Homenagem ao ídolo: Hélio Silva

Hélio Silva foi um símbolo para torcida e o clube tricolor paulista.

Tempos em que não havia problema algum um representante de torcida uniformizada ter relações próximas com dirigentes e jogadores.
Afinal, Hélio Silva era presidente da TUSP, Torcida Uniformizada do São Paulo, que era continuidade do Grêmio Tricolor, a primeira torcida uniformizada do Brasil.
E o Grêmio Tricolor foi formado por nada mais nada menos que Manoel Raymundo Paes de Almeida, um dos maiores expoentes nas gestões dos verdadeiros cardeais. Fez parte da comissão pró estádio para construção do Morumbi.

Percebe-se que na época não havia rejeição, pelo contrário, poderia ser um fator de elo muito importante para o clube.

Hélio ficou marcado por sempre estar presente nas passagens comemorativas do São Paulo. Posso citar quando o Tricolor arrebatou a virada histórica sobre o Botafogo carioca e passou para final do campeonato brasileiro de 1981. Na ocasião, Éverton fez um golaço sem pulo e decretou o placar de 3 x 2. Ao final da partida, Hélio Silva colocou o jogador sobre os ombros e a foto ficou eternizada.

Uma outra aparição, porém em um momento triste, foi quando o lateral esquerdo e zagueiro Bezerra tivera de abandonar o futebol precocemente por conta de cisticercose cerebral (achaca-se na época que poderia comprometê-lo) e na saída de campo, quem estava lá? Hélio Silva o acompanhando na saída do gramado, no jogo despedida em 26 de Janeiro de 1980.

Diga-se de passagem, um momento de muita emoção, e eu criança estava lá!
Estava também em uma viagem pro Rio de Janeiro em 1984 juntamente com meu pai, quando pudemos conhecê-lo melhor durante a viagem. Fluminense e São Paulo, 1984. Aliás, Hélio Silva, que era lutador de luta livre, e por isso também conhecido por seu porte físico atlético, usou seu atributo para salvar uma colega são paulina que estava morrendo afogada na praia do Leme.

Em épocas que eram permitidos bandeirões, batuques, rolo de papel, rojões, pode-se dizer que Hélio Silva foi ícone, um nato organizador e animador nas arquibancadas, um interlocutor, promoter, um “hostess” nos corredores internos do Morumbi, e enfim um apaixonado pelo tricolor paulista!
Descanse em paz Hélio Silva!

Hélio, que tivera duas esposas, deixa também netos e filhos dos dois casamentos; Erick, Taís, Karina e Priscila.

Em memória, filha Isabela, do Hélio Silva e Sra. Fátima!

À família os meus sentimentos!

Para aqueles que puderem comparecer à missa de 7o. dia e abraçarem a família, será realizada hoje, sexta-feira, 09/06/17, 20:00, na Igreja São Judas, Av. Jabaquara, 2682

Paulo Henrique Delicio Lago
Historiador do São Paulo F.C.

Anúncios

40 comentários

  1. Nunca me esqueço da primeira vez que fui ao Morumba com amigos e ele estava lá organizando o mafuá todo com todo o material que pudia fazer a festa. Muito gente boa, bem diferente da moçada das organizadas de hoje.

    Curtir

  2. Comentario do JAIRO no post anterior:
    “Lendo alguns comentários dá pra ver que a maioria não conseguiria montar um time de rua no bairro , aliás tenho certeza que nunca montaram.
    E as mesmas ladainhas de sempre com os mesmos autores apocalípticos de sempre.
    E o SPFC sem técnico, vendendo meio time, sem entrosamento tá com 60% de aproveitamento , além de ser a defesa menos vazada.”

    Muuito bom esse comentario, ótimo Jairo !
    Haja reclamação !
    Já dizia o Fernando Sampaio:
    “Torcedor torce e “distorce” ”
    Haja man ….

    Curtir

    • Reclamar faz parte, não gostar de um ou outro jogador tb , mas ver neguinho falando sempre a mesma coisa, as mesmas reclamações, querendo dar aula de como treinar um time de futebol sem nunca ter treinado nada na vida é de doer .
      Se ganha do palmeiras candidato ao título é pq os caras não jogaram nada…
      Se ganha do vitória candidato ao rebaixamento é pq o time dos caras é ruim demais…
      Além de nas vitórias os comentários caírem 300% , e deveria ser o contrário pelo que seria reação natural e festiva de torcedor apaixonado pelo seu clube.
      Mas alguns destes estão se remoendo em casa e torcendo pra domingo chegar logo com uma derrota e de preferência por muitos gols pra poderem destilar todo o veneno verbal contra o time, jogadores, técnico, preparador físico , treinador de goleiro e quem mais representar o SPFC de alguma forma.
      Maneira meio torta e invertida de torcer , tá louco.

      Curtir

  3. Justissima homenagem. Frequentei muito o MOrumba na decada de 70. Era nosso maior representante nas arquibancadas. Era uma festa. Conversei com ele varias vezes. Foi também lutador de “telecatch” (luta livre) na decada de 60.GRANDE SÃO PAULINO.

    Curtir

  4. Tambem conheci o Helio nas arquibancadas do Morumbi. E joguei muitos rolos de papel higienico para o campo na entrada do time. Um cara muito boa gente.

    Curtir

    • Mas ainda assim, é melhor com eles no estádio do que sem eles.
      Não existe um grito de guerra nas arquibancadas se não forem puxados pelas TOs.
      Seria um enorme silêncio sem eles, ou um enorme burburinho sem sentido ou de reclamações.
      O problema é que tem muito bandido infiltrado mesmo, isso concordo com vc.
      Mas se o senado, congresso, câmara dos deputados, polícia e todos os segmentos no Brasil estão infestados deles , inclusive alguns na diretoria do clube como foi o Aidar.

      Curtir

      • Eu fui no jogo da libertadores contra o Atlético Nacional ano passado depois de muito tempo (o último tinha sido a apresentação do Ganso em 2012) e foi “chato” de torcer. A organizada foi em pequeno número por conta dos ingressos terem sido liberados primeiro pra sócio torcedor e por valores absurdos. Muito mais gente vaiou o Wesley quando saiu do que cantou qualquer coisa de incentivo no estádio e quando o jogo acabou, parecia que tinha sido 5×0 pra gente, pessoal não sentiu a derrota nem um pouco. O time em campo que tinha ganhado bem os outros jogos em casa na raça, não tinha ninguém pra empurrar por conta da gourmetização da torcida. A torcida organizada é essencial, infelizmente as brigas de torcidas fez quase todas admitirem bandidos.

        Curtir

  5. Quando o São Paulo especulava a contratação do Bufarini, me recordando do Bufa do San Lorenzo, fiquei empolgado e apoiei sua contratação……mas…..infelizmente não deu certo e não dará, não adianta insistir com o cara, mesma coisa com o Lucão e foi com o Breno, não adianta insistir e manter no grupo.

    Curtir

  6. Queria ver 3 eliminações sendo uma delas para um time semi-amador em casa, Wesley fazendo corpo mole, Lucão furando mais que queijo suiço, Cueva na night em times de massas como Flamengo e Curica, lá o bicho pega meu filho….

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/cobertura.html

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/cobertura.html#/glb-feed-post/593adc63f9d368215472888e

    Vai ver o que estão fazendo no CT do Flamengo…

    Curtir

  7. Queria ver 3 eliminações sendo uma delas para um time semi-amador em casa, Wesley fazendo corpo mole, Lucão furando mais que queijo suiço, Cueva na night em times de massas como Flamengo e Curica, lá o bicho pega meu filho….

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/cobertura.html

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/cobertura.html#/glb-feed-post/593adc63f9d368215472888e

    Vai ver o que estão fazendo no CT do Flamengo…

    Curtir

  8. Eduardo Affonso‏ @eduaffonsoespn 22m22 minutes ago
    More
    Chaves , há 21 dias do final do contrato , já foi liberado pela diretoria do #spfc para voltar a BAires.nao joga mais pelo tricolor. #espn

    Que faça o mesmo com o Schmidt!

    Curtir

  9. Meu Deus… querem que vendam o Buffarini pra ficarmos com o Bruno…
    É pacaba mesmo… Buffa não tem 1 ano de clube. Bruno já está há uns 2 pelo menos e nada. Se algum LD precisa ser vendido, que seja o Bruno…

    Curtido por 1 pessoa

  10. Sobre o post.

    Que Deus cuide da família que ficará na saudade.
    Agora estará assistindo jogos do SPFC com jogadores dos times dos sonhos , vendo craques que já passaram pro andar de cima.

    Curtir

  11. De fato Helio Silva, era mais q torcedor.
    A diferença com as torcidas atuais, se nota pelo nome.
    Naquela época era chamada Torcida Uniformizada, hoje, Organizada.
    O objetivo era apoiar o time, numa época de seca de títulos.
    Conheci mt bem Helio, sempre acompanhado da esposa no estádio.
    Viajei várias vezes com a TUSP, inclusive na final do BR-77, quando éramos a zebra.
    Meus sentimentos.

    Curtir

  12. Pois é, eram outros tempos realmente, mas já existia uma proximidade, até exagerada, entre torcedores organizados, jogadores e Diretoria, mas que o hélio descanse em paz e toda a família fique bem no amor e misericórdia de Deus!

    Curtir

  13. Pertenci a torcida TUSP. nos anos 1970. Fiz muitas caravanas para ver jogos do São Paulo inclusive no Rio de Janeiro. O Hélio comandava tudo. Muito me consternou a sua partida. Era meu grande irmão. Vai fazer muitam falta grande amigo. Meus sentimentos.

    Curtir

  14. E o Inter em, vai ser julgado pelo STJD por causa da falsificação de um e-mail no caso Vitor Ramos.

    Pena: Exclusão de competições, Proibição de realizar contratações, ou rebaixamento automático para a série C.

    Maaas, como aqui é Brasil e nada é levado nas entrelinhas o máximo que pode acontecer é ficar sem os pontos conquistados na série B.

    Curtir

  15. Muitas e muitas vezes entrei no gramado do Morumbi …, em algumas delas finais de campeonato ou jogos decisivos …, que viravam festa …, em companhia com o Hélio Silva.

    Jogo de futebol era confraternização, embora com o caráter de disputa …, jogadores, técnicos e cartolas todos juntos à torcida.

    Velhos tempos e velhos dias.
    Infinita saudade.

    Descanse em paz, irmão tricolor.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Quem não viu veja em vídeos antigos, o Morumbi lotado …, 150.000 pessoas, bandeiras, talco e papel higiênico …, um ambiente maravilhoso, fogos e batuque.

    Tricolor entrando em campo e o colosso de concreto balançando no ritmo do baile e nossos heróis honrando o manto.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Buffarini sendo negociado, não é um primor técnico porém tem muita vontade é raça. Infelizmente a diretoria não faz o mesmo com o Bruno, lento, defende é ataca muito mal, cruzamentos, a cada 10 acerta 1 e olhe lá.
    Dispensam o Chávez e não fazem o mesmo com o João Molengão Schmidt que não demonstra nenhuma vontade de ficar, já o argentino sim. Temos que aturar Lucão, Wesley e Denis (esse até dezembro). SPFC é uma bagunça.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s