Quando comecei a fazer o rascunho desse artigo, no avião a caminho de São José do Rio Preto, onde dou aula 1 vez ao ano em um MBA de Marketing Digital no Senac, eu fiz uma lista com pelo menos 3 geniais jogadores em cada posição do São Paulo. Algo como Poy, Zetti e Rogério Ceni, Careca, Serginho e Leonidas, Roberto Dias, Ricardo Rocha e Mauro Ramos de Oliveira. E por ai vai. Confesso a vocês, quase pedi uma água a aeromoça, pois a vontade de chorar foi grande. E por que? Porque hoje eu vejo Denis, Douglas, Lucão, Edimar, Wesley e Gilberto (Neilton saiu e estaria na lista) vestindo o manto sagrado do São Paulo. O tricolor não tem camisa, tem manto, que entorta varal, que quando veste é tecido, quando enfrenta é chumbo! Mas que atualmente, quando se enfrenta é um time comum.

Vejo que estamos diante a um dos piores elencos do São Paulo e olha que eu achava em 2003, com Jean, Julio Santos, Julio Batista, Gabriel, Regis, Lino comandado por Oswaldo de Oliveira o pior de todos, mas os times de 2015 em diante, fazem o de 2003 uma seleção!!!

Quem viu Raí jogar não pode se contentar com Cueva. Nada contra, o Peruano até que tenta, mas ele é um bom jogador, não é um meai elegante e decisivo. Tem um bom passe, driblador, mas Raí, era Raí e acabou! Quem ouvia José Silvério gritar “espaaaaaaaaaaalma Zetti’ não suporta ver a escalção do jogo e ouvir Cleber Machado dizer, “O São Paulo vai de Denis, é o goleiro…” quem gritou “Gooooool de careca” não pode ver o time perdendo e o técnico colocar Gilberto como esperança de gol. Meu pai viu Roberto Dias parar, na bola, Pelé. Eu vejo Lucão tomar drible de atacante de time de 2a divisão com a mesma facilidade que eu driblo a minha filha de 6 anos quando desço na quadra do prédio para brincarmos. Sidão, desculpe, não é nome para ser goleiro do São Paulo. Zetti é!

Quando vejo o jogo do São Paulo, que pode estar mal, na 5a divisão, mas eu vou ver, tem coisas que eu nem me empolgo. Cueva faz um lindo lançamento para Buffarini na direita. Ele nem tocou na bola, eu já sei, vai errar. Em 99,9%, infelizmente, estou certo. Ou o cruzamento pega no zagueiro, ou vai alta, ou a zaga tira, mão do goleiro. Mas na cabeça do Pratto, nunca. Thiago Mendes pega a bola, avança, fatalmente ele vai dar um passe errado. Luiz Araújo pega a bola, quer resolver sozinho, vai perder. Cícero vai tocar de lado e Junior Tavares, vai até a linha de fundo para tocar para trás. Cueva vai pegar tocar de lado, de lado, de lado e o São Paulo vai ficar tocando de lado, nunca para frente, onde, por coincidência, fica o gol.

Nem tudo é culpa do Rogério ou Leco. Já disse em outros artigos, vivemos a pior safra de jogadores. Em 1970, 80, 90 conseguíamos fazer uma seleção brasileira só com jogadores que atuavam no Brasil. Hoje? Cássio? Fagner? Rodrigo Caio? Rodriguinho? Dudu? Fred? Robinho? Thiago Neves? Jô? Leo Moura? Diego Souza? Lucas Lima? Sassá? Pasmem, esses são os destaques dos grandes times do país! São Paulo, Cruzeiro, Internacional-RS, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, tem em seus destaques, jogadores estrangeiros!

Parte da culpa de ter só perna de pau no São Paulo, salvo uns 4 ou 5 jogadores, também é da diretoria e não apenas da safra ruim. São Paulo e Palmeiras, por exemplo, brigaram por causa de Alan Kardec. Tem noção disso? Um centroavante que passava jogos, isso mesmo, jogos, com bastante “s” sem chutar a bola no gol. O cara era o centroavante!

A antiga diretoria, que tem muitos por lá ainda, ajuda. Afinal quem trouxe Ytalo, Robson, Jean Carlos, Reinaldo, Douglas, Sidão, Wesley, Michel Bastos, Thiago Mendes, Neilton, Wellington Nem, Gilberto, Daniel, Chavez, Carlinhos, Buffarini, Bruno? Não fui eu, não foi você. Aliás, nós saberíamos que esses caras não poderiam nem passar perto do CT, quanto mais entrar, treinar e receber uma grana alta! Com isso, não temos banco de reposição, na verdade, nem time. Se o São Paulo está perdendo e precisa reverter um jogo, conta com quem? Sai Junior Tavares e entra Edimar? Rodrigo Caio vai para a seleção e vamos de Douglas? Cueva se machuca e vai de Thomaz? É amigos, a coisa está mais feia do que se parece!

Palmeiras, traz o melhor jogador da Libertadores do ano passado. O São Paulo vai atrás do Wellington Nem, com histórico de lesões maior que a divida do Eike Batista! Corinthians traz de volta Jadson, o São Paulo sonha com Kaká, ídolo, craque, mas que não joga em alto nível a pelo menos 5 anos. Se é para esquentar banco como Lugano, melhor se aposentar nos EUA e viver por lá, já que aqui no Brasil está cada dia mais difícil!

Nesse caminho, fatalmente, vamos bater o recorde de 1960 com 13 anos na fila. Estamos há 9, uma vez que a Sulamericana nem é um grande título e depender desse time, ficaremos mais tempo ainda, pois além do elenco ser ruim, está difícil achar peças boas de reposição. Sem dinheiro e mantendo no elenco uns “come e dorme” como Wesley e seus 350 mil reais mensais, dificulta mais ainda!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe