A tão desejada redução do plantel pedida por Ceni ocorreu realmente. Mas, ele sabe que precisa de novos nomes e reforços para almejar voos mais altos no Brasileiro.

O fôlego e o renascimento com as duas vitórias em casa chegando a 6 pontos e deixando o São Paulo vivo ao menos para sonhar,  agora possibilitam semanas maiores de treinamento. O time pode ficar focado e completamente dedicado ao Brasileiro, podendo se fechar e formar uma liga incrível.

Depois da saída de Breno e Wellington para o Vasco, Neilton para o Vitória, a lesão de Morato, a possível não renovação de Lugano e a venda de Rodrigo Caio, a certa saída de João Schmidt e Chávez, deixaram o elenco bem pequeno. São 28 jogadores, podendo ficar com menos, sendo 24 de linha já contando com o ingresso de Léo Natel que foi adquirido e pode ser usado por Ceni.

Goleiros: Denis, Sidão, Renan Ribeiro e Lucas Perri
Laterais: Bruno, Buffarini, Edimar e Junior Tavares
Zagueiros: Rodrigo Caio, Douglas, Lucão e Maicon. * Lugano
Volantes: Jucilei, Araruna, Wesley, Thiago Mendes e Éder Militão
Meias: Cueva, Cícero, Thomaz, W. Nem, Lucas Fernandes e Shaylon
Atacantes: Lucas Pratto, Luiz Araújo, Gilberto, Marcinho e Léo Natel

*Permanência ainda não assegurada

Diante deste cenário, o São Paulo prepara seu pacote do Brasileirão. Dentro desse planejamento, Fernando Bob para a volância, Luiz Otávio da Chape é o principal nome que interessa para a zaga e os demais nomes seriam para meia e ataque. Cléber do Santos, segundo a FOX também conversa.

Valdivia e Everton Ribeiro acertaram com Galo e Flamengo. O São Paulo só assiste e monitora a situação de ambos como a de Calleri. Mesmo sem ser o principal alvo e necessidade, o Tricolor acompanha o argentino que só teria chance de vir se fosse por empréstimo.  Nomes para o ataque, além de Centurión que deve voltar do Boca, ainda são escassos de exatidão. Do Chile veio a especulação de  Soteldo que vem destruindo no Mundial Sub-20 o que dificilmente daria condição do São Paulo de compra-lo.

O que é certo: a janela vem e Rodrigo Caio é nome quase certo de sair além dos citados acima. Luiz Araújo, Cueva e Maicon que são constantemente sondados, o São Paulo deve forçar a manutenção ao menos até  o final de ano. Essas mexidas precisam ser bem pensadas para não destruir a última chance de algo importante deste ano no clube. Esse  prometido pacote de reforços e mais mexidas, darão certo?

O que se vê: Ceni amadureceu e já não tem utopias após o choque de realidade. Como profissional inteligente e competitivo que é, já se realinhou e tem tudo para evoluir mais e mais no cargo. Bom para ele, excelente para nós e para o clube pois se alguém terá paz é ele ainda mais com resultados. Agora, é outro momento chave, o de remontar o plantel.

Independentemente de nomes, o São Paulo precisa urgentemente de duas coisas: melhor preparo físico e consciência para a formação de um plantel que tenha uma possibilidade de disputar este ano e se fortaleça para poder com ajustes, ter um bom 2018. Não podemos chegar ao final deste ano e termos que refazer o plantel novamente. Diante dessa possibilidade de paz, tempo de treinar e clara percepção de que Ceni aprendeu com erros e já está mais flexível, resta nossa parte de seguir no apoio pleno e na fé.

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

facebook.com\blogdosaopaulo