Terto, o Pai do Vento

Tertuliano Severiano dos Santos.

Um nome bem difícil.

Acabou virando Terto.

Até outro dia ainda trabalhava no São Paulo.

Ministrava aulas para os filhos dos associados.

Mas foi em campo que Terto fez história.

Sua estreia no tricolor foi em 11 de fevereiro de 1968.

Na vitória por 3 a 1 frente o XV de Piracicaba, entrou no lugar do, até então, titular Ismael.

Logo em sua segunda partida, fez o gol da vitória, por 1 a 0, frente o Juventus, aos 40 minutos do segundo tempo.

Um gol que o levou a titularidade na equipe.

E mais um sinal… não desistia nunca.

O jogo podia estar acabando, mas para Terto, é como se ele tivesse começado naquele momento.

Corria muito.

E marcava seus gols.

Ao todo foram 86 com as nossas cores.

Um deles, muito histórico.

Foi autor do primeiro gol tricolor em Campeonatos Brasileiros.

Em 14 de agosto de 1971 frente o Santos no estádio do Morumbi.

Terto viveu o auge do resgate tricolor.

Após anos sem conquistas por conta da construção de nosso estádio.

Arrebatamos três estaduais, 1970, 1971 e 1975.

Um vice-campeonato brasileiro em 1971.

E mais um vice-campeonato da Taça Libertadores em 1974.

Terto sempre presente.

Como jogador, ficou até o final de 1977.

Foram ao todo 499 jogos, com 242 vitórias.

10 anos de um coração tricolor para sempre.

José Renato Santiago

Anúncios

70 comentários

  1. Saudade de um tempo que não volta mais.

    Quando jogadores médios tornavam-se craques com nosso manto tricolor.

    Terto é um desses exemplos que, sem ser craque exímio, jogava muito.

    Estrela da constelação SPFC.

    Tertuliano Severiano “tricolor” dos Santos …, sempre presente.

    Muito obrigado, Terto.

    Curtir

    • Hoje jogaria em qualquer time do Brasil e em muitos times médios da Europa. Jogador raçudo, com sangue nos olhos, como era diferente o futebol naquele tempo.

      Curtir

  2. Eu vi o Terto jogar. Não era um cracaço, mas mandava muito bem e fazia os seus gols. Se fosse comparado aos que temos hoje, poderia sim dizer que foi um baita craque.

    Curtir

  3. O problema maior do SPFC são esses 200 e tantos conselheiros. São eles que mantém esse sistema. Qual a chance de mudança? zero. Quando sair o Leco em 2020 vai entrar o Natel, quando sair Natel vai entrar Casares, qdo sair casares vai entrar o filho do Leco e depois o filho do Natel e assim por diante.

    Curtir

  4. Agora vao vender mais uns 3

    A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), que, reiterada vezes vem obtendo êxito em ações de cobrança contra o São Paulo, que se recusa a pagar taxas para serviços extras do órgão em dias de jogos no Morumbi (já tratadas como legais pelo judiciário), corre agora atrás de receber valor expressivo: R$ 11.045.184,14.

    O clube se defendeu, fiando-se numa liminar concedida ao SINDIBOL, que travava a cobrança .

    Porém, mal informados, os advogados tricolores não atentaram-se que, em verdade, a referida ordem já havia sido cassada, recentemente.

    A ação tramita na 35ª Vara Civil, e em breve deverá desfalcar mais um pouco os caixas tricolores.

    Curtir

  5. Quero só ver qual vai ser a solução mágica que os nossos gestores profissionais vão encontrar quando o nosso estoque de mercadorias acabar.
    Já está entrando no vermelho…e em desvalorização.

    Curtir

    • Eu fico pensando nisso sempre. A “gestão profissional” se limita a fazer o feijão com arroz de qualquer clube com gestão amadora, se utilizando da venda de jovens jogadores como fonte de renda. Criatividade zero e inovação zero. Mas de que adianta ficar reclamando aqui se no morumbi está tudo lindo e maravilhoso né?

      Curtir

  6. É para ppensar até que ponto vale a pena renovar contrato de jogador com muita antecedência, aumenjo salários, pagando luvas, se a intenção for negociar o jogador.
    Olha o caso do LA…quando renovou falaram em garoto que valia R$ 70 milhões, e saiu pela metade disso.
    Rodrigo Caio a mesma coisa…subiu a multa mas os valores especulados são os mesmos.
    E duvido que o Cueva valha mais do que valia antes da renovação. Se duvidar vale menos.
    Sem falar na frequente queda de rendimento do jogador.
    Tem algo errado nessa lógica.

    Curtir

    • A turma na hora que renova abre um bocão para supervalorizar o feito. Mas tem que renovar com antecedência sim. Veja o caso do Cipriano. Foi para Toulon e os grandes europeus começaram a ficar de olho espichado no garoto. O contrato dele vence ano que vem. Se ele quiser dar um pé na b do clube, não renova e sai de graça. É o único jeito do clube se proteger.

      Curtir

  7. Bom dia!

    Sério que estão chorando por Rhodolfo? Sério mesmo? E já fomos rebaixados? E o Maicosuel nem chegou e já é o pior jogador do mundo?

    Grama do vizinho é sempre mais verde mesmo…

    Curtido por 1 pessoa

      • Verdade hehehehe. Rhodolfo não fez falta nenhuma quando saiu, torcida fez festa quando foi vendido, Maicosuel ainda nem chegou e já estão cornetando como se as opções que temos fossem tão melhores assim, e mesmo se acontecer o desmanche, não seremos rebaixados, pois Dragão e Avaí já podem se considerar rebaixados, e o Vitória, Furacão e o Sport do “Pofexô”, estão fazendo um esforço muito maior do que o nosso para voltar para a Segundona!!!

        Curtir

        • Fala João! Humildemente penso que a insatisfação (minha, inclusive) é devido aos nomes que o SP prefere, tendo melhores possibilidades.

          Por exemplo: o mérito não é se o Rhodolfo fez falta quando saiu, mas o quanto o SP cogitou pagar pelo Cleber, que não se firmou no Santos e também tem condição física duvidosa, e o quanto se cogita do Flamengo pagar pelo Rhodolfo, que tem carreira mais sólida e inclusive uma identificação com o SP.

          Outro exemplo: repor a saída de um jovem em ascendência e salário baixo (Luiz Araújo) com um atleta em decadência, irregular e de salário 4x maior. E alegar que vendeu o primeiro para pagar dívidas.

          Ainda: negociar um jovem em processo de valorização, e mais difícil de substituir (Luis Araújo) e segurar outro que já atingiu o auge de preço de venda, está desgastado com a torcida, é mais fácil de substituir e pode ter ficado insatisfeito (Thiago Mendes).

          O mercado hoje tem opções interessantes como Marllon, zagueiraço da Ponte Preta: perfil que chega com vontade, deixa o time cascudo. No meio do ano ficarão livres o Maicon Bolt, revelado no Flu e que amadureceu na Europa, um ponta rápido. Maxwell, lateral/meia-esquerda experiente que agregaria muito. Alan Patrick, meia chutador acostumado com clubes grandes. Maicon e Alan Patrick, inclusive com boa possibilidade de revenda, pela idade, ao contrário do Maicosuel.

          Enfim, é minha humilde visão. Mas tenho todo o respeito pela sua!

          Curtir

  8. Em 75, quando foram campeoes paulista (nesse tempo valia muito), os jogadores faziam fila no orelhao do morumbi para ligar para os familiares. O Terto estava na fila e um jogador falou pra ele: “que você faz aqui, Terto. Você nao tem telefone em casa!”

    Curtido por 1 pessoa

  9. Vendo todo esse dinheiro que pode entrar nos cofres do Leco, fico imaginando quanto de dinheiro nao teria entrado nos cofres do JJ caso o SPFC tivesse feito negócio com a CBF + Camargo Corrêa.

    Curtir

  10. Nesse ritmo de compra e venda, o SPFC está montando um time por semestre. Os times que conseguem manter por mais tempo o elenco tem mais possibilidades de ganhar torneios e campeonatos.

    Curtido por 1 pessoa

      • Concordo Danilo, o Rodrigo Caio tem muito marketing em cima dele, acho que tem muita$ coisa$ enovolvida$ tipo Bruno Uivini, muita convocação estranha, acho até o Rodrigo um bom jogador, mas não tem bola para seleção.

        Curtir

      • Eu acho que ele ia se dar bem no tricolor
        Tem um buraco no nosso setor de criação
        Qualidade técnica é um ativo caro 300K pela qualidade dele acho razoavel, custo alto e beneficio alto
        Seria uma noticia boa no meio de um mar de lama de noticias ruins

        Curtir

      • Então, Geromel tem 31 anos de idade é um super zagueiro, desde o ano passado regularidade impressionante. Já é maturado

        o RCaio tem 23 anos é um zagueiro em formação ainda, oscila por conta da idade, parece se desligar no posicionamento o que me irrita bastante.

        Porém a convocação dele é natural por conta do potencial que ele tem pra evoluir com o decorrer da idade. O Adenor tá pensando em 2018 nele caso os zagueiros atuais tenham alguma queda de rendimento por conta da idade e também porque ele sabe que consegue corrigir esse defeito irritante do RCaio cobrando posicionamento em linha de forma doentia. Não desgruda da linha ‘aja o que ajar’ rs.

        A Europa, principalmente a italia busca esses jovens pra tentar corrigir os defeitos e vender ele pros grandes da champions $$
        Tipo uma industria, pega barato a matéria prima e transforma pra vender mais caro no mercado

        Curtir

          • isso mesmo, falta um técnico pra orientar e cobrar posicionamento melhor e concentração pra manter isso durante 90 minuto
            ano passado, o Bauza percebeu isso nos jogos fora de casa tanto maicon quanto RC tinham essa mania de se desprender ou ficar na sobra dando condição, tomamos alguns gols assim a linha torta.

            Curtir

  11. Parabéns Zé Renato, não vi o Terto jogar, mas se ficou tanto tempo como titular do time, que era um timaço e ganhou tanta coisa, merece um lugar de honra em nossa história vencedora!!!

    Curtir

  12. CR Flamengo…
    10 milhões para o Diego ano passado, 22 milhões à vista agora para comprar o Éverton Ribeiro, 4 milhões na bucha para comprar o zagueiro Rodolpho, 12 milhões para reformar o Estádio da Portuguesa e dar-lhe o nome de “Ilha do Urubú” e ainda estão com gás para comprar o Geovânio ?
    Um dos times que detêm uma das maiores dívidas do Brasil, mesmo diminuindo nos últimos anos, vai demorar uns 35 anos para quitá-la em definitivo, Presidente é ex diretor do BNDS, Vice preso na Lava Jato, patrocínios da Peugeot e outros todos como troca de favores.
    Muralha – 400 mil
    Diego – 600 mil
    Guerrero 800 mil
    Rômulo – 350 mil
    Éverton Ribeiro – 450 mil
    Conca – 400 mil
    Rever – 350 mil

    https://blogdopaulinho.com.br/2017/06/06/everton-ribeiro-no-flamengo/

    Depois temos a máfia de MG, Atlético/MG e Cruzeiro com grana obscura, Palmeiras na lavanderia da Crefisa da dama Leila, Corinthians na Laja Jato a beira de explodir e dirigente ir preso.

    E nós……menos pior…..reclamamos do Leco Leco….

    Curtir

    • Uma hora a coisa vai estourar. Quando acabar a lava-jato a PF vai se voltar para casos como o do BMG ( galo), Crefisa ( palmeiras) . E , o Fla tem algum dinheiro do BNDES envolvido, não tenho a menor dúvida. Gente, dinheiro não nasce em árvore, tem muita sujeira nesses clubes supra-citados

      Curtir

    • FBN, bastante forçosa a matéria do Paulinho, não diz nada, trazendo apenas suposições. Geovânio eles querem um empréstimo de 18 meses e não a compra.

      Engraçado é que no São Paulo não sabemos ao certo quanto pagaram por Maicon e Lucas Pratto, essa lista de salários do Flamengo não é nada diferente da que é encontrada no São Paulo.

      Veja quanto ganham os reservas Denis 200 mil, Wesley 350 mil, Bruno 250 mil e os titulares Maicon 400 mil, Cicero 350 mil, Cueva (deve ser teto 400), Jucilei 400 mil, W. Nem 500 mil, Pratto (acima de 400), Thiago Mendes (deve ganhar em torno de 300), Rodrigo Caio (renovou para ficar perto do teto) e agora Maicosuel (falaram em 350).

      Curtir

  13. Acho melhor alguém ir na argentina buscar o Centurion…
    Parece que ele pegou a mina do maradona…KKKKKKK
    Ocara é maluco mesmo…busca logo antes que ele desapareça….kkkkkkk

    Curtir

  14. Tô elaborando um anúncio.
    Vendo excelente dirigente, currículo vitorioso , com uma capacidade extraordinária de negociações precisa e cirúrgica, reverter crises financeiras e tornar o clube auto sustentável e profissional é sua especialidade, transparência nos negócios e ter em sua equipe profissionais competentes é sua arte.
    Nome: leco
    Salário: 25 mil
    Se alguém não concordar com a descrição do anúncio gentileza não atrapalhe a negociação.

    Curtir

  15. https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/06/06/demora-e-pressao-sobre-do-futuro-de-lugano-geram-incomodo-para-ceni-no-sp.htm

    Se de fato está tendo essa postura, não condiz com o cargo que ocupa atualmente.
    Parece quando era jogador e jogava nas costas da diretoria, em que de fato não tinha responsabilidade sobre isso (responsabilidade que já usou sem ter em inúmeros casos, diga-se de passagem).
    Não deve querer a permanência, mas quer tirar o dele da reta.
    Alguém que sugeriu Neílton e Maicossuel, em detrimento de uso da base, não parece muito preocupado com situação financeira do clube.

    Curtir

  16. Acho que o tricolor deve investir esse dinheiro na garotada que aparece na base de outros times, como fez com Boschillia, Shaylon, Banguelê, Junior Tavares, Natel, etc. Aí está o mapa da mina: compra e venda.

    Curtir

  17. Passaram-se 50 dias da eleição no São Paulo é a noticia é de que Leco e Natel já romperam, não se entendem e o por conta do desentendimento o tal conselho de administração criado já está rachado, antes mesmo de começar suas atividades.

    Duas cobras que sempre salivaram pelo poder dentro do clube.

    Curtir

  18. E o Thiago Mendes já foi vendido? Já que resolveram atolar uma grana preta no Maicosuel já pode liberar o Thiago, pelo menos alivia um pouco a folha de pagamentos.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s