Qual o melhor time do São Paulo ?

“As tuas glórias, vem do passado…” e infelizmente meus amigos São Paulinos, é do passado mesmo que estamos vivendo. E não vejo quando gritaremos “é campeão” novamente. Vai acontecer, claro, mas vai demorar uns anos ainda…

Fanáticos tricolores estão sempre discutindo qual o melhor time da história do tricolor. Por ser um assunto que envolve paixão, jamais, essa resposta será 100% assertiva, cada um de nós tem um time preferido. Mas estou aqui levantando a “brincadeira saudosa” para lembrar o melhor time completo e não aquelas seleções que colocamos Leonidas, Pedro Rocha. Raí e Zetti no mesmo time.

Para ajudar, selecionei 4 épocas: 1940, 1980, 1990, 2000. Para mim, essas são as melhores décadas do São Paulo. De 1930 a 1970, só havia o Campeonato Paulista como grande título. No máximo um Rio-São Paulo. E não, o torneio IV Centenário, de 1951, não é mundial! Em 1930 o São Paulo estava começando. Em 1950 foram apenas 2 títulos. Em 1960 construíamos nossa casa, o Morumbi. Em 1970 tivemos Pedro Rocha e Gerson no time, nosso 1 o Brasileirão, 3 Paulistas, mas para ajudar, vamos manter as 4 décadas acima citada. A de 70, será, até injustamente, deixada de lado.

1940: 5 campeonatos paulista, sendo 2 bi-campeonatos. O time era conhecido como “Rolo Compressor” ou o “time mais querido da cidade”. Rui, Baue e Noronha. Luizinho, Sastre e o grande Leonidas da Silva, que para os ais saudosos, jogou mais que Pelé, mas com menos mídia. Não vi, infelizmente, nenhum dos 2, não vou julgar. Remo e Teixeirinha. Mauro Ramos de Oliveira veio nessa época. Olha o timaço! Meu falecido e querido avô, me contava que o São Paulo nessa época só goleava por 4 gols qualquer adversário. Até torcedores de outros times iam ao Pacaembú, disfarçados, para ver o tricolor jogar.

1980: Para mim, esse o maior time de todos. Oscar e Dario Pereyra. Muller e Careca. As melhores duplas de defesa e ataque que o Brasil já viu. Ainda tinha Falcão, Silas, Pita, Zé Teodoro, Nelsinho, Gilmar. E aquele gol do titulo de 1986 marcado por Careca faltando segundos para acabar o jogo, já cantando como vitória pelo Guarani? Eram os “Menudos do Morumbi” e era o time a ganhar a primeira Libertadores, de forma até fácil, mas não levou a sério o torneio e saiu precocemente.

1990: Sem dúvida a época mais vencedora. Mundiais, Libertadores, Paulistas, Brasileiro e mais uns 20 titulos de menor expressão. Telê comandou um time de verdade. Raí, Leonardo, Zetti, Valber, Ricardo Rocha, Muller, Palinha, Cafú, Cerezo. Só craque! Pintado, Dinho, Ronaldão. Raça em campo. Se o critério for “títulos” esse time se torna unanimidade. Mas será que há como comparar? Raí X Sastre? Muller X Leonidas da Silva? Ronaldão X Mauro Ramos de Oliveira? Difícil!

2000: Mundo, América e 3 Brasileiros. Rogério como o grande jogador da história, o mais vitorioso, mas não o melhor. Miranda. Lugano, Amoroso, Luizão, Mineiro, Josué, Junior, André Dias, Borges. Ganhou um titulo inédito que talvez nenhum outro time ganhe, o tri nacional, aliás, nosso último grande feito, há quase 10 anos. Mas será que esse time era o melhor?

Zetti X Rogério? Mineiro X Bauer? Sastre X Danilo? Silas X Palinha? Cafú X Zé Teodoro? Telê X Muricy? Viu como é complicado pois quando se compara jogador por jogador é difícil. Nunca esses caras jogaram ou jogarão juntos, difícil comparar épocas, mas é uma brincadeira interessante que vale para conversa de bar. O trio Rui, Bauer e Noronha ou a defesa de Miranda, André Dias e Fabão?

Lembrando que por mais que pareça uma piada, Miranda e Cia ficou 11 jogos sem levar gol. Pita, Muller e Careca X Sastre, Luizinho e Leonidas? Nossa!! Que honra ter essas lendas em campo.

Uma brincadeira para descontrair a nossa total desconfiança e até desespero com o time atual, que com certeza, com Wesley, Lucão, Buffarini, Denis, Douglas jamais entraria na lista acima, mas que tem tudo para bater um recorde: Os 13 anos sem títulos que ficamos na década de 1960.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento

de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de

Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga

facebook.com/plannerfelipe

Anúncios

78 comentários

    • Cara, um só é muito dificil. Então ai vão duas opões para cada:
      Rogerio Ceni e Zetti
      Cafu e Pablo Forlan
      Lugano e Oscar
      Dario Pereira e Miranda
      Nelsinho e Junior
      Dias e Chicão
      Teodoro e Mineiro
      Pedro Rocha e Rai
      Muricy e Kaka
      Muller e França
      Serginho Chulapa e Careca.

      Qualquer time com estes jogadores, é de dar uma enorme saudade.

      Curtir

  1. Nem saudosistas nem nostálgicos …,
    passado ou futuro não podem mover paixões e o melhor time do SPFC é o atual.
    Portanto, mexam-se Leco, Manssur, Ataíde, Natel , Pinotti & Cia.

    Na constelação tricolor repleta de magníficas estrelas …, impossível estabelecer um único time.

    O melhor do SPFC é o SPFC.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Saudosista é o torcedor do Bangu aqui e São Paulo e confio no trabalho que está sendo feito pelo Rogério vamos sim ser campeões pois esse é o time da fé se nós não acreditarmos não vao ser os torcedores rivais que vão acreditar , precisamos de reforços pontuais cueva pode nos da um bom aporte financeiro para trazemos o Lucas Lima que joga muito tentar trazê o Kaká já pro próximo semestre e Alexandre Pato Júnior Tavares pode ir também é Tiago Mendes vá no mesmo barco vamos fazer um time mais cascudo no São Paulo tem muito mocinho com excessao de Pratto e Buffarini e jucilei e Maicon precisamos desse tipo de jogador Diego Souza Lucas Lima Rafael sobis

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não sabia que o curintia tinha trocado a cor da camisa novamente… e jogando 7 da manhã contra a argentina, bom que está perdendo.

    Agora é torcer para tirar o time da marginal e colocar a seleção brasileira.

    Curtir

  4. Minha seleção tricolor sempre muda.
    Mas basicamente seria:

    Rogetti (maior dúvida)
    Cafu
    Oscar
    Dario
    Serginho
    Mineiro
    Raí
    Pita
    Muller
    Careca
    Zé Sergio

    No coletivo, o time reserva seria:
    Zério
    Cicinho
    Lugano
    Ronaldão
    Leonardo
    Josué
    Kaká
    Palhinha
    Amoroso
    Serginho Chulapa
    França

    Curtir

  5. Bom dia !!!
    Alguém pode dizer qual o tamanho dessa dívida do SP, não aguento mais ouvir isso, é o quarto ano seguido…
    Vende, vende, vende e nunca acaba essa dívida!!!!
    Alguma coisa tá muito errado lá dentro hein …,
    Lava jato já !!!

    Curtir

  6. Será que a diretoria está pensando em dar um novo contrato ao Cipriano e, consequentemente, aumentar a dívida dele?
    E inclusive já ir integrando ao profissional.
    A entrada do Militão, e jogando bem, mostra que se não der chance não tem como o jovem mostrar valor. E quanto mais jovens estiverem jogando, mais à vontade os próximos a entrar ficarão (acho que isso acontece no Santos, por isso estão sempre revelando) e é o ciclo vicioso que o clube precisa. Não esse de vender sem sequer ter usado

    Curtido por 2 pessoas

    • Falou tudo!

      E como o Ernani fala, quem tem que se adaptar nao sao os jovens ao elenco, e sim os medalhoes/refugos que chegam que deveriam se adaptar ao plantelnse jovens.

      Curtir

  7. Por ser um time, nao rola mto comparar jogador por jogador, ate pq em campo vale mtas vezes a alma que o time deixa la. O time da libertadores de 1993 foi o melhor que vi jogar. Digo da livertadores de 93, esse espaço curto de tempo, pq era um time cheio de craques, com mta raça e que chegou ao maximo do entrosamento, na minha opiniao

    Curtido por 1 pessoa

  8. Falei que iria esperar 10 rodadas pra saber se o time brigaria por alguma coisa , acho que temos que atingir 21 pontos no minimo nessas 10 rodadas pra brigar por uma vaga direta na libertadores , então temos que somar 12 pontos nas próximas 5 rodadas , Até agora nessas 5 rodadas , eu que posso dizer sobre o time e o trabalho que está sendo feito é que estou aliviado por estas 3 vitorias , e desapontado pelo trabalho , por aquilo que o time tem jogado , tem se apresentado muito mal , pra mim esse time não tem rendido 50 % do que pode render , e jogado de forma deprimente , vejo os investimentos que palmeiras e flamengo fizeram algo irreal para o futebol brasileiro , pelo padrão do futebol brasileiro e pela condição financeira do nosso time vejo o investimento que fizemos em termos de valores considero o investimento para brigar pelo titulo ou vaga direta na libertadores , não sei se esta correto mais pelo que ouvi foram investido 30 milhões no Pratto mais salário , mais de 3 milhões no Miaconsuel mais salário , 500 mil de salario no Welinton nem e 500 mil no Jucilei , 350 mil de salário no Cicero , fora outros jogadores menos expressivos , o time não joga e sempre a culpa e que falta um jogador tal para posição tal , faltava volante pro time encaixar veio o Jucilei , e mesmo com Jucilei jogando bem o time time caiu ainda mais de produção , faltava um nome de peso e jogador decisivo veio o Pratto que joga muito e mesmo assim o time caiu de produção , sou a favor de dar tempo para o treinador trabalhar mais tem que mostrar evolução , gasta uma quantia que daria condições para o time disputar o titulo só para repor jogadores e mostrar futebol de time que joga pra não cair , mostra até aqui um péssimo trabalho da diretoria e do treinador e sua comissão técnica . acredito que todos estamos esperando uma melhora do time . sou a favor de dar tempo para trabalhar mais tem que apresentar uma melhora nesse time , ontem ganhamos levando uma pressão muito grande .

    Curtir

  9. Militao é uma evidencia que se jogador mesmo novo estiver desempenhando no treino tem chances e joga.
    Fou muito nem ontem.

    Alguem lembra do Matheus Reis?
    Fez um ou dois jogos bons, depois caiu bastante e foi pra reserva.

    Curtir

  10. Vou fazer minha escalação dos que vi jogar

    Zetti, apesar de ter o Rogério como maior Ídolo no futebol no gol em termos de goleiro Zetti pelo Tricolor jogou muito
    Cafú
    Valber
    Miranda
    Serginho
    Mineiro
    Vagner
    Raí
    Kaka
    Dodo ou Luiz Fabiano
    França

    Técnico, me recordo pouco da época do Tele Santana, por isso fico com Muricy Ramalho (alias fez muito com pouco.

    Curtir

  11. Shaylon e Lucas Fernandes são jogadores que o SPFC precisa dar sequencia se quiser ver algo. Já mostraram que não são caras que entram pra arrebentar. E o Rogério parece que não vai dar essa sequencia pq ele prefere mudar o esquema e improvisar do que dar oportunidade.

    Curtir

  12. Denis (1)
    Bruno (2)
    Paulão Desmaio (3)
    Jean (4)
    Lino (6)
    Ramalho (5)
    Suélio (8)
    Souza (10)
    Dill (7)
    Rondón (9)
    Sandro Hiroshi (11)

    Brincadeira pessoal, descontração da Sexta Feira….

    Curtir

  13. Pra mim a decada de 90 foi a melhor…

    Meu time dos sonhos:

    Rogério Ceni
    Cafu – Valber – Miranda – Leonardo
    Mineiro – Pita – Kaka – Rai
    Muller – Careca

    Curtir

  14. Ontem na coletiva o Rogério explicou o porquê de nao colocar Lugano, shaylon e Lucas Fernandes para jogar. Achei que faz sentido o que ele disse. Além disso, o Militão está aí para provar os argumentos deles. Merece muitas críticas por não conseguir fazer o time jogar, mas não por não escalar jogadores da base.

    Curtir

    • Não gostei da explicação dos garotos. O Shaylon estar mais verde eu até entendo, mas acho que pra amadurecer ele precisa de tempo de jogo, mas tudo bem, não foi esse o problema. O problema é quando ele fala que o Maicosuel é mais ofensivo do que o Lucas Fernandes e por isso jogou. Me mostra que ele não aprendeu com o jogo da Ponte. O time precisa de um meia e não de mais um ‘atacante’ como foi o Maicosuel. O time joga num 3-4-3 com linhas espaçadas obrigando o meio campo a fazer lançamentos pra frente ou o Pratto recuar demais. Fica um buraco gigantesco onde era pra estar o armador. E o time joga mal q nem ontem. O LF jogaria um pouco mais atrás, mas o time teria um armador e a conexão meio campo-ataque seria bem melhor. Foi a mesma (falta) de lógico do jogo com a Ponte, o Thomaz que tava jogando de ponta e não armador saiu e entrou o Gilberto, na cabeça do Rogério o time fica mais ofensivo, na prática continuavam Pratto e, agora, o Gilberto buscando a bola no meio de campo, sem criação nenhum e o time só no chuveirinho. Essa visão simplista demais do Rogério me preocupa.

      Curtir

  15. A seleção brasileira perdeu, quer dizer, o catado das galinhas (Gil, Fagner, Rodriguinho, Paulinho e Willian). Achei ótimo, para provar que não adianta chamar os de “confiança” mas sim os melhores. Tomara que o Tite acorde para esse detalhe, pois é um excelente treinador.
    Em relação ao Rogério, assisti a entrevista e sabe dos problemas e vai resolver.

    Curtir

  16. A brincadeira não é sobre a melhor seleção do São Paulo de todos os tempos juntando jogadores de várias épocas mas sim o melhor time do São Paulo que já se viu jogar. O time do Tele ganhou mais títulos mas o dos Menudos da década de 80 era demais. Minha modesta opinião.

    Curtir

  17. Bom dia nação tricolor, acompanho o são paulo fc desde 2003 então é difícil comparar com os outros que não vi, pra mim Rogério Ceni e Lugano sempre serão meus maiores ídolos e o time dos anos 2000 o melhor, porém olhando pra história é claro que o time dos anos 90 é o maior!

    Curtir

  18. Acompanho o tricolor desde 1984 (nasci em 1975) e acredito que o time do 2 semestre de 1992 até o 1 semestre de 93 foi o melhor São Paulo que ví jogar (o último jogo foi 6 x 1 no Santos, despedida do Raí para O PSG). Aliás nunca vi time no Brasil jogar tão bem.
    Agora minha seleção dos jogadores que vi jogar é: Zetti, Cafu, Ricardo Rocha, Dario Pereira, Leonardo, Mineiro, Cerezo, Palhinha, Rai, Careca e Muller. O segundo time seria: RC, Cicinho, Antônio Carlos, Miranda, Serginho, Josué, Silas, Pita, Kaka, França e Denilson (o que esse cara jogou em 97 e 98 foi brincadeira).
    Agora meu time dos jogadores que não vi jogar, apenas lendo sobre a história do São Paulo seria:
    Poy, De Sordi, Mauro, Roberto Dias, Rui, Bauer, Noronha, Sastre, Teixeirinha, Leonidas e Canhoteiro.
    O Sato e o Vitão viram estes jogadores ao vivo e podem comentar melhor (rsrs)

    Curtir

  19. Não escolhi o melhor treinador por ser óbvio. Nosso querido mestre Telê. Aliás nossa torcida bem que podia voltar a cantar o belo canto Olê Olê Olê Olê Telê Telê. Além da merecida homenagem, dá uma sorte danada !

    Curtir

  20. Eita, já tem corneta querendo a cabeça do JR. Tavares , o cara é jovem é normal oscilar um pouco. Alias jogou praticamente todas as partidas sem descanso na minha opinião é o único do time que devemos dar desconto nas avaliações quando olhamos a parte física.

    Curtir

    • Verdade, um banco não faria mal pra ele as vezes o cara melhora pra voltar a ser titular.

      basta uma conversa, deixando claro que ele bem é titular mas que ele teria que aguardar um pouco no banco, dando a vez para o Edimar, por mais que o nome Edimar cause repulsa no torcedor rsrs ele tem que ter uma chance foi contratado só pra esquentar banco ?

      Curtir

  21. O time de 70 também era muito bom , longe de ser o melhor mas faço uma analogia com o time de hoje .
    Tinhamos um time bem mediano que não ganhava nada há mais de 13 anos , só que esse time reforçado por Gerson , Toninho Guerreiro e Forlan virou um timaço .
    Com 3 jogadores passamos de um time mediano para um timaço .
    O Toninho Guerreiro nós ja temos , é o Prato .
    Falta um Gerson e mais um , ou seja , com 2 jogadores do nivel do Prato nós mudamos de patamar .
    E acho que esses 2 jogadores que faltam são para o meio de campo , um armador para o lugar do Cicero e um avançado para o lugar do Thiago .

    Curtir

  22. Bom, vou dar também a minha melhor seleção do São Paulo. Acompanho o São Paulo desde 1980. Aí vai: Ceni, Cafu, Oscar, Dario Pereyra e Leonardo, Falcão, Silas, Pita e Rai, Muller e Careca. Será que tá bom?

    Curtir

  23. Pelo que eu entendi não é para formar um time com jogadores de épocas diferentes, tem que ser o time que existiu . não o time que nunca jogou e nunca jogará. Então, como futebol é coletivo, o time do Tele é realmente o melhor SPFC de todos os tempos, embora times de outras epocas até tinham melhores jogadores.

    Curtir

  24. So tenho 22 anos e acompanho o são Paulo desde dos 10 anos desde 2005 ano de glória do São Paulo então :
    Mito
    Cicinho
    Lugano
    Edicarlos
    Fabão
    Júnior
    Josué
    Mineiro
    Danilo
    Amoroso
    Aloizio

    Curtir

  25. Permitam-me escalar os meus:
    Time titular:
    Zetti
    Cafu
    Valber
    Dario Pereyra
    Leonardo
    Mineiro
    Cerezo
    Rai
    Pita
    Müller
    Careca

    Time Reserva
    Rogerio
    Zé Teodoro
    Oscar
    Ricardo Rocha
    Nelsinho
    Josué
    Silas
    Renato
    Mario Tilico
    Serginho
    Denilson

    Escalei os que vi jogar, e ainda ficou muita gente boa de fora …

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s