O Marechal da Vitória

O maior dirigente de toda história do futebol brasileiro.

Certamente, tricolor, é óbvio!!!

O nome dele?

Paulo Machado de Carvalho.

Nascido em 9 de novembro de 1901, na cidade de São Paulo, Paulo Machado de Carvalho foi um cidadão muito a frente de seu tempo.

Com apenas 30 anos fundou a Rádio Record.

Anos depois adquiriu a Rádio Panamericana, hoje Jovem Pan, atualmente dirigida por seu filho, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta.

No campo esportivo, começou como vice-presidente do São Paulo da Floresta ainda em 1934.

Posteriormente assumiu o departamento de futebol do Tricolor, de onde saiu para ser presidente entre os anos de 1946 e 1947.

Sempre foi muito vitorioso no futebol, sobretudo na década de 1940 que foi amplamente dominada pelo São Paulo com os títulos de 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949.

Em 1957, já como dirigente da CBD, Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF, recebeu um pedido do presidente da entidade, João Havelange:

– Precisamos formar uma seleção que faça o povo brasileiro esquecer a derrota de 1950. Assuma o poder da seleção e faça o que for necessário.

Pois bem, Paulo Machado de Carvalho organizou a Seleção Brasileira e foi o maior responsável por colocar o Brasil, de vez, no topo do futebol mundial.

Era o fim do “Espírito de Vira Lata” e o início de uma hegemonia que perdura até os dias atuais.

Sua visão empreendedora, profissionalismo e coração tricolor foram essenciais para as conquistas da Copa do Mundo de 1958 e 1962.

Em ambas as oportunidades chefiou a delegação com mão firme e rara perspicácia.

Um exemplo que ficou para história aconteceu justamente as vésperas da final da Copa de 1958 frente a Suécia, seleção dona da casa.

Devido ao fato de ambos os selecionados adotarem a mesma cor em suas camisas, amarela, foi necessário um sorteio.

O Brasil perdeu no sorteio, e teria que usar camisas azuis.

Eram dois problemas.

O primeiro foi facilmente resolvido, por Paulo Machado que comprou no mercado sueco camisas azuis que tiveram números e distintivos costurados por membros da delegação nacional.

O segundo era bem maior…

Paulo Machado de Carvalho temia que os jogadores brasileiros identificassem essa derrota no sorteio como um sinal de eventual revés na final frente os suecos.

Para ele, no entanto, nada era problema.

Rapidamente, passou aos jogadores que o Brasil tinha tido sorte no sorteio e por isso seria utilizada a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, o azul.

Passou para a história como o Marechal da Vitória.

Ainda em vida, emprestou seu nome ao maior estádio público da cidade de São Paulo, o Pacaembu.

O maior dirigente da história do futebol tinha que ser tricolor.

José  Renato Santiago

Anúncios

57 comentários

  1. Fico pensando que se o grande Marcelo Portugal Gouveia não tivesse falecido, estivesse em coma e acordasse hoje, ele não iria reconhecer o SPFC que ele o fez novamente campeão mundial.
    Iria perguntar: quantas libertadores ganhamos desde de 2008? Responderiam nenhuma; perguntaria: Quantos brasileiros ? Nenhum; quantas copas do Brasil? Nenhuma; Quantos paulistas ? Nenhum; perguntaria: quantos títulos ganhamos nesses últimos tempos? Apenas uma sulamericana em 2012. Ele abismado perguntaria: só isso? Só dr. Marcelo.
    MPG – E os rivais, continuam na draga, um sem estádio
    , sem libertadores, outros se segurando pra não cair? Responderiam: não dr. Marcelo, o Corinthians ganhou libertadores, mundial, 2 brasileiros, 2 cp do Brasil e 2 paulistas; ganharam um estádio novinho que foi utilizado na copa do.mundo; espantado ele diria: nossa, não reformaríamos o Morumbi pra copa? Responderiam: não foi reformado nada até hj, o Juvenal brigou com todo mundo e ficamos de fora.
    E os outros clubes: o Santos ganhou uma libertadores, 5 paulistas e 2 cp do Brasil, o Palmeiras ganhou 1 brasileiro, 2 cp do brasil e 1 paulista, reformou seu estádio e todos os grandes shows agora acontecem lá.

    Meu Deus, como chegamos a isso? Perguntaria o grande MPG surpreso. Mas e nossos departamentos de fisiologia e preparação física, como estão Turíbio, Rosan e Carlinhos Neves ? Foram todos demitidos pelo Juvenal e seu assessor Adalberto Batista.
    Como ?! Não eh possível! Mas contrataram profissionais competentes pro lugar? Não, nosso departamento está sendo criticado por torcida e mídia porque jogadores se machucam muito e o time morre no segundo tempo.
    Não, eh um pesadelo isso…
    E Cotia, como está, fizemos um time forte com nossos garotos?

    Não dr. Marcelo, nossos jogadores são vendidos rapidamente para o exterior, afinal precisamos pagar as dívidas que o Sr. Juvenal e seus amigos Leco, Mansur, Natel e Cia fizeram.
    Meu Deus! Quem eh o atual presidente ?
    Eh o sr. Leco.

    MPG: prefiro voltar pro coma…

    Curtir

    • MPG foi um baita presidente. Ele sempre estava presente no Mesa Redonda na TV Gazeta e dava gosto de ver seus comentários e tiração de sarro contra os rivas, o Senhor Leco não presta nem para isso. Graças a ele, o São Paulo que estava em jejum de títulos importantes desde a era Telê, voltou aos seus tempos de glória. Só não ganhamos o Brasileiro em 2005 porque o foco era a Libertadores e depois o Mundial, éramos temidos em qualquer campo deste país. Os rivais nos temiam, era humilhados no campo e nas arquibancadas e hoje?! MPG foi ousado em montar um time de jogadores regulares, porém guerreiros. Hoje temos jogadores de técnica mais apurada que aqueles tempos, porém não jogam pelo clube e sim pelo dinheiro. Juvenal manteve o legado, não é a toa que fomos tri-brasileiro e quase tetra-libertadores. Porém seu ego político subiu a cabeça e no terceiro mandato, se perdeu completamente deixando o clube a mercê de suas falcatruas. Aidar e Leco são na minha opinião, os que vi até aqui, os piores presidentes da história do clube. Se um dia acontecer, espero que não, caírmos para a série b, será difícil sair com esses “ditos” presidentes.

      Curtir

    • Aff … Quando se coloca em números a situação fica mais impressionante.

      Comecei a torcer, verdadeiramente, entendendo e acompanhando o jogo na década de 80, sou um torcedor mal acostumado.

      Tenho um sobrinho, 10 anos, pai Gambá e a mãe Peppa, resolveu virar torcedor do Tricolor, nunca viu seu time campeão.

      Último jogo que assisti com ele foi a eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil, nunca o tinha visto chorar antes… Aquilo em impressionou.

      Na minha infância não me lembro de chorar pelo São Paulo… Essa geração desta última década é de torcedores sofredores.

      Inacreditável.

      #foralecoecia

      Curtido por 1 pessoa

  2. Outros tempos, que não voltam mais… tempos em que o homem colocava o “fio do bigode” como palavra e com isto, nem assinar um documento precisava, pois o compromisso seria honrado.

    Imaginem que a malandragem (sadia) era:

    “Paulo Machado de Carvalho temia que os jogadores brasileiros identificassem essa derrota no sorteio como um sinal de eventual revés na final frente os suecos.

    Para ele, no entanto, nada era problema.

    Rapidamente, passou aos jogadores que o Brasil tinha tido sorte no sorteio e por isso seria utilizada a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, o azul.”

    Hoje temos outra realidade, não se respeita nem o que é escrito e assinado, reconhecido firma e registrado em cartório…

    Antes era um Paulo Machado de Carvalho… de nome imponente, respeitado. Hoje temos o Leco.

    Um viva aos representantes do gigante SPFC do passado, mesmo porque os de hoje só nos envergonham.

    Curtido por 5 pessoas

  3. A constelação tricolor chora de saudade,
    desespero e tristeza.

    Hoje temos o Marechal da derrota, vergonha e fracasso.

    Leco …, meu Leco …, porquê persegues
    o tricolor ?

    J.J. seu nome também está no avesso da história.

    E a todos que permitiram tal descalabro,
    faremos com que seus nomes sejam perpetuados no fogo eterno.

    Mas apesar de vocês, o sol voltará a brilhar e teremos novos dias tricolores.

    Curtido por 3 pessoas

    • E nem poderemos expressar o atual sentimento do presente momento, pois seremos todos banidos do blog.

      Mas que dói na alma, dói.

      Apocalipse tricolor e seus cavaleiros …,
      Judas e os traidores do SPFC, a história saberá julga-los , mas eu queria ve-los todos mofando na cadeia.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Sobre o Jucilei: eu acho que o mesmo deveria jogar em uma posição onde pudesse chutar mais a gol. Talvez fosse preciso um cão de guarda no time pra ele poder avançar mais e arriscar mais também. Enquanto que o contestado TM não é um primor de técnica mas já fez 07 gols na temporada e o Jucilei, nenhum.

    Ou seja ruim com ele, talvez pior sem ele. Os volantes do elenco não são artilheiros.

    Curtir

    • A questão é escalar o Mendes como armador e/ou ponta.
      Aí ele vira um jogador abaixo da crítica.
      Se puser ele na dele, com função prioritária de marcar, mas com liberdade pra chegar como elemento surpresa em momentos oportunos, ele rende mais.

      Curtir

      • Acho também um baita jogador jogando de segundo volante, arrancando com a bola dominada para o ataque, mas aí precisamos de técnico. Se pegassem o Dorival Junior o tricolor deslancharia, infelizmente Ceni não dá como técnico, depois que vi a escalação de domingo, realmente é muito fraco.

        Curtir

    • Não vi polêmica nenhuma. Boa torcida faz o mesmo, vide os comentários no blog, por exemplo.

      O Luxemburgo, malandro como sempre, é que está tentando transformar isso em um instrumento para ganhar a torcida e mobilizar os jogadores.

      Sinceramente, nada demais.

      Curtir

  5. Bom dia, não tenho como opinar pois não é do meu tempo, he he.Mas hoje pensando sobre o momento do clube, a impressão que da é que o clube está a Deus dara.Um marasmo completo, sem cobrança e o que vier é lucro, parece que jogaram a tolha, tá como aquela frase dos médicos com pacientes em estado terminal “tudo que foi possível fazer fizemos, agora está nas mãos de Deus”. Você não vê a mínima vontade de mudar algo ou o pior o reconhecimento que não tem a mínima competência pra tomar as decisões e tentar melhorar. O clube virou um bote no meio do oceano, sendo levado pela maré e sem perpesctivas de um resgate em curto espaço de tempo.

    Curtir

  6. Maicon , Rodrigo Caio , Lugano , Lucão e Douglas . Na minha humilde opinião todos deveriam sair . Maicon está com a cabeça na Europa , o ciclo do Caio ja acabou no SPFC e ele também ja quer a Europa . Lugano é um ex jogador em atividade . Lucão e Douglas são péssimos . Arboleda e Polenta chegariam em boa hora . Estão em evolução e chegariam com vontade de vencer

    Curtir

    • Maicon e Lugano?Sério???? Pega o Maicon e vende pro corinthians ou vende pro Palmeiras, pra ver o nivel do Maicon…. cara tem que saber separar o que vc lê na imprensa, Maicon e nosso melhor zagueiro, o time em si ta mal pra caramba, ate nosso melhor jogador de 2016 que é o Cueva esta mal, então vamos vender o Cueva? Tem que ir devagar com os jogadores e saber o real motivo dessa queda de rendimento.

      Sobre o Lugano, o proprio nome do jogador ja fala….

      Curtir

  7. Matheus Reis jogando bem no Bahia . Não entendi por que o SPFC liberou esse rapaz . Fui no Morumbi na época do Osorio e ele estava jogando muito bem . Coisas do técnico …

    Curtir

    • Vacilava muito nos posicionamentos. Sempre dava condição ao adversário pois não acompanhava a linha defensiva ocasionando em muitos gols levados quando jogava, todavia, é um bom jogador. Porém é necessário esse empréstimo pra que ele pegue experiência e melhore alguns quesitos antes de voltar.

      Curtir

  8. Penso no SPFC de hoje e me dá um baita desânimo.
    Impressionante como não tem nada que nos faça lembrar do SPFC que aprendemos a amar e que nos faça ter confiança num futuro melhor.
    Muito pelo contrário…eu só consigo ver piora. Eu não sei onde podemos chegar.

    Curtir

  9. Petros – negociações adiantadas..

    Bortoleta (rs) – zagueiro quase certo….detalhes

    Ricardo Goulart – foi feita uma consulta, vai ser iniciado uma negociação..

    Piada do dia “Rogério Ceni pedi a volta do Hudson……” –

    (OBS): Mas será que o Ceni ficará para 2018 ???

    Curtir

      • Parte da torcida foca as criticas no Leco, antes era no Gustavo, digo e repito, nosso maior problema é a comissão técnica, Ceni uma invensão e esse Zé Mário Campeiz uma piada, time desorganizado taticamente e atletas sem confiança, preparação física um desastre que resulta contusões….esse sim são nossos maiores problemas….

        Curtir

  10. Eu só queria ver alguma iniciativa ou idéia por parte da diretoria que indicasse alguma mudança, algo que abrisse uma porta, algo novo…sei lá, qualquer coisa que fugisse do lugar comum. Uma ação diferente de mktg, uma visão diferente na gestão do futebol…alguma idéia, por mais absurda que possa parecer.
    Mas não…tudo como 10 anos atrás. O nosso conservadorismo, junto com o amadorismo, soa como uma sentença de morte.
    Não temos pq ter esperança de algo melhor.

    Curtir

  11. Daniel Perrone, sempre muito sensato em suas colocações…

    http://saopaulosempre.com.br/2017/06/13/o-dilema-junior-tavares-2/

    “Mas a decisão da venda ou da permanência não cabe somente ao São Paulo e sim conjunta com o atleta e seu empresário. Junior sabiamente disse que está com a cabeça no Tricolor e isso é ótimo para todos, mas não dá para saber se permanecerá concentrado caso permaneça no Brasil. O dilema ‘Junior Tavares’ é difícil de ser decifrado por quem não está no clube e intimamente ligado no jogador, sua família e empresário”.

    Curtir

  12. Essa noticia de que o São Paulo irá iniciar negociação com o Ricardo Goulart, tá mais pra cortina de fumaça do senhor Leco e cia. Se 2,5 milhões de euros pelo Petros já tão achando caro, imagina quando souberem o valor do Ricardo.

    Curtir

  13. Leandro Alenski
    14 de junho de 2017 às 06:38 Resposta
    e hoje…. temos, bom nem vou falar pra não ser moderado rsrs..
    —————————————————————————————————————–

    Hoje temos o “Marechal da Derrota”…

    Curtir

    • Falei, daqui 5 rodadas estaremos beirando a parte de baixo da tabela, não é pessimismo não, é realismo mesmo, com esse treinador perdido há quase 6 meses, sem definição do esquema tático, não sabe fazer alterações, time morto fisicamente no segundo tempo, como acreditar, e olha que o Ceni teve tempo desde a pré temporada para acertar o time taticamente e fisicamente.

      Diego Souza joga ?

      Curtir

  14. Clube da mãe joana, sem comando, é uma vergonha essa diretoria …jogadores fazendo campanha pro presidente renovar contrato do ultimo campeão mundial pelo SPFC…leco por favor não venda barato meu comentário…nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaoooooo….pronto vendeu !!!!!

    Curtir

  15. O texto é muito bom, mas tem certeza que ele já não foi publicado?
    Me lembro disso pq inclusive comentei nele e não faz tanto tempo assim…
    Mas, sem dúvida, o Dr. Paulo merece todas as nossas reverências, é personagem fundamental da nossa história!!!!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s