O Manchester City confirmou, nesta segunda-feira, a contratação do goleiro Ederson, de 23 anos, junto ao Benfica de Portugal. Segundo informações publicadas pelo jornal inglês The Guardian, o time de Guardiola pagará 34,9 milhões de libras, quase 147 milhões de reais, o que fará o jogador, revelado nas categorias de base do São Paulo, ser o mais caro em sua posição da história do futebol.

 Antes do Brasileiro, o goleiro mais caro da história era o lendário Gianluigi Buffon. Em 2001, a Juventus desembolsou 35,6 milhões de libras (136,74 milhões de reais), para tirar o arqueiro do Parma. E quem tem muito a comemorar com essa transação é o próprio time do São Paulo, que receberá uma porcentagem pelo fato do jogador ter passado na base do clube, entre 2008 e 2009.
Apesar de ter ‘perdido’ o goleiro ainda jovem, o Tricolor receberá uma fatia da negociação por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa. Para quem não sabe, 5% dos valores de toda negociação devem ser repassados aos clubes nos quais os atletas passaram entre 12 e 23 anos de idade.

Ederson jogou na base do São Paulo entre 2005 e 2009 e, por conta disso, a equipe paulista terá direito a 1,5% da transferência, o que dá um total de R$ 2,21 milhões aos cofres do clube. Vale notar que, quanto mais jovem o jogador esteve no time, menor é a porcentagem que ele levará em uma venda.

Blog do São Paulo