essa estrutura que vem dando certo, sem mencionar o risco de queimá-lo perante à “ditadura das análises de resultado” que está em voga no Brasil, há alguns anos…

      Curtido por 1 pessoa

  4. Excelente Felipe, concordo plenamente. Rogério é um ídolo como jogador de futebol, mas como técnico ele não existe, pela história que ele tem no SP ele se acha maior que o clube. O caminho que o Carille fez é o correto para qualquer um que queira ser técnico, podemos citar como exemplo o Zidane também, o craque que ele foi dentro de campo, mas teve a humildade de começa treinando a equipe de base, depois virou auxiliar para ai sim assumir a equipe principal. Rogério é muito arrogante e não tem um pingo de humildade se acha melhor que todos.

    Curtir

  5. O Rogério é um cara de personalidade forte e de opinião, por isso foi e sempre será rotulado como arrogante, mesmo não sendo, chega a ser impressionante como parecem que torcem contra o cara

    Curtido por 4 pessoas

  6. Falar que o atual treinador foi disparado o melhor goleiro é exagero… temos que respeitar, pois é apenas uma opinião, mas dizer que ele foi disparado melhor que o Zetti e que este não foi tão decisivo é muito exagero…

    Para mim Zetti foi muito mais goleiro que nosso atual treinador. Debaixo das traves foi um monstro, dava gosto de ver.

    É difícil apontar um goleiro que tenha sido tão seguro quanto ele debaixo das traves, já o nosso atual treinador oscilava momentos memoráveis com outros bisonhos. Fica marcado pelos gols e saída de bola, mas como goleiro debaixo das traves Zetti foi muito mais goleiro.

    Momentos distintos dos dois, cada um a seu tempo, mas Zetti foi monstro.

    Curtido por 4 pessoas

  7. Razoavelmente preparado. Mas eu manteria o Ceni no cargo por no mínimo 5 anos; nesse período acho que no mínimo uma Libertadores a gente leva. Alex Ferguson demorou 5 anos pra ganhar qualquer coisa Man. Utd. e nem por isso foi demitido. Trocar de técnico agora seria inútil, mesmo muitos não gostando do Rogério.

    Curtido por 2 pessoas

    • Muitos parecem não gostar dele realmente, fico triste com o desrespeito,cada um tem suas convicções.Mas acredito que a maioria não gosta do seu trabalho como técnico.. apenas isso. Quem sabe separar o goleiro Rogério do técnico Rogério sabe que o futebol do tricolor anda muito mal. Hoje olhando os lances de nossas 3 LA e 3 mundias, foi triste imaginar o que nos espera no domingo. Existem muitas mudanças que deveriam ser feitas no tricolor, mas a única que vejo com potencial de mudança imediata,por um futebol em campo melhor,seria a troca de técnico,por alguem mais experiente,que saiba tirar o melhor do nosso elenco que nao é tão ruim assim.
      Ta osso ver o tricolor jogar. Mas nunca o abandonarei ! Vamo SPFC !

      Curtir

  8. Concordo com tudo. Um time tem técnico, e não quis inventar a roda. O outro é aprendiz. Apesar disso, com tantas vendas de jogadores, acho que o trabalho do Ceni deve ser avaliado no fim do ano.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Rogério Ceni inventa as vezes de ficar mudando formação e estilo de jogo no meio da partida, mas no geral como jogava o SP quando tínhamos Luiz Araújo e W.Nem estava machucado? Não é muito parecido com o Grêmio, a sensação do Brasil?
    Podemos dizer que Pratto/Gilberto joga onde Barrios/Bolaños jogam, Luiz Araújo era nosso Pedro Rocha e na direita vejam só, o volante T.Mendes adiantado assim como joga o volante adiantado: Ramiro. Quem é o cara que flutua de um lado pro outro no Grêmio? Luan! E do lado de cá? Cueva! São tantas similaridades que podemos também comparar o 2º volante lento e pensador Maicon (expulso do Morumbi) com o Cícero. Michel do lado de cá representa o Jucilei. Podemos até comparar os meninos da base Arthur com Araruna. E a linha de 4 e o goleiro eu nem preciso citar.
    Porém individualmente, Cueva não está no mesmo ritmo de Luan, Maicon nem Rodrigo Caio estão chegando perto do Geromito. E o entrosamento também está bem a quem do que deveria ser. Muito por culpa de trocas, lesões convocações… É muito difícil apontar somente um culpado. Penso até que talvez Ceni fosse menos inventivo se não tivesse tantos jogadores em baixa ou desfalques.

    Curtido por 1 pessoa

    • Confesso que ainda não vi o time do Grêmio jogar. Mas sua analise, se correta, mostra que é muito mimimi em cima do SPFC e a torcida compra essa ideia. O Pior é ver o gambá do Ritzek falar que o SPFC é a decepção da temporada… E o Flamengo? e o Palmeiras? e o até então invicto Cruzeiro? É a mesma imprensa que começo do ano falava que o Corinthias era a quarta força de SP. Os caras não sabem nada, só falam, falam, e falam, e parece que entendem. É muito fácil depois que galinha colocou o ovo falar que cor é ele. Gostaria de ver mais analises como a sua no meio futebolístico.

      Curtido por 1 pessoa

      • Nos últimos 2 jogos o Grêmio jogou com 4 “volantes” (Maicon, Michel, Arthur e Ramiro caindo pela direita), pois estava sem centroavante. Se fosse no SP, diriam que o Ceni é retranqueiro e blablabla… O povo gosta muito sim de reclamar, pois enxergam em cima de resultados. Analisam o papel e não onde o “volante” está jogando.

        Curtido por 1 pessoa

  10. Respeito, mais pura bobagem. Arrogante na visão do colunista e de outros que talvez não tenham a coragem e a firmeza dele em colocar suas opiniões saindo da mesmice e hipocrisia. Às vezes falar o que pensa e muitas vezes a verdade incomoda. O Ceni poderia e deveria ter mais bagagem, mas não é por causa dele que o time vem capengando e tendo atuações pífias há uma década. Essa é a típica opinião daqueles que de 6 em 6 meses pede a saída de treinador. PlayStation não é vida real!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Zetti não foi tão decisivo….!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Até endendo a divergência de quem foi o melhor…pra mim Setti sem sombra de dúvida, respeito e reconheço os serviços prestados pelo Ceni….
    Mas dizer que Zetti não foi tão decisivo….!!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk….para o mundo que eu quero descer

    Curtir

  12. Essa história do Rogério na boa já encheu. Até parece que viemos de anos gloriosos num passado recente…
    Sendo o Rogério ou não o técnico, o SPFC fez uma limpa necessária no elenco começo do ano, colocou pra jogar diversos jogadores de Cotia, arrumou goleiro e lateral esquerdo que era um problema crônico, perdeu seus dois pontas mais promissores. Não levou nenhuma goleada, ganhou de rivais fora de casa, e perdeu dentro também. Não teve dinheiro para contratar (fora o Pratto), precisou fazer um escambo fudido com os outros times para ter jogador. Perdeu no brasileiro todos os jogos por no máximo 1 gol, e tem 100% de aproveitamento em casa, com a segunda melhor defesa do campeonato, mas com um ataque irregular. A desclassificação para o time da Argentina foi feio, muito feio, mas o resto, não está pior que nos últimos anos, inclusive tem números interessantes.
    Agora falar do Carille como exemplo positivo? Pq não cita o Dunga na primeira passagem pela Seleção que foi muito bem, ou o próprio Klismann na seleção Alemã que tb foi muito bem, e os dois não tinham experiencias anteriores como técnico. Cansei de ver a galera meter o pau no SPFC, e falar bem do Palmeiras e Flamengo que gastaram um caminhão de dinheiro e estão atras de nós na tabela.

    Curtido por 3 pessoas

  13. Eu não ofendi ou diminui o Zetti, apenas acho que Ceni foi mais goleiro, mesmo debaixo da meta. Mas respeito as demais opiniões. Rogério Ceni, para mim, foi maior que Yashin , o aranha negra.

    Curtido por 1 pessoa

    • Yashin ou o Zetti jogaram em um mundo que não existia youtube e nem premiere. Os dois tiveram seus dias de glória, mas aposto que também falharam.
      Lembro de uma entrevista com um jogador do SPFC da década de 90 que falava que o Muller não jogava nada nos jogos de quarta-feira a noite no interior, pq os mesmos não era transmitidos pela TV. Agora, os jogos de domingo que eram transmitido, ele arrebentava a boca do balão.

      Curtir

  14. Rogerio como jogador, sempre foi batalhador, mas considerar ele o melhor goleiro que o SP já teve acho um grande exagero. Zetti pegava muito mais que ele. O Rogerio ainda tem um defeito muito grande, sua arrogancia, sempre colocou suas marcas pessoais acima do clube.
    Como tecnico é uma piada de mau gosto. Escala mal, não tem convicções e o mais importane ele faz péssimas substituições.
    Fora o fato de estar queimando o Lugano. Pro que o leco renovaria o contrato de alguém que treineiro nunca escala?

    Curtir

  15. Tinhamos um treinador inexperiente que falava o seguinte.. Treinador e no máximo 20 a 25% do resultado de uma partida.. Os 75% ou 80% são responsabilidade dos jogadores em campo. São eles que tem que tomar decisões , e que ganham ou perdem o jogo. Podemos não gostar de alguma coisa do técnico atual, ou muitas coisas, porém , os jogadores tem que manter uma postura técnica condizente. Nesse Brasileirão perdemos pro cruzeiro , quando estávamos melhor na partida, por que Maicon chutou uma bola pra lateral e fiou olhando os passarinhos.. Isso é postura dentro de campo..Depois de empatarmos com o Corinthians , o mesmo Maicon , no campo de ataque resolve do nada virar uma bola da esquerda pra direita e passa a bola pro JO.. isso é postura de decisão do atleta. Essas coisas destroem esquemas preparados de antemão, obrigam o time a mudar a maneira de jogar, quebram a confiança numa partida. No mais, o nosso técnico tem feito um trabalho consistente, tem varias opções de jogo, algo que todo mundo cobrava quando não existia, agora é invenção.Está nos faltando o encaixe das peças , pra que possam render mais.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Penso também que o Rogério tinha que ter se preparado mais, que deveria ter passado pelas categorias de base, mas esse não é o grande problema hoje do São Paulo, mas sim a falta de planejamento.

    Como foi comparado com o técnico do time sem cor, vamos também comparar o planejamento dos dois times. No time sem cor, já havia uma base montada, um sistema de jogo definido, que vem desde o tempo dá série B, com o Mano. Um time que joga fechado, no erro dos adversários e preza sempre pela marcação. Quando o time é montado, os jogadores contratados são sempre com o mesmo estilo, são sempre com as características parecidas dos que saíram.

    Quando os dois técnicos começaram nesse ano, o outro time só ganhou em contratações, trouxeram o Jadson, posição que o time era deficitário, o Jô que também era uma deficiência do time e trouxeram um zagueiro para repor o que tinha saído.

    Já a nossa diretoria, começou se desfazendo de um jogador promissor, que foi o Neres, e só trouxe o Pratto e o Jucilei, em um time que tinha um monte de deficiências, como a lateral, o meio e até mesmo atacantes pelo lado. Depois ainda perdeu sua outra revelação, o Luiz Araújo.

    Como que um técnico, que já não tinha experiência, vai implantar uma filosofia de jogo diferente num elenco que a cada três meses muda e que a falta de títulos, ainda coloca mais pressão??

    Não acho que o Rogério era a melhor opção para técnico, mas também não vejo seu trabalho diferente dos outros técnicos que estão no mercado. Fora o Tite, qual outro técnico tem feito um trabalho consistente, diferenciado? Cuca no Palmeiras, com toda estrutura e contratações, está pior colocado que o São Paulo. O Roger do Atlético, que muitos queriam por aqui também vêm muito mal. O Dorival Júnior foi substituído pelo Levir no Santos, que foi demitido do Atlético por não ter ido bem lá. O Zé do Flamengo, que é da mesma geração do Carrile, com um elenco cheio de craques, também não consegui bons resultados, e pode ter certeza que lá também, está faltando planejamento, pois contratam jogadores de bacias para uma mesma posso.

    Portanto na minha opinião, o que mais pesa hoje é a falta de planejamento da nossa diretoria e a pouca paciência que os torcedores tem, pois é só ser eliminado em uma competição, que já começam a querem trocar de técnico e jogadores.

    Curtido por 1 pessoa

    • Gamerenda, muito boa sua análise também! Basta que analisemos a questão com prudência e seriedade. O que incomoda é muito, muitos quererem que o Ceni, ou quem quer que fosse que estivesse como técnico, resolvesse um problema que é absolutamente crônico há muito tempo. Temos que ter o mínimo de continuidade em um trabalho.

      Curtido por 1 pessoa

    • Belíssima observação, em menos de 6 meses de trabalho já o rotulam como algo horrível. Além que apenas a sorte não eliminou o Corinthians da Copa do Brasil contra o poderosíssimo Brusque, disputas nos penais, onde o jogador do time catarinense acertasse, gambazada eliminada, a sorte deles que o cara errou, e o próximo também.

      Curtido por 2 pessoas

  17. Faltou ao Rogério treinador a mesma paciência do Rogério goleiro, saber o momento certo de ascender ao time principal, ele deveria ficar mais tempo na Europa fazendo o curso na UEFA e começar em times menores no exterior mesmo e depois vir para o Tricolor onde fez história!!!!
    Mas foi ele mesmo que se pôs nesta posição, então paciência…

    Curtir

  18. Comparar Zetti e Ceni …. que bom que tivemos os dois….

    Acho normal Ceni termidor popularidade … tem os gols, tri-hexa… liberta e mundial… além de tudo é de uma época que a torcida do SP cresceu demais … enfim, bom pra nós que tivemos os dois!

    Curtido por 1 pessoa

  19. Quem sabe domingo ele escale bem o time, sem invenções e sem molengas.
    Renan
    Bruno (infelizmente não tem lateral do nivel que o SP precisa)
    Maicon
    R. Caio
    Jr. Tavares
    Militão
    Jucilei
    Cueva
    Marcinho
    Lucas Fernandes (Denilson poderia jogar, faz a função na ponta, depende da liberação da CBF).
    Pratto

    Curtir

  20. Ser técnico era algo que o Rogerio queria muito , o problema é que foi com muita sede ao bote , que ele é inteligente é , é uma boa pessoa também acho que é , que vai dar certo na profissão vai , mais no momento esta aprendendo muita coisa ainda , a inexperiência dele pra mim é nítida é o prejudicou muito e também ao time , pra mim ele não da conta , não tem condições ainda de aplicar aquilo que deseja fazer , a uma distância enorme daquilo que ele propunha para aquilo que ele esta fazendo , e nesse aspecto pra mim não tem como por a culpa em outros , nem na diretoria e nem nos jogadores . trabalho tático , técnico e físico diz respeito a ele , e não tinha a visão completa formada como isso funciona e de como aplicaria , nas condições que o futebol brasileiro da e que o clube oferece hoje . de veda de jogadores , de reposição .
    O trabalho no paulista foi normal , e ser eliminado pelo cruzeiro também , esses jogos mesmo perdendo foram equilibrados , mais a maneira como ele tratou o jogo da sulamericana beirou o amadorismo .
    Ele por confiar manteve o preparador físico e deu no que deu , se fosse experiente já teria o preparador físico de sua confiança , e já entenderia muito do que envolve a preparação física de um clube e logo veria o problema ,
    Pra mim ele deu um passo atrás quando mudou o esquema e desistiu da proposta de jogo inicial , na verdade ele fez isso porque ele não estava sabendo aplicar totalmente a proposta de jogo e solucionar os problemas táticos e de posicionamento do time , e fez isso também pra se manter no cargo ,
    Não sou contra ele se manter no cargo desde que aconteça um alimento da diretoria e treinador , Legal observar essa faze que o gremio vive , por que a muito tempo o gremio estava sendo dirigido da mesma forma que o nosso são paulo , e tem mostrado que possível reverter esse quadro , é um time que troca muito de técnico , que também vendia jogadores todo ano , e todo ano fazia reposição , e conseguiu reverte isso com o time sendo bem treinado táticamente e acertando nas reposições , 2 ou 3 jogadores por ano vão sair , se houver um bom trabalho da diretoria o do técnico juntos , o treinador treinado bem o time e a diretoria desfazendo de no máximo 2 ou 3 titulares por ano , e repondo certeiramente as peças que sair . não da pra culpar as temporadas passadas pelos erros cometidos nessa temporada , ha um orçamento e planejamento para temporada , essa equação que mais uma vez não fecho esse ano pelos erros , os reforços que teriam que ser titulares e reforçariam o time , Neiton , Welinton Nem , Cicero , não vingaram ,o preparo físico prejudicou ainda mais , o técnico não conseguiu acertar o time , a diretoria vendeu jogador , e com o baixo rendimento teve que contratar mais jogadores , oque tem salvado atuações isoladas de Pratto , Jucilei , e Renan , então eu acho tanto diretoria como o técnico despreparados e erraram esse ano . pra mim os 2 trabalhos estão ligados e por falta de capacidade prejudicam tudo , oque faz ficar neste ciclo que afunda o clube . pra mudar o quadro não é questão de tempo , mais sim diretoria e treinador fazer as coisas sem margem pra erros e com qualidade .

    Curtir

  21. O time do sp é melhor que o time de itaquera. Aí não é questão de resultado. É lógica. Se vc tem um time melhor e não consegue resultado, algo está errado. Na minha opinião, é a comissão técnica. Acredito q o RC será bom técnico. Mas falta muito chão ainda.
    O que se deve debater é se ele realmente precisa comandar o time principal enquanto aprende, ou se seria melhor colocar alguém com experiência.
    Sou mais a segunda.
    E prefiro Zetti ao Rogério… O q não diminui seu tamanho. Só está sendo comparado a goleiros gigantes!
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    • Discordo, o time do Corinthians é mais organizado e tem um ambiente mais saudável para se trabalhar. Não é apenas peça por peça que se mede a capacidade de um time, de um exército, de uma organização. O erro do Ceni foi querer fazer algo correto, no momento errado. É correto pela sua história querer o SPFC apresentar um futebol vistoso, ofensivo e moderno. Acontece que a época requeria apenas resultados imediatos, aí, o futebol feio e burocrático, tem mais resultados a curto prazo. O problema que falam que o Rogerio deveria sair, mas as alternativas são tudo mais do mesmo, reclamam que falta chão pro Ceni, ou que o mesmo usa o time como laboratório e querem o Dorival, que testou o Santos com um zagueiro durante o campeonato paulista… não vejo coerência. Se for apenas por resultados, tragam o Bauza de volta.

      Curtido por 1 pessoa

      • Não concordo, o ambiente do small não tem nada de saudável não. Enfrente crise institucional e financeira assim como nós.

        O erro do Ceni é querer chegar ao futebol vistoso e ofensivo usando peças inapropriadas: lentas e que não sabem passar a bola.

        Poderia falar de muitos erros, mas vamos ao mais evidente: volante não propõe jogo, faz transição.

        Curtir

        • Veja o 3-4-3 do Chelsea, quem propõe o jogo muitas vezes são os zagueiros, sim os zagueiros. Essa coisa que quem deve armar o time é o camisa 10, são as peças de museu da nossa imprensa que não se atualizam. Futebol moderno a figura do volante brucutu não existe mais, assim como o 10 vistoso. Olhe Ganso e Casemiro, um é o tipico camisa 10, o “1” que o Zagallo tanto buscava em sua seleção, não tem espaço na Europa em sua posição, alguém vai me falar que ele é lento, Raí também o era ser for o caso. Casemiro, nunca foi brucutu, tem técnica de sobra, e é o cara que “protege a zaga” do Real e sabe sair jogando, chegar a frente. Prefeiria o Casemiro de volta que o Ganso no São Paulo, então não vem com essa ideia que volante não arma o time, isso é passado. Só falta falar que ponta não deve marcar lateral também.
          E se ele não tem as peças apropriadas, a culpa é do Pinotti que não fornece as condições pro Ceni trabalhar. E se fui contrato para um empresa, eu preciso ter as ferramentas para fazer o meu trabalho, isso é o minimo que se espera. Mas acho que os erros são outros, nem é esse de elenco, o que falta são qualidade em uma ou outra posição, e a espera para formar um time competidor, invés de vender peças antes de colher frutos esportivos com elas.

          Curtir

          • Propor jogo não é ditar o ritmo da proposição.

            Cada posição deve respeitar sua função primária antes de querer exceder.

            Um volante em primeiríssimo lugar deve fazer a transição da defesa para o ataque. Isso ele deve fazer com excelência, porque ninguém vai fazer no lugar dele. É a isso que me refiro. Pegue como exemplo o Thiago Mendes. Ele não faz a transição e ainda é posto para participar do ataque sem ter cacoete para tal. É uma peça travadona numa faixa do campo em que o jogo deve ser rápido, objetivo e envolvente.

            Se um volante tiver a competência para fazer a transição e avançar, ótimo. Casos de Falcão, Mineiro, Kross.

            Se o jogador não tem, não adianta forçar. É o que os treinadores por aqui fazem. É o mesmo erro que o Rogério incorre.

            É ótimo um ponta que marque lateral, desde que ele ataque com competência. Se ele não presta para produzir ofensivamente, pra que diabos eu quero ele em campo só para marcar?

            O raciocínio é simples: você forma um esquema de jogo com as peças à disposição e não o contrário.
            O Rogério tem peças apropriadas para montar um time competitivo. Com vulnerabilidades, mas muito competitivo. Só que ao invés disso fica querendo inventar, aplicando conceitos inapropriados em certas situações.

            As falhas dos bananas Pinotti e Leco não abonam as do Rogério. Os três cometem erros gravíssimos no gerenciamento esportivo do São Paulo. É um fato, e não há desculpa que abone qualquer um dos três.

            Curtir

            • Tudo depende do perfil buscado. Olha as entrevistas do Osório, ele deixava bem claro isso. Ele citou dois treinadores europeus, que não me recordo o nome e nem os times que treinavam. Os dois buscavam um lateral direito, mas com perfis totalmente diferentes, o primeiro queria um lateral alto, que a coisa mais importante era proteger o “segundo poste” nos ataque pela esquerda, depois vinha a parte ofensiva, o segundo treinador buscava um lateral ofensivo, e não se importava nem um pouco com sua habilidade de defesa. Muito provavelmente a direção do São Paulo conversou com o Ceni para saber como esse queria armar o time, e concordou com isso, e muito provavelmente prometeu as peças que faltavam.
              Thiago Mendes é um baita de um volante para o Futebol Brasileiro, não é por nada a proposta de 30 milhões de reais que chegou por ele, quer um exemplo, quem chuta melhor que ele de fora da área do elenco são paulino? Em um volante moderno, essa característica geralmente é fundamental, além que passes curtos e médios também é muito competente, assim como na marcação. Ele pode falhar na “ponta direita”, mas na volância ele é bom sim.
              E sobre transição, lembra do Osório treinando o Toloi para fazer lançamentos cruzados para o ponta esquerdo? Então agora voce lembra da imprensa falando que zagueiro não deve armar jogadas? Então, eu sou muito mais Osório.

              Curtir

            • Em um futebol moderno, a capacidade de marcação do ponta é tão importante quando fazer gol. Veja o Rogério (Neymar do Nordeste), tinha mais capacidade de finalização que o Kelvin, ou mesmo o Luis Araújo, mas não quer marcar, e depois perguntam porque está na reserva do Sport.

              Curtir

              • Concordo com tudo que foi falado sobre pontas, laterais e zagueiros saindo com a bola. O que me incomoda é ver que um jogador que vai mal aqui, que nós crucificamos e expulsamos, chega em outros times e vai bem. Podemos falar de diretoria e tudo mais. Mas desde 2008 não temos uma comissão técnica competente. Concordo com o argumento sobre a mediocridade do Tite, Mano, etc… Mas acho que depois de quase 10 anos sem títulos importantes, talvez fosse melhor um treinador que fosse neste estilo. O sp não tem peças obedientes taticamente para que possamos ter este futebol vertical que gostamos de ver como foi com o Ozório. O próprio sofria com isso na época… Ou não se lembram nas lindas vitórias e nas goleadas vexatórias sofridas? Para agravar a situação, da pra ver na cara do RC o destempero dele, como fica contrariado, a teimosia.. Ele vai ser um grande técnico… Mas vai ter que aprender a engolir muito sapo antes, baixar a bola e ser mais humilde… Esta última é uma qualidade que ele definitivamente não tem…
                Por último, já dizia o Muricy, o time tem q zer escalado conforme as peças que se tem….nossos “pontas” são medíocres…. Laterais fracos… Bom, pelo menos ele entendeu q não dá pra deixar o time aberto e voltou para os 3 zagueiros(não gosto de formações com 3 zagueiros, mas é o q melhorou a defesa)… Pra mim, isso por si só mostra evolução… Vamos ver o que acontece..
                Vlw!

                Curtir

  22. Desde Dez/2016 sou xingado e acusado de não ser sãopaulino porque nunca concordei com Ceni ser tecnico neste momento e hoje sou xingado muitas vezes exatamente por critica lo. Arrogante ao máximo ! Nunca reconhece erros nem mesmo quando são indiscutíveis como a escalação grotesca do jogo do último domingo. São 6 meses de trabalho pífio como treinador. O São Paulo não mostra nada em campo, não há o minimo de organização e tática. Já deveria ter ter sido demitido. Com ele o São Paulo não chegará a lugar algum. Ceni não pode ser maior do que o São Paulo. Sua comparação com Cariile foi perfeita e poderiamos citar o próprio Jair Ventura no Botafogo. Enquanto se achar que idolos são maiores do que o clube viveremos de tragédias como temos hoje.

    Curtir

  23. O Rogério pode ter formas diferentes, futurísticas de treinamento, visão aperfeiçoada e tal. Mas além de não estar conseguindo colocar em prática, ele sofre do mesmo defeito que a maioria dos técnicos brasileiros sofrem: Teimosia.

    O Rogério é aquele técnico que vai colocar o Cícero jogar, até enfiar goela a baixo dos torcedores, que ele é bom jogador, mesmo que seja péssimo. E se não conseguir isso, irá tentar colocar na lateral ou atacante, até que a torcida canse, mande o cara embora e pronto. E isso não faz para queimar jogador, isso é porque teima em querer sempre estar certo, quando na verdade, está totalmente errado.

    Curtir

    • Você já percebeu quantas vezes o Rogério teve time para armar Thiago Mendes/Cícero/Jucilei pelo meio? E que tivesse um ponta direito e ponta esquerdo a disposição? Se não estou enganado, apenas contra os gambás durante os primeiros 15 minutos da primeira partida da semifinal do paulista, quando o Nem se machucou e o Cícero entro em seu lugar. Hoje na minha concepção, o meio campo do titular do SPFC num 3-4-3 com o Ceni seria Thiago, Jucilei, Junior e Bruno/Buffa/Marcinho, mas nunca ele teve esse time para armar com dois pontas de oficio.

      Curtir

  24. Ceni não está preparado, perdemos seis meses de trabalho.
    Não significa que não possa evoluir, apenas que seu estágio já nos custou muito. Seja por ser inteligente, seja por ter uma comissão qualificada dando respaldo .
    Hj, vejo ele finalmente fixando um sistema tático (3x4x3), embora erre nas peças e mudanças.
    O que acho mais incrível nele é a rejeição por meias e a teimosia com algumas inutilidades.

    Curtir

  25. Na minha opinião o grande erro do Rogério esse ano foi não ter mantido a filosofia aplicada no início, que vinha fazendo bons jogos. Tomava muitos gols, mas além de fazer mais gols que tomava, produzia muitas chances.

    Foi perder um jogo importante, que a pressão fez com que ele mudasse. Com relação as eliminações, as duas primeiras foram normais, perdemos par times da mesma tradição em jogos equilibrados. A única que foi vexatória e até estranha foi a eliminação contra o Defensa.

    Curtido por 1 pessoa

  26. Não….perdemos mais da metade da temporada, tivemos prejuizo financeiro, moral por sermos eliminados em pleno Morumbi porvumvtimeco Argentino, não temos um padrão tático.

    Curtir

  27. Parabéns pela coluna Felipe, assino embaixo.
    Vejamos alguns pontos:
    Cinco meses e meio de trabalho.
    Pré temporada folgada.
    Três eliminações seguidas.
    Inter temporada de 17 dias.
    Joga apenas uma competição.
    Frequentemente, sete dias de intervalo entre os jogos.
    Time sem preparo físico.
    Time sem esquema tático.
    Até hoje não sabemos escalar o time titular.
    Começa com 3 zagueiros, no segundo tempo muda para 2 zagueiros.
    Cícero não joga nada e tem cadeira cativa (amigocracia).
    Enche a bola do Lugano e o deixa como quinta opção da zaga.
    Militão começa como zagueiro, termina como volante.
    Marcinho é ala, depois ponta direita e termina o jogo como ponta esquerda.
    Desloca o Pratto para fora da área, querendo que o nosso matador vire armador.
    Não assume os erros (como vai corrigi-los?).
    Fica falando de estatísticas nas derrotas.
    Será que um dia vai saber “ler” o jogo e aprender a escalar e a substituir?
    VAMOS VER.

    Curtir

  28. A discussão é valida, mas concluir que não temos técnico é demais, ainda mais fazendo comparações com outros profissionais que estão dando certo. Vejamos, o RC esta no seu 1º trabalho, quem contratou, deveria saber que existe um tempo de maturação, trabalho…. normal para qualquer técnico em qualquer time, ainda mais, um marinheiro de 1º viagem, segundo: não vamos esquecer que recém saímos (e se saímos mesmo) da nossa pior crise em toda existência de SPFC, e poucos teriam coragem de fazer o que ele fez, temos como exemplo o Zico que nunca teve culhões de assumir o Flamengo, com medo de colocar em risco sua idolatria, terceiro: pegou um time que mais parece um balcão de negócios, como já citado aqui no blog, este anos já realizamos quase 50 transações (entradas, saídas, voltas de empréstimos…) de jogadores, é uma eterna transformação de elenco (e nesse quesito, o treinador TAMBEM tem culpa), não podemos esquecer de mencionar as lesões, inúmeras e anormais(prefiro não culpar ninguém por isso) para o tanto de jogos que o SPFC disputou até agora, o que vem impossibilitando escalações e a implantação de um padrão de jogo consistente. No mais, não da pra colocar tudo na conta do técnico, embora ele tenha culpa por alguns erros, e o que é normal pra alguém que ta começando (gostava mais daquele time esquizofrênico do começo do ano que tomava 2 mais fazia 4). Portanto, deixem pra julgar mais a frente, sabemos que a sede por títulos é imensa mas, ENTENDAMOS A NOSSA FASE, a época áurea já passou, até salário a gente atrasa agora…..

    Curtido por 1 pessoa

    • Não sei porque não liberam jogadores nesta situação, é o cúmulo da burrice mesmo. O cara não está nem aí, já é de outro clube e a gente pagando salários, sem nada em troca.

      Curtir

  29. Cada um no seu tempo com suas conquistas , impossível comparar , e se quiserem comparar tem que incluir outros como Valdir , Poy e outros .
    É como comparar Leônidas com Pelé , Canhoteiro com Garrincha , Fried com sei lá quem .

    Curtir

  30. Rogério leva uma vantagem não alcança por ninguém , aqui e na nossa galáxia : só jogou no São Paulo .
    Talvez em outra galáxia exista outro igual .
    Marte não é dessa galáxia .
    Torcedor que se treme todo por uma entrevista do Pratto enaltecendo o São Paulo precisa fazer o sinal da cruz , ficar de joelhos quando fala do Mito .

    Curtido por 1 pessoa

  31. Na minha opinião temos um time com jogadores na maioria com futebol médio e outros péssimos como Cícero, Lucão, Wesley, Denis, Bruno etc, portanto para se ganhar algo com um time médio não podemos ter um técnico novato, pois times médios e fracos só ganharam alguma coisa com técnicos experientes que arrancavam o máximo dos atletas esse cara não é o Ceni hoje, quem sabe no futuro.

    Curtir

  32. A reflexão é justamente essa, o momento agora não é do Rogério Ceni é isso em nada tem a ver com a cultura do futebol brasileiro. Por mais inovadora que seja a ideia vendida ele está verde como técnico e nada além da vontade da torcida garante que ele venha a vencer nessa carreira.

    Exemplos de espetaculares jogadores que tentaram sem sucesso a carreira de treinador se tem aos montes, não é fácil como possa parecer, ainda mais quando se quer começar por cima sem adquirir know-how que não é adquirido pura e simplesmente jogando dentro das quatro linhas. Acredito que em um estudo aprofundado pode ser extraído que os técnicos mais bem sucedidos na carreira não foram excepcionais jogadores, poucos fogem a regra.

    Curtir

  33. Concordo que o ceni devia ter se preparado um pouco melhor…mas se olharmos no passado veremos que não é so experiência que conta , depois de muricy tivemos inumeros tecnicos ,muitos até muito experientes , e nenhum deu certo .O ultimo campeão foi Ney Franco vindo das categorias de base da seleção ,foi campeão ,no outro ano foi mandado embora .

    Curtir

  34. Aqui é o seguinte,se não ganhar não presta!Ponto!Todos falam de modernidade,estudo,etc… mas o resultado é que conta!Depois dos 7 a 1 ficou essa coisa de estudo e blá blá blá!Não temos cultura!Esse sonho de igualar em tática e técnica com europeus pode esquecer… e tem outra,qualquer um que seja coerente sabia que teriamos um ano difícil.Mas foi acontecer a promoção dos garotos da base,muitos gols marcados,ganhar do Santos na Vila,venda do D. Neres e contratação do Pratto que pronto…midia e alguns torcedores fanfarrões acreditaram que brigariamos por títulos!Se tivesse avançado na Sul Americana e o Ceni tivesse mais jogo de cintura(abre os treinos para imprensa,não demore em coletivas,assuma quando erra,procurar fazer o “arroz com feijão”,etc…)Nada disso seria dito.Ficaria a imagem do segundo jogo contra o Corinthians e o segundo jogo contra o Cruzeiro.A comparação não cabe e tem outra,nem os próprios corintianos acreditavam tanto no elenco quanto no treinador.Brasileiro com sua memória curta esquece por ex quando perdemos na libertadores devido a parada pela copa do mundo onde o RG acertou o time com Hernanes,Dagoberto e Fernandão voando…ou quando o Inter RS aproveitou da parada mandou o Forssati embora,contratou o Celso Roth e foi campeão.O Cuca hoje decantado como fera tinha fama de pé frio e mesmo sendo campeão com o Galo da libertadores se tinha as duvidas sobre seu trabalho e o Marcelo Oliveira?Bi campeão pelo Cruzeiro,onde está?Ou seja,ou ganha ou você não vale nada!Em um post anterior falaram muito do Renato Gaúcho,outro oportunista,sempre foi um fanfarrão,nunca me esqueço em 90 na copa da Italia saiu chorando falando que ia embora porque o treinador não colocava ele pra jogar.Sem contar a palhaçada que fez conosco em acertar tudo e depois refugar.Enfim,fica torcida para uma boa sequência de resultados e por mais humildade do nosso treinador que eu acredito que teremos bons frutos em um futuro breve.Saudações tricolores!

    Curtido por 1 pessoa

  35. Esportivamente nosso ano já acabou, o Rogério implodiu nossa temporada em apenas três meses.
    É claro e cristalino que ele entrega muito menos do que dispõe de recursos.
    Seu trabalho está estagnado na baixa qualidade, e se não houver melhora ao final da temporada, nada mais justo do que a rua!

    Curtir

  36. Sabe qual foi o erro do Rogério? Treinar um time no BRasil, ou alguém acredita que o Leonardo teria o sucesso que tem sendo dirigente na Europa se atuasse no Brasil? Uma andorinha só não faz verão, o cara traz ideias inovadoras, usa a base, limpa o elenco, troca jogadores para poder tentar de peças que faltam no elenco, vê algumas apostas que não deram certos e seus substituídos irem embora para o SPFC fazer $$$. Depois ele é arrogante, teimoso, pardal, até parecem que falam do Telê Santana, pq todas essas características o Tele tbm tinha, fora que esse último era considerado um tremendo pé frio.

    Curtido por 1 pessoa

  37. Tem muito torcedor que adoraria que o Rogério encerrasse a carreira no Corintians , só que não , aqui é Rogério , o verdadeiro , o único , o inigualável Mito , só jogou no São Paulo .
    Ninnnnnnnguuuuuuém fez isso , em time nenhum , e esses caras ainda queriam que ele tivesse começado treinando outro time .
    Só se for em XYPT$ , longínquo planeta do sistema de Ydra , a bilhões de anos luz do sistema solar , onde ninguém sabe jogar futebol .
    Mito é o Mito .
    E fim de papo.
    Chupa Moderador .

    Curtido por 1 pessoa

  38. Acho interessante essa questão de analisar trabalho e não resultado. Em uma competição se entra para ganhar, a história de um clube é feita de conquistas. Quer dizer que eu, como torcedor, não tenho que torcer para meu time ganhar título? Tenho que torcer para que o trabalho seja bom? Para que os jogadores treinem bem? Cheguem no horário nos treinamentos? A vitoria é apenas um detalhe então? Não faz o menor sentido galera. Em tudo na vida você pode realizar “bons trabalhos”, mas se não tiver RESULTADO, não foi um bom trabalho.

    Curtir

    • O resultado pode vir ou não, está certo.
      Mas é o bom trabalho que faz a incidência do sucesso ser frequente.

      – O Botafogo foi um time de resultados e um gigante do nosso futebol por um tempo. A falta de bom trabalho (na gestão do clube) o derrubou.
      – Ninguém sabia o que era Chapecoense até permanecer na Série A. O bom trabalho a ergueu.
      – Nós falhamos em revelar atletas melhores porque não completamos a formação quando a base sobe ao profissional: mau trabalho.

      E assim sucessivamente.

      Curtir

  39. A coluna do autor é pertinente, mas tenho algumas ponderações.

    1- Carille não está no caminho certo esportivamente, pois é medíocre assim como Tite e Mano. Está sim no caminho certo quando falamos na Gerência de sua carreira.

    2- Arrogância não determina a qualidade de um trabalho por si só, mas pode determinar a estagnação. Luxemburgo foi bom e arrogante. Caiu em desgraça e continua arrogante; Mourinho sempre foi medíocre e arrogante. O problema do Rogério aqui é que sua arrogância gera sua falta de autocrítica. Isso sim é o que vai determinar até onde ele vai.

    3- Completamente inapropriado falar da Comissão dele e do treinamento, agora que o trabalho se mostra ruim. Quando ele apresentou o seu método, pareceu sério, profissional, e foi absolutamente válido embarcar no projeto. A fraqueza na empreitada residia unica e exclusivamente no preparo do Rogério, essa sim uma avaliação que desde o início foi precisa.

    Curtir

  40. Vou discordar em parte, concordo que falta ao Ceni experiência, mas não acho, como muitos aqui, que não temos treinador.

    Vinha fazendo um dos trabalhos mais bem feitos do futebol brasileiro,as claramente uma forma de jogar que precisa de muita intensidade (palavra que ele mesmo gosta de usar e elenco), depois da derrota para o Palmeiras no Paulista o time desandou.

    Só percebeu que não tinha elenco (nem preparo físico) para o esquema com a queda do time (principalmente com a lesão do Cueca).

    Questionado por torcida (talvez sejamos uma das mais impacientes do Brasil, Kaká saiu daqui chutado, Muricy, e para ser bem claro não sou dos maiores fãs dele embora o respeite, depois de 3 brasileiros saiu daqui chutado para mais um e uma libertadores, o Curva já tá virando perna de pau e a lista é imensa), imprensa e, provavelmente, nossa genial diretoria, começou a mudar o time e nada mais encaixou.

    Só se aprende errando, agora esta tentando arrumar o time de trás para frente, como fez o elogiado Carile (o timinho que joga feio, mas que agora, com confiança começou a jogar), e agora o time na frente virou uma porcaria (temos o melhor atacante do Brasil, o Curva em forma é dos melhores meias), com Jucilei e agora Militão e um goleiro que não entrega (finalmente) a tendência é melhorar.

    5 meses não é nada, só pra lembrar, sem fazer comparações,mas o Toninho foi eliminado pelo Rolimã para ser campeão brasileiro e depois da libertadores e Mundial com o mesmo técnico.

    Para mim é muito cedo para falar que o cara não presta, é inteligente, conhece futebol e tentou trazer gente boa para trabalhar com ele, o inglês, criticado nesse post, tem o perfil que por outro lado se prega no mesmo artigo, experiência de anos como treinador de categoria de base de grandes times (Chelsea e Liverpool).

    Acho que temos que apostar em trabalhos de longo prazo, então as peças que chegam se encaixam em uma engrenagem já funcionando.

    Estamos sempre reconstruindo, claro, novos profissionais, novas maneiras de trabalhar quantos técnicos tivemos no São Paulo com mais de 1 ano de trabalho nos últimos anos.

    Diretoria é culpada (para mim a mais porque não tem planejamento e até por isso, convicção), jogadores fracos que acabaram contratados e um pouco nós torcedores (embora a briga paixão x razão turve nossa visão), para quem ninguém serve para o nosso time …

    Estou aprendendo a sofrer com nosso time, mas creio que planejamento e paciência sejam o único caminho para voltarmos a ser o São Paulo.

    Vou ter paciência e torcer para pensemos a longo prazo, acho o Ceni promissor e apostaria em sua manutenção.

    Curtido por 2 pessoas

          • Um de nós dois precisa rever o conceito de medíocre, particularmente não consigo associar alguém que tenha “sucesso profissional” como medíocre.

            Mas, para ilustração seria interessante que exemplificasse um técnico que tenha algum legado a deixar.

            Curtir

            • Medíocre = mediano.

              Os conceitos do Tite não são absolutamente nada de especial. São aplicações requentadas de trabalhos de outros treinadores que ele se replicou depois de carregar água e gatorade nos treinamentos que ele assistia no passeio que ele fez na Europa. É um treinador médio surfando na crista da onda. Até o Mano já esteve nesse lugar.

              Parreira alcançou o tetra com a Seleção e é um treinador medíocre. Celso Roth alcançou sucesso profissional e é um treinador fraco, abaixo de medíocre.

              Técnicos que deixaram legado: Telê Santana, Cruyff, Bella Guttmann…

              Curtir

              • Vejo meritos no Tite, você citou três treinadores espetaculares e ao que parece coloca o resto para a vala comum, seria o mesmo que falar de Pele e Maradona e depois dizer que Cristiano Ronaldo e Messi são mediocres.

                Curtir

                • Para ser médio tem que ter algum mérito. Você os chama de espetaculares justamente porque não foram medíocres.

                  Eu nem estou levando em consideração os títulos. Penso nos métodos, nos conceitos.

                  Os do Tite são plásticos, são comuns, você vê em vários outros treinadores. O próprio Carille, um novato, já conseguiu replicar o estilo.

                  Curtir

  41. Cara, desculpe mas não concordo, afinal de contas não é culpa de treinador se zagueiro erra um passe de dois metros e entrega a bola pra um contra ataque e ainda na recomposição perceba corrida pra Jô, não é culpa de treinador se meio campo nosso fica olhando o adversário carregar a bola e executar um lançamento sem pressão nenhuma, isso citando só erros do último clássico, sem contar os inúmeros erros individuais que nosso jogadores tiveram ao longo desse ano, aí é fácil culpar treinador, sem contar que sou a favor de tempo e continuidade para trabalhar, exemplo disso Tite pós Tolima, mas respeito sua opinião

    Curtido por 1 pessoa

  42. Zetti e Ricardo

    Mas que merda é essa????

    Fico uma hora fora e quando volto é um show de horrores???

    É um tal de palerma de um lado, ofensas a mãe do outro… que é isso????

    Vamos respeitar o espaço e as pessoas que vem aqui para debater como adultos e de forma educada?

    Chegou, heim!!!

    Curtir

  43. Limitando-me apenas e tão somente ao tema da coluna, se o Rogério Ceni estaria ou não preparado para ser o nosso treinador neste momento…

    Momentaneamente, não estamos estruturados, em todos os sentidos, pra bancar um Sampaoli, por exemplo, e montar um plantel à altura para brigar por títulos…

    Olhando para as possibilidades internas, quem fora ele, observado o fator custo benefício, seria mais indicado para desempenhar esse papel?

    Até que ponto o fator inexperiência, nessas circunstâncias, interfeririam a ponto de sugerir uma outra escolha alternativa?

    Com o plantel e elenco disponível, o que de muito melhor poderia estar sendo desenvolvido?

    Quem, a contra gosto ou não, mais usou e tem usado a nossa Base?

    Se eventualmente tivesse sido mantido o sistema de jogo, agressivo e muito mais ofensivo, como inicialmente, não estaríamos muito melhor?

    ???

    Curtido por 2 pessoas

  44. Desculpa, desculpa, desculpa… ontem vc se estranhou aqui, pediu desculpas, a tarde arrumou encrenca e novamente pediu desculpas, agora de novo.

    Não interessa quem xingou quem, quem começou e a intensidade das ofensas. Quando isso acontece deixa que a moderação resolve quando pode.

    Não vou te sacanear, mas pela experiência, tenho pra mim que vc tem vida curta aqui… Depois reclama, ofende a moderação etc…

    E morreu o assunto… chega.

    Curtir

  45. Analisar o Ceni técnico hoje é complicado, acho muito cedo, o torcedor do São Paulo está sem paciência por fazer tempo que não ganham título, o elenco não é ruim tb acho, mas vive perdendo jogador e mudando a base do time, o curintia não perdeu ninguém e tem um modo de jogar há alguns anos, oque mais pegou na desconfiança sobre o Ceni foram as eliminações, eu acho que o time melhorou com três zagueiros, talvez falta manter um time base e reforçar a zaga, o Cueva voltar a jogar, o curintia tem outra virtude, seus jogadores não se machucam e não são vendidos, não devemos esperar título esse ano mas num próximo ano talvez, a média do Ceni em relação aos outros que passaram como técnico não é ruim..

    Curtido por 1 pessoa

  46. Discordo, vejo todos colocando a culpa no Rogério,e esquecem que ja passou varios e varios técnicos nos ultimos anos, e absolutamente nenhum deu resultado. Na minha visão a culpa é muito mais em cima dessa diretoria do que qualquer tecnico ou jogador. Pode trocar o Rogério por qualquer outro, Dorival etc, acredito que vai continuar a mesma coisa. Quanto a comparação do Carrile não acho correta, a melhor comparação é o São Paulo dos ultimos anos X Corinthians dos ultimos anos, é triste mas é a realidade que eles nesses ultimos anos estão bem melhores que a gente, logo qualquer técnico mais o menos que entrar vai ter mais facilidade para dar “liga”, da mesma forma que eu acho que o problema do Sp não é tecnico e que qualquer um que entrar não vai mudar nada, acho que se trocar o Carille por outro técnico o time deles vão continuar da mesma maneira. Não acredito que o Sp não ganha do Corinthians pelo fator técnico, e sim por varios outros fatores, ex diretoria.

    Curtir

    • Outro fator que eu considero essencial, o SP muda de time a cada 6 meses, o jogador joga bem algumas partidas e ja recebe proposta, ai vamos e contratamos diferentes jogadores, é obvio que não vai dar certo.. Ja eles, o ex do desmanche dps que foram campeãos, ocorreu o desmanche, mas depois de 1 ou 2 anos dos jogadores jogando juntos.. Enfim o SP é o unico que time que mesmo não jogando bem, todos jogadores médios/bons recebem proposta e saem.. Fica complicado

      Curtir

  47. Acho q tinha te esperado pra começa .. agora que tá lá vamos ver se ele consegue atingir pelo menos a libertadores
    O primeiro semestre perdemos tudo, muito por culpa dele e da diretoria que tá fazendo a maior bagunça no futebol, sem planejamento nenhum.
    Agora vai q o Ceni capenga esse ano, chega na libertadores e da liga no ano q vem .. torço p que aconteça isso – mas p enquanto ta difícil
    Problema é que tem muito técnico ruim no Brasil e trocas de técnicos tem q ser na hora certa (oportunidade) … Por enquanto vamos com o que tem, ano já foi perdido no 1 semestre – sem copa Brasil e Sulam – brasileiro acho q nenhum são Paulino sonhou esse ano.

    Curtir

  48. Zetti x Rogério é uma briga sem fim, é igual discutir Tele x Muricy. Não posso opinar com precisão porque na época do Zetti eu era criança. Mais vendo os vídeos na internet, opiniões de torcedores que viram ele jogar e reportagens na televisão, tenho a impressão que Zetti foi melhor debaixo das traves. O Rogério se destaca pelo tempo que jogou, sabe jogar com os pés e ganhou títulos importantes. O problema que eu ando reparando é que os torcedores defendem o Rogério como o ídolo e relevam o péssimo trabalho como técnico. Não está fazendo um bom trabalho, mais como tem torcedor que é fã assíduo, não aceita críticas. Na minha opinião o Rogério deveria ter começado de baixo, está fazendo hora extra no clube.

    Curtido por 1 pessoa

  49. Prezados, todos sabemos que o São Paulo é um time inconstante, inconstante no sentido de: quando o jogador está se firmando no time logo é vendido; o time desanda não achamos substituto a altura; os jogadores que vieram de outros clubes, chegam no São Paulo e esqiecem de jogar.
    Sabemos que o São Paulo é o único clube no Brasil que revela e vende jogadores para o exterior, os outros (o proprio corintians) nunca vense jogadores, entra ano passa ano com os mesmos jogadores, assim sempre a há de existir uma liga entre eles.

    Curtir

  50. O time do SPFC é melhor que do curintia só no papel mesmo. Bruno e Maicon comprometem e muito a zaga, Curva não está jogando bem, W.Nem nem veio (ridículo), Léo Natel está melhor ou igual ao nível dele. Acho que defender jogador é muito mais fácil, se os caras sabem jogar bem o técnico é um detalhe. Dá esse time pro Guardiola e vê se dá alguma coisa, dúvido….

    Curtir

  51. Nossa falarem que o Zetti foi menos decisivo que o RC como goleiro foi de uma infelicidade enorme.

    Se não fosse o pênalti defendido pelo Zetti em 92 não teríamos ganho nem a primeira Libertadores.

    Se existisse a Internet e o YouTube no início da década de 90, o verdadeiro mito do gol não seria RC e sim o Zetti.

    Quanto ao post concordo com a opinião do autor, hoje o trabalho do RC como técnico esta muito abaixo do esperado e aceitável, se fosse qualquer outro técnico com os mesmos resultado já estaria no olho da rua.

    Curtir

  52. Só discordo quando diz que o Rogério é inteligente, eu também pensava, mais hoje vejo que a única diferença dele é que não seguia os discursos que os assessores mandavam. Um cara que não consegue fazer o básico como você disse do Carrie, mesmo depois de 20 jogando é no mínimo constrangedor. É a mesma coisa do cara ser a vida inteira ajudante de pedreiro e depois não conseguir erguer um barraco sozinho.

    Curtir

  53. Enquanto a velha panela estiver na direção do clube vai ser difícil sairmos desta situação.

    É com certeza a pior década da história grandiosa do clube. A década de 60 não conta pois estávamos construindo o Morumbi mas de 70 pra cá, nunca fomos tão mal e sem perspectiva de melhora no futuro.

    Curtir

  54. Olha eu acho essa questão um tanto quanto já ultrapassada. Todos sabem que o Rogério ainda não é técnico profissional e sim está em uma categoria podemos de chamar de semi-profissional, pois, ainda tem muito oque apreender e somente com os erros que aprendemos os acertos…. Em tudo na vida, afinal como Jesus nos ensinou, atire a primeira pedra quem nunca errou “pecou”. Mas acho que o Rogério não mira somente ser técnico, acho sim que ele busca um título talvez brasileiro e pensando mais alto uma libertadores , só assim poderá também assumir como presidente e também tentar ganhar esses títulos , se tornando assim o primeiro ser humano em ganhar títulos como jogador profissional, técnico e também como presidente de um mesmo clube. Espero que a sua obstinação alcance esses objetivos!! Eu acredito e você ?

    Curtir

  55. Infelizmente está parecendo uma coluna gambá (como todas mídias hoje em dia).
    Afirmar que o técnico do COR é preparado, está bem, estudou, blá, blá, blá é um erro. Um erro e tanto. A mais pontos a serem analisados antes de afirmar isso e aquilo, tanto quanto a Rogério Ceni, quanto ao técnico do COR.

    Curtir

  56. Bem inconsistente suas colocações. O técnico do outro time está desde o ano passado com este elenco que até agora pouco sofre com lesões e não passou por nenhum desmanche até agora.
    O técnico do outro time pode ter mais rodagem, afinal foi auxiliar do Tite, porém não tenho dúvidas que o Ceni, inteligente que é vai subir logo de patamar.
    Lembro que muito de nossos tropeços foram sim por erros individuais de jogadores em péssima fase técnica.

    Curtir

  57. Bem inconsistente suas colocações. O técnico do outro time está desde o ano passado com este elenco que até agora pouco sofre com lesões e não passou por nenhum desmanche até agora.
    O técnico do outro time pode ter mais rodagem, afinal foi auxiliar do Tite, porém não tenho dúvidas que o Ceni, inteligente que é vai subir logo de patamar.
    Lembro que muito de nossos tropeços foram sim por erros individuais de jogadores em péssima fase técnica.

    Curtir

  58. Eu acho muita sacanagem comparar Rogério com o Carille , o cara já estava de auxiliar não sei a quanto tempo devia ser uns 7 anos . E outra ano passado ele assumiu o time do Corinthians ficou pouco mas já assumiu o cargo de técnico, e o Rogério é apenas um iniciante em tudo, e na minha opinião não é porque é o Rogério, mas está apenas começando um trabalho e da pra ver que ele tem potencial já que deu a oportunidade deixem ele ficar esses dois anos de contrato. Eu só não concordo uma coisa com ele é que Cícero e Maicon já deveria ter ido para o banco. Ele tá querendo dar oportunidade a todos mais esses dois não dá mais, shaylon e Lucas Fernandes pedem passagem e ele nunca escala. Contra o Sport o Lucas Fernandes entrou o time já foi diferente, tem algumas coisas que realmente​ o Rogério tem dificuldade mas confio nele , sei que desse ano não podemos esperar muita coisa mas ano que vem tenho certeza que volta às glórias para esses clube de novo.

    Curtir

  59. Falou tudo! É indiscutível o amor do RC pelo SPFC, mas a arrogância dele coloca tudo a perder! O cara é praticamente um estagiário no cargo e se comporta como um multicampeão! Não quero dizer com isso que os grandes têm direito de ser arrogantes. Aliás, os maiores campeões não perdem a humildade é isso os tornam LENDAS!
    Quanto aos cursos fora, acho uma iniciativa fantástica, conhecimento nunca é demais! O ideal é conciliar a teoria e a prática, além de bastante profissionalismo, dedicação e amor ao trabalho!

    Curtir

  60. A imprensa anti vende q Ceni é arrogante e mal técnico e tem são paulino q compra, absurdo. RC ñ tem experiência, como todo iniciante, mas isto é natural, óbvio, p quem começa e muitos técnicos logo assumem grandes clubes, s ter q passar anos dirigindo clubes pequenos. Ridículo se criticar a inovação nos treinamentos, justamente o melhor ponto d nosso treinador; a ideia já foi justificada, como tbém a vinda dos estrangeiros (a crítica a eles até parece preconceituosa). A CT inova nos treinos justamente p motivar os jogadores à treinar, o q normalmente é difícil pq brasileiros são muito preguiçosos p treinar, só querem jogar; qdo querem. O fato d o SP ter feito uma péssima atuação contra o Corinthians ñ define quem é melhor ou pior técnico; isso ñ se define por um jogo. Nem mesmo é justa uma comparação pois Carille já treinava o Corinthians, mesmo ñ sendo o técnico e pensa o jogo como seus antecessores e portanto já tem um grupo treinado; pronto; enquanto Ceni pega um São Paulo q vem d escândalos diretivos e incoerência na escolha d técnicos, ond tivemos muitos técnicos em pouco tempo e c ideias opostas (Bauza, Osório, Doriva…e o próprio Ceni), q confundem os jogadores e exige bastante tempo p adaptação. Infelizmente Ceni parece ter desistido da ótima ideia d praticar futebol total (cedento às pressões da imprensa e d torcedores q pensam pequeno; imediatistas) e o time tá s característica definida. Espero q a Diretoria seja firme e apoie a CT…e inclui nisso, ñ negociar quem é essencial na ideia d jogo do Técnico.

    Curtir

  61. Carille está a 7 anos no curinthians, como auxiliar, vendo treinamentos e treinando o time, precisou de tempo pra fazer oq faz, pq o Rogério tem q fazer o mesmo em 6meses? Qnto tempo ele foi reserva pra virar o goleiro q foi? O Tite foi o único brasileiro eliminado na pré libertadores e hj virou oq é. Enquanto o são Paulo e os torcedores não pararem com essa besteira e dar tempo para treinadores, nunca mais ganharemos títulos, pedra q se move, não cria musgo… Vamos dar tempo ao Mito e a diretoria, hj estamos pagando as dívidas e temos um pouco de dinheiro. .. Esse ano pode ser q não, mas acho que ano que vem, vamos ter alegrias. .. COMO EU TE AMO TRICOLOR! !!

    Curtir

  62. São Paulo está faz tempo capengando, passaram vários técnicos experientes e nada de título, RC está mudando estilo de jogo, experimentando opções, tá dando graça ver os jogos. Temos que dar tempo ao tempo, se não vamos ficar só trocando de técnico pra sempre, outra coisa que tem que ser feito é segurar elenco.

    Curtir

  63. Rc poderia aprender com os próprios jogadores: NÃO sendo arrogante e escalando cada jogador na sua “posição” de origem.””Trocar idéias”” com o elenco, individualmente (como se transferisse para eles parcela da responsabilidade pelo êxito e/ou insucesso de cada partida). Quanto a dar satisfação de pormenores dos treinamentos à midia, sou favorável ao rc.Parte da mídia é escrota.

    Curtir

  64. Comparação infeliz… Está assistindo muito a Band! Nenhum técnico obtém resultados sem tempo. Tite, Cuca, Tele, faça uma análise desses treinadores em seu primeiro ano nos clubes… não é técnico e sim planejamento.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s