Opresidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, explicou as situações de momento de Calleri, Lugano, Fernando Bob e Éverton Ribeiro. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, neste sábado, no Morumbi, o dirigente conversou sobre os assuntos do clube.

Em relação a Lugano, Leco não quis dizer qual decisão será tomada: renovar ou não o contrato válido até junho? O presidente, no entanto, adiantou que a intenção é definir o futuro do zagueiro uruguaio na próxima semana.

Leco explicou que um entendimento sobre o que será feito está mais próximo de ser concretizado e que já conversou com o agente do jogador, Juan Figer. O empresário, no entanto, diz não ter recebido uma sinalização do que será feito e que isso é um indício de que o atleta de 36 anos não ficará no Morumbi.

Leco também disse que, independentemente da renovação do contrato, a intenção é fazer no futuro uma festa de despedida para o uruguaio no São Paulo. Um dos pontos a serem levado em conta para tomar a decisão é a possibilidade de recolocação do jogador no mercado internacional.

A janela mais forte é a que se abre em junho. O custo versus benefício também tem peso. O atleta não é considerado barato e soma oito jogos no ano (incluindo Torneio da Flórida). No entanto, tem liderança no grupo e é idolatrado pela torcida. Pela história do uruguaio no Tricolor, há um cuidado para tratá-lo com respeito.

– Lugano está sempre bem fisicamente, está disposto a jogar. Elogio pelo comportamento e pelo profissionalismo. Ajuda muito dentro e fora de campo. O Lugano é um grande amigo, um grande parceiro e se comporta muito bem. Dou a braçadeira de capitão a ele quando joga para que todos tenham a noção da importância dele para o São Paulo – disse Ceni, sobre o uruguaio.

Sobre Calleri, Leco admitiu que receberá a visita do argentino, cujo contrato de empréstimo com West Ham terminou e não será renovado. Entretanto, o encontro marcado para a semana que vem não será pautado por uma eventual negociação, apesar de a torcida pedir a sua volta.

O motivo da visita do atacante argentino ao presidente é por gratidão ao tratamento dado pelo clube no episódio da morte de seu melhor amigo, em junho do ano passado. Na ocasião, antes de duelo com o Atlético-PR, o atacante foi liberado para viajar à Argentina, onde acompanhou o velório de Vladi, falecido em acidente de trânsito.

Embora o São Paulo não negue interesse no jogador, a contratação de Calleri é inviável economicamente. Ele está vinculado ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, clube de empresários que deseja reaver os cerca de 12 milhões de euros investidos.

Assim, a única possibilidade viável seria um empréstimo, opção que não vai gerar lucro aos agentes do atleta. Além da impossibilidade financeira, o São Paulo considera a posição preenchida por Pratto e Gilberto.

Na conversa com os jornalistas, Leco também reconheceu que há conversas em andamento por Fernando Bob e falou com otimismo sobre volante do Internacional emprestado para a Ponte Preta.

Em relação a Éverton Ribeiro, do Al Ahli, dos Emirados Árabes, a postura é mais de monitoramento. O Flamengo está perto de fechar a contratação. Ainda assim, o Tricolor tem a informação de que o meia gostaria de jogar no Morumbi.

GE